Autor Tópico: Alguém aqui umsa MAC BOOK AIR para edição de fotos?  (Lida 12236 vezes)

Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Online: 29 de Agosto de 2013, 14:17:27
Pessoal,

Estou pensando em comprar um MAC BOOK AIR para agilizar a edição das minhas fotos, visto que eu poderia trabalhar nisso em vários locais diferentes.
Já tenho um DESKTOP parrudo em casa e gostaria de saber a opinião de outros fotógrafos que usam MAC para tratar suas imagens.
Será que um MAC BOOK AIR com SSD de 256Gb e 8GB de RAM dá conta do recado?
Agradeço a quem puder me ajudar.

Um abraço,
Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Alex Simões

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2013, 20:26:13
Adam, boa noite.

Eu uso um Macbook Pro para editar. Porém não profissionalmente. Ontem editei e exportei 280 fotos com ele, e nunca travou. Mas é um modelo antigo, de 2009, mas com as configurações parecidas com a que você disse.
Eu sinceramente recomendo. Vai se apaixonar pela simplicidade e pela estabilidade do sistema.

Se o seu processador for um pouco mais parrudo, pode conseguir até trabalhar mais rápido que o eu...e eu acho o meu muito rápido.

Segue um print do meu sistema. Qualquer dúvida, se eu puder te ajudar, dá um toque.
Abraço.

Alex Simões


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2013, 22:48:13
Adam, dá tranqüilamente visto que a sua estação principal de edição será o desktop. Queres realmente um Mac? A Dell tem ótimas opções de ultrabook.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2013, 15:34:19
Adam, dá tranqüilamente visto que a sua estação principal de edição será o desktop. Queres realmente um Mac? A Dell tem ótimas opções de ultrabook.

Tsouto,

Boa tarde! Estou pensando seriamente em um MAC que também seria usado para reunião com os clientes/noivas, para apresentação de vídeos e slideshows. Na realidade eu também gostaria de adiantar a edição das fotos, pelo menos classificando-as aqui no meu trabalho principal, depois exporto o álbum com as fotos que vão para o cliente e faço a edição final no DESKTOP. Obrigado pela dica!

Abraços,

Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2013, 15:36:08
Adam, boa noite.

Eu uso um Macbook Pro para editar. Porém não profissionalmente. Ontem editei e exportei 280 fotos com ele, e nunca travou. Mas é um modelo antigo, de 2009, mas com as configurações parecidas com a que você disse.
Eu sinceramente recomendo. Vai se apaixonar pela simplicidade e pela estabilidade do sistema.

Se o seu processador for um pouco mais parrudo, pode conseguir até trabalhar mais rápido que o eu...e eu acho o meu muito rápido.

Segue um print do meu sistema. Qualquer dúvida, se eu puder te ajudar, dá um toque.
Abraço.

Obrigado pela dica! Se a sua máquina de 2009 dá conta as novas devem dar também! Valeu mesmo! Estou querendo conhecer um mundo novo... UNIX... Obrigado pela força.

Abraços,
Adam


XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2013, 17:18:49
Adam, dá tranqüilamente visto que a sua estação principal de edição será o desktop. Queres realmente um Mac? A Dell tem ótimas opções de ultrabook.

Tsouto, vc recomenda os ultrabooks Dell?
Estou pensado em comprar um + monitor IPS grande...

Abraço,
M Rezende


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2013, 22:48:21

Tsouto, vc recomenda os ultrabooks Dell?
Estou pensado em comprar um + monitor IPS grande...

Abraço,
M Rezende
Minha esposa tem um Dell simples que comprei há 3,5 anos e somente o HD pifou (commodity). Na empresa estou no segundo notebook Dell (linha empresarial - Latitude) e só tenho elogios, EMHO, para quem tranqüilidade e não pode ou quer Apple, é uma recomendação infalível.

A Samsung também está com preços muito bons de Ultrabook mas não sei como é a confiabilidade.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2013, 22:56:13
Eu uso um Macbook air de 2011 (na época que comprei nem pensava em editar fotos nele).

Configuração 2 GB de RAM, processador antigo (antes do core i5 atuais), HD 128 GB

O meu não dá conta, é muito lento. Uso para editar minhas fotos em RAW porque não é para uso profissional. Não trava, mas tem que ter paciência.

A configuração que você passou dá conta tranquilo (é a mesma configuração dos MacBook Pro de 2 anos atrás), o HD que é pequeno para uso profissional, mas como você tem um computador mais robusto em casa, pode ir tranquilo que para edição e apresentação a clientes dá conta (e acho que atualmente o preço é bem competitivo em comparação com outros ultrabooks)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2013, 00:42:49
Isso é relativo... Tenho um macbook white de 2009 core 2 duo de 2.26 Ghz com 8G de RAM e SSD de 128 GB e sinceramente sobra potencia para rodar softwares até pesos-pesados como o DxO Elite. E não se engane, o Aperture últmia versão é muito rápido e competente.

No teu caso, a velocidade da CPU não vai ser o fator primordial, o que realmente importa nesse caso é memória e um acesso a disco rápido e você está bem servido nos dois casos. Esse computador originalmente tinha 2G de memoria e um HD convencional de 350. O upgrade que fiz fez uma BAITA diferença. Comparado com o MB Pro do meu sobrinho que é i5 de 2.4G + 4G de ram e hd convencional de 750 GB, o meu dá um couro nele.

Só acho que a tela mínima para trabalhar com imagem é de 13" e já acho pequena. 11" nem pensar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2013, 00:45:45
Adam, dá tranqüilamente visto que a sua estação principal de edição será o desktop. Queres realmente um Mac? A Dell tem ótimas opções de ultrabook.


O que mata é a porcaria do Windows 8. Não dá pé. Tenho um Toshiba que veio com ele, de 2.4 GHZ + 4 de RAM e o meu macbook white guerreiro é que nem o Schumaker perto do Barrichello, rodando os mesmo programas, com as mesmas imagens.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2013, 05:07:12
Meu Dual Core de 3 anos com 8GB de Ram da conta de trabalho paralelo com LR e CS e imagens HDR. O que interessa é memória.


chilenu

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2013, 08:53:22
Eu uso um Dell Inspiron de 2 anos atrás.

i3
6gb de ram

Só que rodo linux e uso muito o Corel Aftershot + Darktable + Gimp

Nunca tive problema, editar foto em Windows é tenso.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2013, 09:49:06
LG E200 de 6 anos atrás
Dual Core 2Ghz
3GB de ram
ATI RS600ME

Ubuntu 12.04 + Gimp + Darktable

Roda de boa, para o meu uso não sinto lentidão  :ok:

Tem dual-boot com Windows... roda também, porém com o freio de mão puxado...  ;)
« Última modificação: 25 de Setembro de 2013, 09:50:33 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2013, 10:30:15
Ao autor do topico: pra editar fotos fora de casa, vai que vai no MBA. Principalmente pela tela, muito boa se comparada à maioria dos laptops do mesmo nivel de preço (os mais baratos, esqueça). Se for pra editar em casa ai a história é outra, claro.

Se for pra coisa mais rapida, a tela de 11" não vai te cansar muito, a de 13" um pouco, mas vc vai sentir que tem mais espaço. e mais conforto.


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2013, 11:28:31
Eu tenho um MACBOOK AIR antigo com apenas 2Gb de RAM que para editar os arquivos da minha D3 (12 Mpix) funciona muito bem. Para arquivos de uma D800 (36 Mpix) já vejo complicado...