Autor Tópico: Como tem aumentado o roubo de equipamentos fotográficos.  (Lida 6015 vezes)

RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Agosto de 2013, 18:44:27
Pessoal, estava fotografando hj, e conversando com alguns fotógrafos que la estavam, 2 me relataram que tiveram equipamentos roubados  a mão armada, inclusive um disse que foi roubado na porta de casa quando chegava de um evento, os assaltantes pediram a mochila com o equipamento, então chegamos a conclusão que poderia ser alguém que já conhecia sua rotina que passou a dica.

Com certeza quem rouba equipamento desse porte é por encomenda, pois a maioria dos ladrões não tem ideia de quanto vale esses equipamentos.

Fico revoltado com essas pessoas que compram equipamento roubado!!!   >:( >:( >:(
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2013, 19:45:25
as vezes o comprador nem sabe, no ml aparece vários equipamentos com o preço bem baixo, quando eu to procurando alguma coisa la e vejo um equip. assim sempre peço pro cara postar uma foto com o serial, com o serial da pra dar uma olhadinha no google, vai q alguém foi roubado e postou em algum lugar o serial, das 3 vezes q eu pedi dois fecharam o anuncio e 1 postou uma foto desfocada q não dava pra ler :/

mas a maioria nem se da o trabalho, se acha barato vai la e compra. E se tem procura vai sempre ter alguém ofertando


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2013, 20:49:38
E eu acho que os ladrões, cada vez mais tem uma noção maior de que os equipamentos fotográficos valem uma certa grana, sim. Claro que existem casos e casos, mas acho que a maioria está mais esperto nesse sentido, e como muitos não deve saber distinguir muito bem as marcas e modelos, eles devem avaliar pelo tamanho, porque pra quem não conhece, quanto maior o equipamento, lentes e etc, mais caro parece.

Sem contar também que dependendo da pessoa que está comprando, talvez ela nem pense na possibilidade e nem tenha a malícia de achar que o equipamento é roubado, assim como devem existir pessoas que até saibam que é roubado, mas mesmo assim tenta se dar bem.


hugodanielf

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
  • Sexo: Masculino
    • Hugo Daniel Fotografia
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2013, 08:24:15
infelizmente para quem tem equipamentos que custam um carro popular "zero", tem que ter seguro... não da pra arriscar... é a realidade brasileira, pague por segurança.

E uma outra realidade, é a de pessoas que compram esses equipamentos.... é logico que sabem que é roubado!!!!! Não tem desculpa, qualquer pessoal que se interesse por uma 85mm 1.2 L, sabe que vai ter que desembolsar no minimo 5.000,00, por uma usada, se vc acha um anuncio, com valor menor, ou até mesmo maiores, e não tem o interesse de consultar o serial dela, é no minimo suspeito.

Eu tenho seguro de tudo que eu tenho, pelo menos aqui em BH, graças a Deus, ainda não tive problemas com roubo.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2013, 08:55:21
as vezes o comprador nem sabe, no ml aparece vários equipamentos com o preço bem baixo, quando eu to procurando alguma coisa la e vejo um equip. assim sempre peço pro cara postar uma foto com o serial, com o serial da pra dar uma olhadinha no google, vai q alguém foi roubado e postou em algum lugar o serial, das 3 vezes q eu pedi dois fecharam o anuncio e 1 postou uma foto desfocada q não dava pra ler :/

mas a maioria nem se da o trabalho, se acha barato vai la e compra. E se tem procura vai sempre ter alguém ofertando

Olha aí uma boa dica para os moderadores pensarem em adotar, para os classificados do forum.

Qualquer pessoa para anunciar qualquer equipamento, OBRIGATORIAMENTE teria que colocar o serial do mesmo. É garantia para quem está vendendo e para quem está comprando, e o forum estaria ainda colaborando para evitar que tivessemos gatunos por aqui.

Fica a sugestão.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2013, 09:06:12
Olha aí uma boa dica para os moderadores pensarem em adotar, para os classificados do forum.

Qualquer pessoa para anunciar qualquer equipamento, OBRIGATORIAMENTE teria que colocar o serial do mesmo. É garantia para quem está vendendo e para quem está comprando, e o forum estaria ainda colaborando para evitar que tivessemos gatunos por aqui.

Fica a sugestão.

Boa sugestão!!!
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2013, 13:23:33
Está aumentando bastante sim, não só o número de roubos como o de furtos de equipamento também.
No dia em que eu comprei minha 5D Mark 2 fui testá-la na beira da praia e dois marginais quando viram a câmera começaram a caminhar na minha direção. Como eu estava armado e tinha certeza de que seria vítima dos malacos coloquei eles para correr. Ainda bem que correram porque, do contrário, neste momento, estariam no céu.

Abraços,

Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2013, 17:58:22
Está aumentando bastante sim, não só o número de roubos como o de furtos de equipamento também.
No dia em que eu comprei minha 5D Mark 2 fui testá-la na beira da praia e dois marginais quando viram a câmera começaram a caminhar na minha direção. Como eu estava armado e tinha certeza de que seria vítima dos malacos coloquei eles para correr. Ainda bem que correram porque, do contrário, neste momento, estariam no céu.

Abraços,

Adam
Tá certo mesmo Adam, tem que acabar com esses vagundos de qualquer forma já que a justiça só favorece o crime.
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2013, 18:06:58
psé, tenho serias vontades de comprar uma arma e por ela escondidinha em algum lugar na mochila
@jacobfotografiacriativa


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2013, 18:22:58
sem o porte eh complicado, eh capaz de nunca precisar e ainda acabar se incomodando.


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2013, 12:19:23
O pior é que não é só no Brasil que isso acontece.

Recentemente, fiz uma viagem para a Itália e fui roubado ou será furtado?

O que aconteceu foi o seguinte, desembarcamos no meio da tarde e fomos para o hotel. Depois de fazer o check-in saímos para jantar e dar uma volta em Florença... Como era o primeiro dia, não quis levar o equipo para dar uma volta. Voltando para o quarto a surpresa... Alguém entrou no quarto arrombou as malas que estavam trancadas com cadeado e levou tudo que era eletrônico!!!

Levaram mais de BRL 15.000 em equipamento fotográfico...

Ainda bem que o HOTEL tem seguro e tudo foi reembolsado, uma vez que EU, não tinha feito nenhum tipo de seguro para o equipamento... Agora estou pensando realmente em fazer um, pois aguentar um rombo de BRL 15.000 é dureza...

MAS foi um parto receber o reembolso... Tive que envolver advogado e tudo mais... Nesse meio tempo, quase desisto do hobby, não só pelo fator financeiro, mas também pelo balde de água fria.... Imagina... Fui para a Itália todo empolgado para tirar um monte de foto e no PRIMEIRO dia tudo é roubado... Dá vontade de voltar para casa e deixar o resto da viagem para lá!!! No final, meditei sobre a situação e concluí que... Já que está na chuva é para se molhar!!! Peguei o Iphone comprei uma PnS de 100 euros e sai registrando tudo via Iphone e PnS... hahaha...

O pior de tudo... Logo que aconteceu o ocorrido liguei para a embaixada brasileira e advinha se tive algum tipo de suporte.... A mulher que me atendeu se limitou a dizer que este tipo de situação estava acontecendo de mais por lá e que eu não era o primeiro a relatar tal fato.

Resumindo.... O MUNDO está perigoso!!! hehehehe....



Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2013, 15:35:53
O pior é que não é só no Brasil que isso acontece.

Recentemente, fiz uma viagem para a Itália e fui roubado ou será furtado?

O que aconteceu foi o seguinte, desembarcamos no meio da tarde e fomos para o hotel. Depois de fazer o check-in saímos para jantar e dar uma volta em Florença... Como era o primeiro dia, não quis levar o equipo para dar uma volta. Voltando para o quarto a surpresa... Alguém entrou no quarto arrombou as malas que estavam trancadas com cadeado e levou tudo que era eletrônico!!!

Levaram mais de BRL 15.000 em equipamento fotográfico...

Ainda bem que o HOTEL tem seguro e tudo foi reembolsado, uma vez que EU, não tinha feito nenhum tipo de seguro para o equipamento... Agora estou pensando realmente em fazer um, pois aguentar um rombo de BRL 15.000 é dureza...

MAS foi um parto receber o reembolso... Tive que envolver advogado e tudo mais... Nesse meio tempo, quase desisto do hobby, não só pelo fator financeiro, mas também pelo balde de água fria.... Imagina... Fui para a Itália todo empolgado para tirar um monte de foto e no PRIMEIRO dia tudo é roubado... Dá vontade de voltar para casa e deixar o resto da viagem para lá!!! No final, meditei sobre a situação e concluí que... Já que está na chuva é para se molhar!!! Peguei o Iphone comprei uma PnS de 100 euros e sai registrando tudo via Iphone e PnS... hahaha...

O pior de tudo... Logo que aconteceu o ocorrido liguei para a embaixada brasileira e advinha se tive algum tipo de suporte.... A mulher que me atendeu se limitou a dizer que este tipo de situação estava acontecendo de mais por lá e que eu não era o primeiro a relatar tal fato.

Resumindo.... O MUNDO está perigoso!!! hehehehe....
:shock:
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


danieldaserra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #12 Online: 06 de Janeiro de 2014, 13:53:34
Fui assaltado em Maceió, em 10/12/2013, às 18:40, a mão armada, a um quarteirão da praia de Ponta Verde, próximo do calçadão lotado, a 10 ou 20 metros de dois hotéis grandes. Levou minha Canon T3, lente Canon 55 - 250 mm IS II, bolsa, pequeno tripé e 4 filtros (polarizador, close up, densidade neutra gradual e UV). Nordeste com dslr, nunca mais. Em um ou outro local a que pretendo ir na região, somente com uma pequena compacta!


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2014, 14:01:23
O pior é que não é só no Brasil que isso acontece.

Recentemente, fiz uma viagem para a Itália e fui roubado ou será furtado?


Nesse caso é furto. No Brasil diria-se "furto qualificado"  pois houve arrombamento de algo.

Itália está cada vez mais complicada e parecida com o Brasil. Vários vendedores do Ebay simplesmente não enviam mais coisas para lá pois o índice de sumissos dentro dos Correios é absurdo. Creio que seja maior até que no Brasil considerando a quantidade de pessoas que vendem para o Brasil e não vendem para a Itália.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #14 Online: 06 de Janeiro de 2014, 14:26:50
Em termos de crime e corrupção a Itália não deixa muito a dever ao Brasil não. Não nos esqueçamos que é existe a Máfia!

A diferença que eu notei que é os roubos com violência são sim incrivelmente mais raros que aqui. Em Roma eu perguntei sobre a possibilidade de ser assaltado e várias pessoas me olhavam com cara assustada e respondiam que claro que não. Lá o grande problema urbano são os batedores de carteiras. Aqui isso já é uma arte perdida, pra que ficar desenvolvendo técnicas de furto se você pode enfiar uma arma na cara do cidadão e pegar tudo?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube