Autor Tópico: Fotografia Como Expressão de Arte  (Lida 1403 vezes)

cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Online: 21 de Agosto de 2013, 16:17:59
Ontem eu assisti na globo news uma reportagem bem legal sobre como a fotografia está ganhando as galerias de arte e achei muito legal. Para os que não assistiram tem aqui o link para o vídeo:
http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/v/fotografias-vendidas-como-obras-de-arte-podem-custar-r-160-mil-em-feira-de-sp/2771490/
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2013, 23:54:16
cquevedo, esse tema ja rendeu altas discussões aquí no forum, e nunca chegamos a um consenso. Mas eu acho que uma das linhas futura de peso na fotografia, vai ser a linha artística.  :ok:


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2013, 12:50:48
Pois é Portela. Eu não tenho a pretensão de iniciar uma discussão ou dar continuidade (... rs) a uma. Eu achei o tema legal porque acho que abre as portas de uma outra forma de utilização da fotografia pelo lado do fotógrafo e acrescenta mais uma ferramenta de criação pelo lado do artista. Só mais uma forma de mostrar a arte da fotografia.
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2013, 23:58:39
Cara, acho que qualquer forma de expressão é uma ferramentar artística em potencial (pode ou não ser usada como tal). A fotografia não é diferente.  :D


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 01 de Setembro de 2013, 10:38:51
Eu acho que isso é mais modismo por partes desses curadores da matéria por falta do que apresentar de novo no segmento deles, pois a fotografia há séculos existe lado-a-lado com a arte feita com pincéis e tinta e já vi em outrora pessoas fazerem mostras fotográficas apresentando elas como trabalho artístico, então isso não é nenhuma novidade.

A fotografia é arte por sí só, ela exprime a visão que o fotógrafo tem.
Fábio Pedro.


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2013, 10:53:56
Eu acho que isso é mais modismo por partes desses curadores da matéria por falta do que apresentar de novo no segmento deles, pois a fotografia há séculos existe lado-a-lado com a arte feita com pincéis e tinta e já vi em outrora pessoas fazerem mostras fotográficas apresentando elas como trabalho artístico, então isso não é nenhuma novidade.

A fotografia é arte por sí só, ela exprime a visão que o fotógrafo tem.

Verdd. Tb penso assim.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2013, 12:52:55
Eu acho que isso é mais modismo por partes desses curadores da matéria por falta do que apresentar de novo no segmento deles, pois a fotografia há séculos existe lado-a-lado com a arte feita com pincéis e tinta e já vi em outrora pessoas fazerem mostras fotográficas apresentando elas como trabalho artístico, então isso não é nenhuma novidade.

A fotografia é arte por sí só, ela exprime a visão que o fotógrafo tem.

Acho que pode modismo ser sim ou até falta do que mostrar. Eu mesmo já fui a exposições de fotografia em galerias de arte, mas penso que divulgação em um meio de comunicação de massa, mesmo sendo numa tv paga, é um avanço.
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2013, 13:46:28
Acho que pode modismo ser sim ou até falta do que mostrar. Eu mesmo já fui a exposições de fotografia em galerias de arte, mas penso que divulgação em um meio de comunicação de massa, mesmo sendo numa tv paga, é um avanço.
Mas isso também rola tanto na paga, quanto na aberta e por incrível que pareça eu ví muito mais propaganda na tv paga sobre a exposição Gênesis do Sebastião Salgado, do que na TV aberta que só me lembro de ter visto na Globo no RJ TV.

Eu ví a pouco tempo na TV paga falar sobre outra exposição fotográfica que era de Zélia Gattai ex de Jorge Amado, com mostras de suas fotos... pena que não pude conferir de perto. :ok:
Fábio Pedro.