Autor Tópico: Como a Psicologia pode ajudar fotógrafos?  (Lida 4320 vezes)

ritalamounier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
Online: 23 de Agosto de 2013, 09:39:53
Eu tinha a fotografia como Hobby desde 2008, e agora estou tornando o hobby profissão. Porém, faço faculdade de Psicologia. Como ela poderia me ajudar na fotografia? Meu terapeuta indicou que eu continuasse fazendo a faculdade, que ela me ajudaria muito com as fotos, mas até agora não entendo como.

 Então quero saber de vocês, fotógrafos, a Psicologia pode me auxiliar em alguma coisa?? Não sei responder porque ainda estou no segundo período.

Aguardo  :D


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2013, 10:23:11
Faço, então, um convite à reflexão.

Sendo este um forum de fotografia, penso que a maioria das pessoas aqui conhecem pouco sobre Psicologia. Nisso você leva vantagem porque embora ainda no segundo período, isso já é muito mais em relação a quem nunca viu nada sobre o assunto. E, além disso, você traz consigo alguma experiência com a Fotografia.

Assim, sugiro que você se coloque na contra-mão da sua indagação, isto é, "O QUE É QUE A FOTOGRAFIA PODE ME AJUDAR NA PSICOLOGIA?". Considerando que você vai continuar com o curso, não duvido, aliás, mais que isso, EU ACREDITO que a sua vivência acadêmica vai te trazer respostas para os dois mundos.

Não ajudei em nada?! Se for assim, peço desculpas.
-22.352971,-48.775582


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2013, 10:27:40
O Peter Hurley fala que o trabalho dele é 90% psicologia e 10% fotografia! Ele usa técnicas para o cliente relaxar na frente da câmera e conseguir um resultado natural!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2013, 11:20:51
Psicologos tem as ferramentas para conduzir as pessoas ao auto-conhecimento, o que é um grande passo para "consertar" diversos problemas emocionais e de personalidade, assim como desenvolver nossa inteligência emocional.


Esse auto-conhecimento, para fotografia ou qualquer outra coisa na vida, será sempre muito útil.

Fui esportista de competição muito anos de minha vida. Essa busca pelo auto-conhecimento era fundamental para superar medos, limites, guerra-de-nervos etc. em busca de melhores performances.

« Última modificação: 23 de Agosto de 2013, 11:23:00 por CoelhoRJ »


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2013, 11:24:01
Eu acho que são intimamente ligadas, como exemplificou o Pope.

Em relação aos clientes: perceber a sua necessidade (deles) e ajudar na fluência do trabalho, direcionando para o que ele quer/precisa. Além de muitos outros fatores que só num papo de boteco pra falar tudo. Aí seria a verdadeira psicologia de boteco. (Como não vou em boteco não posso ajudar nessa parte.... Kakakakakaka)

Em relação a si mesmo: ajudar num dos maiores dilemas de quem começa profissionalmente na fotografia: comercial ou autoral? Se comercial, deixo o autoral influenciar ou só faço o que o cliente pede? Aceito o que o mercado está fazendo ou imponho o meu lado autoral pra me destacar da massa? Já vi pessoas em crise existencial por causa disso, sem brincadeira...

E por aí vai.  :ok:


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2013, 11:25:53
Acho que o Coellho postou enquanto eu escrevia, veio de encontro o que dissemos  :ok:


ritalamounier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2013, 11:53:35
Faço, então, um convite à reflexão.

Sendo este um forum de fotografia, penso que a maioria das pessoas aqui conhecem pouco sobre Psicologia. Nisso você leva vantagem porque embora ainda no segundo período, isso já é muito mais em relação a quem nunca viu nada sobre o assunto. E, além disso, você traz consigo alguma experiência com a Fotografia.

Assim, sugiro que você se coloque na contra-mão da sua indagação, isto é, "O QUE É QUE A FOTOGRAFIA PODE ME AJUDAR NA PSICOLOGIA?". Considerando que você vai continuar com o curso, não duvido, aliás, mais que isso, EU ACREDITO que a sua vivência acadêmica vai te trazer respostas para os dois mundos.

Não ajudei em nada?! Se for assim, peço desculpas.

Opa, adorei isso: ""O QUE É QUE A FOTOGRAFIA PODE ME AJUDAR NA PSICOLOGIA?". Considerando que você vai continuar com o curso, não duvido, aliás, mais que isso, EU ACREDITO que a sua vivência acadêmica vai te trazer respostas para os dois mundos."
Não queria mesmo deixar a faculdade, sou uma eterna apaixonada por Psico, mas por fotografia também! ahahah Quem diria, posso viver com meus dois amores!

Muito válida sua ajuda, obrigada mesmo!


ritalamounier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2013, 11:55:33
O Peter Hurley fala que o trabalho dele é 90% psicologia e 10% fotografia! Ele usa técnicas para o cliente relaxar na frente da câmera e conseguir um resultado natural!


Realmente, preciso concordar, depois desses 2 períodos de Psicologia estou sentindo muito mais facilidade em conduzir modelos e deixá-las mais a vontade. Nem tinha reparado nisso!


ritalamounier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2013, 12:04:20
Psicologos tem as ferramentas para conduzir as pessoas ao auto-conhecimento, o que é um grande passo para "consertar" diversos problemas emocionais e de personalidade, assim como desenvolver nossa inteligência emocional.


Esse auto-conhecimento, para fotografia ou qualquer outra coisa na vida, será sempre muito útil.

Fui esportista de competição muito anos de minha vida. Essa busca pelo auto-conhecimento era fundamental para superar medos, limites, guerra-de-nervos etc. em busca de melhores performances.


E nada melhor em um ensaio do que a subjetividade do cliente em foco!  :ok:


ritalamounier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2013, 12:07:00
Eu acho que são intimamente ligadas, como exemplificou o Pope.

Em relação aos clientes: perceber a sua necessidade (deles) e ajudar na fluência do trabalho, direcionando para o que ele quer/precisa. Além de muitos outros fatores que só num papo de boteco pra falar tudo. Aí seria a verdadeira psicologia de boteco. (Como não vou em boteco não posso ajudar nessa parte.... Kakakakakaka)

Em relação a si mesmo: ajudar num dos maiores dilemas de quem começa profissionalmente na fotografia: comercial ou autoral? Se comercial, deixo o autoral influenciar ou só faço o que o cliente pede? Aceito o que o mercado está fazendo ou imponho o meu lado autoral pra me destacar da massa? Já vi pessoas em crise existencial por causa disso, sem brincadeira...

E por aí vai.  :ok:

Psicologia de boteco é sempre muito útil! kkkkkkkkkk "Em relação aos clientes: perceber a sua necessidade (deles) e ajudar na fluência do trabalho, direcionando para o que ele quer/precisa" Realmente, engraçado como alguns clientes me procuram mas parecem tímidos para expôr o que querem, e mais ainda nos ensaios. Mas isso está ficando muito mais simples agora, inclusive a MINHA timidez!


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2013, 12:35:30
Só pra exemplificar o que estamos falando. Um amigo é fotógrafo e formado em psicologia... (não que isso seja determinante, mas vem de encontro com o assunto).
Um dia uma moça ligou querendo marcar um ensaio pessoal, mas disse que era evangélica e queria uma coisa muito simples e recatada e tal. Ele marcou uma visita ao estúdio para ela conhecer e combinarem como seria o ensaio. Pois bem... com algum tempo de conversa, ele percebeu que ela era SUPER reprimida e foi dando liberdade e deixando ela falar... No fim das contas, fizeram ali, na hora, um ensaio sensual dos mais picantes que ele já fez. Ela ficou super realizada, disse que foi um dos melhores dias da vida dela e mesmo que ninguém nunca visse aquelas fotos, que ela tinha realizado um sonho...

Vai vendo... hehehehehe


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Agosto de 2013, 15:40:18
eu nao lembro onde eu vi, creio que tenha sido por aqui mesmo, que os grandes fotógrafos não tem diploma de fotografia e sim de outras áreas, Sebastião salgado por exemplo é formado em economia, ao meu ver o grande diferencial desses fotógrafos, que acaba sendo a identidade deles perante a foto, vem de outras experiências proporcionadas muitas vezes por outras áreas em que atuam ou atuaram, pois aqui mesmo no fórum temos exemplos de pessoas que dominam a parte técnica como se fosse da staff de engenharia da canon ou da nikon, mais na hora de se expressar tirando fotos, acaba não conseguindo passar o que desejava, querendo ou não no seu caso a psicologia e a fotografia estarão ligadas, mesmo que isso não esteja explicito, todo aprendizado ou experiência pela qual passamos acrescenta em nossas vidas, em nosso pensar, sendo ela boa ou ruim.

resumindo, continue no curso e leve a fotografia junto com você. espero ter conseguido me expressar.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2013, 06:37:46

eu nao lembro onde eu vi, creio que tenha sido por aqui mesmo, que os grandes fotógrafos não tem diploma de fotografia e sim de outras áreas, Sebastião salgado por exemplo é formado em economia...
E eu sou medico... Hahahahaha
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:49:48
E eu sou medico... Hahahahaha

O que quer dizer que ele vai aplicar o dinheiro dele melhor que você..
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:53:13
O que quer dizer que ele vai aplicar o dinheiro dele melhor que você..
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Tomei.... :hysterical:
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr