Autor Tópico: Pergunta Sobre Analógica ou Digital (sou Iniciante  (Lida 2800 vezes)

Robson Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Online: 31 de Julho de 2006, 11:19:35
Olá amigos, desculpe a pergunta, estou querendo iniciar com esse maravilho
hobby, mas gostaria de comprar uma máquina com vários recursos na qual
eu pudesse explorar bastante esse mundo fabuloso da fotografia.
MInha dúvida é:

Eu compro uma anológica e aprendo bem todos os macetes da fotografia
depois compro a Digital?
Ou Já compro a Digital, pois já tem os mesmos recursos da Analógica?

Gostaria de comprar uma analógica mas estou com medo de comprar
gastar uma grana alta e logo ela ficar jogada de canto por causa das
digitais.
As analógicas estão com os dias contados? qual devo comprar?
Desculpe a pergunta, ainda estou estudanda a parte teórica da
fotogafia.

Muito obrigado amigos.
Amo a Fotografica (hobby)
Olympus Tryp 35 (estado impecável)
Aprendiz apenas na teoria até comprar minha máquina.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2006, 11:42:21
Robson, vc pode aprender com qualquer uma das duas, tanto anal[ogicas quanto digitais vão apresentar os mesmos recursos.

Tem gente que fotografa só com analógica e até hoje não sonha em trocar por nada desse mundo, pq as câmeras fazem o que eles querem e do jeito que eles querem.

Tem gente que prefere digital, cada um vai ter um gosto. Na analógica vc vai ter um custo maior de revelação, se fotografar muito sai mais caro, mas as câmeras são mais baratas, nas digitais, o problema maior vai ser a câmera que vai ser mais cara logo de in´cio, mas o custo por foto é bem menor.

Ai vc tem que fazer a sua escolha.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2006, 11:44:17
Completando...
A resistencia de uma digital é menor.
A manutenção de uma digital é muito mais cara.
A digital é mais comoda pra ver o resultado com rapidez (mas isso é fator pessoal, alguns adoram esperar, outros adoram ver logo).
Se você for sair com uma analogica na rua, seu medo vai ser menor...

Seja lá qual for das duas que você vai comprar, procure uma que lhe dê controle sobre iso, abertura, velocidade e foco.
« Última modificação: 31 de Julho de 2006, 11:49:29 por helder84 »


Robson Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2006, 12:00:14
Citar
Completando...
A resistencia de uma digital é menor.
A manutenção de uma digital é muito mais cara.
A digital é mais comoda pra ver o resultado com rapidez (mas isso é fator pessoal, alguns adoram esperar, outros adoram ver logo).
Se você for sair com uma analogica na rua, seu medo vai ser menor...

Seja lá qual for das duas que você vai comprar, procure uma que lhe dê controle sobre iso, abertura, velocidade e foco.
Oba, obrigado pelas respostas.

Mas, se eu comprar uma analógica, ele não se perderá logo?
será que com essa onda de digitais a revelação por filme
não está se acabando?
Desculpe, perguntar isso porque tenho medo de comprar
uma e logo ela se tornar obsoleta e acabar tendo que comprar
uma digital e aposentar a analógica.
Eu prefiro as manuais (gosto de manuai igual carro, é gosto mesmo).
Amo a Fotografica (hobby)
Olympus Tryp 35 (estado impecável)
Aprendiz apenas na teoria até comprar minha máquina.


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2006, 12:20:31
Não acho que a resistência de uma digital seja menor que uma analógica..  acredito que a quantidade de fotos tiradas por uma digital é muito (mas muito maior) que por uma analógica.  por isto ela estraga mais... o negócio seria controlar o click (vai tentar eheheheh)
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Fribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2006, 12:25:54
Minha opnião pessoal, eu não tenho a experiênciq dos outros companheiros, mas ai vai:


Se tens $$$ para comprar uma maquina digital que tenha controle sobre abertura, velocidade e foco, vá de digital, pois no inicio você tera que praticar muito para consegui evoluir a sua fotografia.

Quanto maquinas analógicas ja tivemos companheiros vendendo usadas a + ou - R$ 150,00 aqui no site, mas você tera que ficar pagando as revelações, eu acredito que com o tempo diminuirão as opções de labaratórios para vender e revelar filmes, mas sempre havera laboratórios especializados que manterão viva esta arte.


Podendo comprar uma boa maquina digital, voce não se arrependerá.

 
Francisco Ribeiro
Rio de Janeiro-RJ

Sony ALPHA 200


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2006, 12:33:13
Oi Robson,
Como já disseram, os recursos podem ser os mesmo tanto para digital quanto para as de filme. O custo inicial de uma câmera deve ser menor pela de filme, a camera em si é mais barata. A digital, além de mais cara, tb vai ter uns custos paralelos, com cartão de memória, dependendo do modelo com bateria, e se vc quiser fotos impressas, com papel e impressão.
Na de filme vc tb vai pagar pelo filme em si, processamento e impressão.
Dependendo do modelo que vc quer, e eu acredito que vc queira uma camera boa mas sem grandes sofisticações, certo? No final das contas, o custo das duas pode ser o mesmo.
Prá vc poder escolher, se está pensando no futuro, a tendencia é que a sua digital, seja ela qual fôr, realmente estará obsoleta em poucos anos. Não que não vá servir mais, mas no mercado vc vai achar coisas muito melhores , de melhor qualidade, por preço bem menor. Com a de filme não é assim, elas duram muitos e muitos anos se bem tratadas, e se fôr o caso vc pode vender no futuro e fazer algum $$. Ou seja, como investimento, acho uma cIamera de filme melhor.
Sobre laboratórios prá revelar filme, pode ser até que diminuam com o tempo, ou que até deixem de existir um dia, mas acho que ainda falta muuuuuuiiitooooooo !!!!
Espero ter ajudado.
()s
GuiGui
 ^_^  


Robson Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2006, 12:52:21
Boas as respostas, estou aprendendo muito aqui.

As digitais possuem as mesmas funções das Analógicas?
(Obturador, zumm, foco...)
Conseguem alcançar as mesmas velocidades de obturador
que das Analogicas?
E a resolução também se compara com as anal.?
Amo a Fotografica (hobby)
Olympus Tryp 35 (estado impecável)
Aprendiz apenas na teoria até comprar minha máquina.


Robson Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2006, 12:55:24
Boa Guigui, muito obrigado.

Acho que estava escrevendo ao mesmo tempo que vc, hehehe.
E não havia lido sua resposta, ajudou muito. realmente 10.
Amo a Fotografica (hobby)
Olympus Tryp 35 (estado impecável)
Aprendiz apenas na teoria até comprar minha máquina.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2006, 13:15:07
Citar
Não acho que a resistência de uma digital seja menor que uma analógica..  acredito que a quantidade de fotos tiradas por uma digital é muito (mas muito maior) que por uma analógica.  por isto ela estraga mais... o negócio seria controlar o click (vai tentar eheheheh)
Minha sogra tem uma Canon EOS 650 há 18 anos...
Por mais que você compre hoje uma analogica e uma digital e empregue o mesmo numero de fotos e condições as duas, dificilmente a digital chegará em forma nos 18 anos...
Já uma analogica...
Tanto que é fácil encontrar câmeras com mais de 20 anos atuando firme e forte por aí.

 :thmbup:  


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2006, 13:19:28
Indo contra a maré: digital, sem dúvida nenhuma.

Você mesmo já se apresentou como total desconhecido da fotografia. Provavelmente, no seu aprendizado, irá realizar centenas de disparos para poder colocar toda a teoria, em prática. Mas desses disparos uma ínfima proporção será aproveitado. Se comprar uma câmera de filme, quanto não irá gastar com o filme e a sua revelação?

A digital permite que você, com um pouco menos de critério e pena, "desça o dedo", tirando diversas fotos e fazendo diversos testes, sem remorso. Então, poderá viasualizar a foto no computador, analisar seu erros, inclusive baseado nas informações de disparo do EXIF (as câmeras digitais gravam nos arquivos de foto gerados todas as informações de como aquela foto foi feita), facilitando o aprendizado.

Pesquise bastante por aqui, através da ferramenta "Pesquisa" na barra logo abaixo do banner do fórum, sobre o que é uma câmera compacta, uma prossumer e uma DSLR. Analise quanto está disposto a investir nesse seu novo e caro passatempo, e escolha sua câmera.

Se nunca teve contato com a fotografia, realmente sugiro uma pequena compacta, com todos controles manuais, para que possa começar a aplicar tudo que irá estudar. Mais pra frente, se realmente tiver certeza do que quer, poderá comprar uma DSLR. Se não, ao menos terá investido em uma câmera da qual poderá fazer uso no futuro.

Abraços
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #11 Online: 31 de Julho de 2006, 13:22:43
Citar
Minha sogra tem uma Canon EOS 650 há 18 anos...
Por mais que você compre hoje uma analogica e uma digital e empregue o mesmo numero de fotos e condições as duas, dificilmente a digital chegará em forma nos 18 anos...
Já uma analogica...
 
Helder,

Ainda não se passaram 20 anos após o lançamento da primeira DSLR, portanto não dá pra afirmar isso. Atualmente, apesar dos avanços constantes, já temos profissionais fazendo uso de câmeras com mais de 5 anos de uso, e garanto que muitos deles irão manter seu equipamento original.

Abraços
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #12 Online: 31 de Julho de 2006, 13:35:27
Citar
Citar
Minha sogra tem uma Canon EOS 650 há 18 anos...
Por mais que você compre hoje uma analogica e uma digital e empregue o mesmo numero de fotos e condições as duas, dificilmente a digital chegará em forma nos 18 anos...
Já uma analogica...
 
Helder,

Ainda não se passaram 20 anos após o lançamento da primeira DSLR, portanto não dá pra afirmar isso. Atualmente, apesar dos avanços constantes, já temos profissionais fazendo uso de câmeras com mais de 5 anos de uso, e garanto que muitos deles irão manter seu equipamento original.

Abraços
Posso citar alguns aqui do Fórum.... o Melão usa uma d60 que vai muito bem obrigado e a câmera é até antiga, depois dela surgiram 10D, 20D e 30D na sequência da linha, eu uso uma 10D e uma 300D tb já descontinuadas.

Não dá pra falar em resistência ainda.

Depende muito do que vc vai fotografar e quanto vai fotografar, se for daqueles que quer gastar umas 30 poses por mês, uma analógica vai te suprir e muito bem, os custos serão baixos de manutenção e mesmo revelação e ampliação, se for bater muito mais fotos, ai é digital, ambas vão te apresentar o mesmo resultado, se vc gosta de editar as suas fotos, curte ficar um tempo no micro e tal, vai de digital, se quer algo mais pronto (que o cara do lab arrume pra vc) vai de analógica, se quer imprimir poucas fotos das que bateu, digital facilita.

As lentes em muitos casos são as mesmas, tanto para digital quanto para analógica, sendo a parte digamos assim durável do investiumento, corpo, uma hora ou outra vai quebrar e sim, decai de valor bastante, tanto para um caso quanto para outro.

E pra aprender a fotografar, olha as vezes cursos rápidos ajudam muito, além da leitura.... talvez seja interessante até antes de comprar uma câmera.... sair com gente que vai fotografar, sentir as câmeras e tal... assim seu investimento fica mais certo
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Robson Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #13 Online: 31 de Julho de 2006, 14:19:42
Amigos realmente não tenho palavras para agradecer vocês, éram exatamente
essas informações que gostaria de saber, foi realmente um curso para mim.

Tenho uma OLYMPUS TRYP 35 da época de meu vô, conservadíssima.
Tiro poucas fotos por mes, comecei a mexer nessa máquina e gostei
muito, primeira vez que peguei achei muitas fuções, mas agora que estou
aprendendo algumas coisas já estou achando ela pouco para mim, hehehe.
Alguém conhece essa máquina? tem alguma informação?

É realmente é uma dúvida cruel entre digitalxanalógica, mas com certeze
muito estou aprendendo aqui.
Obrigado.
Amo a Fotografica (hobby)
Olympus Tryp 35 (estado impecável)
Aprendiz apenas na teoria até comprar minha máquina.


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 31 de Julho de 2006, 14:22:56
A Olympus Trip é uma lenda, se não me engano tem até Fã Clube por aí !!!
 :thmbup: