Exemplo prático:
Nestas lentes de 24 até 85mm (fixas, porque zoom pode seguir regras levemente diferentes, dependendo da construção) :
- se a pessoa estiver olhando de lado MAS de modo que o fotografo veja os dois olhos dela.
- e, se o rosto dela estiver tomando cerca de metade (ou mais) da área da foto. (vendo apenas a parte bem de cima do ombro)
o olho mais distante embaçará até mesmo em F4. (em F4, será bem suave, em 2.8 sera um embaçado menor mais ainda bonito se for proposital e, abaixo de 2.8, sera um embaçado forte e feio no segundo olho).
Por isso, a abertura abaixo dos 2.8 é para fotos de modelo de capa de revista onde a pessoa olha bem de frente para o fotografo. (olhe capas de revistas femininas).
Ou
fotos do peito/cintura para cima, ou de corpo inteiro (quando o fotografo fica mais longe)
O objetivo da abertura abaixo dos 2.8 é desfocar bem o fundo e criar um efeito de quadro (pintura) onde a pessoa fica quase em "um sonho" ou saindo de um quadro como que pulando para fora do quadro. para fora da foto.
em 1.4, se tiver um grupo de futebol, de 11 pessoas, sendo 5 agachadas e 6 em pé (atras). E voce enquadrar todos na foto (ou seja vc está longe). Voce não consegue focar nos que estão atrás ao mesmo tempo dos que estão na frente !!!
lembre-se que estas medias 1.4, 1.2 foram criadas quando se usava filme e não tinham apenas utilidade de desfoque. eram para baixa luz em um mundo de ISO100 e ISO 200 (nivel profissional). Nestes caso o fotografo ficava beeem longe (se nao quisesse desfocar), porque era isso ou nada (em uma foto noturna).
Aí vc me pergunta:
vc tá dizendo que o desfoque é IGUAL de 24mm até 85mm ? (se o rosto estiver preenchendo o quadro da forma que citei acima, em lente fixa e nas aberturas iguais...)
Sim, no rosto fica visualmente na mesma (de igual à bem próximo, para fins didáticos). Mas o cenário de fundo muda DRASTICAMENTE. E é este cenário de fundo bem desfocado, que o fotografo busca na 85mm e que dizem ser ruim nas 24mm (tendo as 35mm e as 50mm no meio do caminho)