Autor Tópico: Câmera compacta sem lente, é possível?  (Lida 2345 vezes)

Julio sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 26 de Agosto de 2013, 13:57:01
Boa tardee, sou novo neste fórum, e a princípio, a minha questão pode parecer estranha para muitos, mas explicando:
Possuo uma Powershot A480 e com os recursos do CHKD, consigo fazer algumas astrofotos por meio afocal, com uso de telescópios.
A questão é se é possivel alterar essa câmera automática, retirando suas lentes e conseguir fazer fotos com foco direto em seu chip.
Existe algum meio para tal ou preciso levar a câmera para alguma assistência técnica para tal alteração?
Ficaria muito grato se alguém do fórum pudesse ajudar com a questão.

Obrigado.

Julio sp


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2013, 14:20:59
 :shock:



Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2013, 15:32:59
http://www.telescopiosastronomicos.com.br/fotografia.html

Entendo pouco de fotografia mas pelo que percebi vc tira a objetiva e joga a imagem do telescópio direto no sensor. Também pelo que entendi, vc pode usar uma webcam e ver as imagens direto no computador o que é mais prático. Deve ter alguem mais gabaritado prá te responder.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, 15:33:59 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Julio sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2013, 17:00:07
Olá Gilberto, a idéia é essa mesmo.
Em se falando de máquinas semi ou profissionais, retira se a objetiva e com um adaptador próprio, fixa-se a máquina na focalizadora do telescópio, tendo o foco do objeto diretamente no sensor.
O que pretendo fazer é o mesmo, porém, por se tratar de uma máquina compacta, sabemos que não é simplesmente remover o conjunto ótico e focalizar, com a retirada, ocorrem erros na máquina pois ela depende do mesmo para achar o foco, abertura, etc... Existem meios de "enganar" essas automáticas, e pesquisando na net, encontro algo mas não é para a PS A480. Por esse motivo recorri à um fórum especializado em fotografia e máquinas ;)
Quanto a utilizar webcams, é realmente um recurso muito utilizado em astrofotografia amadora, mas as mas indicadas para essa modificação (philips SPC900nc, Toucam, etc) já não estão disponíveis no mercado. E o preço das Câmeras CCD dedicadas, para minha realidade é o motivo de tentar alternativas... :(
Tenho feito algumas imagens pelo método "afocal" colocando a câmera diretamente na ocular do telescópio, depois de ter o objeto focalizado e centralizado. Fazemos um ou vários videos e depois empilhamos os frames com um programa. Esse processo é bom para planetas, lua, objetos luminosos. Para objetos do espaço profundo, (chamamos de DSO) precisamos de mais tempo de exposição, para isso uso alguns recursos do CHKD (não sou grande conhecedor em fotografia, meu conhecimento é bem limitado e a astrofotografia faz parte do hobby da astronomia amadora).

Espero me fazer entender, pois acredito que oque eu aprender sobe o assunto irá ajudar a muitos outros astronomos amadores do fórum que frequento.
Caso alguem tenha curiosidade em conhecer e for permitido, postarei ou enviarei o endereço por MP.

Obrigado e grande abraço! ;)
« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, 17:03:47 por Julio sp »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2013, 17:56:53
Boa tardee, sou novo neste fórum, e a princípio, a minha questão pode parecer estranha para muitos, mas explicando:
Possuo uma Powershot A480 e com os recursos do CHKD, consigo fazer algumas astrofotos por meio afocal, com uso de telescópios.
A questão é se é possivel alterar essa câmera automática, retirando suas lentes e conseguir fazer fotos com foco direto em seu chip.
Existe algum meio para tal ou preciso levar a câmera para alguma assistência técnica para tal alteração?
Ficaria muito grato se alguém do fórum pudesse ajudar com a questão.

Obrigado.

Julio sp


O que você quer é usar o foco primario em uma camera que não tem o sensor exposto. Para tal teria que remover todo bloco ótico da mesma, mas não esqueça que ali existem motores e servomecanismos para ajustar a abertura. Se o firmware da câmera fizer testes de funcionamento destes sistemas, a câmera irá indicar uma condição de erro e poderá não fazer mais nada. Não tem muito como saber se isso acontecerá. O que você disse no primeiro parágrafo é correto e sem modificar o firmware para ignorar erros, acho dificil, só testando.

Mas um dos problemas é que os sensores dessas compactas tem um ruido brabo para uso em astrofotografia. As webcams são usadas para uso planetário e nao DSO


Julio sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2013, 18:12:04
Olá AFShalders, me indicaram ver esse recurso:
http://www.astrosanjusto.net63.net/taller/a60focoprimario/index.htm
Porém a máquina é diferente. Seria algo parecido, mas para aplicar na PS A480.

Quanto ao ruído, realmente é muito forte, mas levando em consideração que o preço de uma CCD dedicada é muuuuito alto (pelo menos para mim e a maioria dos astronomos amadores) acredito que a experiência é de grande valia, muito mais pelo aprendizado que pela qualidade da imagem.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2013, 01:04:09
Julio,

Por que você nao tenta ver uma dslr antiga, como uma eos-350D ? O sensor é bem superior a qualquer dessas compactas e existem adaptadores para oculares padrão 0.96" e 1.25" que são facilmente encontrados no ebay. Na época que eu brincava com isso eu até pensei em fazer o que você comentou mas acabei optando por uma dslr. Hoje em dia uma dessas custa bem barato e ainda por cima pode usar para fotografia comum.



Julio sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2013, 13:34:11
Julio,

Por que você nao tenta ver uma dslr antiga, como uma eos-350D ? O sensor é bem superior...

Olá AFShalders, eu estava tentando negociar com a patroa a compra de uma T3 ou T3i, pois ela acompanha minha filha em competições de Ginástica Ritmica e com a compacta ela não consegue muito boas fotos devido a distância das arquibancadas... e eu poderia aproveitar para astrofotografia também  :clap: Mas a negociação está difícil  :no:
Aproveitando sua dica da 350D, ela está em torno de 500,00 a 700,00 (Mercado Livre)... acredito que se for optar por comprar uma dslr, compraria uma T3 para cima  :D

Abraços!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2013, 23:25:06
Boa sorte !