Autor Tópico: Porque bons fotógrafos membros do MF repentinamente param de postar no fórum?  (Lida 9860 vezes)

Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Palmeida,
Isso faz todo sentido quando você é um crítico de cinema, no entanto não é um cineasta, ou um crítico musical e não é um músico. O que eu venho citando, é algo bastante específico, pois estamos falando do fórum em si, é algo que EU acho que deveria ser aplicado a qualquer pessoa, entende?
No entanto, eu entendo a tua colocação e opinião, e claro, respeito-a.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Daniela e Lestevaos,
A crítica independe do conhecimento da técnica. Caso contrário, jamais existiriam críticos de cinema, de gastronomia... O Ruben Ewald Filho critica a péssima atuação de Fulano não pq ele interpretaria melhor do que ele... Apenas emite a sua opinião sobre o assunto. Um enólogo não precisa fazer um excelente vinho  para criticar ... Apenas emite uma opinião. "Já pensou não poder falar mal de um jogador de futebol do seu time quando ele erra um lançamento?". A crítica nada mais é que uma opinião, pode ser ruim ou boa, aceita ou não.

RSalles e Spiderman,
Acredito que aqui no MF  tem 4 tipos de foristas;
1- Os que usam a cam no automático pq não sabem nada de técnica. :ok:
2- Os que já sabem os princípios técnicos mas continuam fazendo fotos não tão boas.
3- Os que conhecem a técnica e fazem fotos boas.
4- Os que vão além de "fotos boas" e já imprimem uma identidade ao seu trabalho.

A maioria dos foristas estão no nível 1 e 2 acima e menos de 0,5% estão no nível 4. Impossível cobrar o mesmo aprofundamento de conhecimento. No entanto, creio que seria muito proveitoso o pessoal do nível 4 tentar elevar o nível da discussão no MF. E é o q tenho visto por aqui... às vezes mais, às vezes menos.

Concordo plenamente com seu ponto de vista. Admiro pessoas que conseguem de maneira simples expor suas ideias para que todos os publicos consigam entender.
A proposito, me encaixo perfeitamente no grupo 2


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Palmeida, discordo e vou expor meus argumentos.

A crítica independe do conhecimento da técnica.

Se não for baseada na técnica, a crítica seria baseada em que, no gosto pessoal?

A crítica independe do conhecimento da técnica. Caso contrário, jamais existiriam críticos de cinema, de gastronomia... O Ruben Ewald Filho critica a péssima atuação de Fulano não pq ele interpretaria melhor do que ele... Apenas emite a sua opinião sobre o assunto.

O crítico de cinema e o fotógrafo (veja bem, fotógrafo, não crítico de fotografia) são casos totalmente diferentes.
O jornalista Ruben Ewald Filho estudou ou se aprimorou para a crítica de cinema, não para ser ator. O trabalho dele é esse mesmo, o de julgar e apontar, com base nos seus estudos, como tal ator está se saindo em determinado papel. Ele não precisa ser ator.
No fórum, como falei anteriormente, não se trata de crítica feita por crítico de fotografia, mas sim por fotógrafo e isso descaracteriza, para mim, a relação que fez com o caso do crítico de cinema.

Um enólogo não precisa fazer um excelente vinho  para criticar ... Apenas emite uma opinião.

No caso do enólogo já acho mais difícil a comparação, pois normalmente o enólogo não faz vinho sozinho, ele trabalha para uma empresa. Se você quiser usar o caso daquele enólogo que faz seu vinho sozinho no quintal de casa então acredito que deva se aplicar a mesma regra sim, afinal esse está no mesmo chão do criticado.

A crítica nada mais é que uma opinião, pode ser ruim ou boa, aceita ou não.

Eu acho que estamos falando de coisas diferentes, então. Com certeza uma opinião é uma crítica, mas apenas embasá-la no gosto pessoal não faz dela uma crítica sustentável.
Imagina se aqui no fórum deixássemos as explicações técnicas pelo gosto pessoal de cada um. "A Nikon é melhor". "A Canon é melhor". Eu diria: "Bom, isso é o que você acha, a sua opinião, agora me dê algum argumento técnico que comprove isso".
« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, 10:38:10 por lestevaos »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Gente, eu entendo essa frustração em relação aos comentários e críticas das seções específicas (Galeria e Corredor) mas, sinceramente, acho que isso passa longe de ser o motivo principal do pessoal parar de postar no fórum. Tem mais a ver mesmo com o fim do ciclo, coisa normal para um fórum.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Muita crítica ao fotógrafo e não a sua fotografia...


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Concordo plenamente com seu ponto de vista. Admiro pessoas que conseguem de maneira simples expor suas ideias para que todos os publicos consigam entender.
A proposito, me encaixo perfeitamente no grupo 2

Tb estou no mesmo nível q vc... Aspirando ao ponto 3. Tem problema não, uma hora a gente chega lá. :ok:

Lestevaos e Daniela,

Em uma coisa vamos concordar: pensamos diferentes! Rs. Ninguém está errado. O fato de pensarmos diferente acerca de algo subjetivo é normal e não faz um estar certo e outro errado. Cada um mostrou o seu pensamento para tentar convencer o outro, e isso já é o excelente (pelo menos pra mim). Se prolongarmos mais o debate,  desvirtuaremos o tópico. :ok:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
eu sou um eterno grupo 2 ! :D
Palmeida, 100% de acordo !  :ok:

ah!
Pontos de vista são pontos de vista,  mas de nada iria adiantar discutir se não houvesse um certo ou erro. Essa conversa de que os dois lados estão certos, nem sempre cola, até porque, se assim fosse, discussão não iria existir .  :ok:
« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, 12:28:25 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino

Em uma coisa vamos concordar: pensamos diferentes! Rs. Ninguém está errado. O fato de pensarmos diferente acerca de algo subjetivo é normal e não faz um estar certo e outro errado. Cada um mostrou o seu pensamento para tentar convencer o outro, e isso já é o excelente (pelo menos pra mim). Se prolongarmos mais o debate,  desvirtuaremos o tópico. :ok:

Exato!  :ok:


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Palmeida, apenas gostaria de saber a cerca de que se baseia a crítica, para você, uma vez que ela independe do conhecimento da técnica, como disse.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Conhecimento técnico todos podem ter.
Fazer uma boa foto não é apenas aplicar os conhecimentos técnicos, se assim fosse, seria fácil ser um bom fotógrafo...

Se eu ir agora no corredor polonês e abrir qualquer tópico lá eu posso discorrer sobre vários erros técnicos da foto em questão. Porque eu estou a analisar aquela foto sentado confortavelmente na minha cadeira....

Diferente é no momento de se tirar uma foto  ela sair impecável com a técnica correta e com aquele bom enquadramento.

São feelings diferentes. Um não anula o outro.

E uma das razões pelas quais deixei de colocar foto no corredor polonês é que eu adoro foto sub, com contraste e bem saturada.
Gosto também de enquadramento fechado e as vezes uns cortes... vai fazer o pessoal da foto crítica entender isso?! :D

Oque quero dizer é que não vale somente analisar uma foto seguindo a risca oque diz todas as técnicas, tem que levar em consideração oque o fotógrafo quis passar. Se ele passou aquilo que quis oque importa a foto estar assim ou assado não é?! Ai sim eu concordo com a frase "Casa de ferreiro espeto de pau".

Enfim, é por ai... ou não! :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Gente, eu entendo essa frustração em relação aos comentários e críticas das seções específicas (Galeria e Corredor) mas, sinceramente, acho que isso passa longe de ser o motivo principal do pessoal parar de postar no fórum. Tem mais a ver mesmo com o fim do ciclo, coisa normal para um fórum.

Plenamente de acordo.

A própria vida é um grande ciclo. Nascemos, crescemos, aprendemos algumas coisas, envelhecemos e morremos. Dentro deste grande ciclo, vários outros se iniciam e se encerram ao longo da vida. Trabalhamos em determinada empresa durante anos, e por alguma razão, ou qualquer razão, um dia saimos de lá e vamos trabalhar em outra. O ciclo da primeira se encerrou e abriu-se um novo, na segunda. Nas relações pessoais também é assim. No próprio casamento é assim, e muitas vezes os divórcios acontecem pelo fato de um dos dois (ou os dois) não perceberem que é assim mesmo. Tudo é cíclico. Não dá pra ser feliz 100% do tempo mas nem por isto vamos acabar com o casamento.
Aqui no forum isto também se aplica. O cara veio aqui, discutiu, concordou, discordou e agora não tem mais saco para ficar respondendo porque na opinião dele uma 85mm é melhor ou pior que uma 50mm, se vale a pena, se não vale. Acabou. Ele saturou. Vai respirar novos ares. Normal. Absolutamente normal. Sentimos falta, mas é assim mesmo, e temos que lidar com isto. O tsouto também deu uma sumida e pra mim ele era ativo e tinha prazer em fazer os reviews, postar no youtube, etc. Mas deve estar cuidando da vida dele e provavelmente algum outro ciclo se abriu por lá.
Vamos tocar o barco que daqui a pouco novos colaboradores aparecerão.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
O tsouto também deu uma sumida e pra mim ele era ativo e tinha prazer em fazer os reviews, postar no youtube, etc. Mas deve estar cuidando da vida dele e provavelmente algum outro ciclo se abriu por lá.

Sumiu nada! Aqui mais um review dele: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=91363


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Acho que não tem muito a ver com o tópico, mas é papo furado, então lá vai

técnica e equipamento são importantes na fotografia? Sim !!
Mas como alguém já falou, quanto mais simples for, melhor.
Então, EU acredito que no final das contas, uma foto (antes de ser tecnicamente boa) ela precisa atrair no primeiro olhar literalmente. Você não pode ficar muito tempo detido na frente de uma foto, analisando, analisando.
Sou da área técnica e os números estão no meu DNA. Para a esmagadora população, a fotografia é:  "gostei  :ok: - não gostei  :no: ou em última instância  :ponder:" então, procuro levar isso pra minha "fotografia", mostrar o resultado para meu filho, minha esposa, meus amigos "na hora tu sente se o cara gostou ou não", não importa o tempo que tu ficou planejando, executando e pós produzindo uma imagem, o que conta é aquela fração de segundo que o cara bate o olho.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Pra ver como é complicado dizer um A num fórum.

Quando falei sobre o embasamento necessário para a crítica lá em cima eu me referia ao conhecimento geral da fotografia, não especificamente das técnicas, mas sim, ter algum conhecimento, não ser nulo naquilo e apenas expressar o "gostei" ou "não gostei". Desde a parte técnica propriamente dita (do uso correto dos equipamentos) até a parte artística (que pode ser bastante subjetiva, mas que ao mesmo tempo existem algumas regras pra guiar) pra mim são importantes, do contrário alguém vai pegar um retrato feito pelo Sebastião Salgado e vai dizer "isso tá uma bela de uma m_rda".

Enfim, muita subjetividade pra um só assunto. Aliás, talvez seja por isso que se discuta tanto dado técnico por aqui e pouca arte, pois pelo menos na área técnica se consegue chegar a um consenso (e olha que também é difícil!), já que quando o assunto chega na parte artística viramos todos escravos da interpretação.


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Então, EU acredito que no final das contas, uma foto (antes de ser tecnicamente boa) ela precisa atrair no primeiro olhar literalmente. Você não pode ficar muito tempo detido na frente de uma foto, analisando, analisando.
Para a esmagadora população, a fotografia é:  "gostei  :ok: - não gostei  :no: ou em última instância  :ponder:" então, procuro levar isso pra minha "fotografia", mostrar o resultado para meu filho, minha esposa, meus amigos "na hora tu sente se o cara gostou ou não", não importa o tempo que tu ficou planejando, executando e pós produzindo uma imagem, o que conta é aquela fração de segundo que o cara bate o olho.
:ok:
Aldo concordo completamente...
E engraçado como as vezes vc detestou uma foto e quando mostra pra alguem o olho ate brilha e vc fica ate sem entender...
 :hysterical: