Autor Tópico: Fator de corte nas APS-C  (Lida 6594 vezes)

Ashkenazzi

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Resposta #15 Online: 07 de Setembro de 2013, 20:01:03
Em relação a qualidade de imagem de uma FF para uma cropada é tão superior assim? Eu acreditava que a unica diferença entre as FF das cropadas fosse somente o fator de corte. Tudo bem que o espelho maior e o processador são fodásticos, mas não sabia que era tanto.
Vai depender da aplicação.
Macro se dá bem com APS-C.
Em aplicações genéricas, tendo bastante luz, a APS-C vai de boa. Mas nunca será superior a FF.
Quando se quer desfocar o fundo para fotos de pessoas, as APS-C não são indicadas.
O ganho da APS-C está em lentes mais leves e mais baratas. Jornalistas que carregam a camera nas mãos, por longos períodos, pordem vir a preferir APS-C.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2013, 20:06:25 por Ashkenazzi »
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Resposta #16 Online: 07 de Setembro de 2013, 22:01:28
Sem querer ser chato, mas isso não procede. O enquadramento pode ser o mesmo. Mas a imagem (a tridimensionalidade, o DOF, a microrresolução) não será a mesma. Em uma FF tu tens uma imagem bem mais cheia de vida e dimensões. Abraço!
Esta informação é que não procede Sakco. A "tridimencionalidade" é relacionada às perspectivas. Perspectivas variam de acordo com a distância do plano em foco e não da distância focal. Portanto a imagem será exatamente a mesma, exceto pelo corte feito. Você pode inclusive sobrepor para ver que todos os pontos de fuga irão convergir para o mesmo lugar. Equivale EXATAMENTE a dar um CROP!
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Resposta #17 Online: 07 de Setembro de 2013, 22:08:44
Olha, vai do que tu chamas de superioridade... Essa pergunta é até meio sem nexo dependendo do ponto de vista, pois é o mesmo que perguntar se uma APS-C vai ter a mesma qualidade de uma bridge na DF equivalente...

Regra: quanto maior o sensor, menor é o DOF e isso gera a impressão de tridimensionalidade. Outra regra: maior o sensor, menor a densidade de pixeis, e isso gera maior qualidade da imagem final, melhores cores, melhor ruído, enfim, tudo!

Tem um tópico da 5D classic (procura aqui no forum) em que um amigo postou 2 fotos: uma com a 7D e outra com a 5Dc, em uma mesma DF, e cara, é de chorar a comparação (a 7D é mais cara, 4 ou 5 anos mais nova, tem processamento muito melhor e tal, mas não entrega a qualidade visual da 5Dc, por esta última ser FF). Abraço!

Sako outro Erro. Quanto maior o sensor MAIOR a DOF. O que faz com que a DOF de uma câmera FF seja menor é o uso de distâncias focais maiores para o mesmo enquadramento (leia: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=30530.0)
Em tempo, tridimencionalidade não tem relação com DOF e sim com o achatamento de planos promovido pela mudança de perspectivas, que é dada pela relação de distâncias entre a câmera, o plano em foco e a distância dos demais objetos em relação a este último. Em síntese, quanto mais distantes do plano em foco, maior será o achatamento e, por conseqüência, menor será a tridimencionalidade da foto. Por isso que fotógrafos de moda e glamour utilizam grandes distâncias focais para retratos. Para poder se afastar bastante do retratado e ter um ligeiro achatamento dos planos, que deixa as pessoas "mais bonitas"...

Quanto ao ruído, esta é a principal diferença que temos nos sensores, de fato.
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Resposta #18 Online: 07 de Setembro de 2013, 22:09:23
Dpulquerio, para sanar sua dúvida sobre o fator Crop há um artigo que mostra inclusive a física por trás do processo:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=2999.0

« Última modificação: 07 de Setembro de 2013, 22:10:07 por Leo Terra »
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Resposta #19 Online: 07 de Setembro de 2013, 23:48:54
Tem um tópico da 5D classic (procura aqui no forum) em que um amigo postou 2 fotos: uma com a 7D e outra com a 5Dc, em uma mesma DF, e cara, é de chorar a comparação (a 7D é mais cara, 4 ou 5 anos mais nova, tem processamento muito melhor e tal, mas não entrega a qualidade visual da 5Dc, por esta última ser FF). Abraço!
que eu vi foi entre a 50d, 40d e 5d..tinha 7d ? eu até procurei, mas não achei....
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Resposta #20 Online: 07 de Setembro de 2013, 23:53:11
Bela AULA Leo  :ok:

Valeu por desmistificar de uma vez por todas esta "estória da tridimensionalidade" entre Cropadas x FF.  :worship: :worship: :worship:
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Resposta #21 Online: 08 de Setembro de 2013, 12:16:10
Bela AULA Leo  :ok:

Valeu por desmistificar de uma vez por todas esta "estória da tridimensionalidade" entre Cropadas x FF.  :worship: :worship: :worship:

Alex há um mito em relação a isso???
Porque é física pura, tem relação direta com perspectivas, nada além disso.
Se bem que apesar de ser uma questão já conhecida há muito tempo, a questão das perspectivas realmente é um ponto desconhecido pela maioria das pessoas. Muitos dos "mitos" sobre a não ida do homem a lua se referem a total desconhecimento de como funcionam as perspectivas. O papo das sombras, por exemplo, que na verdade qualquer foto terá as sombras apontando para os pontos de fuga, JAMAIS paralelas como os teóricos da conspiração argumentam. Uma evidência neste sentido seria haver mais de uma sombra, isso sim significaria múltiplas fontes de luz. Mas o pessoal desconhece mesmo este conceito e na própria arte ele só veio a ser melhor entendido no Renascimento.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2013, 12:22:43 por Leo Terra »
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Resposta #22 Online: 08 de Setembro de 2013, 17:28:17
Alex há um mito em relação a isso???
Porque é física pura, tem relação direta com perspectivas, nada além disso.
Se bem que apesar de ser uma questão já conhecida há muito tempo, a questão das perspectivas realmente é um ponto desconhecido pela maioria das pessoas.
desculpe a pergunta repetitiva, mas vc explicou que, na prática, se eu pegar uma lente Nikon 60mm FX (fullframe e fixa), "abrir" em 2.8 e, colocar em uma Nikon D3200 DX (APS-C), e tirar uma a foto, e, depois, colocar a mesma lente na Nikon D800 FX (fullframe), "abrir" 2.8 e tirar a mesma foto (mesma distancia, deixando a foto pegar area maior, porque não me mexi), as profundidades de campo mudam ? é isso ?

EDIT: Ah, uma dúvida a mais, qual a marca/modelo da camera que vc mais usa ? valeu  :ok:
« Última modificação: 08 de Setembro de 2013, 17:38:32 por Ashkenazzi »
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Resposta #23 Online: 09 de Setembro de 2013, 13:25:24
desculpe a pergunta repetitiva, mas vc explicou que, na prática, se eu pegar uma lente Nikon 60mm FX (fullframe e fixa), "abrir" em 2.8 e, colocar em uma Nikon D3200 DX (APS-C), e tirar uma a foto, e, depois, colocar a mesma lente na Nikon D800 FX (fullframe), "abrir" 2.8 e tirar a mesma foto (mesma distancia, deixando a foto pegar area maior, porque não me mexi), as profundidades de campo mudam ? é isso ?

EDIT: Ah, uma dúvida a mais, qual a marca/modelo da camera que vc mais usa ? valeu  :ok:

Sim, se você pegar EXATAMENTE a mesma lente, mantiver EXATAMENTE a mesma distância e EXATAMENTE a mesma abertura (ou seja, tudo mais constante), a DOF no sensor APS será MENOR do que no FF. :)
Esta variável é representada matematicamente no cálculo da DOF pelo tamanho do círculo de confusão.

Quanto à marca e modelo isso é o de menos. Já usei de tudo um pouco. Atualmente uso uma compacta da Fuji (F600EXR) que é minha câmera favorita pela praticidade, e uma A77 da Sony.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2013, 13:27:05 por Leo Terra »
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Resposta #24 Online: 09 de Setembro de 2013, 14:35:15
Leo Terra, fico muito, mas muito mesmo, agradecido pelos seus esclarecimentos :worship: :worship: e dos demais colegas!
Depois que comecei a participar desse forum, o meu conhecimento em relação a fotografia, está bem melhor.
Tenho muito que aprender ainda, mas pelo pouco que utilizo a minha 60D e pelo conhecimento aqui adquirido, irei me tornar um fotógrafo melhor!

E com certeza ainda pela frente terei mais algumas dúvidas.  :D

Muito Obrigado!!!

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Resposta #25 Online: 09 de Setembro de 2013, 14:53:42
Esta informação é que não procede Sakco. A "tridimencionalidade" é relacionada às perspectivas. Perspectivas variam de acordo com a distância do plano em foco e não da distância focal. Portanto a imagem será exatamente a mesma, exceto pelo corte feito. Você pode inclusive sobrepor para ver que todos os pontos de fuga irão convergir para o mesmo lugar. Equivale EXATAMENTE a dar um CROP!

:worship:

Grande Leo! Sempre dando aulas, literalmente... Quando falei em tridimensionalidade, me referi justamente ao encurtamento do DOF que há no sensor APS-C em relação ao FF... Pelo menos no material que eu produzo, depois que passei para FF, eu notei um aumento tremendo nisso (nessa sensação de profundidade). Além do mais, com uma mesma objetiva fixa, a gente se aproxima mais do objeto para manter o enquadramento, e isso também contou muito para mim! Gostei muito do material. Obrigado e parabéns! Abraço!
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Resposta #26 Online: 09 de Setembro de 2013, 16:43:14
Alex há um mito em relação a isso???
Porque é física pura, tem relação direta com perspectivas, nada além disso.

Leo, são, na verdade, alguns mitos quando o assunto é Crop.

Outro MITO, é sobre o uso de objetivas. Apregoam que nas cropadas, aplicando-se o fator de corte, a Lente "assumiria" características impossíveis. Apenas como exemplo, uma 50tinha se comportaria como uma 75 ( ou quase uma 85mm pelas Nikon) e seria "A Lente" para retratos de rosto em câmeras cropadas. Não é verdade, as características continuam de uma 50mm.

O crop apenas elimina as laterais da imagem, como se fosse uma moldura, sem alterar absolutamente nada na foto produzida, principalmente na compressão de planos.  O efeito do crop é exatamente esse, usa uma área correspondente a 50% da imagem de uma FX/filme, e mais nada.

Como principiante e mero amador, fiz várias perguntas sobre o assunto para fotógrafos conhecidos e alguns me indicaram a leitura do livro "A Câmera" do Ansel Adams, que nos ensinaria que uma xx mm tem um resultado igual, independente do formato utilizado.
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Resposta #27 Online: 10 de Setembro de 2013, 01:56:26
... que nos ensinaria que uma xx mm tem um resultado igual, independente do formato utilizado.

Sim Alex, mas isso é válido se as distâncias se mantiverem constantes. :) O que importa nas perspectivas são as distâncias. Se você usar lentes diferentes na mesma distância terá as mesmas perspectivas... :)
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Resposta #28 Online: 10 de Setembro de 2013, 09:38:32
O que importa nas perspectivas são as distâncias. Se você usar lentes diferentes na mesma distância terá as mesmas perspectivas... :)

Rapaz, é isso que venho tentando falar para as pessoas em alguns fóruns diferentes, mas pouca gente consegue visualizar isso. A maioria das pessoas acha que perspectiva e compressão de planos está diretamente ligado à objetiva, e não à distância.  :ok:


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Resposta #29 Online: 10 de Setembro de 2013, 11:34:02
Rapaz, é isso que venho tentando falar para as pessoas em alguns fóruns diferentes, mas pouca gente consegue visualizar isso. A maioria das pessoas acha que perspectiva e compressão de planos está diretamente ligado à objetiva, e não à distância.  :ok:

Não tem relação alguma com a objetiva.
Pode pegar e fazer a foto com objetivas diferentes, mantendo as mesmas distâncias, e sobrepor para ver. As perspectivas serão as mesmas.

Acredito que esta dificuldade decorra do fato da maioria das pessoas não ter fundamento científico para fazer este tipo de reflexão. Não sabem controlar variáveis, por exemplo. Ai pensam que um fotógrafo usa uma 85mm para achatar os planos em um retrato, mas não refletem que a causa não é a objetiva em si, mas o fato deste fotógrafo se afastar do plano em foco.
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