Autor Tópico: 50mm f/1.2 e 50mm f/1.8 II  (Lida 11570 vezes)

rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Online: 27 de Agosto de 2013, 10:27:42
Como alguém pode entender o photozone dizer que a 50mm II f/1.8 pode ter uma melhor nitidez do que a 50mm f/1.2 ???


http://www.photozone.de/Reviews/160-canon-ef-50mm-f18-ii-test-report--review?start=1


http://www.photozone.de/canon_eos_ff/472-canon_50_12_5d?start=1


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2013, 10:30:51
Mistério...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2013, 11:53:06
Olhar reviews técnicos é igual laudo de médico e ensaios de caracterização de materiais, ou seja, várias fontes e gráficos devem ser analisados.

Recomendo sempre olhar no DxO e abrir em MEASUREMENTS -> SHARPNESS -> FIELD MAP.

De qualquer forma você poderá chegar na mesma conclusão que eu já cheguei. Não vale a pena pagar muuuuuuito mais por uma 1.2 L no lugar de uma 1.8 II. Somente se grana não for problema.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2013, 12:06:07
Olhar reviews técnicos é igual laudo de médico e ensaios de caracterização de materiais, ou seja, várias fontes e gráficos devem ser analisados.

Recomendo sempre olhar no DxO e abrir em MEASUREMENTS -> SHARPNESS -> FIELD MAP.

De qualquer forma você poderá chegar na mesma conclusão que eu já cheguei. Não vale a pena pagar muuuuuuito mais por uma 1.2 L no lugar de uma 1.8 II. Somente se grana não for problema.

Não tem como isso ser real, mas é um teste "científico". Agora é o que todos dizem, para não se basear em dados, números e sim na execução/uso da câmera, ai sim creio notar alguma diferença, mas não tanta que justifique esse preço da f/1.2


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2013, 13:16:43
Olhar reviews técnicos é igual laudo de médico e ensaios de caracterização de materiais, ou seja, várias fontes e gráficos devem ser analisados.

Recomendo sempre olhar no DxO e abrir em MEASUREMENTS -> SHARPNESS -> FIELD MAP.

De qualquer forma você poderá chegar na mesma conclusão que eu já cheguei. Não vale a pena pagar muuuuuuito mais por uma 1.2 L no lugar de uma 1.8 II. Somente se grana não for problema.

É, a 50 1.2 perde na nitidez, pois ela tem uma imagem meio difusa (soft) devido ao conjunto ótico. Talvez a versão II  seja corrigida. Mas essa lente L tem características fodásticas: rápida, precisa, resistente e mais clara. Para retratos e fotos criativas, é uma ótima pedida. Tecnicamente ela é similar (levemente inferior) à 1.8 (assim como é o caso da 85 1.2L sobre a 1.8 USM), mas, na prática, o cara pira ao usá-la...
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2013, 14:07:09
É, a 50 1.2 perde na nitidez, pois ela tem uma imagem meio difusa (soft) devido ao conjunto ótico. Talvez a versão II  seja corrigida. Mas essa lente L tem características fodásticas: rápida, precisa, resistente e mais clara. Para retratos e fotos criativas, é uma ótima pedida. Tecnicamente ela é similar (levemente inferior) à 1.8 (assim como é o caso da 85 1.2L sobre a 1.8 USM), mas, na prática, o cara pira ao usá-la...

São essas coisas que não consigo entender, então: "é melhor gastar menos e ter uma lente melhor" ?? Pq eu vejo as fotos da 1.2 e sao animais.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2013, 14:09:17 por rafael1904 »


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2013, 14:18:32
São essas coisas que não consigo entender, então: "é melhor gastar menos e ter uma lente melhor" ?? Pq eu vejo as fotos da 1.2 e sao animais.

Mas tá aí a questão: nitidez é bom ter, mas para a fotografia criativa, não é obrigatório, e se consegue melhorar muito as fotos da 50 1.2 na pós (com uma máscara de nitidez). O DOF dela é que é animal!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


eduardomafra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
    • M.Laghus Fotografia
Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2013, 15:59:06
Num teste que saiu recentemente na Fotografe Melhor não era bem assim, a f/1.2 não tinha um pico de nitidez maior do que as ouras, mas era mais equilibrada (a 1.4 chegava a ter mais nitidez em certas aberturas intermediárias), mas a conclusão era também de que pelo preço e levando em conta o que ela oferece, a 50mm f/1.4 e a 50mm f/1.8 II eram excelentes (e no teste a f/1.4 era a considerada mais vantajosa das 50mm levando em conta tudo isso).


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2013, 17:00:23
Em relação a 50mm L é realmente um problema a relação custo x benefício, a única vantagem a a ligeira abertura maior, não é a única L assim. Se vc for pesquisar e comprar somente as melhores lentes das suas respectivas categorias vai acabar com uma salada de marcas e modelos.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2013, 18:32:13
A 50mm 1.2 L não é uma lente tão espetacular assim!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 27 de Agosto de 2013, 18:42:54
Tecnicamente ela é similar (levemente inferior) à 1.8 (assim como é o caso da 85 1.2L sobre a 1.8 USM), mas, na prática, o cara pira ao usá-la...


Pois é, eu que o diga. No dia que usei uma, fiquei maluco, até comecei a achar que US$1.400 nem era tão caro assim, ahahah... E eu estava comparando com a minha 35/2 IS, uma das objetivas mais espetaculares que eu já tive (e olha que eu já tive mais de 30 objetivas!). Depois de usar a 50/1.2L, a minha 35/2 IS ficou sem graça, sem graça...


Nitidez não é tudo. Não é nem de longe é a característica que eu mais olho ao pesquisar uma objetiva. A 50/1.8 pode sim ser mais nítida, mas isso não quer dizer que a 50/1.2L é ruim. Nada disso, ela é extremamente nítida mesmo em abertura máxima. As cores e contraste são perfeitos, mas o bokeh dela é o grande lance. Nunca vi um desfoque de fundo tão bonito, tão suave. O fundo derrete, quase desaparece. Coloca no chinelo tanto a 50/1.8 como a 50/1.4. Não tem mesmo como comparar, é outra categoria de objetiva.


Resumindo, eu achei ela uma objetiva espetacular. O problema é que é cara demais e muito grande e pesada... Mas a qualidade de imagem é algo impecável mesmo, monstro!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 27 de Agosto de 2013, 18:52:13
Concordo com o Humberto, existe um viés de analisar objetivas sempre pela nitidez. Existe um mundo de características que diferenciam uma lente de outra, contraste, qualidade do bokeh, transações tonais. E nitidez nem sempre é a característica mais importante, principalmente em lentes cuja maior utilização são retratos.

Esta obsessão por nitidez veio muito com a era digital e a possibilidade do crop de 100%.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2013, 18:55:13 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 27 de Agosto de 2013, 19:03:12
http://youtu.be/ser2tsK3sao
Video recente comparando as 50mm da Canon!
Eu ficaria com a 1.4!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 27 de Agosto de 2013, 19:18:53
Vou marcar para ver o vídeo mais tarde. A 50/1.4 também foi a minha escolha, mas apenas porque não tenho como pagar por uma 50/1.2L...

Mas só pra reforçar um ponto. Minha opinião é de quem já teve duas 50/1.8, está na terceira 50/1.4 e testou bastante e pessoalmente uma 50/1.2L. Depois de um tempo a gente passa a dar menos valor para reviews de terceiros, principalmente os reviews mais técnicos. Depois de muito testar equipamentos, eu vi que a maioria das minhas conclusões pessoais são bem diferentes das conclusões dos review. E pra mim, o que mais importa é o que eu achei do equipamento, para os meus usos, para o modo como eu fotografo.

E eu evito ao máximo dar opiniões sobre equipamentos que nunca testei. E evito ao máximo dar conselhos de qual objetiva comprar a outras pessoas, minhas impressões podem ser bem diferentes das de outros...


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 27 de Agosto de 2013, 20:39:35
E pra mim, o que mais importa é o que eu achei do equipamento, para os meus usos, para o modo como eu fotografo.
Muito coerente! Concordo 100%
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr