Autor Tópico: Excesso de Bagagem no Aviao. Alguem ja teve experiencia?  (Lida 5755 vezes)

cuzcuz12

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Online: 24 de Agosto de 2013, 10:05:02
Olá Pessoal, saudações!

Procurei no fórum e não achei nenhum post pertinente a minha dúvida.
Sou fotografo de casamento aqui em Curitiba e recentemente tenho viajado bastante em outras cidades para fazer Casamentos.

Tenho uma Maleta da ThinkTank Airport Security com 2 corpos, 5 lentes, 2 flashes e baterias. Totalizando uns 12kg. As dimensões da maleta estão ok para vôos domésticos e internacionais. O problema 'e o excesso de bagagem, que segundo as companhias aéreas são de 5kg.
 Viajei com esse Set umas três vezes e nunca deu problema (Campinas e SP capital). Recentemente, fui fazer um casamento em Londrina e na volta, o atendente pediu para eu pesasse ela e deu quase 13kg! :D  Aqui foi aquele stress. Pedi para chamar a gerente e mostrei para ela o que tinha na mala e que não podia despachar de jeito nenhum. Não sei se ela estava de bom humor no dia, mas resolvei deixar eu embarcar.

Gostaria de saber se alguém já teve experiências parecidas com isso. Há alguma dica ou recomendações?

Abraços e bom final de semana a todos.
Cheng


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:21:13
Cheng já passei por isso várias vezes.
Na verdade as cias aéreas deveriam sim restringir o excesso de peso e você deveria despachar o material por questão de segurança. Peso é uma importante questão de segurança para o Vôo. Na verdade chega a ser assustador saber que estão deixando embarcar bagagem de mão sem controle.
Bem, no meu caso eu acabei despachando várias vezes, há várias alternativas para isso. Meu único medo é deixar a mala da câmera na esteira de bagagem. Algumas Cias permitem que vc despache como carga delicada, o que ajuda muito. Então tem que verificar com a Cia quais as opções que eles têm para este tipo de carga.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:50:02
Realmente o gerente estava bem humorado pra te deixar embarcar com 12kg em bagagem de mão.
Nunca viajei com este peso em equipamento mas já me peguei pensando várias vezes como sairia dessa situação... porque vc ver o que fazem com a bagagem na esteira e no porão do avião é de dar medo até se levar roupa... quanto mais equipamento..rss
Tem umas maletas reforçadas, de metal, com espuma de alta densidade dentro... TALVEZ seja uma solução... mas teria que ter a opinião de alguém que já utiliza isso.
Abs.


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:51:44
despachar esse tipo de equipamento? nem a pau juvenal. 13kg não é nada.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:54:26
despachar esse tipo de equipamento? nem a pau juvenal. 13kg não é nada.

Sim... realmente.... 13kg não é nada... mas já tive que despachar bagagem com 8kg.
Se o vôo estiver lotado então, brecam mesmo.
Ahhh... das companhias nacionais, até agora a mais criteriosa que vi em relação a bagagem de mão foi a Avianca.

Abs.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2013, 10:55:12 por Paulo Arruda »


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:56:28
com 25 mil de lentes e corpos dentro? antes do trabalho? coragem...


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:58:01
com 25 mil de lentes e corpos dentro? antes do trabalho? coragem...

kkkk coragem mesmo.... mais fácil encontrar alguém da fila e dividir a bagagem... mesmo diante de pagamento....rsss é uma alternativa


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2013, 12:03:18
Sim... realmente.... 13kg não é nada... mas já tive que despachar bagagem com 8kg.
Se o vôo estiver lotado então, brecam mesmo.
Ahhh... das companhias nacionais, até agora a mais criteriosa que vi em relação a bagagem de mão foi a Avianca.

Abs.

Peso é muito sério.
Se todos os 140 passageiros de um avião médio levarem 8Kg a mais, o avião estará levantando mais de 1200Kg a mais do que estaria previsto pelo piloto. Fora a questão do balanço de carga, que é muito séria em uma aeronave. Em um vôo tudo é no limite. Há alguns anos eles tiveram que revisar a tabela média de peso de passageiros porque um avião caiu em decorrência de uma mudança de 4Kg na média de peso dos passageiros.
Podem ver que é muuuito sério. As estrangeiras costumam levar isso bem a sério mesmo, principalmente as européias.
Para despachar há alternativas, só precisa verificar com a Cia. Eu já despachei como carga delicada, ela é embarcada junto com cargas vivas ou com a equipe de vôo e é entregue no balcão, não na esteira.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2013, 12:43:43
Leo,

De 5 para 12 kilos não é o fim do mundo, tanto que várias empresas aumentam os limites de acordo com a classe e/ou porte de cartão "vip"

Essa questão do peso é meio relativo considerando que mesmo as pessoas tem grandes diferenças de peso entre elas e os assentos não são equilibrados pelo peso das pessoas que estão embarcando.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2013, 13:01:13
Putz...

Pessoal, existem regras e elas devem ser cumpridas!
E para a segurança dos senhores que elas existem!

Se numa turbulência forte o BIN acima da cabeça dos Srs. se abre e de lá cai uma mala de 13kg na cabeça de alguém... Imaginem o estrago?
Sem falar que esses compartimentos possuem restrição de peso, então não da para todo mundo entrar em 15kg de bagagem de mão...E esse é outro motivo para as empresas aéreas terem restrição quanto ao tamanho da bagagem de mão.

Não é porque são fotógrafos que não podemos compreender oque se passa em outras áreas , não é?

sri_canesh, sim, o peso é relativo, porém, a aeronave não pode exceder um limite determinado nem para pouco, nem para decolagem. Apesar de os assentos não serem equilibrados por peso, existe muito calculo a se fazer para peso e balanceamento de aeronave.
E não se tratando especificamente de passageiros, muitos acidentes fatais já aconteceram por balanceamento errado na aeronave.
Mais uma coisa, de 5 para 12kg é mais da metade do permitido. Quando se paga para embarcar com mais peso, ou quado o checkin permite ,não é algo trivial e isso é informado. Não é simplesmente vou entrar com qts quilos eu desejar porque não vai fazer diferença.

R$25.000,00 em equipamentos? Isso é pouco para o prejuízo que um incidente ou acidente pode provocar...


:ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


cuzcuz12

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2013, 23:52:19
Obrigado pessoal pelas observações e argumentos.
É, realmente com 13kg 'e complicado mesmo. Na próxima vez, vou ter que levar eles na mochila e despachar as coisas não essenciais, como ( pilhas, baterias , carregadores e etc). Se eu fizer isso, talvez fique com uns 6 a 7kg.
Alguns colegas recomendam levar uma câmera com lente no pescoço ou ombro. Assim já evita o risco de exceder o limite, caso eles pedirem para pesar.

Acredito que de 5kg para 13kg não 'e muita coisa. Isso 'e relativo. Se todos os passageiros excedessem o peso, tecnicamente ai sim haveria um problema seríssimo! Mas a realidade 'e que nem todo mundo leva 5kg na bagagem de mão. Tem muitos passageiros que vão de mochila com menos de 2kg; e há os que não levam nada. Alem disso, cada passageiro tem direito a 20kg, senão me engano, de bagagem despachada. Eu nem utilizo 50% disso. Então, tudo isso 'e relativo quando é questão de Segurança de vôo.

Eu ficaria feliz em pagar o excesso de bagagem tendo certeza que os meus equipamentos estarão seguros ate o destino final.





angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2013, 08:41:01
esse é o X da questão... basta ver o 'carinho' com que as malas despachadas são tratadas, sem falar que estamos na república das bananas, grandes chances da mala chegar bem mais leve ao destino, se é que me entende  :D

só despacho mala de roupa suja. notebook, câmera, eletrônicos só vão comigo na cabine.

de uns anos pra cá até andam perguntando se tem eletrônicos na bagagem despachada, deve ser p/ recomendar levar na cabine.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2013, 10:42:28
Em cada bin cabem 4 malas, cada bin suporta 40Kg com um limite de segurança se 2X e para ruptura 4X! Quatro malas de 13 kg, exagerando, ainda esta muito dentro do limite estrutural do compartimento!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


cuzcuz12

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2013, 16:08:33
Em cada bin cabem 4 malas, cada bin suporta 40Kg com um limite de segurança se 2X e para ruptura 4X! Quatro malas de 13 kg, exagerando, ainda esta muito dentro do limite estrutural do compartimento!

Sim Pope. É isso que eu acho também. Esta política das companhias aéreas em relacao a peso é muito subjetivo e vai do humor dos Atendentes.
Agora toda vez que for fazer um casamento em outras cidades, vou ter que me preocupar com isso. É f***a.

Mudando um pouquinho do assunto, curtir a sua assinatura "I don't ask what brand of underwear you wear, so why should I care what brand of camera you use?" kkkkkkkk Muito boa! ^^


cuzcuz12

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2013, 16:17:33
esse é o X da questão... basta ver o 'carinho' com que as malas despachadas são tratadas, sem falar que estamos na república das bananas, grandes chances da mala chegar bem mais leve ao destino, se é que me entende  :D

só despacho mala de roupa suja. notebook, câmera, eletrônicos só vão comigo na cabine.

de uns anos pra cá até andam perguntando se tem eletrônicos na bagagem despachada, deve ser p/ recomendar levar na cabine.

Sim Angus. Uma vez tive a mala despachada que foi aberta pela "alfandega" voltando para o Brasil. A principio tudo Ok. So em casa é que percebi que um dos carregadores de pilhas, contendo as pilhas, estavam faltando. Procurei, procurei e nao achei. Tenho certeza que tinha colocado na mala. Ai vem a duvida: Será que eu "esqueci" de colocar elas na mala ou ela "sumiu" durante a viajem? Ainda quero acreditar na primeira opcao. :D Mas 'e complicado isso.