Autor Tópico: Porque bons fotógrafos membros do MF repentinamente param de postar no fórum?  (Lida 9992 vezes)

amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.369
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Eu estou no fórum há 1 ano e meio e pra mim já é praticamente um vício.
Não passa um dia sequer que não venho olhar, ler, reler, dar um pitaco aqui outro acolá.. Só tenho a agradecer pelo pessoal que mantém o sistema no ar pois caso contrário, teria que encontrar outro lugar pra passar meu tempo livre

".... talvez praticando a fotografia?"  :ponder:  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.865
  • Sexo: Masculino
Eu estou no fórum há 1 ano e meio e pra mim já é praticamente um vício.
Não passa um dia sequer que não venho olhar, ler, reler, dar um pitaco aqui outro acolá.. Só tenho a agradecer pelo pessoal que mantém o sistema no ar pois caso contrário, teria que encontrar outro lugar pra passar meu tempo livre

".... talvez praticando a fotografia?:ponder:  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Era uma boa, né, Aldo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Relaxem, eu sou um bom fotógrafo e não deixei o MF, e nem pretendo. Fiquem tranquilos!

 :assobi: :assobi: :shock: :shock: :D :D :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Bruno Custódio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
  • Iniciando em uma área que gosto há algum tempo!
    • 500px
Concordo com a maioria. Acho que o ciclo de fóruns funciona exatamente assim.

E tem outra possibilidade. Os bons fotógrafos podem estar com o seu tempo escasso, né? Se for isso... ótimo!


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Obrigado lestevaos, realmente algumas discussões cansam a gente e dá vontade de sumir por um tempo. O ambiente virtual faz com que discussões sobre temas simples se tornem cansativas, um fala uma coisa e o outro fala outra coisa, cada um, independente da experiência que tenha, quer ter razão sempre, e isso cansa.

É exatamente assim que eu vejo. Todos têm razão na ideia macro, mas alguns detalhes não fecham e então se vão 3 ou 4 páginas de discussões extremamente desnecessárias.

Outra coisa que noto também é a falta de bom senso. O cidadão que nunca tira uma foto (ou que quando tira apresenta uma bela porcaria, com base nas técnicas) criticando o trabalho tecnicamente bem embasado de um colega que já está num estágio diferente.

Como exemplo, o colega é fotógrafo há anos, tira boas fotos (tecnicamente falando: utiliza corretamente a câmera, composição, luz etc) e recebe críticas de outro colega. Essas críticas são de tamanho nível de detalhismo e preciosismo que eu penso: "esse cara que tá criticando aí tem que fazer trabalhos de arte pra criticar com essa veemência!". Literalmente é o "faça o que eu digo, não faça o que eu faço". Porque, aliás, não poderia ser "faça o que eu faço", porque ele não faz nada. Nem trabalhos de arte nem fotos tão boas quanto as quais está criticando.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino

Outra coisa que noto também é a falta de bom senso. O cidadão que nunca tira uma foto (ou que quando tira apresenta uma bela porcaria, com base nas técnicas) criticando o trabalho tecnicamente bem embasado de um colega que já está num estágio diferente.


Você tocou em um ponto que eu sempre observei. Não é todo mundo, é claro... Mas vejo muita gente dando pitaco na foto dos outros, mas não vejo essa mesma pessoa aplicando os próprios pitacos em suas próprias fotos. Acho que, inclusive, esse assunto já foi discutido em alguns outros tópicos, mas isso nunca muda. Vejo também muita gente presa apenas na parte técnica da coisa, sem desenvolver muito o lado artístico, mas até aí, isso não é realmente um problema, visto que cada um leva a fotografia do jeito que lhe convém.

Outra coisa, é o que já citaram, a maioria das pessoas já começam apenas querendo saber de equipamento. Quantos tópicos não existem de pessoas que estão começando, já tem o que a princípio já seria o suficiente para desenvolver melhor suas técnicas, perguntando o que elas devem comprar? Muitas vezes nem elas sabem o que elas realmente precisam e estão procurando. Agora, quantos tópicos existem de pessoas que estão começando, perguntando o que ela deveria começar a estudar, ou alguma forma de treinar e etc?

E, tudo o que já foi citado pelos outros colegas, soma-se também a possível falta de tempo, não é todo mundo que tem tempo de ficar no fórum, eles provavelmente estão por aí, desenvolvendo suas técnicas, sua fotografia, enquanto na maioria do tempo, a gente fica aqui mais preocupado com o que a gente tem que comprar, do que com o que a gente vai fotografar. Percebam que eu coloquei "a gente" porque sei que me enquadro nesse grupo, as vezes, também. Ou como uns e outros, mais preocupados em procurar defeito na foto alheia do que melhorar a própria fotografia.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Ou como uns e outros, mais preocupados em procurar defeito na foto alheia do que melhorar a própria fotografia.

Dani, aqui vou discordar um pouquinho. Quando uma pessoa posta alguma foto, o que ela mais quer é comentários, seja críticas ou elogios. Muitas vezes (ou melhor, quase sempre) os "bons fotógrafos" não aparecem para comentar as fotos. Então o que vemos geralmente é os não tão bons (meu caso) ou pelo menos que não são tão conhecidos comentando as fotos.

Quem posta uma foto está a expondo e tem que entender que quem vai comentar pode ter muito conhecimento ou pouco, cabe a quem postou saber filtrar e entender. Acho o fim da picada neguinho postar foto e depois ficar aborrecido porque recebeu críticas de quem "sabe menos" do que ele ou então que o "crítico" não posta fotos maravilhosas como alguns.

Melhor os que sabem pouco e comentam as fotos dos colegas participando assim da dinâmica do fórum, do que os que sabem muito e não aparecem pra ajudar.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Dani, aqui vou discordar um pouquinho. Quando uma pessoa posta alguma foto, o que ela mais quer é comentários, seja críticas ou elogios. Muitas vezes (ou melhor, quase sempre) os "bons fotógrafos" não aparecem para comentar as fotos. Então o que vemos geralmente é os não tão bons (meu caso) ou pelo menos que não são tão conhecidos comentando as fotos.

Quem posta uma foto está a expondo e tem que entender que quem vai comentar pode ter muito conhecimento ou pouco, cabe a quem postou saber filtrar e entender. Acho o fim da picada neguinho postar foto e depois ficar aborrecido porque recebeu críticas de quem "sabe menos" do que ele ou então que o "crítico" não posta fotos maravilhosas como alguns.

Melhor os que sabem pouco e comentam as fotos dos colegas participando assim da dinâmica do fórum, do que os que sabem muito e não aparecem pra ajudar.

Sim, Ale, eu concordo com você. Quem posta uma foto, sabe que vai receber diversas críticas, eu mesma já postei fotos, recebi críticas e as recebi de bom grado, independente de quem tenha feito-as.
O que eu estou colocando em questão, não é o lado da pessoa que posta a foto, e sim da que critica. Você pode não ter anos de experiência em fotografia, mas eu parto do princípio de que quando você faz uma crítica a foto de alguém, você automaticamente as aplica nas tuas fotos, entende? E isso não faz parte do saber mais ou menos, de ser melhor ou pior, faz parte do bom senso, mesmo.
Inclusive eu vejo o fato de criticar fotos das outras pessoas até mesmo como um exercício para as tuas próprias fotografias, porque pelo menos na minha cabeça, se eu critico algo "x" na tua foto, eu vou passar a prestar mais atenção nesse "x" na hora em que eu for fotografar, sabe?


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Sim, Ale, eu concordo com você. Quem posta uma foto, sabe que vai receber diversas críticas, eu mesma já postei fotos, recebi críticas e as recebi de bom grado, independente de quem tenha feito-as.
O que eu estou colocando em questão, não é o lado da pessoa que posta a foto, e sim da que critica. Você pode não ter anos de experiência em fotografia, mas eu parto do princípio de que quando você faz uma crítica a foto de alguém, você automaticamente as aplica nas tuas fotos, entende? E isso não faz parte do saber mais ou menos, de ser melhor ou pior, faz parte do bom senso, mesmo.
Inclusive eu vejo o fato de criticar fotos das outras pessoas até mesmo como um exercício para as tuas próprias fotografias, porque pelo menos na minha cabeça, se eu critico algo "x" na tua foto, eu vou passar a prestar mais atenção nesse "x" na hora em que eu for fotografar, sabe?

Daniela,
Por vezes os que sabem menos criticam coisas que pode ajudar mesmo os que sabem mais. A crítica pode ser aceita ou não, mas é melhor tê-las.  Lembro q postei uma foto na galeria há umas semanas atrás e uns criticaram o "estouro", já outros gostaram. Isso deve acontecer com as fotos dos bons fotógrafos aqui do MF. Eu mesmo já critiquei a foto de bons fotógrafos daqui. Acredito que não devo ser tão bom qto eles para manifestar minha opinião.  :ok:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Daniela,
Por vezes os que sabem menos criticam coisas que pode ajudar mesmo os que sabem mais. A crítica pode ser aceita ou não, mas é melhor tê-las.  Lembro q postei uma foto na galeria há umas semanas atrás e uns criticaram o "estouro", já outros gostaram. Isso deve acontecer com as fotos dos bons fotógrafos aqui do MF. Eu mesmo já critiquei a foto de bons fotógrafos daqui. Acredito que não devo ser tão bom qto eles para manifestar minha opinião.  :ok:

Mas é exatamente isso que eu estou falando, Palmeida. Para criticar alguém, você não tem que levar em consideração o fato de ser "melhor" ou "pior" que a pessoa, saber mais ou saber menos, entende? Fotos postadas aqui, são e até devem ser criticadas por todos, desde os mais antigos na área até os mais novatos.
O que eu estou querendo dizer é que quando criticamos alguém, deveríamos aplicar essas mesmas críticas a nós mesmos.

Usando o fato que você citou como exemplo, seria mais ou menos assim: eu vou até a tua foto e digo que não gostei do estouro que teve, automaticamente eu deveria (pelo menos na minha concepção) aplicar essa crítica a mim mesmo e tomar cuidado para não ter nenhum estouro na minha foto, sabe?


Em tempo, só para explicar o que pode ter sido mal expressado no que eu falei, sou totalmente a favor de críticas, principalmente quando são feitas em algo que é postado em um lugar próprio para isso, tanto as críticas dos mais experientes, quanto as dos menos experientes, até porque... Eu mesma ainda sou bastante inexperiente.  :ok:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Realmente, Daniela e Alexandre. Há os dois lados da moeda. Aquele que critica sem muito embasamento e compreensão e aquele que posta foto só pra receber aplausos. Pra falar a verdade, essas coisas não me incomodam. Talvez já tenha me incomodado algum dia, quando eu não tinha uma compreensão mais clara desse universo de fórum. Não que seja o ambiente ideal para o desenvolvimento do nosso trabalho, mas continuo achando que tem seu beneficio. O ideal seria um ambiente mais reflexivo e menos "descritivo".  O ideal seria um local de discussão mais ampla e aprofundada sobre fotografia. Tem uns momentos que é até um pouquinho mais e outros menos. No geral, tirando alguns tópicos mais densos, trata-se de um local de lazer. O problema não está na plataforma mas num sistema ao qual estamos acostumados. Pensar é muito cansativo, dá trabalho, e nem todo mundo está disposto a fazê-lo. Quantas pessoas não vão ao cinema apenas para se divertirem? Quantas pessoas ouvem músicas superficiais apenas por lazer? Quantos artigos "divertidos" estão bombando na internet? E onde fica a arte, a reflexão dentro disso tudo? Ela "come"pelas beradas. Os cinemas alternativos, por exemplo, só sobrevivem nas metrópolis. Vá no supermercado numa cidade interiorana e veja o que se encontra nas prateleiras. E a publicidade? As vezes eu penso que a maioria dos publicitários estão rindo da nossa cara com tanta babaquice. Ou melhor, acho até que eles proprios são uns babacas e nem enxergam a merda que fazem. Então, na fotografia porque isso seria diferente? Isso aqui é apenas o espelho de um sitema falido. Não estou falando de falencia financeira mas de uma falencia de aprofudamento/relevancia. Com a fotografia isso não é diferente. Vejo muita gente dizendo que o ego do fotógrafo é muito inflado. Creio que seja mais uma questão de confusão, entrelace entre o que a pessoas é e sua fotografia. Não tem como dissociar uma coisa da outra. Então quando se critica a foto, o sujeito acaba "levando para o lado pessoal". Ora, quer coisa mais pessoal do que a maneira como você fotografa? O caminho é árduo, é conflitante, é cansativo e nem todo mundo está disposto a encará-lo. A maior parte das pessoas não têm nem base, nem maturidade pra isso. Esses dias vi uma entrevista com um músico que admiro mundo, Marcelo Camelo, e veja o que ele fala sobre o desenvolvimento dos sentidos: http://www.youtube.com/watch?v=7txLbIAW5NA (1:10-1:35). Em poucos segundos ele conseguiu resumir, com primor, o que é ser artista. E ele não está falando da boca pra fora não. Veja o flickr dele: http://www.flickr.com/photos/marcelocamelo/. Não digo que outro modelo de fotografia não seja possivel, mas qual é de fato a relevância disso para o autor e para aqueles que acompanham o seu trabalho? Resumindo, fazemos parte de um mundo no qual o desenvolvimento dos sentidos é coisa de vagabundo doidão. O fórum está dentro desse universo e tudo que rola aqui é apenas uma representação desse universo raso e pouco diverso, onde a maioria tenta abafar, conscientemente ou não, uma minoria relutante.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2013, 19:03:31 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Remonta à época de Jack - O Estripador - a máxima: vamos por partes.

Meu testemunho sobre o assunto em pauta tem diferentes respostas:

Não posto mais na galeria porque acho que não entendem o meu "processo" fotográfico. É difícil até e pode parecer pedante: eu tenho um caminho dentro da fotografia e minhas fotos refletem esse trilhar, esse caminho. É a parte mais importante, da qual as imagens são apenas o "instantâneo".
A crítica, por mais bem elaborada, sempre foca no resultado acabado "cortando" as conexões com o que veio antes e vai vir depois. E é lamentável a gente perceber que ninguém vê a sequencia de resultados como a expressão de um processo em andamento. Isso demandaria um grau de reflexão que ultrapassa a boa vontade e a disposição de muitos.

Tem um usuário - e quero usar ele como exemplo - cujo nick é sasaiterusumi, ou sasaitsurusimi, ou algo parecido. Quando o cara começou a frequentar a sala "Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia" o nível básico dele era aquém do principiante: e ele fez um progresso tão grande em tão pouco tempo que é coisa mesmo de se surpreender. Tanto tecnica quanto em termos de conteúdo. E é a pessoa que mais bem recebeu uma crítica minha sobre uma imagem que ele tinha produzido. E é ainda melhor poder observar o "caminho" que ele tem trilhado pra conseguir ampliar seu horizonte fotográfico e aprimorar sua técnica sem perder o fio da meada: aquilo que é seu, a expressão da sua personalidade através de cada imagem.

Sendo novato no forum - menos de dois anos- no começo fiz um grande esforço pra tentar ajudar e algumas vezes fui bem recebido e outras nem tanto. Hoje, eu escolho "à dedo" quem merece minha ajuda. Minha postura mudou e não foi de modo espontâneo: fui "educado" a selecionar as pessoas a quem devo ou não ajudar, criticar.

Hoje em dia eu paseio por aqui sem ter aquele compromisso que era uma coisa de fato impressionante: um compromisso de progredir andando junto, compartilhar o melhor do que a gente teve de aprendizado na área fotográfica, despertar o interesse e o senso de importância que merece ter a fotografia como meio de expressão artística e meio de contar uma "história", desses momentos raros em que a nossa história pessoal e a história que acontece diante da câmera cruzam seus caminhos...

O grosso da minha produção de imagem tem ido pra um forum de foto na Àustria, onde acho que tenho sido compreendido melhor e achado com quem conversar sobre fotografia, sobre o processo fotográfico. Alguma coisa ainda vem aparecer por aqui, mas sempre que posto uma foto faço isso esperando zero de feedback ou na melhor das hipóteses um  :ok:

Logo eu, que parava pra olhar por dez minutos ou mais uma foto e desconstruia a imagem tentando entender cada detalhe, rsrsrsrs

[]s,

RSalles

Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Penso exatamente como a Daniela: teus argumentos usados para criticar alguém têm de ser aplicados a ti também. Casa de ferreiro e espeto de pau?

Alexandre, o triste é que tu tá há alguns anos lendo livros, assistindo vídeos, palestras, viajando, tirando fotos e daí vem um cara que não sabe nada, absolutamente zero, e diz: "kra çua foto tah storada!!!11!". É complicado. Falta consciência para pensar... "peraí, eu sou novato nesse negócio, então vou tentar entender isso aí primeiro pra depois criticar". E é aí que o assunto chega na junção com a resposta do spiderman, que concordo, mas não coloco a "culpa" apenas na sociedade física, mas também na virtual. A distância física dá muita coragem aos internautas. Muita gente não falaria o que fala aqui no fórum se estivesse lado a lado com o colega numa saída fotográfica. Aqui no fórum derruba o cara e bate por todos os lados, mas pessoalmente é só sorrisos. Isso acontece não só em fóruns, mas nos espaços virtuais em geral. Costumo dizer que o ser humano se mostra o que realmente é em 3 lugares: na internet, no trânsito e na guerra. São nesses lugares que tu vê quem é quem.


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Daniela e Lestevaos,
A crítica independe do conhecimento da técnica. Caso contrário, jamais existiriam críticos de cinema, de gastronomia... O Ruben Ewald Filho critica a péssima atuação de Fulano não pq ele interpretaria melhor do que ele... Apenas emite a sua opinião sobre o assunto. Um enólogo não precisa fazer um excelente vinho  para criticar ... Apenas emite uma opinião. "Já pensou não poder falar mal de um jogador de futebol do seu time quando ele erra um lançamento?". A crítica nada mais é que uma opinião, pode ser ruim ou boa, aceita ou não.

RSalles e Spiderman,
Acredito que aqui no MF  tem 4 tipos de foristas;
1- Os que usam a cam no automático pq não sabem nada de técnica.
2- Os que já sabem os princípios técnicos mas continuam fazendo fotos não tão boas.
3- Os que conhecem a técnica e fazem fotos boas.
4- Os que vão além de "fotos boas" e já imprimem uma identidade ao seu trabalho.

A maioria dos foristas estão no nível 1 e 2 acima e menos de 0,5% estão no nível 4. Impossível cobrar o mesmo aprofundamento de conhecimento. No entanto, creio que seria muito proveitoso o pessoal do nível 4 tentar elevar o nível da discussão no MF. E é o q tenho visto por aqui... às vezes mais, às vezes menos.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Daniela e Lestevaos,
A crítica independe do conhecimento da técnica. Caso contrário, jamais existiriam críticos de cinema, de gastronomia... O Ruben Ewald Filho critica a péssima atuação de Fulano não pq ele interpretaria melhor do que ele... Apenas emite a sua opinião sobre o assunto. Um enólogo não precisa fazer um excelente vinho  para criticar ... Apenas emite uma opinião. "Já pensou não poder falar mal de um jogador de futebol do seu time quando ele erra um lançamento?". A crítica nada mais é que uma opinião, pode ser ruim ou boa, aceita ou não.

RSalles e Spiderman,
Acredito que aqui no MF  tem 4 tipos de foristas;
1- Os que usam a cam no automático pq não sabem nada de técnica.
2- Os que já sabem os princípios técnicos mas continuam fazendo fotos não tão boas.
3- Os que conhecem a técnica e fazem fotos boas.
4- Os que vão além de "fotos boas" e já imprimem uma identidade ao seu trabalho.

A maioria dos foristas estão no nível 1 e 2 acima e menos de 0,5% estão no nível 4. Impossível cobrar o mesmo aprofundamento de conhecimento. No entanto, creio que seria muito proveitoso o pessoal do nível 4 tentar elevar o nível da discussão no MF. E é o q tenho visto por aqui... às vezes mais, às vezes menos.

Cem por cento de acordo !  :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
O tempo passa o tempo voa...

Como foi posto no título, talvez engane um pouco o que acontece.

Não são só os experts que repentinamente param de postar. Todos passam por seus ciclos de interesse e dedicação que variam mesmo.

Mas claro que notamos mais a falta dos experts pois é natural querer ler a opinião deles.

E neste mix de veteranos x renovação vão caminhando os fóruns por aí.