Autor Tópico: Camara Digital - ISO apropriado  (Lida 2971 vezes)

Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Agosto de 2013, 09:23:51
Colegas ,

Considerando de uma forma bem geral , sem uma situação específica :

Qual a  faixa de ISO onde temos melhores resultados na atuais camaras digitais ?

Pergunto isso pois , outro dia fiz uma experiencia em média para baixa Luz e ajustei em ISO 400 , e esqueci neste ISO ,

apos isto fotografei , sem compromisso , um almoço entre amigos , em ambiente fechado, com  flash e gostei bastante do resultado final geral , e só na

hora da edição percebi que tirei todas as fotos em ISO 400  ( Nikon D5100 ) , normalmente usaria  ISO 160 ou  200

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2013, 09:27:06
melhor resultado é sempre o ISO base.. nas Canon é 100, mas se não me engano em algumas Nikon é 200..


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2013, 09:28:00
Colegas ,

Considerando de uma forma bem geral , sem uma situação específica :

Qual a  faixa de ISO onde temos melhores resultados na atuais camaras digitais ?

Pergunto isso pois , outro dia fiz uma experiencia em média para baixa Luz e ajustei em ISO 400 , e esqueci neste ISO ,

apos isto fotografei , sem compromisso , um almoço entre amigos , em ambiente fechado, com  flash e gostei bastante do resultado final geral , e só na

hora da edição percebi que tirei todas as fotos em ISO 400  ( Nikon D5100 ) , normalmente usaria  ISO 160 ou  200

Abraços
Fábio José

Os melhores resultados são obtido na ISO base, quase sempre = 100.
Quanto ao limite de ruído tolerável, varia bastante de modelo pra modelo. Na D5100, recomenda-se utilizar no máximo 1600 - é o limite "aceitável". Acima disso o ruído vai aparecer exageradamente. Cada câmera terá o seu limite, nesse sentido.

 :ok:
« Última modificação: 27 de Agosto de 2013, 09:28:38 por fs_isa »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2013, 09:40:18
A recuperacao de sombras eh boa mesmo em iso base, se comparar com iso 400 por exemplo?
D600 - E-M10


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2013, 09:51:19
Por curiosidade (nao leve a mal) ... voce sabe utilizar o fotometro?
Digo isso porque voce com o passar do tempo vai conseguindo identificar as velocidades e aberturas com base no iso e nas condicoes de luz do local.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2013, 11:23:56
ISO aceitável depende de uma infinidade de fatores, que variam desde o tamanho da saída até a luminosidade do ambiente. Tenho algumas fotos em ISO 3200 impressas em 20x30 que estão perfeitas. Em outras nas áreas de sombra aparece algum ruído mas que não me incomoda, provavelmente se eu tivesse feito alguma redução de ruído - que dificilmente faço - não apareceria nada, mas preferi algum ruído na sombra na área de desfoque mas com bastante textura na área em foco do que uma foto lisa com perda de texturas.

Enfim, ISO aceitável ou apropriado vai depender de muita coisa. O ideal é fazer a foto e imprimir no tamanho que vc quer para ver se o resultado agrada. Não existe fórmula para isso.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2013, 12:04:01
Fábio,

Com flash, o ISO 400 te dará bons resultados. Mas se vc tirar o flash, em ambientes escuros a coisa vai complicar...

O ruído aceitável vai depender mais de vc q da opinião de alguém daqui. Já que vc tem a cam, vai testando vc mesmo q é a melhor coisa. Aproveita e testa junto a redução de ruídos da cam, o tratamento dele no LR ou PS.

Vc vai perceber que a recuperação de sombras da sua máquina (D5100) é muito boa.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2013, 12:20:26
Isso é uma coisa que preciso aprender ainda na digital

Em 1900 e nada existiam duas definições de filme, ISO e ASA e eram "numeradores" destintos para o mesmo filme, um ISO 100 era um ASA 75 (não me lembro exatamente), depois igualaram para facilitar a vida do fotografo

Esta numeração esta direcionada com o tamanho do grão do nitrato de prata o captador de luz do filme (por isso a granulação de filmes de ISO alto). A qualidade do filme era determinante na visibilidade do grão

Hoje em dia com os diferentes sensores uma foto com mesmo ISO tem qualidades bem distintas :shock:

A nomenclatura ISO perdeu efeito... nas câmeras de vídeo existia o ganho de luz em db.... isso tb é da época de 1900 e nada

Se alguém souber como relacionar o ISO das diferente câmeras eu agradeço se postar

Tks

Marcio


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2013, 13:28:46
Acho que nem tem como fazer uma relação direta, o "ISO" eletrônico é apenas um valor que se atribui ao ganho do sensor para mais ou menos fechar com as tabelas de EV que já existiam na época de filme.

Além disso, a relação ISO x ruído também não é tão direta como se pensa. Até mesmo o algoritmo utilizado no demosaico tem grande influência no tipo de ruído gerado. Quem usa outros conversores além do LR sabe disso. Enquanto o LR usa apenas um algoritmo de demosaico - aparentemente um algoritmo próprio baseado no AHD-, no RawTherapee por exemplo pode-se escolher entre quase uma dezena de algoritmos diferentes, cada um com sua peculiaridade como tratamento de moireé e padrões de ruído.

« Última modificação: 27 de Agosto de 2013, 13:29:09 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2013, 13:43:55
na D5100 eu tento usar até 800, q eh praticamente garantido q não o ruido não vai ser incomodo, mas tenho fotos aqui com iso 2000 q nem aparece ruido tbm.

Durante o dia eh bem tranquilo, se tiver sombras muito escuras pode ser q incomode mas no geral da pra usar legal, oq complica eh a noite uheuhe


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #10 Online: 27 de Agosto de 2013, 13:51:22
spositom, a relação continua a mesma. O ISO nas digitais é uma simulação do ISO nos filmes.
Em teoria você deveria conseguir a mesma exposição na digital que com um filme de mesma sensibilidade, e abertura/velocidade iguais.

Porém a sensibilidade real depende do fabricante e/ou desenvolvedor do software.

Geralmente o que acontece é o ISO da digital ser um pouco MENOS sensível que o nominal
A DxO tem gráficos de comparação entre o ISO da câmera e o ISO nominal.
Como esse aí da X100

É só ir em measurements, e a primeira opção é o gráfico do ISO

Se você entende inglês, dá uma olhada nesse vídeo (caso não entenda, pode tentar as legendas automáticas):
http://www.youtube.com/watch?v=WEApLA-YNko


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #11 Online: 27 de Agosto de 2013, 13:55:55
Quanto a usar ISO alto. Na minha opnião, é quase sempre melhor uma foto com bastante ruído, do que uma foto tremida / com borrão de movimentos (a não ser que esse seja o objetivo, claro).
Já usei ISO 12800 na minha T3i sem dó.  :hysterical:
(Ok, para fins profissionais, o negócio é um pouco diferente, mas mesmo assim...)

Uma boa leitura sobre o assunto:
http://www.dicasdefotografia.com.br/quem-tem-medo-do-iso-alto
« Última modificação: 27 de Agosto de 2013, 13:57:27 por Hoogle »


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Agosto de 2013, 14:08:51
Por curiosidade (nao leve a mal) ... voce sabe utilizar o fotometro?
Digo isso porque voce com o passar do tempo vai conseguindo identificar as velocidades e aberturas com base no iso e nas condicoes de luz do local.
Amador ,

Sem problema , se nao perguntarmos como vamos aprender, ou ajudar   :ok:

Sei usar sim o fotometro da maquina , alias fotografo a maior parte do tempo no modo M , e analisando o fotometro.

é  que o resultado realmente me chamou atenção ao ver que estavam em ISO 400.

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Agosto de 2013, 14:20:39
Colegas ,

Muito obrigado pelas respostas,  ensinamento e  dicas

1. Realmente ja percebi que a recuperação de sombras  realmente é boa no .nef da D5100

2. Para o mais antigos  :assobi:

     ASA - American Standards Association  : Associação de Normas dos EUA.
     ISO - International Standar Association : Associação de Normas Intenacional,

     Historicamente , sempre que uma norma se mostar eficiente a ISO tende a emitir uma norma sua , para internacionalizar o conhecimento ,
      mesmo que cada pais continue a ter normar internas ( ABNT , DIN , ASA , etc ) , e isto é valido para ramos de conhecimento e nao so de fotografia .

Abraços
Fábio José

     
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #14 Online: 27 de Agosto de 2013, 14:30:04
Relendo o comentário do spositom, percebi que a minha resposta não é exatamente sobre o que ele diz no comentário dele.
Ou seja, ele diz "mesmo ISO tem qualidades bem distintas".
A palavra chave do post era a qualidade, não a sensibilidade.

Mas isso acontecia desde a época do filme, não?
Alguns filmes são mais granulados que outros, mesmo com o mesmo ISO.

Não tem jeito, a qualidade vai sempre ser relacionada ao tamanho do sensor, e à tecnologia.
Assim como é relacionada ao tamanho do filme, e aos materiais do filme.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2013, 14:31:20 por Hoogle »