Autor Tópico: Duvida crucial qual camera? hx300 ou Rebel  (Lida 6265 vezes)

Ravox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Agosto de 2013, 23:15:03
Ola pessoal!

Gostaria que me ajudassem nesta decisão pois estou indo pros EUA em breve e quero comprar uma camera e tem tirado meu sono, fui dono de uma superzoom a Sony HX100, foi a camera que tirei minhas melhores fotos, sei que o sensor dela não é grande, mas adorava o zoom dela, a possibilidade de tirar fotos longe sem o objeto perceber ou coisa do tipo, mesmo que com o aumento do zoom a qualidade poderia ser mais baixa, dai a Sony lança a HX300 com 50X de Zoom.

Achei o maximo, 50X de zomm 20 megapixels, porem todos os reviews falam que a qualidade da imagem piorou em relação as outras cameras pois a Sony aumentou os pixels e manteve o tamanho do sensor.

Por outro lado alguns amigos me indicaram a Rebel t3i ou t5i, caso eu quisesse imagens realmente boas.

Acontece que realmente fiquei tentando a comprar estas Canon Rebel, porém não manjo nada de DSLR, e fiquei meio acostumado com superzoom, dai falaram para eu comprar a camera Canon T3 ou T5 com lentes 18-135mm que teria um pouco de zoom e não ficaria na mão quanto a zoom.

Enfim o que vcs acham meus caros amigos? terei muita dificuldades com a DSLR da Canon, sei que ela tem modo automatico tb, até o modo automatico as fotos fica mais bonitas nela?

Esqueci de mencionar que gosto de filmas tb, considerar isso tb!


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2013, 23:48:13
Essa é uma dúvida bastante comum, se hoje eu tivesse grana na mão também ficaria em dúvida entre uma superzoom ou uma DSLR. Acho que se você já tem uma câmera com bastante zoom, não há necessidade de comprar outra com as mesmas características.

 O sistema DSLR é caro e não oferece a mesma capacidade de aproximação que as superzoom oferecem, porém o ganho em qualidade de imagem tanto em ambientes escuros como claros, além do controle sobre a profundidade de campo, são consideráveis. É claro que para extrair o máximo que a câmera oferece, seja reflex ou UZ, é necessário que você conheça os princípios básicos de fotografia (abertura, velocidade do obturador e ISO). As reflex de entrada (Rebels e Nikons Dxx00) são ótimas câmeras para quem quer fotos com mais qualidade e não são muito mais caras que uma UZ top de linha. Apesar de terem mais botões, os comandos básicos são os mesmos e elas possuem modos automáticos como qualquer câmera point and shot.

Sobre as UZs, as câmeras dessa categoria da Sony tem ganhado mais e mais megapixels a cada novo lançamento, porém mantando o mesmo sensor pequeno e isso tem se traduzido em ruído excessivo. Por causa disso, as UZs da Sony são as menos recomendadas.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2013, 00:06:49
É isso que o colega falou ai em cima, super zoom é um outro mundo, bem diferente de DSLR, que é bem maior, mais pesada, etc...

Sinceramente eu acho que vc deveria pensar exclusivamente nisso, na comodidade e no conforto de um equipamento multiuso compacto, ou mudar tudo o que vc experimentou até agora e partir para uma DSLR, que vai trazer a um alto custo (peso, tamanho, acessórios, etc...) a melhoria da qualidade de imagem.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2013, 00:11:12 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2013, 00:16:19
Mudei recentemente de UZ para DSLR e não me arrependo, só dá preguiça da tralha que tem que carregar (ao invés de uma bolsa pequena é uma mochila).

E após começar a fotografar com a DSLR agora estou tentando aprender a tratar as fotos (porque se você realmente que fotos melhores ainda precisa fotografar em RAW e corrigir as imagens depois).

Mas a cada foto que fica com o fundo desfocado pelo efeito da lente (e não da correção) tenho certeza que valeu a pena. Mas volto a frisar, perde-se a praticidade e ainda adquire-se um vício em comprar lentes...


fisiowilliam

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2013, 00:40:29
Fazem 20 dias que sai de uma hx1, havia pego uma t1i e 18 dias depois troquei por uma t3i, pois, havia me acostumado com o visor móvel, o que a t1i nao tinha, em relação as fotos, mesmo sem saber usar o modo manual ainda, estou usando no modo automático ou P ( nao sei nem o que é este P, mas as fotos ficam boas....RSRSRS) estou adorando a dslr... Completamente diferente da hx1...... Mas ainda sinto falta do zoom.... RSRSRSRS


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2013, 08:56:24
Tópico movido...
como envolve reflex e compacta, por enquanto deixarei na sala das reflex, já que aparentemente a inclinação para compra de reflex é maior. Se mudar para compacta, movo o tópico para a sala de compacta.


Ravox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2013, 09:11:11
Pois é galera várias opiniões por aqui.. e relação a hx300 da Sony mesmo com o aumento de pixels nos reviews fala que ela é melhor que a Superzoom da Canon e da Pannasonic, vai entender... penso justamente isso tb na falta de praticidade de uma DSLR e meu medo de tirar fotos borradas ou coisa do tipo no começo


Ravox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2013, 10:54:48
Pessoal uma outra duvida que tenho é por exemplo viajo muito e gosto de tirar fotos onde vou, sei que a DSLR nao é pratica em relação a isso, e outra coisa noto bastante que fotos com as DSRL principalmente Canon t3 t5 as fotos saem com fundo desfocado, todas as fotos saem assim?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 30 de Agosto de 2013, 10:55:54
Pessoal uma outra duvida que tenho é por exemplo viajo muito e gosto de tirar fotos onde vou, sei que a DSLR nao é pratica em relação a isso, e outra coisa noto bastante que fotos com as DSRL principalmente Canon t3 t5 as fotos saem com fundo desfocado, todas as fotos saem assim?

Não. Isso vai depender da abertura de diafragma usada.
De algumas outras coisinhas tbém, mas especialmente da abertura do diafragma.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2013, 10:56:40 por Helena Bsb »


Ravox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2013, 11:00:09
Vcs acham uma boa então eu comprar uma T5i com lente 18-135mm (o que me daria um pouquinho de zoom) para usar em viagens?


spectrox

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 293
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2013, 11:14:51
Tenho a Lente 18-135 e apesar de não ser um primor em qualidade de imagem, é bem versátil, e para uso de hoby é excelente...  :ok:
► Canon T4i | EF-S 18-135mm / EF-S 55-250mm IS II / EF 50mm 1.8
► Sony NEX-F3 | SEL18-55mm
► Panasonic Lumix FZ35



CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2013, 11:21:37
Vcs acham uma boa então eu comprar uma T5i com lente 18-135mm (o que me daria um pouquinho de zoom) para usar em viagens?
É uma opção para usar uma lente só, em ficar trocando toda hora e carregando pouca coisa.
É interessante uma lente tele clara (com abertura 2,8 em toda extensão), mas são lentes mais caras. As lentes teles mais claras no geral são mais fechadas.
As DSLR desfocam mais fácil também pelo tamanho do sensor em relação às compactas, mas o fator mais importante é a abertura, como a Helena disse acima. Todas as lentes fecham bastante o diafragma, então se você não quiser desfoque de fundo, é só fechar que aumenta o seu campo de "nitidez" (DOF).
Se a portabilidade for importante, pense em uma mirrorless (atualmente gosto da sony NEX, que tem corpo de compacta, menor que uma UZ, com sensor de DSLR), mas não é tão compacta assim, dependendo das lentes que você for usar ainda fica pesado e as lentes são claras (mas se você não fizer questão de automático manual dá para usar lentes manuais baratinhas, ex m42, com adaptador)


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #12 Online: 30 de Agosto de 2013, 11:23:55
"As lentes teles mais claras no geral são mais fechadas."
"sony NEX, que tem corpo de compacta, menor que uma UZ, com sensor de DSLR), mas não é tão compacta assim, dependendo das lentes que você for usar ainda fica pesado e as lentes são claras (mas se você não fizer questão de automático manual dá para usar lentes manuais baratinhas, ex m42, com adaptador)"

Erros de ortografia
As lentes mais "baratas" são fechadas

As lentes da sony nex são "caras"


Ravox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 30 de Agosto de 2013, 11:29:59
To indo pra Canon pois muuuita gente me recomendou esta camera.. e realmente achei linda as fotos dela, as Sony Nex são bacanas porque são pequenas mas as lentes da Sony são de sangrar o bolso.

Sobre a questão do foco deixa eu ver se entendi, tenho que fechar o diafragma para não desfocar o fundo (aumentar o F) certo caso contrario com o F menor e diafragma aberto a foto vai pegar apenas o objeto principal no foco e o fundo desfocado? é isso?

Vou gastar 1.000 Dolares na camera + lentes 18-135mm espero estar fazendo o certo... penso nesta lente até para não ter que comprar mais lentes de imediato...


obs: tenho que fazer conta toda vez que posto coisa nesse forum... nunca tinha visto isso, bem doido


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #14 Online: 30 de Agosto de 2013, 11:35:34
Vou dar meu pitaco....

Amigo, essa questão de zoom é uma coisa que infelizmente só vc pode responder e depende muito da sua maneira de fotografar.

Tem pessoas que não conseguem viver sem um zoom estratosférico, tem pessoas que usam apenas uma lente fixa, sem zoom nenhum. Isso vai de vc e do tipo de fotos que gosta. Normalmente quem vem de uma UZ sente muito a falta de zoom principalmente no início. Eu vim de uma Canon S5IS - que tinha 12x de zoom se não me engano - e sei como é isso. Mas com o passar do tempo, normalmente vc acaba se limitando mais a algumas distâncias focais que reproduzem os resultados que vc mais gosta.

Dando o meu exemplo, eu quando viajo gosto de fotos de planos abertos, nunca tiro fotos de "detalhes" porque acho que no final das contas o detalhe sem o seu entorno com o passar do tempo perde o sentido e vc acaba nem se lembrando mais o que é que fotografou, a não ser que o objetivo da foto seja o detalhe como as fotos de pássaros feitas pelos observadores de pássaros ou fotos de detalhes de arquitetura se vc é do ramo. Tenho zilhões de fotos de passarinho, de detalhe de igreja, de um monte de coisas que nunca mais sequer olhei e se olhar vou ter que ver o catálogo do LR prá descobrir onde é e quando foi que tirei. Mas isso é minha maneira, e não quer dizer que seja a única ou a mais correta.

Para mim portanto, uma 18-55 ou equivalente - que não tem praticamente zoom nenhum quando comparada a uma UZ - é mais do que suficiente para 90% das fotos. Nas minhas últimas férias, usei uma Tamron 17-50, a 18-55 do kit das Rebel e uma 35mm fixa para a grande maioria das fotos. Para retratos usei uma basicamente uma 50mm e uma 135mm fixas para dar aquele fundo desfocado que embora seja possível de ser feito com uma 18-135mm, fica melhor com fixas claras. Na realidade, raríssimas vezes uso distâncias focais maiores que 135mm e excetuando-se os retratos, raríssimas vezes uso distâncias focais maiores que 50mm. Mas como falei antes, é o meu jeito de fazer fotos que eu gosto. Levei estas lentes porque as tenho, preparei a mochila com aquelas que achava que ia utilizar mais. Se não as tivesse provavelmente levaria uma 28-135mm que tenho por aqui e seria suficiente.

Para o meu gosto, uma 18-135mm (principalmente se for a versão STM que é bem melhor que a antiga) é mais do que suficiente para registrar com competência as férias. Mas lembre-se que 135mm deve ser algo equivalente a um zoom de 6x ou 8x da sua UZ. Provavelmente vai ter que mudar sua forma de fotografar para se acostumar, procurar focar mais na composição do que no detalhe. Aí é com vc :)

Abçs e boa escolha.




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460