Autor Tópico: Brasil como clichê fotográfico  (Lida 1551 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2013, 19:12:11
O pior é que esse clichê se reflete no cinema brasileiro também, com algumas exceções, é claro... Mas na maior parte, ou o filme é uma comédia fraca, ou é um filme retratando esse tipo de coisa demonstrado em algumas fotos do artigo. O mais triste é saber que o cinema brasileiro é ótimo, mas a parte ótima fica sempre escondida e ofuscada por esses dois tipos de filmes que eu citei.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2013, 19:20:45
Só pra lembrar que os clichês não são uma construção do acaso.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2013, 19:24:18
Só pra lembrar que os clichês não são uma construção do acaso.

Exato. E são reforçados pela cultura de massa. Incluindo-se aí, Daniela, o cinema!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2013, 19:30:38
Daniela, será o lado oculto do clichê?

 :hysterical:

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2013, 19:30:55
Sim, isso é óbvio, todo clichê tem alguma razão de ser e o fato de ser clichê nem sempre é algo ruim. Só queria que o nosso cinema fosse mais diversificado, mas como querer não é poder...


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2013, 19:39:51
Sinceramente achei o artigo bem para um lado manipulativo, como se alguma maneira, ao ignorar as diferencas sociais e de limites de educacao de nosso pais fosse algo que nos levaria a fugir do colonialismo. Ao ignorar que pelos temas ja terem sido explorados, entao seriam invalidos?
Vale lembrar que mesmo sendo explorados estao presentes, mudancas ainda nao ocoreram, achei uma tentativa bruta de controle e de apelo a ignorancia (de ignorar mesmo) como se fosse digno intelectualizar as diferencas, mas mais digno ainda esquece-las e se voce sabe ler e tem internet e conhece arte, entao fique feliz por fazer parte dessa elite e fique quieto por favor. Parece double speach (do 1984).
Bom, imagino que minha persepcao nao seja muito bem vinda, mas eh domingo, entao...
Outra coisa, filme brasileiro cliche quando retrata a realidade social? Eu estou fora e na verdade conheco poucos, mas espero que nao se refiram ao padilha, quem me dera ter um intelecto daqueles... da uma olhadinha nos documentarios do cara. Ou nas entrevistas dele falando sobre a triologia do onibus 174, e os tropas. 
Bom topico, obrigada Hyde.


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2013, 16:46:28
Bah, matei o topico, desculpem, fazia tempo que eu nao escrevia nada...


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 31 de Agosto de 2013, 23:56:04
O grande porblema nisso tudo é que o clichê continua sendo o dia a dia de nossas cidades. Ok, o Brasil tem muito mais, mas é isso que marca o inconciente (ou conciente mesmo) coletivo estrageiro sobre nossa sociedade. Podeira incluir aí, fotos de políticos fazendo discursos inúteis no Congresso. Iss o também é uma constante.

O problema de clichês, é que sempre segues as caracteristicas marcantes de um objeto/ país/ ser.  :ponder:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2013, 00:40:32
Infelizmente é assim que nos vendemos :S

Exemplo: dias atrás rolou a Conferência Cartográfica Internacional na Alemanha, ela é bienal e a próxima será no Rio de Janeiro.
Ai no final rolou um "convite" para a ICC 2015 :

http://instagram.com/p/do3sb5uqRE (video do instagram, roda no browser direto)

Clichê pouco é bobagem....


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #10 Online: 01 de Setembro de 2013, 15:51:51
Triste mesmo.  :no: