Autor Tópico: Como tem aumentado o roubo de equipamentos fotográficos.  (Lida 6051 vezes)

ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #15 Online: 06 de Janeiro de 2014, 18:42:29
A diferença que eu notei que é os roubos com violência são sim incrivelmente mais raros que aqui. Em Roma eu perguntei sobre a possibilidade de ser assaltado e várias pessoas me olhavam com cara assustada e respondiam que claro que não. Lá o grande problema urbano são os batedores de carteiras. Aqui isso já é uma arte perdida, pra que ficar desenvolvendo técnicas de furto se você pode enfiar uma arma na cara do cidadão e pegar tudo?

Mas pelo menos na Europa Central e Ocidental o grande problema é o furto. Dentro do elevador da torre Eiffel tem um aviso para ter cuidado com os batedores de carteira!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 06 de Janeiro de 2014, 18:52:01
Não é só no Brasil não, me parece que é em várias partes do mundo todo. Com a popularização das DSLR, os ladrões crescem o olho. Eu morei um tempo nos EUA, e lá o pessoal que rouba conhece não só as marcas das câmeras, como também as marcas de bolsas e mochilas de câmeras. As pessoas recomendavam arrancar as etiquetas de mochilas de marcas mais conhecidas, como a Lowepro, pra chamar menos a atenção dos ladrões.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Janeiro de 2014, 19:33:02
Bolsa de foto ou câmera no pescoço só em excursão ou passeio em veículo... No resto mochilinha bem safada...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #18 Online: 06 de Janeiro de 2014, 21:29:38
Bolsa de foto ou câmera no pescoço só em excursão ou passeio em veículo... No resto mochilinha bem safada...

Sem sacanagem, já cheguei a carregar a câmera em uma sacolinha de supermercado. Gato escaldado...
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #19 Online: 06 de Janeiro de 2014, 21:46:31
Um amigo meu teve sua 60D furtada em um restaurante de Londres. Não teve nenhum tipo de respaldo do lugar e nem das autoridades.
Foi tratado meio no esquema: quem mandou bobear?  :aua:

Como os amigos já disseram, o problema maior aqui no Brasil é a violência. Furto tem no mundo todo.


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #20 Online: 07 de Janeiro de 2014, 10:31:35
Eu tenho seguro desde a primeira câmera ... mesmo não costumando sair com ela.
Lendo e conversando, vejo um aumento muito grande no furto, que na maioria das vezes podia ser evitado.

Veja, não estou criticando ninguém ... mas vejo muita gente que perdeu equipamento de bobeira.
Deixou dentro do carro, deixou em sala, deixou até na mala (como o amigo disse), dentro do Hotel.

Eu não deixaria 15 mil em equipamentos no quarto do Hotel, mesmo na mala trancada.
A grande maioria dos hotéis tem a possibilidade de deixar objetos de valor com eles, para 15 mil podia ser uma boa opção.

Mas os marginais estão sim mais atentos as câmeras ...
Cabe a nós evitar ao máximo as bobeiras, para não perder equipamento.
Deixar dentro do carro jamais, até porque se deixar, nem mesmo o seguro cobre isso.
[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 07 de Janeiro de 2014, 11:17:06
É uma rotina para mim: quarto de hotel tem que ter cofre, já reservo vendo isso. Removo a lente e coloco pelo menos o corpo e o MacBook no cofre. Aí saio.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 07 de Janeiro de 2014, 11:26:26
Um amigo meu teve sua 60D furtada em um restaurante de Londres. Não teve nenhum tipo de respaldo do lugar e nem das autoridades.

Como turistas são visitantes temporários e nunca estarão no lugar para a audiência do gatuno, caso ele seja pego, nem tampouco caso o equipamento seja recuperado mais tarde, as autoridades se adequam à essa realidade: não adianta perder tempo. É como em Orlando, FL, onde os ladrões oportunistas vêem os carros de aluguel e roubam as compras e o GPS se deixado no suporte: se pegos, não serão processados pq a vítima não estará lá para a audiência.

Infelizmente turista reclamando do país em delegacia é algo que não acontece só aqui não. Por isso eu ando lá fora como se estivesse andando no Rio: só ter mais atenção. Mala em quarto ou câmera/bolsa pendurada na cadeira do restaurante é algo altamente arriscado...  :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #23 Online: 10 de Janeiro de 2014, 12:26:41
Fui assaltado em Maceió, em 10/12/2013, às 18:40, a mão armada, a um quarteirão da praia de Ponta Verde, próximo do calçadão lotado, a 10 ou 20 metros de dois hotéis grandes. Levou minha Canon T3, lente Canon 55 - 250 mm IS II, bolsa, pequeno tripé e 4 filtros (polarizador, close up, densidade neutra gradual e UV). Nordeste com dslr, nunca mais. Em um ou outro local a que pretendo ir na região, somente com uma pequena compacta!

Nordeste nunca mais???

Tu esculhamba uma região inteira do país pq tu foi assaltado?? É isso mesmo???????

Bicho, o país todo tá lascado em segurança pública.
Já vi relatos aqui no MF de perigo para fotógrafos de norte a sul do país. Roubo e furto em SP (interior e capital), RJ (interior e capital), RS (interior e capital), PR (interior e capital), MG (interior e capital), BA (capital), PA (interior), etc... Acho que sua generalização contra todo uma região deva estar imbuída de seu sentimento de impotência e frustração pela perda de seu equipamento (é natural), mas cuidado com o que fala.

Eu moro em Salvador. Sempre saí abarrotado de equipamento, tripé visível e mochila gigante e nunca, jamais tive algum problema mais sério. Não tenho segurança particular e nem ando em grandes grupos. Mas tb não dou mole.

Espero que possa recuperar seu equipamento, caso não tenha feito seguro dele.
Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 10 de Janeiro de 2014, 12:36:21
Nordeste nunca mais???

Tu esculhamba uma região inteira do país pq tu foi assaltado?? É isso mesmo???????

Bicho, o país todo tá lascado em segurança pública.


Pois é, já andei um monte pelo Brasil, incluindo duas viagens de carro daqui de Blumenau até o Nordeste e o único lugar em que fui assaltado foi.... na "loira" Blumenau. Não me senti mais em perigo do que em outros lugares do Brasil.

Minha única "reclamação" do Nordeste é que como sou descendente de alemães quando vou pra lá o pessoal acha que sou Europeu mas o meu bol$o é o mais tupiniquim possível  :hysterical: :hysterical:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #25 Online: 10 de Janeiro de 2014, 17:20:33
Pois é, já andei um monte pelo Brasil, incluindo duas viagens de carro daqui de Blumenau até o Nordeste e o único lugar em que fui assaltado foi.... na "loira" Blumenau. Não me senti mais em perigo do que em outros lugares do Brasil.

Minha única "reclamação" do Nordeste é que como sou descendente de alemães quando vou pra lá o pessoal acha que sou Europeu mas o meu bol$o é o mais tupiniquim possível  :hysterical: :hysterical:

Aqui é assim mesmo. Quando vou para pontos turísticos e vou comprar uma água de coco, p. ex:, já pergunto logo qual o preço para soteropolitano.
O ruim é que eles não dão desconto... rsrsrs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 12 de Janeiro de 2014, 10:43:37
Na verdade eu acho que ser assaltado depende da sorte e também não marcar bobeira, Graças a Deus nunca fui assaltado e olha que já fotografei até na cracolândia sem segurança com uns 10 contos de equipamentos.

Um amigo foi furtado recentemente na área de imprensa do autódromo de Interlagos e outro foi furtado na área vip da maratona de São Paulo e estava cheio de policial, outro quando ia colocar o carro na garagem levaram o carro dele com tudo dentro até o material que ele havia fotografado.

Então não depende de região ou país e sim de sorte!!!
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


Gorodrify

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #27 Online: 27 de Janeiro de 2014, 01:46:25
Sem sacanagem, já cheguei a carregar a câmera em uma sacolinha de supermercado. Gato escaldado...

Idem, se você tá com mochila e não tá com uniforme de escola, certamente receberá olhares de marginais... Mochilas são muito visadas por bandidos, eu evito ao máximo usar mochila, só se for algo muito usado. Fora isso só uso sacolas, até de supermercado mesmo.

Na verdade eu acho que ser assaltado depende da sorte e também não marcar bobeira, Graças a Deus nunca fui assaltado e olha que já fotografei até na cracolândia sem segurança com uns 10 contos de equipamentos.

Um amigo foi furtado recentemente na área de imprensa do autódromo de Interlagos e outro foi furtado na área vip da maratona de São Paulo e estava cheio de policial, outro quando ia colocar o carro na garagem levaram o carro dele com tudo dentro até o material que ele havia fotografado.

Então não depende de região ou país e sim de sorte!!!

É questão de sorte mesmo. Eu moro no Rio de Janeiro e acredita que NUNCA vi um assalto? Sim, nunca fui assaltado e nem sequer presenciei um assalto na vida. Acho que sou o carioca mais sortudo que tem. hehe
Mas mesmo com essa sorte toda, me previno ao máximo.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2014, 01:49:46 por Gorodrify »