Autor Tópico: Dúvida - 50mm 1.8 / 1.4 / 1.2  (Lida 7713 vezes)

©barbosasandre

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Agosto de 2013, 00:43:05
Profissionais e Mestres da Fotografia,

Fiquei com uma dúvida, provavelmente para vocês a minha pergunta é muito óbvia mas estou aqui para aprender!  :D

já faz algum tempo e eu postei a seguinte foto na área do corredor polonês



Essa foto foi tirada com abrtura em F/ 1.8 em uma 50mm

Uma das críticas que me chamou a atenção foi que o brinco e o cabelo ficaram fora de foco!
eu concordei com a crítica isso não tem nem o que discutir, mas a minha dúvida é a seguinte:

Com abertura de 1.8 em uma 50mm deixou alguns pontos essenciais fora de foco.
Uma 1.4 ou 1.2 não deixaria mais fora de foco?? (Falei besteira né?)
Em que casos posso usar a lente 50mm com sua abertura máxima sem que pontos essenciais fiquem fora de foco?

Desde já agradeço a ajuda de vocês e peço desculpas se falei muita besteira.... estou aprendendo sozinho e estou apanhando bastante!

Obrigado
Canon EOS Rebel T3i (600D)
Kit Lens EF-S 18–55mm f/3.5–5.6
55–250mm f/4–5.6 Telephoto Zoom Lens
EF 50mm f/1.8 II Telephoto Lens


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2013, 07:39:24
Tentando ajudar resumidamente:

Lentes com aberturas maiores (1.4 1.2) deixarão mais área fora de foco sim.. para isso não acontecer, precisará "fechar" a lente, usando aberturas menores - quanto menor a abertura, maior área em foco..

Sobre o segundo qustionamento, para ter maior área em foco, vc tem 3 opções a pensar.. 1a é a abertura da lente, 2a é a distância em relação ao assunto (quanto maior sua distância, maior área estará em foco) e 3a é uma combinação das 2 anteriores..

Procure na internet alguns gráficos sobre distância focal que dá p/ entender melhor como funciona..

 :ok:
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2013, 08:25:13
é isso aí.. tem várias calculadoras de profundidade de campo na internet..

vc não falou besteira não, quando maior a abertura, "mais desfoca" ..

Nesse caso seu, não tem necessidade usar abertura tão grande, já que não tem nada no fundo pra desfocar tanto.. e o fundo branco acaba reforçando que as orelhas já estão fora de foco..


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2013, 08:33:52
Pense na profundidade de campo como se fosse um recipiente! Vai desde um envelope ate um container; se você quer focar apenas um olho um envelope basta, mas se for o rosto vai precisar de uma caixa pequena! Para aumentar o teu recipiente, você tem algumas saídas, diminuir o seu sensor, diminuir a sua distancia focal, aumentar a distancia do seu objeto ou diminuir a sua abertura! Este ultimo é o mais fácil!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


christofer1984

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 172
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2013, 08:57:54
Pelo que tive lendo, na 50mm 1.8, a abertura que se sai melhor em relação Foco X Bokeh é em 2.8.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2013, 10:02:31
Um retrato como esse eu usaria de 2.8 à 3.5 na abertura.

Independente se é 1.8 ou 1.4, o DOF, em tese, é para ser o mesmo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2013, 10:13:39

Um retrato como esse eu usaria de 2.8 à 3.5 na abertura.

Independente se é 1.8 ou 1.4, o DOF, em tese, é para ser o mesmo.
O Bokeh é uma característica da lente! Você vai ter o mesmo Bokeh com 1.8, 2.8, 4!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2013, 16:56:57
as vantagens das lentes claras sao que justamente em aberturas menores elas ganham muito em nitidez, ja explicaram bastante aqui, mas basicamente é isso, variaveis entre distancia do assunto, tamanho do assunto e aberturas usadas para a foto, consegues fotos em 1.8 com o rosto da modelo todo em foco, como nesta minha aqui

Nikkor AF-D 50mm 1.8

e consegues um desfoque semelhante a sua foto até em 1.2 como nesta minha aqui

Canon 85mm 1.2 L USM

fiz esta foto a uma distancia um pouco maior do menino, entao ela focou quase todo o rosto dele, apenas desfocando nos ombros, se eu me aproximasse mais dele, focaria apenas os olhos e teria mais area fora do foco, um exemplo disso é nas fotos macro, que mesmo voce usando f8 voce perde toda informaçao no fundo, pois o objeto normalmente é MUITO pequeno
@jacobfotografiacriativa


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2013, 21:56:20
Eu fico de cá pensando nessa palavrinha usada 2 vezes no post do colega: "Essencial"!

Olha para essa moça! Olha os olhos, olha a pele, olha o sorriso!

O que é essencial nela?? Pra mim, os olhos e o sorriso.
TODO o resto perde força frente a esses 2 elementos.
Então, pra mim, a captura está ótima!
Pode ser melhorada? SIm, com certeza! (mas o tópico não é pra isso)
Mas tá ruim? Longe disso!

Então, pq ao invés de se preocupar com o DOF ter deixado as orelhas e partes do cabelo fora do foco, não pega a máquina e vai fazeer mais uma fotos dessa modelo linda que vc tem aí?!?!?! :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2013, 22:36:14
já tive a 1.8 e depois por força do consumismo adquiri a 1.4....

não senti muita melhora nas fotos não.....depois vendi a 1.4 por falta de uso,desde então só uso uma pentax 55mm 1.8 manual....

lente ao meu ver é o seguinte:
vai do seu uso,do tempo que passa com o equipamento,dominar em todos os aspectos ,tanto a luz presente como a lente ou camera.....

tudo é pratica....

mas se fosse para escolher hj. eu escolheria a 1.8  :ok:


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2013, 22:47:01
quanto a dúvida....
regra essencial, os olhos,os olhos não podem ficar sem foco.
inclusive tente mante-los dentro da regra dos terços.
ficara muito mais agradável de se olhar a foto...

a 50mm 1.8 é ótima para retratos...

a minha dica é :
não se preocupe tanto com nitidez,se preocupe mais com a luz,qual luz terá como principal,qual será a de preenchimento,preocupe-se com um posicionamento que favoreça a modelo.

nesse seu exemplo não da pra s ter uma definição de iluminação,tudo precisa de uma definição e nem sempre essa definição está na nitidez... :ok:


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2013, 00:49:57
Pense na profundidade de campo como se fosse um recipiente! Vai desde um envelope ate um container; se você quer focar apenas um olho um envelope basta, mas se for o rosto vai precisar de uma caixa pequena! Para aumentar o teu recipiente, você tem algumas saídas, diminuir o seu sensor, diminuir a sua distancia focal, aumentar a distancia do seu objeto ou diminuir a sua abertura! Este ultimo é o mais fácil!

Não seria aumentar o sensor? :ponder:
Eu fico de cá pensando nessa palavrinha usada 2 vezes no post do colega: "Essencial"!

Olha para essa moça! Olha os olhos, olha a pele, olha o sorriso!

O que é essencial nela?? Pra mim, os olhos e o sorriso.
TODO o resto perde força frente a esses 2 elementos.
Então, pra mim, a captura está ótima!
Pode ser melhorada? SIm, com certeza! (mas o tópico não é pra isso)
Mas tá ruim? Longe disso!

Então, pq ao invés de se preocupar com o DOF ter deixado as orelhas e partes do cabelo fora do foco, não pega a máquina e vai fazeer mais uma fotos dessa modelo linda que vc tem aí?!?!?! :ok:

Concordo! :ok:


Acho que se tem pano pra manga, 1.2. Se não, 1.8.  Simples assim. O que uma 1.8 faz a 1.2 não pode fazer, em tese. E uma 1.2 em 1.8 tende a ser mais nítida. É o q eu acho no meu mundo das especulações.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2013, 07:17:22
Não seria aumentar o sensor? :ponder:
Concordo! :ok:


Acho que se tem pano pra manga, 1.2. Se não, 1.8.  Simples assim. O que uma 1.8 faz a 1.2 não pode fazer, em tese. E uma 1.2 em 1.8 tende a ser mais nítida. É o q eu acho no meu mundo das especulações.
Aumentar o sensor diminui a profundidade de campo! A relação é inversa!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2013, 09:53:02
Eu fico de cá pensando nessa palavrinha usada 2 vezes no post do colega: "Essencial"!

Olha para essa moça! Olha os olhos, olha a pele, olha o sorriso!

O que é essencial nela?? Pra mim, os olhos e o sorriso.
TODO o resto perde força frente a esses 2 elementos.
Então, pra mim, a captura está ótima!
Pode ser melhorada? SIm, com certeza! (mas o tópico não é pra isso)
Mas tá ruim? Longe disso!

Então, pq ao invés de se preocupar com o DOF ter deixado as orelhas e partes do cabelo fora do foco, não pega a máquina e vai fazeer mais uma fotos dessa modelo linda que vc tem aí?!?!?! :ok:

2X  :clap: :clap: :clap: :clap:


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2013, 14:30:46
Aumentar o sensor diminui a profundidade de campo! A relação é inversa!

Pope,

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=30530.0

Aqui o Leo Terra diz o contrário(e concordo com ele  :D), por isso que eu afirmei que se o sensor é menor, o DOF é menor. 
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!