Autor Tópico: Angelina Jolie por Brad Pitt  (Lida 9884 vezes)

mjeffbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #30 Online: 14 de Janeiro de 2014, 16:14:02
calm down colega  :D, são apenas opiniões, com certeza sou minoria, mas não consigo pensar de outra maneira, e só pra garantir de vez o desvio do tema do tópico um raro colega que tem a coragem de ter o mesmo ponto de vista

http://photofocus.com/2013/04/17/stop-romanticizing-about-the-good-old-film-days-they-werent-that-good/
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 16:15:27 por mjeffbr »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #31 Online: 14 de Janeiro de 2014, 16:51:56
Ruído horroroso e gente acha isso legal? É como a galera que jura que vinil é melhor q cd  :D ou q bateria com som de lata (leia-se vintage) é melhor  :aua:

Pode ser analógico ou digital, ruido é horrível

Umas fotos legais, mas com a jolie o dia inteiro pra tirar fotos até eu :wub:




ruído digital é diferente de grão do filme.

Dá uma pesquisa que vc vai entender :ok:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


mjeffbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #32 Online: 14 de Janeiro de 2014, 17:04:12
ruído digital é diferente de grão do filme.

Dá uma pesquisa que vc vai entender :ok:

atitude condescendente  :ok:

sério que é diferente? quantas vezes já ouvi isso, e de fato tem suas diferenças

mas entre um horrível enxame de grãos e noise praticamente invisível a 6400 fico com o segundo  :assobi:

em tempo, a única coisa que gostaria de ter do filme é o dynamic range, mas acredito que as próximas gerações de dlsr´s vão dar conta dessa última fronteira
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 17:12:35 por mjeffbr »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #33 Online: 14 de Janeiro de 2014, 17:19:29
atitude condescendente  :ok:

sério que é diferente? quantas vezes já ouvi isso, e de fato tem suas diferenças

mas entre um horrível enxame de grãos e noise praticamente invisível a 6400 fico com o segundo  :assobi:

em tempo, a única coisa que gostaria de ter do filme é o dynamic range, mas acredito que as próximas gerações de dlsr´s vão dar conta dessa última fronteira

Continua sendo diferente.


Quanto ao alcance dinâmico do filme é só fazer um HDR que acaba seu problema.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


mjeffbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #34 Online: 14 de Janeiro de 2014, 17:26:39
Continua sendo diferente.


Quanto ao alcance dinâmico do filme é só fazer um HDR que acaba seu problema.

hdr não é muito do meu gosto, mas confesso q já vi algumas fotos que a composição acabou meio que pedindo por um hdr e ficou até legal, são recursos,

flash tb pode compensar a situação, mas em ambas situações são formas de contornar uma limitação do digital, com resultados distintos e por vezes bem itneressantes

quanto ao grão são diferentes, mas a diferença não é necessariamente uma superioridade, é meio subjetivo, só o banding que incomoda muita, mas as últimas dslr têm melhorado muito isso

a questão é - um monte de "grão" vs quase nenhum "noise"  :fight:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #35 Online: 14 de Janeiro de 2014, 17:30:20
hdr não é muito do meu gosto, mas confesso q já vi algumas fotos que a composição acabou meio que pedindo por um hdr e ficou até legal, são recursos,

flash tb pode compensar a situação, mas em ambas situações são formas de contornar uma limitação do digital, com resultados distintos e por vezes bem itneressantes

quanto ao grão são diferentes, mas a diferença não é necessariamente uma superioridade, é meio subjetivo, só o banding que incomoda muita, mas as últimas dslr têm melhorado muito isso

a questão é - um monte de "grão" vs quase nenhum "noise"  :fight:

nunca falei que é superioridade... vc´s que vieram comparar o grão com ruído.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 14 de Janeiro de 2014, 17:36:43
Essa discussao eh besteira. Nao tem essa de que um eh melhor e outro eh pior. Tudo depende de como cada um quer trabalhar, no que o trabalho permite, da linguagem de cada um, gosto, etc.

Quer dizer que com as impressoras 3D os escultores deveriam parar de esculpir a mao e apenas desenhar a escultura no compitador? E pintores, como tambem desenhistas, sao um bando de saudosistas pq continuam gastando com material e se sujando quando existe computadores para pintar e desenhar com a mesma precisao sem se preocupar com sujeira, comprar material, etc? Quem dizer que moto eh melhor que bicicleta pq vai mais longe, mais rapido e nao canca? E pedalar eh para saudosista? E patinar? E fazer churrasco? E jogar futebol na grama?

Eu nao fotografo com filme pq eu acho a qualidade da imagem melhor que digital, mas sim pq eu me sinto melhor e somente isso. Eu ja uso muito o computador para outras coisas e prefiro tratar minhas fotos usando a minha mao, pq fazer dodge, burn e mascaras tradicionamente me dar mais prazer do que no Photoshop. Alem de ser mais comodo a mim guardar filmes do que arquivos digitais. Alem da minhas cameras de filme durarem 40 ou mais anos sem parar de funcionar...

Crianca gosta de correr na lama pq eh divertido, nao importa se tem brinquedor dentro de casa e tapete macio, embiente confortavel. O legal eh pisar na lama e ver ela se espalhar sujando tudo em volta, mesmo que tenha que tenha o trabalho de se limpar e se trocar depois.

E existem inumeras qualidades, a qualidade de se registrar nitidamente e "perfeitamente" uma representacao mais realista eh apenas 1 entre muitas outras qualidade. A qualidade de se representar algo menos realista tendendo a uma linguagem mais abistrata eh outra qualidade (e nao inferioridade). Fotografar rapido e com conforto eh uma qualidade. Fotografar devagar e "tocando" o estrumento eh outra qualidade.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #37 Online: 14 de Janeiro de 2014, 17:45:25
é isso aí.

nunca flaei o que é melhor ou pior... só falei que são coisas distintas!
 :ok:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #38 Online: 14 de Janeiro de 2014, 17:51:32
Discussão boba. Em arte não tem certo e errado, se o cara se propõe a algo e consegue atingir o objetivo, e a obra desperta sensações, sentimentos, poesia, então vai de cada um gostar ou não do estilo.
Se eu me proponho a tirar uma foto bem nítida e sai com ruído, eu falhei. Mas se for a minha proposta criar ruído propositadamente para alcançar certo efeito estético, posso dizer que cumpri meu objetivo.

Nem toda foto ruidosa (ou granulada, como no caso do Brad) é artística, tampouco toda foto absurdamente nítida tem qualidade artística. A estética e a técnica andam de mãos dadas, mas não abraçadas.

Quem vocês acham melhor pintor, Claude Monet ou Steve Mills?

Claude Monet



Steve Mills (sim, isto é uma pintura a óleo)

Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #39 Online: 14 de Janeiro de 2014, 17:55:39


 :shock:

Grão X quase sem ruído

Canon X Nikon

DSLR X Mirrorless

São Paulo X Coríntias

...

Eternas brigas de preferência... que não deveriam ser brigas, pois se são preferências, cada um tem a sua... e brigar por isso? Ou tentar convencer o outro que o meu brinquedo é mais legal é coisa de pré adolescente... vambora galera... vão fotar um pouco... acabou! Tá nos créditos já...

 :assobi:
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 17:56:40 por Pris WerSo »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #40 Online: 14 de Janeiro de 2014, 18:00:06
A diferenca entre elas eh que um segue o principio da representacao da realidade e outro segue o principio da representacao das ideias.

A Historia da arte sempre se repete. O homem comeca a criar mais abistratamente, buscando a representacao das ideias, e por algum motivo em algum periodo comecam a buscar a representacao da realidade (ou idealizar uma representacao suportamente real). Normalmente, essa busca pela perfeicao realistica tem motivos politicos, como propaganda politica, representacao de poder de um lider ou poder financeiro. Em resumo, arte que apela a atencao, anceios e prazeres ao material.

Fora desse contesto as culturas tendem a representar mais o mundo das ideias, por isso que a arte sempre foi de certa maneira abistrata na maioria das vezes durante a historia da arte.

A fotografia que tenta copiar a realidade eh uma mera subistituicao da pintura a oleo, que surgiu se propagou pela sua qualidade em melhor fazer uma pintura parecer real, em um momento da historia em que a Europa comecou a ser menos religiosa eh mais materialista, e os grandes patroes queriam registrar seus poderes financeiros atravez das pinturas representando seus prazeres fisicos. E a fotografia para a propaganda.

E essa eh uma linguagem/uso/conceito/proposito totalmente oposta da fotografia que procura representar o mundo das ideias.

Vc pode preferir uma linguagem, um proposito, um conceito, etc, mas isso nao significa que o outro conceito, linguagem e representacao seja pior.

Esse debate existe desda epoca da Grecia antiga, sempre aqueles que tendiam para a copia da realidade se gabam de ser melhor realisticamente, e o que preferiam o velho e tradicional representacao das ideias se gabavam de serem mais artistico.

Historicamente, a representacao da realidade sempre esteve associado a corrupcao da arte, pelo apelo ao prazer fisico, propagandicionista, materialista, e o oposto como primitivismo.

E isso explica pq a arte medieval, Egipcia e tribal nao sao inferiores que a arte renascentista, grega e pos-moderna. Sao apenas propositos, conceitos e linguagens diferentes.

O que mais importa e sao raros os que discutem, estudam ou pensam a respeito, eh o conceito. Opiniao por opiniao (opiniao vazia ou opiniao achista) nao vale de nada sem referencias conceituais.

A maioria das pessoas hoje prefere a representacao realistica pq o mundo e a cultura hoje eh da exaltacao do materialismo e todo o seu simbolismo atual (e nao por ser "melhor". Eh apenas melhor para o conceito, linguagem e influencia da sociedade de hoje). O que faz com que opiniao nao seja igual naris em que cada um tem o seu. Opiniao eh criada por experiencias, educacao, informacao e principalmente influencias, tanto da familia quanto da sociedade.


mjeffbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #41 Online: 14 de Janeiro de 2014, 18:06:31
Essa discussao eh besteira. Nao tem essa de que um eh melhor e outro eh pior. Tudo depende de como cada um quer trabalhar, no que o trabalho permite, da linguagem de cada um, gosto, etc.

Quer dizer que com as impressoras 3D os escultores deveriam parar de esculpir a mao e apenas desenhar a escultura no compitador? E pintores, como tambem desenhistas, sao um bando de saudosistas pq continuam gastando com material e se sujando quando existe computadores para pintar e desenhar com a mesma precisao sem se preocupar com sujeira, comprar material, etc? Quem dizer que moto eh melhor que bicicleta pq vai mais longe, mais rapido e nao canca? E pedalar eh para saudosista? E patinar? E fazer churrasco? E jogar futebol na grama?

Eu nao fotografo com filme pq eu acho a qualidade da imagem melhor que digital, mas sim pq eu me sinto melhor e somente isso. Eu ja uso muito o computador para outras coisas e prefiro tratar minhas fotos usando a minha mao, pq fazer dodge, burn e mascaras tradicionamente me dar mais prazer do que no Photoshop. Alem de ser mais comodo a mim guardar filmes do que arquivos digitais. Alem da minhas cameras de filme durarem 40 ou mais anos sem parar de funcionar...

Crianca gosta de correr na lama pq eh divertido, nao importa se tem brinquedor dentro de casa e tapete macio, embiente confortavel. O legal eh pisar na lama e ver ela se espalhar sujando tudo em volta, mesmo que tenha que tenha o trabalho de se limpar e se trocar depois.

E existem inumeras qualidades, a qualidade de se registrar nitidamente e "perfeitamente" uma representacao mais realista eh apenas 1 entre muitas outras qualidade. A qualidade de se representar algo menos realista tendendo a uma linguagem mais abistrata eh outra qualidade (e nao inferioridade). Fotografar rapido e com conforto eh uma qualidade. Fotografar devagar e "tocando" o estrumento eh outra qualidade.

a questão é que a atitude esnobe vem de quem usa filme, seu texto faz parecer o contrário, e vc sabe muito bem disso, qualquer um no meio sabe do olhar de superioridade de quem usa filme, a atitude defensiva é outro traço comum, e outra, as analogias não sao das melhores, cá entre nós  :shock:

a fotografia digital e o filme além do processo de tratamento do filme não é tão distinta, abertura, enquadramento, composição, obturador, luz, quase nada muda, o fotógrafo ainda vai ter que apontar a camera (ferramenta) pra algum lugar e escolher entre variáveis, mesmo no automático

uma escultura que é feita por uma máquina é uma cópia, é como imprimir uma foto, a máquina está fazendo, eu quero ver o que vc faz com suas mãos, é a essência da escultura

a foto sempre foi feita com algum tipo de camera, e sempre foi necessário compor, faz parte da essência da fotografia, se amanhã surgir uma câmera que vc põe num tripe e se mexe e compoe e decide todos os parametros e momentos sozinha aí sim poderemos utilizar a ideia da escultura por impressora 3d q vc citou

o que bicileta e moto tem a ver com isso?  :shock:

em suma, EU acho a fotografia digital superior por um sem-número de fatores, uma cosita ou outra é interessante no filme, e nem tiro a razão de quem tem prazer em por a mão na massa, acho saudável e cada um na sua, só incomoda vender um defeito (excesso de "grãos", por exemplo), como uma vantagem e sempre com aquele senso de "sou tão cool"


mjeffbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #42 Online: 14 de Janeiro de 2014, 18:10:18
Discussão boba. Em arte não tem certo e errado, se o cara se propõe a algo e consegue atingir o objetivo, e a obra desperta sensações, sentimentos, poesia, então vai de cada um gostar ou não do estilo.
Se eu me proponho a tirar uma foto bem nítida e sai com ruído, eu falhei. Mas se for a minha proposta criar ruído propositadamente para alcançar certo efeito estético, posso dizer que cumpri meu objetivo.

Nem toda foto ruidosa (ou granulada, como no caso do Brad) é artística, tampouco toda foto absurdamente nítida tem qualidade artística. A estética e a técnica andam de mãos dadas, mas não abraçadas.

Quem vocês acham melhor pintor, Claude Monet ou Steve Mills?

Claude Monet



Steve Mills (sim, isto é uma pintura a óleo)



entre os dois ficaria com monet, um dos pintores favoritos, se fosse van gogh que não é do meu agrado, provavelmente ficaria com o mills, é impressionante


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #43 Online: 14 de Janeiro de 2014, 18:16:48
a questão é que a atitude esnobe vem de quem usa filme, seu texto faz parecer o contrário, e vc sabe muito bem disso, qualquer um no meio sabe do olhar de superioridade de quem usa filme, a atitude defensiva é outro traço comum, e outra, as analogias não sao das melhores, cá entre nós  :shock:

a fotografia digital e o filme além do processo de tratamento do filme não é tão distinta, abertura, enquadramento, composição, obturador, luz, quase nada muda, o fotógrafo ainda vai ter que apontar a camera (ferramenta) pra algum lugar e escolher entre variáveis, mesmo no automático

uma escultura que é feita por uma máquina é uma cópia, é como imprimir uma foto, a máquina está fazendo, eu quero ver o que vc faz com suas mãos, é a essência da escultura

a foto sempre foi feita com algum tipo de camera, e sempre foi necessário compor, faz parte da essência da fotografia, se amanhã surgir uma câmera que vc põe num tripe e se mexe e compoe e decide todos os parametros e momentos sozinha aí sim poderemos utilizar a ideia da escultura por impressora 3d q vc citou

o que bicileta e moto tem a ver com isso?  :shock:

em suma, EU acho a fotografia digital superior por um sem-número de fatores, uma cosita ou outra é interessante no filme, e nem tiro a razão de quem tem prazer em por a mão na massa, acho saudável e cada um na sua, só incomoda vender um defeito (excesso de "grãos", por exemplo), como uma vantagem e sempre com aquele senso de "sou tão cool"
Esnobismo nao eh desculpa pq existem esnobes dos dois lados. Nao tem nada a ver de vir mais de uma lado.

Tambem existe muitos que confundem esnobismo com felicidade e prazer em dividir experiencias e informacoes. O invejoso, ciumento ou que se sente padronizado e sem sal perto de quem se destaca sempre vai achar o outro esnobe.

Eu sai de um outro forum pq ficaram nerviso quando perguntaram que camera dariam para seus filhos comecarem a fotografar e pq. Eu hespondi que daria uma camera LOMOGRAFICA. Do nada a galera ficou brava. E perguntei qual era o problema e disseram justamente isso, de que eu era esnobe pq fotografava com filme e que seu sempre falava de filme. E eu respondi que eh pq eu 95% da vezes fotografo com filme e que amo filme e gosto de falar a respeito, o que esta longe de significar que me acho melhor.

Claro que tem aqueles que fotografam com filme e se acham Adams, mas tem muito mais fotografos digitais se gabando de seus equipamentos caros e se achando melhores, mais profissionais, ou que suas fotos sao melhores, pq seus equipamentos de recem-lancados e caros.

Entatao eh besteira fical generalizando um grupo por motivos futeis.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #44 Online: 14 de Janeiro de 2014, 18:20:15


 :shock:

Grão X quase sem ruído

Canon X Nikon

DSLR X Mirrorless

São Paulo X Coríntias

...

Eternas brigas de preferência... que não deveriam ser brigas, pois se são preferências, cada um tem a sua... e brigar por isso? Ou tentar convencer o outro que o meu brinquedo é mais legal é coisa de pré adolescente... vambora galera... vão fotar um pouco... acabou! Tá nos créditos já...

 :assobi:

Tirando os outras discussoes futeis, a questao do ruido vs nao ruido tem como principio questoes que sao sim muito interessantes conceitualmente, historicamente, etc...