Prefiro entender que existe um mix de causas em relaçao ao limite da bagagem de mão: a primeira, e principal, já foi levantada por outros, Pope sobretudo: maior capacidade de carga paga transportada tem relação direta com menor limite do peso da bagagem de mão por passageiro, em outras palavras, motivação econômica. Nao tem como negar casos de exagero, citarei meu próprio exemplo: ano passado consegui embarcar com 16 kg de bagagem de mão (obviamente q nao foi pesada), mais o limite de 23 kg despachada. Nao fiquei de consciência pesada, pois a conferencia do peso total e balanceamento da aeronave é devidamente checada por aparelhos e responsáveis.. Nao tenho a menor dúvida que a companhia encherá o compartimento de carga paga até o talo quando houver o q ser transportado e que o limite de 5 kg por passageiro aumentará consideravelmente suas margens de lucro..
Em segundo e último teriamos a segurança como argumento/causa para justificar as restriçoes, pois os dirigentes das companhias nao são nada burros: acidentes, e no limite queda de avião, são prejuízos imensos, em valores e imagem da companhia, por isso obviamente levam em consideração a segurança, mas em um conjunto q envolve "n" elementos onde o peso é apenas um deles, apesar de importante. Se segurança fosse a fator que levou as restrições atuais, porque nao foram implementadas antes? Os acidentes que ocorreram em vôo ou quedas foram por acaso culpa do excesso de peso das bagagens de mão? Já vi inúmeros documentários sobre acidentes aéreos e nunca nenhuma menção a esse fator como causa. A proximidade da Copa de 2014 e a vinda de milhares de turistas acostumados com tais restrições, certamente será uma excelente oportunidade para aumentar marges de lucro das aéreas. O argumento segurança para justificar tais medidas é perfeito para justificar tais restrições.. Particularmente só me convenceria se visse estudos sérios mostrando que efetivamente um peso maior que 5 kgs traria risco de acidentes ou ao voo da aeronave.
Por fim, como a maioria, carrego todo meu equipamento de valor, camera, lentes e eletronicos, em uma bolsa soft e reforçada e nada de malas ou compartimentos compactos que chamem a atençao e/ou ocupem muito espaçao. Uma pochete robusta também pode acomodar lente, corpo (se nao for uma FF) e baterias e tem maior probabilidade de se passar batido na checagem de peso.. Se o peso total do avião for ultrapassado ou estiver no limite, muito provavelmente (espero) a companhia vai aliviar o peso a partir do compartimento de cargas pagas.. Mais uma curiosidade: seguindo a lógica do sobre peso da bagagem de mão, o que dizer do peso do passageiro? Tem companhia (nao me lembro de que país) que já sobretaxa obesos, o que me parece justo. E no Brasil onde mais de 51% já se encontram na categoria de sobre-peso tende a estimular no futuro companhias locais a adotarem medidas restritivas para tais passageiros.. Seria então mais uma medida de "segurança" para os vôos?