Autor Tópico: Porque bons fotógrafos membros do MF repentinamente param de postar no fórum?  (Lida 9847 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Para a esmagadora população, a fotografia é:  "gostei  :ok: - não gostei  :no: ou em última instância  :ponder:" então, procuro levar isso pra minha "fotografia", mostrar o resultado para meu filho, minha esposa, meus amigos "na hora tu sente se o cara gostou ou não", não importa o tempo que tu ficou planejando, executando e pós produzindo uma imagem, o que conta é aquela fração de segundo que o cara bate o olho.

Perfeito.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem

E engraçado como as vezes vc detestou uma foto e quando mostra pra alguem o olho ate brilha e vc fica ate sem entender...


Nildes,
Esse ponto até que é fácil de entender, pois nós que estamos mais envolvidos nesse mundo da fotografia, estudamos, lemos, temos essa quase obrigação de produzir uma boa foto, e muitas vezes pra nós não está boa mas para para uma pessoa "comum" ela simplesmente gostou.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
eu quando olho uma foto nem reparo na técnica, resume bem em gostei e não gostei, pra mim estar boa tecnicamente não é requisito pra estar agradável, é um caminho, mas oq me interessa eh o resultado, se ficar uma porcaria e estiver dentro da regra vai continuar sendo uma porcaria.

Sei uma coisinha ou outra mas to junto com essa esmagadora maioria. heueheuheue


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Palmeida, apenas gostaria de saber a cerca de que se baseia a crítica, para você, uma vez que ela independe do conhecimento da técnica, como disse.


Lestevaos,

O pessoal aqui já falou bem, mas vou citar um exemplo particular. Minha esposa só fotografa no automático, e por mais que eu a ensine como segurar uma DSLR, ela o faz como se uma compacta fosse (vai entender  :shock:). Simplificando, ela só tira foto mesmo com celular. Mas quando a mostro uma foto, ela me diz : essa foto tá muito escura (e não subexposta), essas cores estão muito fortes, isso aqui não devia estar embaçado... e por aí vai...

Que conhecimento da técnica ela tem? Quase nada!
Qual o peso da crítica dela pra mim? Enorme! Pq ela me faz olhar de novo e por vezes, não poucas, ela está certa.

E as coisas são assim.

 Qndo digo pra alguém que o sushi de tal restaurante é ruim, não me mandam ir fazer um pra provar que sei do que estou falando. Com a foto é a mesma coisa. Caso contrário, jamais poderia opinar nas fotos do dimigobo, lordakner, oliberal, luiz l., pope.... E Mais alguns outros que admiro o trabalho. Reconheço que estou MUITO distante do conhecimento fotográfico deles, mas se vejo algo que não gosto, eu digo. Se eles acharem que falei bobagem, é só ignorar. No meu caso, prefiro que alguém fale besteira da minha foto ao visitante q sai do meu tópico na galeria sem comentar. Se um forista fala besteira, no mínimo, incita o debate.

É como penso. Não estou mais certo do que vc. :ok:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Eu nem ia postar nesse tópico, mas... o dedo coça. rsrs

Deixei de postar na 'Galeria' a muito tempo, basicamente por duas razões.
Sempre fui muito afeto à crítica. Gosto dela e acho-a uma amiga, como bem fala a colega Elis Luna. Acontece que pararam de fazer críticas nas minhas fotos. Eu até pedia ela, mas o pessoal passou só a elogiar. Assim, a 'Galeria' perdeu função, PARA MIM.
A outra é que estou trabalhando muito e tendo pouca oportunidade de fotografar motivos fora da minha família. Basicamente estou fotografando minhas filhas e elas não exponho na rede.

Pra ver como é complicado dizer um A num fórum.

Quando falei sobre o embasamento necessário para a crítica lá em cima eu me referia ao conhecimento geral da fotografia, não especificamente das técnicas, mas sim, ter algum conhecimento, não ser nulo naquilo e apenas expressar o "gostei" ou "não gostei". Desde a parte técnica propriamente dita (do uso correto dos equipamentos) até a parte artística (que pode ser bastante subjetiva, mas que ao mesmo tempo existem algumas regras pra guiar) pra mim são importantes, do contrário alguém vai pegar um retrato feito pelo Sebastião Salgado e vai dizer "isso tá uma bela de uma m_rda".

Enfim, muita subjetividade pra um só assunto. Aliás, talvez seja por isso que se discuta tanto dado técnico por aqui e pouca arte, pois pelo menos na área técnica se consegue chegar a um consenso (e olha que também é difícil!), já que quando o assunto chega na parte artística viramos todos escravos da interpretação.

lestevaos, uma crítica (ou opinião, seria melhor definida aqui) na base do "gostei' ou "não gostei", PARA MIM é tão bem vinda quando críticas profundamente embasadas em técnica e estética.
Isso pq nossa fotografia, depois de produzida e divulgada, não nos pertence mais, no sentido de poder alcançar locais e pessoas que jamais planejaríamos chegar. Nesse sentido uma massa critica de opiniões do tipo "gostei"/"não gostei' nos dá um termômetro de como nossa fotografia será recebida pelo observador médio, afinal não produzimos apenas para entendidos e iniciados no intrincado mundo da fotografia. Isso pode ser um bom indicativo, para aqueles que precisam desse norte, de como nossa fotografia pode fazer "sucesso" entre um público de pessoas que não conhecem as técnicas fotográficas, p. ex., potenciais clientes.

Então, minha opinião é que, tanto a crítica embasada quanto o gostei/não gostei tem sua função. Basta saber filtrar.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Palmeira e Hyde não eh a toa que sempre dou um  :ok: nos comentários de vcs...


Luiz L.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Muita crítica ao fotógrafo e não a sua fotografia...
x2


... depois de produzida e divulgada, não nos pertence mais, no sentido de poder alcançar locais e pessoas que jamais planejaríamos chegar. Nesse sentido uma massa critica de opiniões do tipo "gostei"/"não gostei' nos dá um termômetro de como nossa fotografia será recebida pelo observador médio, afinal não produzimos apenas para entendidos e iniciados no intrincado mundo da fotografia. Isso pode ser um bom indicativo, para aqueles que precisam desse norte, de como nossa fotografia pode fazer "sucesso" entre um público de pessoas que não conhecem as técnicas fotográficas, p. ex., potenciais clientes.

Então, minha opinião é que, tanto a crítica embasada quanto o gostei/não gostei tem sua função. Basta saber filtrar.  :ok:
x2



Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
voltando Luiz?


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Luiz dando as caras...  :D :D :D  :clap: :clap: :clap: :clap:

Não se preocupem.. ainda estou por aqui.  :assobi: :assobi: :assobi:

Gente, uma coisa, gosto não se discute, lamenta-se.  :ok:
Quanto a questão de conhecimento técnico, Picasso disse no final de sua vida: "demorei 80 anos para aprender a pintar como uma criança de 5 anos" (o número de anos não me lembro se forma 80 que disse, mas era a dezena da idade que ele tinha na época.)  :ok:


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
OPs, achei a frase original.  :D

"Quando eu tinha 15 anos sabia desenhar como Rafael, mas precisei uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças"
Pablo Picasso


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
capaz, eu nem desenho tbm assim








 :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Pensando assim eu era desenhista projetista e não sabia... O Kia Soul eu desenhava igualzinho quando eu tinha 5 anos (com seis riscos e duas bolinhas de perfil... Kkkkkk). E olha que isso faz quarenta anos!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Eu ando meio sumido por falta de tempo mesmo! Mas adoro esse fórum e não largo de jeito nenhum.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Se os bons fotógrafos tiverem saco pra ajudar os iniciantes, novatos e sedentos de aprendizagem, ótimo  :ok:. Agora se for só pra 'corujar'  :ponder:


wollinger

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
Os bons fotógrafos e até os "ma ô menos" e, os ruins também, vão se afastando gradativamente, pois isso é um ciclo normal, como já citou um usuário anteriromente.

Não que eu seja um bom fotógrafo, mas naturalmente fui me interessando por outro tipo de abordagem e me afastei dos fóruns.

Quando comecei a frequentar alguns fóruns há alguns anos atrás, cheguei a cometer a idiotice/babaquice de entrar na onda de postar coisas em locais como "corredor polonês" ou aguardar "dicas e opiniões" sobre a qualidade das fotos etc.

Como - GRAÇAS A DEUS - tomei uma vacina contra a linha de fotografia que tenta (em vão) perseguir a falsa perfeição, como a fotografia de publicidade, still etc, me tornei um fotógrafo muito mais feliz e completo.

Quando vi sandices (não necessariamente aqui) do tipo um usuário dizendo que "agora que lançaram a Leica Monochrome" vou poder, comprando a mesma,  compensar a "horrível qualidade de minha Leica M9" nas fotos com ISO a partir de 1600 (!!). "Então, usarei a minha outra Leica M6 só de manhã, minhas Rolleiflex à tarde e minhas três Nikons à noite" vi que o bicho pega nessa "febre de equipamentos" hehehehe...

Enfim, as pessoas param de falar sobre fotografia e só falam sobre equipamentos.

Não que seja errado falar sobre equipamentos - é necessário. Inclusive, geralmente só entro nos foruns para tirar alguma dúvida específica sobre isto. Mas este assunto não deveria estar no primeiro plano. Eu já fui muito mais "crente" de que o equipamento faz o fotógrafo. Mas essa regra não funciona na prática. Funciona mais a leitura de livros teóricos sobre fotografia, arte, música etc.
Inclusive, me lembro de gente muito boa e com muito a ensinar, como o Rodrigo do Câmera Obscura, falando às paredes ou "pregando no deserto" aqui no fórum.

Então, quem gosta de fotografia, parte pra outros lados.

Prefiro mil vezes as fotos daquele velhinho "andrajoso" com disseram sobre ele na internet (Miroslav Tichý) do que as fotos de chatos de galocha (que com ares de artista numeram suas "obras") e que buscam a "nitidez perfeita" ou que fazem ampliações "fine art" de R$ 3.000,00 pra colocar na parede da sala de alguma dondóca e que, no fim das constas, nem liga pra fotografia.

Inclusive fazia tempo que não postava nada e entrei só aleatoriamente por aqui, procurando uma dado específico. Mas vi o post e resolvi dar um "pitaco".

Desculpe se ofendi alguém, não foi esta a intenção.
Abraços.