Autor Tópico: HandyCam - Indicação?  (Lida 8318 vezes)

kinder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Agosto de 2013, 20:47:31
Fala povo,

To pra fazer uma viagem ai, e DSLR a tira-colo o tempo todo eu não aguento. Costumo ser muito cuidadoso com o equipamento e carregar corpo + lentes vai me tirar o prazer da viagem. Começamos olhando umas point-and-shoot mas não encontrei nada que superasse minha atual HX1 que a patroa considera grande ainda... e ai veio a ideia de pegar uma HandyCam.

Alguém indica alguma marca/modelo? Ou pelo menos o que NÃO comprar?

Obrigado!
Renato "Kinder" Coicev
"Quem teme perder, já está vencido" - Família Morganti
Canon dSLR Partner: 60D | 600D
Sony Digital Partner: DSC-HX1 | DSC-W35


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2013, 07:22:10
peraí.. é pra filmar ou fotografar? fotografia de handycam é uma m*rda, pelo menos nos modelos básicos/ intermediários ...

quer uma "saboneteira" boa? Canon S120, Canon S110, ou Canon G15 um pouco maior (nada contra outras marcas, mas Canon é onde sei recomendar, só isso).. eu trocaria qualquer uma delas na HX-1 brincando, mas gosto é gosto.. cada um tem o seu..

« Última modificação: 29 de Agosto de 2013, 07:23:15 por Luciano.Queiroz »


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2013, 11:03:41
Luciano, se ele esta na Área de filmagem com câmera digital e perguntou por uma handycam provavelmente quer uma filmadora

Kinder
eu tenho uma sony cx150 e ela é muito boa ao que se propoe, se seu orçamento é curto pode ir de sony, jvc ou panasonic, que todas elas entregam boas filmagens, são bem compactas, e com uma bateria fv-70, no caso das sony, você filma fácil ai 4h, da sony atualmente acho que os modelos são o cx190 e a cx210, ja jvc, eu não sei indicar modelos e as Panasonic embora sejam excelentes, são difíceis de encontrar no brasil.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2013, 11:52:36
Luciano, se ele esta na Área de filmagem com câmera digital e perguntou por uma handycam provavelmente quer uma filmadora

pois é, mas pela pergunta não me passou isso...


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2013, 13:07:51
Cara, pelo que eu saiba uma Handycam começa custando de 700 - 1000 reais, né não?

Não acho que compensa. Vc vai pagar esse valor aí só pra ter filmagens (que não tem lá essas qualidades absurdas).

Aconselho vc a ir dessas cybershots compactas da Sony mesmo. São umas puta camerinhas legais pra essas coisas. Portáteis demais, gravam videos com uma qualidade legal e tiram fotos muito boas fotos durante o dia. No Mercado Livre tem de 400, 300 reais (até menos).

O povo fala mal, mas essas camerinhas são mto boas, é só questão de potencializar seu uso. Pra você ter uma noção, tem um carinha aqui na cidade que tem uma Cybershot, e ele tá começando com um vlog no youtube com entrevistas nas ruas. Mano, ele vai sozinho, guerreiro pra rua com a camerazinha, um monopé, um gravador de audio da Sony no bolso e um microfone na mão e sai fazendo seu trampo.
Puta que legal que fica, cara. Dá uma procurada no youtube por testes de video com essas camerazinhas durante o dia, tem coisa de qualidade muito boa.

Acho mais vantajoso que uma  Handycam, e custa metade do preço (ou menos).

Se for pra ter qualidade de imagem propriamente dita mesmo, aí é DSLR mesmo, não tem jeito, mas, se for pra ser algo abaixo disso, eu iria nas Cybershots sem dúvida!

Espero ter ajudado!


kinder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2013, 00:12:03
Fala Povo!

Obrigado por todas as dicas, estão ajudando muito, podem acreditar.

Eu sempre saí de viagem fotografando, fiz pouquíssimas filmagens, quase sempre usando a Sony W35 que é uma saboneteira muito responsável com boa luz. Mas filmar de saboneteira é um saco, a pegada não ajuda. Ai sei lá, achei legal mudar um pouco o foco de fotografia para filmagem e na hora me veio uma handycam na cabeça. Nunca tive uma e apalpando elas nessas lojas de eletrônicos achei a pegada muito legal. Então a ideia seria filmar mais e fotografar menos.

Sobre qualidade, tenho consciência. Mas não consigo fazer nem uma simples caminhada filmando/fotografando de DSLR. Acabo perdendo o foco. O que deveria demorar 1h acaba levando 6h porque eu quero esperar a luz certa, tentar com outra lente, esperar a nuvem ir embora, etc. HAhahahahahahahaha. Espero que com coisa mais simples na mão, eu simplesmente registre o momento e pronto, seguimos no rumo.

A HX1 filma em Full HD. To tentando comparar uma filmagem dela com a de alguma handycam do mercado atual pra ver se houveram grandes evoluções. Se não, to pensando em largar a responsa na mão da HX1 mesmo.

A Sony HandyCam HDR-CX220 ta me parecendo bem interessante. Vou fazer uma caçada de preço pra ver o que eu encontro por ai.

Valeu de novo povo! E vou ficar de olho nas dicas por aqui!
Renato "Kinder" Coicev
"Quem teme perder, já está vencido" - Família Morganti
Canon dSLR Partner: 60D | 600D
Sony Digital Partner: DSC-HX1 | DSC-W35


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2013, 01:48:11
Canon série Vixia, a qualidade de imagem é fenomenal para uma camereta de vídeo compacta.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2013, 07:25:13
Kinder, na minha modesta opinião, câmeras fotográficas filmam melhor do que as filmadoras tiram foto..não sei se deu pra entender...
então, só te recomendo handycam se estiver pensando somente em vídeo! Fotos de handycam (pelo menos as mais básicas/ intermediárias) não são muito melhores que um bom celular!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 30 de Agosto de 2013, 09:14:25
Se pensa em tirar fotos e não vai levar uma câmera fotográfica, eu excluiria totalmente a ideia de uma handycam.
Não sei o quanto pretende filmar, mas hj em dia as câmeras digitais fazem um bom trabalho filmando em HD ou Full HD. Com um monopé, como foi dito aí, vc já melhora bastante a questão de estabilidade.
eu realmente não trocaria uma câmera fotográfica por uma handycam. a não ser que vc queira ter as duas coisas, uma câmera pra fotos e outra pra filmagem. Aí já é outra questão. Mas em não sendo esse o caso, não é aconselhável MESMO a filmadora.
Se quer uma coisa mais compacta, aconselho uma canon sx240hs que pode ser encontrada na fastshop (loja de confiança) por 700 contos. Filma em Full HD, tem 20x de zoom e cabe num bolso mais larguinho. E ainda vai te render fotos bem aceitáveis.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2013, 09:15:23 por Helena Bsb »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2013, 16:59:09
Um erro comum é pensar somente em termos de resolucão e achar que celular e câmera digital tem a mesma qualidade final de uma handycam decente. Basta ver um monte de videos feitos em 5D Mk2 para constatar um moiré brabo em cenas com movimento rápido, coisa que dificilmente acontece com as filmadoras específicas. Isso sem falar de blooming.

São ferramentas diferentes para objetivos diferentes.


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2013, 18:41:01
Um erro comum é pensar somente em termos de resolucão e achar que celular e câmera digital tem a mesma qualidade final de uma handycam decente. Basta ver um monte de videos feitos em 5D Mk2 para constatar um moiré brabo em cenas com movimento rápido, coisa que dificilmente acontece com as filmadoras específicas. Isso sem falar de blooming.

São ferramentas diferentes para objetivos diferentes.

adiciono a isso a bateria escassa de câmeras fotográficas quando se trata de filmagens, ainda mais se forem compactas, para minha cx150 eu comprei um pistol grip no ebay e ela fica parecida com uma super 8, pelo que eu entendi o que o autor do topico quer é uma filmadora pra viagem, pequena, ou seja creio que o monopé esta fora de cogitação, pois ele quer algo pra andar a tira colo, eu tenho a cx150 pq nao levo a 60d em qualquer lugar, se for uma filmagem sem muitas pretensões, eu vo de cx150, se ha riscos como agua poeira em excesso, barro, qualquer q seja, a gopro entra em cena.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2013, 23:40:03

São ferramentas diferentes para objetivos diferentes.

Com certeza!!
Mas se ele ainda intenciona fotografar, não acho que uma handycam seja ideal. Ainda ficaria com uma boa câmera digital, que dá bem conta da filmagem.
Sim, o gasto de bateria é maior, mas tendo bateria(s) extra(s), esse problema fica resolvido.
Bem, sei lá. Eu, euzinha, não deixaria de andar com uma câmera fotográfica, mesmo se curtisse filmagem.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 31 de Agosto de 2013, 00:29:33
Certamente ! Fotografar com handycam é um lixo. E se for uma filmagem básica despretenciosa, dá para usar uma camera fotografica sim. Fora isso uma handycam decente é fundamental mesmo. Aqui em casa me encheram o saco por uma handycam que eu levei duas vezes em viagens pra nunca mais, filmar não é a minha praia mesmo...


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #13 Online: 01 de Setembro de 2013, 21:38:51
Concordo com o povo e digo mais: depois que comecei a fazer videos com DSLR, não cogito outra ferramenta pra video. Qualidade excelente, relativamente barata, versátil e prática.

A não ser que vc vá fazer muitas viagens pela sua vida, filmando muito durante o caminho com os takes todos com mais de 12 minutos, aí sim, iria de Handycam, mas mesmo assim teria que dispender uma graninha pra pegar uma razoável.

Uma DSLR nem é incômodo pra filmar andando, é leve, de boa (T3i, T4i).


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #14 Online: 04 de Setembro de 2013, 14:42:41
Aproveitando o Tópico...

Estava olhando as handycam da Sony. Me interessam apenas as Full HD. O preço delas com HD externo é bem mais alto do que o preço da que aceita cartão. Por exemplo, essa HDR-CX220 (sem HD interno) sai por 200 dólares no site da Sony.com,  ao passo em que a que vem com apenas 16GB de memória interna já sai por 400... 32GB, 600...

Pergunto: que vantagem tem o HD interno numa câmera dessas ao invés do Cartão que faça valer a pena a diferença de preço?
« Última modificação: 04 de Setembro de 2013, 14:45:17 por Zeidan »
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX