Autor Tópico: Polarizador Circular  (Lida 1526 vezes)

Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Online: 21 de Agosto de 2013, 19:11:34
Pergunta aos mais experientes: é mais útil um polarizador circular numa lente normal ou numa grande angular (sei que há quem não indique o uso de CPL com GA, mas supondo que o fotógrafo goste do efeito)?

É que a minha Tamron tem diâmetro de 72mm e a Tokina 11-16 que vou comprar tem 77mm. Estava pensando em comprar um CPL para cada lá fora, mas o preço do dólar me desanimou. Aí, não sei se pego um 77mm com um adaptador para 72mm ou se compro logo um 72mm e deixo o 77mm pra depois ou vice-versa.

Ou desisto do B+W Kaesemann ou Hoya HD e pego dois pelo preço de um desses... aceito sugestões!


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2013, 21:06:26
CPL é mais útil numa GA.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2013, 21:15:54
Qualquer filtro de má qualidade afeta o resultado final da imagem. Gaste um pouco mais e compre apenas um destes dois. O CPL é útil em qualquer objetiva, mas concordo que a GA deve ter prioridade caso vc só compre um.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2013, 21:40:46
Mas CPL em grande angular, pelo menos para tirar foto de paisagem, fica meio estranho... A coloração do céu vai mudando, pois a GA pega um pedaço muito grande de céu. Eu não gosto.
D600 - E-M10


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2013, 00:27:26
Mas CPL em grande angular, pelo menos para tirar foto de paisagem, fica meio estranho... A coloração do céu vai mudando, pois a GA pega um pedaço muito grande de céu. Eu não gosto.

Cada um na sua. Eu já gosto do efeito de polarização parcial no céu quando usando uma boa GA. Aquela coisa de uma parte escura e outra mais clara, acho bem legal. :ok:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2013, 01:23:03
Compra o melhor CPL e usa um conversor de 77 pra 72, simples.

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2013, 09:39:49
No momento estou indo de CPL 77mm + adaptador para 72mm. Se não ficar legal, paciência. No futuro, pego outro menor. Acho que é a melhor coisa a fazer mesmo.   :ok:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2013, 10:32:30
Compre um CPL BOM.

Fui pra Serra da Canastra em Julho com um CPL meia-boca e deu zica com o CPL.
O céu, de azul, ficou AZUL ESCURO, muito escuro, quase que não deu pra recuperar na pós.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2013, 10:58:30
Compre um CPL BOM.

Fui pra Serra da Canastra em Julho com um CPL meia-boca e deu zica com o CPL.
O céu, de azul, ficou AZUL ESCURO, muito escuro, quase que não deu pra recuperar na pós.

Abcs

Vou pegar o B+W Kaesemann ou o Hoya HD, a depender do preço e disponibilidade no dia em que for comprar.