Autor Tópico: Bridge, Mirrorless, SLR... too much information... lol  (Lida 1549 vezes)

ZebraRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Online: 13 de Agosto de 2013, 01:23:35
Olá! Meu primeiro post!  :D

Vamos lá...

Sempre curti tirar fotos, fazia isso muito no fim dos anos 90 qdo tive a oportunidade de morar fora do Brasil... mas não chego nem perto de ser profissional. Meu conhecimento é MUITO limitado...
Depois o tempo passou e eu deixei o hobby de lado...em 2007 adquiri meu primeiro smartphone (o primeiro iphone) e desde então virei 'fotógrafo de celular'... :(

Pois bem, na minha última viagem bacana de férias (fim de 2012/início deste ano) eu usei meu iphone da melhor forma que dava...comprei até lentes, tripé e etc pra ele...mas bem...era um celular... depois da viagem, vendo as fotos em casa, mostrando pra família, amigos, etc  bateu uma P*** raiva de ter feito fotos medíocres e super limitadas e dai resolvi que deveria investir numa câmera, tentar desenferrujar meus dedos e me preparar para minha próxima viagem legal, que será em dezembro agora!

Bem...como estava há 10 mil anos sem procurar saber de nada sobre fotografia digital, fiquei de cara espantando com as câmeras do tipo BRIDGE... zooms óptico absurdos (da pra ver até as Luas de Júpiter!!!!)... ok, já li por aqui que isso não significa necessariamente em boas fotos (qualidade), mas como todo 'novato' eu confesso que ter muito zoom é tentador...mas ao menos eu já passei da etapa de achar que quanto mais megapixels, melhor é a câmera... :D

Então, lendo BASTANTE os tópicos daqui e de outros lugares, tinha me decidido entre a Canon PowerShot SX50 HS ou a Panasonic Lumix DMC-FZ200 ... aonde a primeira tem maior zoom óptico e pelo que entendi, responde melhor a ISOs maiores, mas a segunda tem uma melhor abertura...lente mais clara!

Dai, de repente...descobri que existiam as MIRROLESS... que em geral são mais caras...mas vou ter a oportunidade de alguém trazer a câmera que eu quiser, dos EUA, em outubro.... então pensei: de repente vale mais a pena eu investir em algo melhor e que me dará no futuro a possibilidade de comprar outras lentes e etc... já que minha idéia é ir estudando sobre fotografia digital...tenho até uns amigos que são do ramo que se prontificaram a me dar umas aulas...

Então, pesquisando descobri  sobre câmeras M43... entendam que é muita informação pra poucos dias pra meu pobre cérebro...rs....mas eu estou me esforçando ao máximo pra entender as coisas...rs...  dai amei a Panasonic Lumix DMC-G6... mas ai li que vem ai a Panasonic Lumix DMC-GX7 que além do design retrô (que eu acho muito legal), tem algumas vantagens como estabilizador no corpo (ai descobri que existem lentes da Olympus que seriam compatíveis, mas elas não tem estabilizador), o EVF é móvel e etc.... o LCD dela não gira como o da G6, o que pra quem faz vídeos, dependendo da situação (se filmar e etc), pode ser chatinho. E tb não tem encaixa pra mic externo como a G6 tem! Enfim, estava entre essas duas.

Ai...fuçando mais ainda, descobri que se eu resolvesse investir numa GX7, ela me custaria só um pouco menos que uma Canon EOS 70D que ai já seria um ooooutro nível, uma SLR...e que me chamou atenção por ter auto-focus durante as filmagens... aliás, isso é novo? Tentei descobrir se as outras câmeras que citei tinham isso, mas não achei nada a respeito...

Mas continuando... dai vcs irão me perguntar pra que quero uma câmera e eu respondo:

- Usar nas viagens e fazer fotos bacanas. Um adendo: eu AMO zoológicos, sempre que viajo pro exterior vou visitar os zoos das cidades...então acho que um zoom legal seria bemvindo, certo?
- Filmar e fotografar alguns eventos (shows e festas).

Outro adendo: tenho medo de adquirir uma Bridge e ficar refém de situações aonde pouca luz farão fotos não tão boas... isso pode acontecer em alguns momentos da viagem ou em eventos! Mas claro, sei que não basta comprar uma câmera M43 ou SLR e o problema se resolve...tem vários fatores ai...desde uso de tripé, a qualidade da lente, etc...



Agora as perguntas (me desculpem, sei que são muitas...mas eu queria muito ajuda pra entender algumas coisas):

1) Saindo de uma bridge (no caso a FZ200 ou a Sx50) para uma M43 eu vou sentir, mesmo no começo aonde ainda estarei aprendendo, uma melhoria significativa na qualidade das fotos?

2) Há MUITAS diferenças que justifiquem a GX7 ser tipo uns 300 dólares mais cara do que a G6 (comparando o preço do corpo + kit default de lentes que ambas vem)...?

3) Esse estabilizador no corpo da GX7 é algo que fará a diferença? Abrirá um mundo novo de lentes que de repente não seriam legais eu usar na G6 já que elas não teriam estabilizador e nem a G6 tb?

4) O que eu posso esperar se comprar a G6 com esse kit que vem com ela, no caso a "Lumix G Vario 14-42mm f/3.5-5.6 II ASPH./MEGA O.I.S. "? Digo, o que eu posso esperar dessa lente em termos de tipos de fotos que poderei fazer (já comecei a ler sobre as lentes, mas ainda estou engatinhando..sei que não é uma lente boa de zoom...84mm seria o max range dela, é isso?)

5) Sinceramente vale, pra quem está começando, gastar  quase 1600 dólares pra ter uma Canon 70D que vem com a lente "18-135mm f/3.5-5.6 EF-S IS STM"? Sei que é a melhor câmera dentre as que eu citei por n motivos, desde o sensor até coisas que eu nem mesmo entendo...rs... ... mas penso que seria um investimento para alguns anos...

6)O que devo procurar numa lente para filmagens? O que ela precisa ter?

7) Fiquei assustado, pq vi que existe um universo muito maior de lentes Canon EF/EF-S do que lentes M43... vcs acham que isso vai mudar? Vamos ter mais lentes M43 com o tempo? Ou será sempre 'mais difícil e limitado' adquirir esse tipo de lentes?

8) Alguma dica de bons sites pra se fazer pesquisa de lentes? Uso o search lenses do Dpreview, mas queria um outro site de referência!

9) E pra terminar... Pq diabos a Gx7 é quase o mesmo preço da D70 (200 dólares de diferença)?!


Ufa...escrevi muito!  :fight:

Desculpem-me se falei muitas besteiras...mas como eu disse, estou apenas começando/aprendendo...


Agradeço desde já qualquer ajuda!

[ ]s

« Última modificação: 13 de Agosto de 2013, 01:27:19 por ZebraRJ »


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2013, 15:57:00
Nossa, quantas perguntas hehe. Antes de mais nada, até quanto você pode gastar? (li o texto meio rápido e não vi essa informação, sorry)
« Última modificação: 13 de Agosto de 2013, 15:57:34 por Sunriser »


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2013, 16:33:48
Respostas em negrito :ok:

1) Saindo de uma bridge (no caso a FZ200 ou a Sx50) para uma M43 eu vou sentir, mesmo no começo aonde ainda estarei aprendendo, uma melhoria significativa na qualidade das fotos?
SIM e NÃO. Claro que saindo de uma SZ para uma MFT tu irá sentir uma melhora por causa do sensor e da qualidade das lentes, mas a grande melhora virá com o tempo e a prática :ok:

2) Há MUITAS diferenças que justifiquem a GX7 ser tipo uns 300 dólares mais cara do que a G6 (comparando o preço do corpo + kit default de lentes que ambas vem)...?
A GX7 vai ser lançada ainda, e bem carinha.
Eu aconselho a OM-D EM-5, da Oly. Na minha opinião a melhor MFT com corpo compacto da atualidade.
Ela também vem com estabilização no corpo e tem visual retrô.


3) Esse estabilizador no corpo da GX7 é algo que fará a diferença? Abrirá um mundo novo de lentes que de repente não seriam legais eu usar na G6 já que elas não teriam estabilizador e nem a G6 tb?
Bom a estabilização é boa para várias situações, não todas. Então depende do uso.
A Pana tem boas lentes com estabilização, 14-42, 14-45, 14-140,45-200 etc.
Então se tu optar pela G6 o melhor é ficar nas lentes da Pana e da Leica.
Se for para uma câmara com estabilização no corpo, tipo a GX7 ou a OM-D EM-5 terá a vantagem de poder usar qualquer lente MFT no corpo e sempre terá a estabilização.


4) O que eu posso esperar se comprar a G6 com esse kit que vem com ela, no caso a "Lumix G Vario 14-42mm f/3.5-5.6 II ASPH./MEGA O.I.S. "? Digo, o que eu posso esperar dessa lente em termos de tipos de fotos que poderei fazer (já comecei a ler sobre as lentes, mas ainda estou engatinhando..sei que não é uma lente boa de zoom...84mm seria o max range dela, é isso?)
Lente do kit é sempre lente do kit, melhores opções sempre existirão.
Mas essa lente é muito boa ! Como o fator crop das MFT é de 2x a lente equivale a uma 28-84mm
Eu possuo esta lente e ela tem me satisfeito, poucas vezes uso a abertura máxima, geralmente uso a abertura entre 4 e 5.6.


5) Sinceramente vale, pra quem está começando, gastar  quase 1600 dólares pra ter uma Canon 70D que vem com a lente "18-135mm f/3.5-5.6 EF-S IS STM"? Sei que é a melhor câmera dentre as que eu citei por n motivos, desde o sensor até coisas que eu nem mesmo entendo...rs... ... mas penso que seria um investimento para alguns anos...
Bom uma Pana G6 ou uma OM-D EM-5 e a futura GX7 é um investimento para um bom tempo, a não ser que tu caia no engodo de querer trocar todo ano de corpo. Realmente não é necessário.


6)O que devo procurar numa lente para filmagens? O que ela precisa ter?
PASSO

7) Fiquei assustado, pq vi que existe um universo muito maior de lentes Canon EF/EF-S do que lentes M43... vcs acham que isso vai mudar? Vamos ter mais lentes M43 com o tempo? Ou será sempre 'mais difícil e limitado' adquirir esse tipo de lentes?
Estão saindo muitas lentes para MFT, mas Canon e Nikon são insuperáveis, mas cada vez mais vamos encontrar lentes para o sistema MFT.
Panasonic, Olympus, Leica, Sigma, Tamron todas possuem lentes para o MFT.

E você sempre poderá usar lentes de outros sistemas com os adaptadores. Desde as antigas até as mais novas !


8) Alguma dica de bons sites pra se fazer pesquisa de lentes? Uso o search lenses do Dpreview, mas queria um outro site de referência!
Sim, BH photo & video.

9) E pra terminar... Pq diabos a Gx7 é quase o mesmo preço da D70 (200 dólares de diferença)?!
É uma câmara top, não se deixe enganar pelo tamanho do corpo, ele é tão poderosa quanto os lançamentos da nikon da linha intermediária e da Canon.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2013, 16:37:30 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2013, 17:17:36
Que eu saiba a Canon não produz câmeras micro 4/3. A mirrorless deles, a EOS M, tem sensor APSC. Aliás, essa câmera é considerada uma das piores mirrorless por causa do foco lento (mas creio que já deve ter sido corrigido com a atualização do firmware).

Tem até um vídeo fazendo piada com ela: http://www.youtube.com/watch?v=LO7rxitFLZg
« Última modificação: 13 de Agosto de 2013, 17:23:19 por Sunriser »


Jony Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2013, 22:05:57
Cara....só mais umas sugestões de modelos para te deixar mais confusos.....falando em APSC compacta, acho q não da para esquecer de dar uma fuçada em umas NEX... sou suspeito pois adoro minha NEX-5n...se vc for lá buscar lá fora então.... bem um detalhe que vi para falar dela foi um comentário seu sobre a tela virar para auto-fotos ou filmes... a NEX-5R faz isso (apesar que apenas se tiver sem o flash dela)....
 Bem tó só colocando um pouquinho mais de lenha na fogueira... pois acho que não da para falar de mirrorless sem falar da Sony tb... ainda mais agora com tantos rumores que o foco deles vai ser esse tipo de câmera.... até mesmo uma Fullframe e outros modelos diferenciados...



ZebraRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2013, 18:00:22
Olá!

Obrigado a todos pelas respostas, em especial ao SérgioTucano!  :D

Então...eu vou esperar um pouco, afinal estamos tb falando de algumas câmeras que nem sairam ainda, mas que estarão à venda a partir de setembro... adicionei tb a minha lista a GH3, que descobri tb ser excelente para vídeos...na verdade queria uma câmera boa tanto para fotos quanto para vídeos... Mas estou considerando além dela, a G6 e GX7... E tem tb a 70D.... vamos esperar os reviews!

abraços
« Última modificação: 14 de Agosto de 2013, 18:01:13 por ZebraRJ »


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2013, 18:31:57
ZebraRj, a GH3 é uma das melhores para vídeo, o colega Pope possuí essa CAM e ele pode te dizer o quão boa é a câmara.
Eu possuo uma similar, a G2. Estou bem satisfeito com a cam.

Se tu tiver $$ para a GX7, esqueça qualquer outra e parta para ela :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


ZebraRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2013, 23:45:46
ZebraRj, a GH3 é uma das melhores para vídeo, o colega Pope possuí essa CAM e ele pode te dizer o quão boa é a câmara.
Eu possuo uma similar, a G2. Estou bem satisfeito com a cam.

Se tu tiver $$ para a GX7, esqueça qualquer outra e parta para ela :ok:

Tem aqui um 'comparativo' de filmagem entre a GX7 e a GH3:

http://www.youtube.com/watch?v=MdQ3hVb9qug

E ai, o que acharam?


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2013, 10:12:43
A GX7 esta filmando muito bem! e a 60fps ! :D
O único inconveniente é que o estabilizador do corpo é desativado na filmagem, mas isso se resolve utilizando uma lente com estabilização.

:ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2013, 23:20:54
Resumindo: Quer uma boa camera ta iniciando, quer aprender, tem pouca grana e vontade de ficar com ela?

Nikon D3100, Canon T3i.

Pronto, falei.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #10 Online: 20 de Agosto de 2013, 23:28:38
Resumindo: Quer uma boa camera ta iniciando, quer aprender, tem pouca grana e vontade de ficar com ela?

Nikon D3100, Canon T3i.

Pronto, falei.

M* mas falou né....  :aua:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2013, 14:24:48
Pois é...


ZebraRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2013, 01:40:56
lol...  :shock:  não entendi nada (últimas msgs)..

mas já tinha me decidido (e escrevi isso num dos replies, leu não?)...só estou esperando a GX7 sair e pipocar a opinião do pessoal nos fóruns pra compra-la ou não... estou sendo cauteloso...vai que ela decepciona...rs... quero ver se o IBIS é bom mesmo, por exemplo.
A única coisa que mudou é que se não rolar ela provavelmente irei de EP5... discartei a 70D pq quero algo mais compacto, porém já que vou gastar uma grana, prefiro pegar uma boa câmera e aproveitando-me dos novos recursos das lançadas em 2013...a OMD seria uma boa, mas sinto falta do acesso a internet,  por exemplo...já vi várias situações aonde isso me ajudaria... :assobi:
« Última modificação: 22 de Agosto de 2013, 01:44:04 por ZebraRJ »