Autor Tópico: scanner de negativos  (Lida 14259 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 17 de Setembro de 2013, 13:01:45
R$ 150 é caro mesmo, estão metendo a mão. O que acontece é que este mercado é restritíssimo no Brasil e quem tem os meios mete a faca sem dó, porque quem precisa, precisa mesmo....

Tive um Minolta Scan Dual II, bonzinho para 35mm mas a lâmpada ficou degradada e não serve mais para nada. Ainda tenho um Dimage Scan IV, bem legal, de foco automatico que rende excelentes imagens usando o Vuescan. Concordo que o software da Minolta é bem ruinzinho. Aliás nunca foi o forte deles.

O scanner que tenho para coisas rápidas é o Epson V700, que é um porre de usar. Primeiro que o suporte para filmes é muito ordinário, feito de um plástico "padrão chines", e o foco é fixo. Aí tem que ficar ajustando a altura dos pés do suporte e tal. Dá trabalho até acertar.

Depois vem o caô da Epson, falando do sistema de duas lentes, da resolução de 4800 dpi e tal. Balela. O ponto ótimo de nitidez dele é em torno de 2200-2400 dpi, isso se o foco estiver cravado.

O software da Epson não é ruim, mas é horripilante para escanear negativos. Até você acertar com o canal do filme você xinga muito. Nisso o Vuescan é muito melhor, porém a interface do VS é horrenda, não mostra nem um histograma ! Por desespero, comprei o Silverfast 8 e ele até funciona legal com negativos, mas tem a interface mais bizarra que já vi. As opções mais básicas são incrivelmente contra intuitivas, tente selecionar somente alguns quadros para digitalizar...

Em termos de software para mim o melhor foi o do Canon 9950F, o scanner era muito bom, do nivel do V700 só que era muito, muito lento. Fora que os suportes eram maravilhosos.


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #31 Online: 17 de Setembro de 2013, 22:33:54
Pois é, to sabendo. Não entro nessa não. :no:

Bom, sou amador e gostaria de saber se há muita diferença entre o scanner que eu citei anteriormente e o hp g4050, já que este é bem mais caro. Lembro que o Elmo usava muito e falava bem dele. Será que vale a pena pagar uns 200,00 ou 300,00 a mais por ele?
Alguma ajuda, por favor?
Grato.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 15 de Maio de 2017, 12:28:32
Desenterro ou não desenterro?


4 anos depois estou eu aqui buscando opções nacionais para scan de negativos. Mas acho que me ferrei pois só temos o epson v550 possível para mortais.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #33 Online: 15 de Maio de 2017, 12:39:10
Ja desenterrou né...

Como ja te disse, andei fazendo uns testes com montagem fluida diretamente sobre o vidro. No V700 funcionou bem e acho que no HP4050 não deve ser muito diferente.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 15 de Maio de 2017, 12:49:38
Ja desenterrou né...

Como ja te disse, andei fazendo uns testes com montagem fluida diretamente sobre o vidro. No V700 funcionou bem e acho que no HP4050 não deve ser muito diferente.


Gostei do que vc me enviou, no entanto, o HP 4050 não tem grade pra isso, eu teria de conseguir algo que fizesse às vezes da grade que já vem nesse V700. Nem no V550 tem.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 15 de Maio de 2017, 15:21:59

Gostei do que vc me enviou, no entanto, o HP 4050 não tem grade pra isso, eu teria de conseguir algo que fizesse às vezes da grade que já vem nesse V700. Nem no V550 tem.

Conforme te disse, foi direto no vidro sem suporte nem grade


themeron

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
  • 'Onde há uma vontade, há um caminho.'
    • Rubem Rocha
Resposta #36 Online: 22 de Maio de 2017, 15:49:10
Estou procurando algum scanner na faixa do V550...

Voltei a fotografar com filme e gostaria também de scannear alguns negativos antigos caseiros.

Arrisco ou é perda de dindin? Qual outro recomendariam na faixa dos R$ 1.500,00 ?

Também usaria esse scanner para digitalizar fotos antigas impressas (não tenho o negativo mais)...

Grato!!
« Última modificação: 22 de Maio de 2017, 15:52:52 por themeron »
'Onde há uma vontade, há um caminho.'
Site: www.rubemrocha.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 22 de Maio de 2017, 16:54:32
Estou procurando algum scanner na faixa do V550...

Voltei a fotografar com filme e gostaria também de scannear alguns negativos antigos caseiros.

Arrisco ou é perda de dindin? Qual outro recomendariam na faixa dos R$ 1.500,00 ?

Também usaria esse scanner para digitalizar fotos antigas impressas (não tenho o negativo mais)...

Grato!!

Aqui no Brasil não há outra opção


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #38 Online: 23 de Maio de 2017, 08:21:03
Tudo depende da quantidade de filmes que você tiver para digitalizar e do tempo que estiver disposto a investir para aprender.

Ainda vão acabar me convencendo de fazer serviço de digitalização kkkk


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 23 de Maio de 2017, 09:38:52
Tudo depende da quantidade de filmes que você tiver para digitalizar e do tempo que estiver disposto a investir para aprender.

Ainda vão acabar me convencendo de fazer serviço de digitalização kkkk




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 26 de Maio de 2017, 11:21:04


Hahaha !

Mas na real eu não me meteria nisso, para fazer direito teria que oficializar e não estou muito a fim de ter mais despesas, e acho que esse tipo de serviço não teria demanda para compensar.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 26 de Maio de 2017, 23:52:05
Não li todas as 4 páginas, mas ninguém mencionou a possibilidade de usar uma DSLR pra digitalizar negativos? Eu com certeza farei isso, pelo menos para os meus primeiros rolos de filme.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 27 de Maio de 2017, 03:43:38
Não li todas as 4 páginas, mas ninguém mencionou a possibilidade de usar uma DSLR pra digitalizar negativos? Eu com certeza farei isso, pelo menos para os meus primeiros rolos de filme.

parece que é bem caro por exigir uma macro.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 27 de Maio de 2017, 07:12:00
Felizmente, eu tenho uma 100mm Macro super nítida  :D

Mas estava pensando em usar minha Fuji X70: APS-C, lente 28mm equiv. mas que consegue focar de super perto.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 27 de Maio de 2017, 16:35:28
Felizmente, eu tenho uma 100mm Macro super nítida  :D

Mas estava pensando em usar minha Fuji X70: APS-C, lente 28mm equiv. mas que consegue focar de super perto.

Melhor com a macro, eu não tenho infelizmente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro