Autor Tópico: LOMOgrafia  (Lida 11225 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 08 de Março de 2005, 22:41:39
Bom Ivan, pelo que entendi vc discordou de mim com relação ao meu gosto pela Lomografia?
Bom ai não posso discutir, gosto é gosto, eu ainda sou mais um Raphael e um davince que um Dali, mas isso é questão de gosto pessoal pela arte, admiro certos tipos de arte mais do que outros, tenho o direito de considerar de mal gosto qualquer tipo de arte que vá contra minhas vertentes, não que eu seja contra, mas considero mal gosto, isso é um direito de cada um sobre sua visão artística :)

eu por exemplo trabalho com fotografia de Glamour, trabalho de forma muito diferente de outros artístas, não os clono, faço o que acho belo, eu gosto do belo e do perfeito, como da Vince por exemplo, é a minha visão da minha arte que é a fotografia, o belo e o luxo, não é repetição do obvio, todo tipo de arte tem seu representante, sempre houveram pessoas que fotografaram com pinholes, com câmeras tocas, existe opção e espaço para todos, a arte é democrática, mesmo porque é a expressão de uma visão individual, que pode agradar ou não ao coletivo.
;)
« Última modificação: 08 de Março de 2005, 22:45:18 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 08 de Março de 2005, 23:01:05
Não Leo, não discordei de você quanto ás suas preferências artísticas, ou melhor, às suas preferências estéticas. Discordo somente de qualificar o que está fora das suas preferências de mal feito e de achar que lomografia é mera avacalhação.

Todos temos nossas preferências, é claro, mas não quer dizer ser o restante ruim. Veja. Eu em geral não gosto de arte figurativo/realista, gostando mais de tudo o que vem do Cubismo para cá com exeção do Dali de quem não gosto, considerando mais ilustrador que pintor. Porém compreendo a arte figurativa/realista, e algumas obra eu aprecio verdadeiramente, embora se puder escolher para ter na parede não seria daquele tipo. (sobre o Dali, quando estudava arquitetura lá pelos idos dos 70s, eu gostava muito dele e não compreendia o Picasso. Um dia fui a uma exposição do acervo do MAM aqui do Rio, antes do incêndio, e lá estavam dois quadros mais ou menos do mesmo tamanho, um do Dali e outro do Picasso. Nunca mais olhei um quadro do Dali com interesse, e torne-me fanático pelo Picasso tendo visto muitas e muitas obras dele sem nunca ter me decepcionado com elas, ao contrário, cada uma é uma maravilha).

O Dali não passava de uma idéia bem executada, o Picasso rugia. É isso que faz a diferença, na minha opinião. Por isso, quando quero me nutrir, abro o site da Magnum e começo a ver os fotógrafos de lá. Quero arte. Quero o que ruge.

Por isso gosto dos Lomógrafos. Têm coragem, são desprendidos, têm uma crença, são uma tribo, dizem não á estetica normal. Isso é bom, mesmo que a maioria das fotos não seja (aliás, a maioria das fotos de qualquer tipo não é boa mesmo, não só as feitas com Lomo).


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 08 de Março de 2005, 23:46:25
Citar
Não Leo, não discordei de você quanto ás suas preferências artísticas, ou melhor, às suas preferências estéticas. Discordo somente de qualificar o que está fora das suas preferências de mal feito e de achar que lomografia é mera avacalhação.
 
Mas Ivan eu não disse isso, muito pelo contrário, fui até reler meus posts para confirmar que não teria cometido essa barbaridade...

Disse sim que a Lomografia era feita com câmeras tocas e com defeitos, o que é a realiadade, faz parte do conceito de lomografia, como pode ser ocntatado nos seguintes pontos de meus posts:

Citar
Lomografia é fotografia com câmeras TOSCAS ou com defeitos, uma câmera com o obturador travando e por ai vai, acaba virando meio que uma loteria a foto.
Citar
Olha o conceito de lomo surgiu de câmeras com defeito ou péssima qualidade, como eu já disse acima.
Citar
Na verdade o conceito da Lomo é fotografar fazendo a coisa errada e com o pior artefato possível hehehhehehheh!

Ainda complementando logo na sequencia deste último ponto eu já coloquei:
Citar
Não sei como surgiu ao certo, mas me parece um conceito de subverter um pouco a ordem.
Então não disse que era avacalhação, mesmo porque existe um objetivo de subversão da ordem, ou seja exatamente o que vc disse, subverter a ordem usando coisas que nenhum fotógrafo usaria, o que é uma idéia completamente pirada, mas não usei nenhum termo pejorativo, muito pelo contrário expliquei o que era e respeitei o cenceito ao afirmar que se tratava de uma forma de subverção e não avacalhação que é bem diferente.

Logo em seguida ainda portei:
Citar
O que é errado para um fotógrafo é divertido para a Lomo...
.
Ou seja nada de avacalhação e sim uma forma de expressão, como como eu cito ela pode ser errada para o fotógrafo mas na forma de expressão da Lomo ela é divertida.

Ainda brinco com minha visão em seguida:
Citar
Eu só de ver essa vinheta toda já entro em pânico.
Hehehheheheh!
Comentário puramente pessoal, como eu tbm entro em pânico ao vr um Dali. :/

O único comentário crítico que faço em todos os meus posts deste tópico é com relação aos fabricantes que vendem caro uma câmera que é contruída com elementos e material de péssima qualidade e que poderia ser vendida a custos bem inferiores e que podem ser simuladas sem a menor dificuldade em outros equipamentos (tenho amigos que danificavam a cortina de uma câmera barata para fazer lomo).

Veja a sitação a qual me refiro:
Citar
O que é ridículo, fazer uma ótica dessas é medíocre e os caras ganham $$$$ ainda.

Em momento algum me referi a Lomografia como mal feita ou avacalhação e sim como subverter uma ordem contrariando o que os fotógrafos julgam certo, me desculpe se me fiz entender errado, mas quando li este seu último post fui até revisar os meus para ver se tinha feito realmente isso, pois em momento algum foi minha intenção, apenas afirmei que a Lomografia era feita dentro de erros (tanto de operação como de equipamento) dentro do que é conceitualmente correto na fotografia, o que não é nenhuma mentira.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #18 Online: 09 de Março de 2005, 01:01:00
Ivan,
Não entendi direito a explicação de Lomo no seu post! Só depois, lendo com calma. Pelo seguinte: quando disse:
        "Talvez seja o que busco (em termos) na fotografia. Não a foto tosca, com erros, mas o caráter artístico, diferente..."
não me referi aos "erros" ou "fotos toscas" da Lomofotografia, porque acredito que a Lomo seja uma técnica de fotografia interessante! É difícil passar para o papel (ou post da comunidade. rsrsrs) o que com exatidão eu penso. (morreria de fome como escritor, rsrsrs).  Não me retrato com vc por mero puxa-saquismo ou coisa parecida! Simplesmente porque vejo 2 faces na fotografia: a comercial, que gosto muito e que quero ganhar dinheiro com ela e a 2a.: A arte, que pra mim é a mais tocante. É vc ver um ambiente caótico e conseguir fazer uma foto linda, por exemplo. Aprecio muito a foto abstrata, fora dos padrões, fora dos clichês. Aprecio vários estilos da foto como arte! Os retratos por exemplo, que pra mim são os mais difíceis! Como os do Sebastião Salgado! Também, como vc, busco o diferente, o fora dos padrões! Mas também gosto do certinho! rsrsrsr

Abraços,  


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #19 Online: 09 de Março de 2005, 01:15:37
Tava imaginando a etimologia da palavra lomografia.
Depois que o Ivan disse se tratar de uma marca russa, fui atraz...
http://www.lomo.com/
O efeito vinheta pode ser devido ao uso de uma camea pinhole.


 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



fakestar

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #20 Online: 09 de Março de 2005, 07:34:58
lomography.com
lomography.com.br



O efeito vinheta eh caracteristico do modelo LC-A.


Eu acho lomo bem legal, são cameras de brinquedo... são feitas pra isso mesmo...cores saturadas, vinhetas...e dão resultados bem interessantes sim, na minha opinião. B)
 


lincoln_designer

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #21 Online: 09 de Março de 2005, 10:09:42
Bom Dia galera ... Muito legal os comentários de vocês. Bem produtivo MESMO.

Uma pergunta que ninguém respondeu:

Tenho uma câmera antiiga, marca Olympia, bem básica ... foco fixo ... tudo automático ... BEM parecida com esse modelo DL 2000 da própria olympia ... se duvidar é o mesmo modelo, pois o flash pelo que eu ví na foto é o mesmo que eu tenho. O que eu ví de diferente é a cor em princípio ... pois a minha é champagnet e esse é prata.

DL 2000


Existe alguma possibilidade de eu transformar essa câmera numa câmera LOMO? Não me importo de mexer nela, pois não utilizo ela pra nada mesmo. Está jogada.

O ivan falou que pra vinhetar basta jogar uns 4 filtros UV ... mas e as cores, como eu procedo? Ele falou também sobre pegar um filme velho. Mas eu não tenho filme velho, pois começei já com as digitais. Tenho apenas essa Olympia, que utilizei pra ser bem sincero no máximo um rolo de 36.

Existe algum tipo de filme, que eu possa utilizar que dê um efeito parecido ? Vale a pena salientar que o mais me deixou facinado com a lomografia é as cores (tons de verde + azul + vermelho)

Pra ser sincero, não quero gastar R$400,00 numa máquina LOMO apenas para usar de vez em quando, experientação.


Agurdo respostas.

Abraços...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #22 Online: 09 de Março de 2005, 10:35:09
Olha... Para que você quer transformá-la numa Lomo? (aliás, quem falou em jogar filtros para isso foi o Leo).

Use-a, pura e simplesmente. Use-a nas limitações que tem e nos recursos que tem. Cada equipamento lhe dará recursos e limitações, e a maneira como vai explorá-los pode ser muito rica em aprendizado.

Eu mesmo cogito comprar uma câmera de filme barata para andar por aí. Para isso prefiro o filme que a digital, pois uma digital barata é muito mais limitada que uma de filme barata (em termos de qualidade e experiência fotográfica).


lincoln_designer

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #23 Online: 09 de Março de 2005, 10:44:26
Desculpe, confundi. Realmente quem falou sobre o filtro foi o Leo.

Sobre a minha idéia de transformar a câmera parada numa lomo, é uma questão de reaproveitamento. Gostaria realmente de reaproveitar essa câmera pra fazer uma LOMO (se possível em termos técnicos, lógico), já que não uso e nem vou usar ela pra nada em questão de Fotografia Convencional (para isso eu gastei uma grana razoável na minha S5100 e acessórios).

Alguém tem alguma dica de como proceder para chegar a um resultado parecido de uma LCA?

Para vinhetar, uso filtro UV, até aí tudo bem ... correto ?

Mas e as cores, como posso proceder ? :huh:

Qualquer dica é sempre bem-vindo.

Abraços ...
« Última modificação: 09 de Março de 2005, 10:44:50 por lincoln_designer »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 09 de Março de 2005, 11:26:55
As cores foi o que eu te falei, use o filme para a condição de luz errada, aquela tonalidade obtida é inerente ao uso de uma lente filtro (por mais saturada que seja a lente não obtém aquele efeito 95% da saturação de cor de uma imagem é inerente ao tipo de mídia usada e a tonalidade pode variar com uso de filtros e tipos de mídia) ou pelo uso de filmes para condições de luz diferente, pelo que notei (principalmente na que se encontra levemente esverdeada e amarelada) é que o uso de filmes para temperaturas de cor diferente seria o mais prático.
Naquele caso pode ser usado filme para luz fluorescente em luz do dia, o que gera imagens absurdamente puxadas para o verde e amarelo (bem brasileiro o negócio). :)
Você pode usar filmes para luz de tungstênio na luz do dia tbm o que irá puxar para Azul sua imagem, se vc usar cromos os contrastes tendem a ficar grandes e a saturação de cores tbm, exatamente como nas fotos exemplo, cromos de alto ISO (1600 a 3200) vão te adicionar granulação.
Então como eu faria a imagem em questão?



Colocaria uns 4 filtros UV na lente para produzir vinheta e prejudicar a qualidade ótica (quem sabe até mais do que 4), poderia colocar um deles sujo ainda para ajudar um pouco.... :)
Faria usando um Cromo para luz fluorescente com ISO 1600, de alta Saturação, o estilo Vélvia cai muito bem para esta foto, é que não me lembro de ter visto Vélvia para luz fluorescente :), mas certamente existem filmes bem saturados nestas condições, basta procurar.
E ai é só bater a foto na luz adequada que está feita a imagem.



 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


lincoln_designer

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #25 Online: 09 de Março de 2005, 12:37:05
Leo, você tem idéia de quanto custa um filme desse que você mencionou (Cromo para luz fluorescente com ISO 1600, de alta Saturação) ?


Valeu ...


Abraços...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #26 Online: 09 de Março de 2005, 12:43:52
Ahhhh pelo menos uns R$ 16,00 em uma loja de preço bom.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


lincoln_designer

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #27 Online: 09 de Março de 2005, 13:00:19
Outra pergunte de iniciante Leo.

Qual a diferença entre esse CROMO e filme convencional (kodak por exemplo) que compro em qualquer lugar ?!


obrigado!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #28 Online: 09 de Março de 2005, 13:49:57
No caso o cromo tem menor latitude que o negativo (o que normalmente incorre em maior contraste) e na maior parte dos casos tbm tem cores mais saturadas.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


lincoln_designer

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #29 Online: 09 de Março de 2005, 15:23:37
Galera, gostaria de agradecer os comentários e a paciência de responder as minhas perguntas ...

Valeu por tudo mesmo ...   :)