Autor Tópico: scanner de negativos  (Lida 14272 vezes)

DMZamora

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Resposta #45 Online: 27 de Maio de 2017, 23:17:40
Não li todas as 4 páginas, mas ninguém mencionou a possibilidade de usar uma DSLR pra digitalizar negativos? Eu com certeza farei isso, pelo menos para os meus primeiros rolos de filme.

Dois problemas ocorrem de imediato. O primeiro é a necessidade de uma lente que permita focar de muito perto, para que o negativo preencha o quadro. Isso pode ser contornado com o uso de um anel inversor, e possivelmente até uma 18-55 de kit consiga cumprir bem a função. Nesse caso, devido à profundidade de campo muito reduzida, é imprescindível que o negativo esteja perfeitamente plano, o que pode ser conseguido pressionando-o pelas bordas com duas réguas metálicas.

O segundo problema é a iluminação, que precisa vir por trás do negativo. Ou você consegue/fabrica uma mesa de luz, ou utiliza um monitor com a tela exibindo branco, mas isso complica na questão de manter o negativo plano, a menos que a tela fique na horizontal.
Daniel Zamora - Brasília/DF
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Resposta #46 Online: 27 de Maio de 2017, 23:36:24
Zamora, tem outro problema que a galera não se liga muito, que é que o centro ótico da lente tem que estar perfeitamente perpendicular ao filme. Se não estiver, gerará distorções e problemas de foco, assim como o filme TER que estar 100% plano como você comentou. Se usar gambiarra para alinhar o sistema vai ficar ruim.

A iluminação poder ser feita com um flash incidindo sobre uma folha de plástico translucido, que seja muito homogenea e a exposição por tentativa e erro. Usei muito esse sistema no passado, com uma 5D e um kit macro Leica APO Makro Elmarit 100/2.8 que dava 1:1

É melhor que usar um scanner vagabundo mas não chega nem aos pés de um scanner de filme dedicado. A lente tem que ser extremamente boa, senão fica ruim. Uma boa para isso é a Pentax 50mm F4 M42 com um fole ou anel extensor. A Tamron SP 90 2.5 antiga também é sensacional.


DMZamora

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Resposta #47 Online: 28 de Maio de 2017, 12:47:23
Zamora, tem outro problema que a galera não se liga muito, que é que o centro ótico da lente tem que estar perfeitamente perpendicular ao filme. Se não estiver, gerará distorções e problemas de foco, assim como o filme TER que estar 100% plano como você comentou. Se usar gambiarra para alinhar o sistema vai ficar ruim.

Sem dúvida, mas achei uma questão tão lógica que nem merecia ser citada :D

Isso também exige um tripé que permita inverter a coluna central, para que a câmera possa ser colocada apontando para baixo, e próxima do negativo.
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Resposta #48 Online: 28 de Maio de 2017, 13:17:53
Sem dúvida, mas achei uma questão tão lógica que nem merecia ser citada :D

Isso também exige um tripé que permita inverter a coluna central, para que a câmera possa ser colocada apontando para baixo, e próxima do negativo.


Comigo isso nunca funcionou. Sempre achei melhor usar uma coluna de ampliador para isso. Tripé é o caos...


cfcsosa

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Resposta #49 Online: 28 de Maio de 2017, 15:25:21

Comigo isso nunca funcionou. Sempre achei melhor usar uma coluna de ampliador para isso. Tripé é o caos...
Sem dúvida, mas achei uma questão tão lógica que nem merecia ser citada :D

Isso também exige um tripé que permita inverter a coluna central, para que a câmera possa ser colocada apontando para baixo, e próxima do negativo.


https://youtu.be/C4uupHoZp_I


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miguel0311

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Resposta #50 Online: 31 de Maio de 2017, 14:22:05
Alguém já teve experiência com o Noritsu LS600? O resultado é bom?


cfcsosa

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Resposta #51 Online: 31 de Maio de 2017, 16:22:50
Alguém já teve experiência com o Noritsu LS600? O resultado é bom?

vc achou pra comprar?


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miguel0311

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Resposta #52 Online: 31 de Maio de 2017, 17:21:07
Não, achei um lugar que utiliza ele, queria saber se vcs já tiveram experiência com ele


rafafloyd

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Resposta #53 Online: 01 de Junho de 2017, 11:35:18
Fala pessoal, estou usando um scanner Epson V600 e obtendo alguns resultados satisfatórios, principalmente com médio formato (colorido ou PB).
Filme 35mm PB até que não fica ruim, mas 35mm colorido é complicado mesmo.

Estou usando o software da Epson (não me xinguem). Gastei bastante tempo para acertar um processo que me desse resultados legais. Deixando tudo no auto fica um lixo.


Seguem alguns exemplos em médio formato 6x6:

Kodak Ektar 100:

Praia do Forte - Bahia by Single Lux, no Flickr

Kodak Portra 400:

Manu by Single Lux, no Flickr


Alguns exemplos em 35mm PB:

Kodak TriX 400:

Sem título by Single Lux, no Flickr

Kodak TriX 400:

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No geral estou bem satisfeito com o Epson V600. Estou achando os resultados no geral melhores do que os scans do Color Foto Ferrara de SP.
« Última modificação: 01 de Junho de 2017, 11:38:10 por rafafloyd »


cfcsosa

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Resposta #54 Online: 01 de Junho de 2017, 11:54:57
Fala pessoal, estou usando um scanner Epson V600 e obtendo alguns resultados satisfatórios, principalmente com médio formato (colorido ou PB).
Filme 35mm PB até que não fica ruim, mas 35mm colorido é complicado mesmo.

Estou usando o software da Epson (não me xinguem). Gastei bastante tempo para acertar um processo que me desse resultados legais. Deixando tudo no auto fica um lixo.


Seguem alguns exemplos em médio formato 6x6:

Kodak Ektar 100:

Praia do Forte - Bahia by Single Lux, no Flickr

Kodak Portra 400:

Manu by Single Lux, no Flickr


Alguns exemplos em 35mm PB:

Kodak TriX 400:

Sem título by Single Lux, no Flickr

Kodak TriX 400:

Manu by Single Lux, no Flickr


No geral estou bem satisfeito com o Epson V600. Estou achando os resultados no geral melhores do que os scans do Color Foto Ferrara de SP.


EXCELENTES !


Uma pergunta: Muito trabalho pra atingir este resultado ?





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Resposta #55 Online: 01 de Junho de 2017, 12:58:04
Fala pessoal, estou usando um scanner Epson V600 e obtendo alguns resultados satisfatórios, principalmente com médio formato (colorido ou PB).
Filme 35mm PB até que não fica ruim, mas 35mm colorido é complicado mesmo.

Estou usando o software da Epson (não me xinguem). Gastei bastante tempo para acertar um processo que me desse resultados legais. Deixando tudo no auto fica um lixo.

Ficaram bem razoáveis, negativo colorido é complicado mesmo por causa da resposta tonal e de cores, que varia muito de filme para filme e é bem dificil de obter a correta no processo de inverter para positivo. Mesmo programas que tenham o perfil teorico correto para filme negativo quase sempre se dão mal, porque a resposta do próprio scanner varia.

Ou voce acaba aceitando isso ou parte para a ignorancia e faz você mesmo o seu perfil de filme.
Uma da maneiras sem usar targets IT8 que custam uma fortuna é essa (no vuescan)

http://benneh.net/techshit/better-colour-neg-scanning-with-vuescan/


rafafloyd

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Resposta #56 Online: 02 de Junho de 2017, 12:05:58

EXCELENTES !


Uma pergunta: Muito trabalho pra atingir este resultado ?

O software da Epson não é nenhum primor de interface e facilidades, o trabalho é repetitivo para cada um dos frames a ser scaneado.
Mas no geral depois que vc define um processo que te dê bons resultados é só o trabalho de replicar sempre a mesma receita.

Basicamente o que faço é mexer na "tone curve" e no histograma e tirar todos os outro ajustes automáticos. Procuro deixar a imagem bem "flat" para tentar capturar o maior dynamic range possível e sempre escolho TIFF como formato de saída.

Depois faço pequenos ajustes no Lightroom, principalmente contraste e novamente na "tone curve". Coisa bem pouca mesmo.

Para filmes coloridos muitas vezes é necessário mexer no White Balance e Tint.

O que percebo tb para filme colorido é que o "scan" vai sair mais fácil e direto, no sentido de ter que fazer poucos ajustes, se o filme for superexposto.

Enfim, ainda gostaria de tentar outros softwares que a galera fala direto, mas no geral estou tendo resultados legais com o V600.

É questão de mexer e achar um jeito que agrade seu gosto.


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Resposta #57 Online: 02 de Junho de 2017, 12:26:23
O software da Epson não é nenhum primor de interface e facilidades, o trabalho é repetitivo para cada um dos frames a ser scaneado.
Mas no geral depois que vc define um processo que te dê bons resultados é só o trabalho de replicar sempre a mesma receita.

Basicamente o que faço é mexer na "tone curve" e no histograma e tirar todos os outro ajustes automáticos. Procuro deixar a imagem bem "flat" para tentar capturar o maior dynamic range possível e sempre escolho TIFF como formato de saída.

Depois faço pequenos ajustes no Lightroom, principalmente contraste e novamente na "tone curve". Coisa bem pouca mesmo.

Para filmes coloridos muitas vezes é necessário mexer no White Balance e Tint.

O que percebo tb para filme colorido é que o "scan" vai sair mais fácil e direto, no sentido de ter que fazer poucos ajustes, se o filme for superexposto.

Enfim, ainda gostaria de tentar outros softwares que a galera fala direto, mas no geral estou tendo resultados legais com o V600.

É questão de mexer e achar um jeito que agrade seu gosto.


Como tudo né ?


Essas aqui foram escaneadas em minilab, apenas para referência de qualidade e para que você veja como os seus estão melhores...


01540003 by Carlos C. Sosa, on Flickr


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Resposta #58 Online: 02 de Junho de 2017, 14:13:42
Ficaram bem razoáveis, negativo colorido é complicado mesmo por causa da resposta tonal e de cores, que varia muito de filme para filme e é bem dificil de obter a correta no processo de inverter para positivo. Mesmo programas que tenham o perfil teorico correto para filme negativo quase sempre se dão mal, porque a resposta do próprio scanner varia.

Ou voce acaba aceitando isso ou parte para a ignorancia e faz você mesmo o seu perfil de filme.
Uma da maneiras sem usar targets IT8 que custam uma fortuna é essa (no vuescan)

http://benneh.net/techshit/better-colour-neg-scanning-with-vuescan/


Legal essa dica, já ouvi falar bem do VueScan, mas nunca usei. Vc tem experiência com ele?

Com o V600 tenho dificuldades principalmente com negativos coloridos em 35mm. Em médio formato ele se sai melhor.

Não sei se isso faz algum sentido tecnicamente ou se meus testes com 35mm colorido foram de uma época em que eu não os superexpunha.



rafafloyd

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Resposta #59 Online: 02 de Junho de 2017, 14:22:51

Como tudo né ?


Essas aqui foram escaneadas em minilab, apenas para referência de qualidade e para que você veja como os seus estão melhores...



Pois eh, o trabalho dos labs brasileiros que conheci não me animaram nem um pouco. Muitas vezes tenho a impressão que eles usam esses flatbed scanners "domesticos" que a gente conversou aqui.

Não sei se já conhece esses labs gringos, mas a pegada lá fora é bem mais profissional. Os caras usam equipamento de primeira (geralmente Fuji Frontier e os Noritsu da vida) e mão de obra especializada.

Para dar uma babada:

http://thefindlab.com/blog/
http://www.richardphotolab.com/