Autor Tópico: 50mm - retratos desfocados  (Lida 4870 vezes)

Ramilla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Online: 01 de Setembro de 2013, 16:00:33
Fiz fotos de uma festa apenas com uma lente 50mm, abertura 1.8.
Tive bastante dificuldade com o foco. Ou ele ficou nos locais errados ou a foto aparece sem foco em lugar nenhum.

Por que isso aconteceu?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2013, 16:06:33
Abertura 1.8!
Qual o modo de foco e quantos pontos você usou?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2013, 16:21:45
Se tiver fazendo par com uma 50D então ... Jesus !!!


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2013, 18:43:06
Ramilla, vc tava trabalhando ou é festa de família?


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Setembro de 2013, 19:06:04
Fiz fotos de uma festa apenas com uma lente 50mm, abertura 1.8.
Tive bastante dificuldade com o foco. Ou ele ficou nos locais errados ou a foto aparece sem foco em lugar nenhum.

Por que isso aconteceu?

Cometeu um erro básico, o outro eu suponho que você tenha cometido

Usou abertura máxima só porque a lente é 1.8; você tentou se aproveitar disso, só que quando usamos uma lente tão aberta ela tende a desfocar o que esta no plano de fundo e ao redor da foto.

O outro erro (que eu suponho) é que você tenha deixado a câmera decidir onde focar, deverias ter usado o ponto central com uma abertura f5.6, f9 ou ate mesmo f11 e  um flash em TTL pra dosar corretamente a iluminação.

Lentes de 50mm servem bem para retratos, pra festa uma 35mm cairia bem.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2013, 19:06:40 por pedromartins021 »


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2013, 19:08:55
 :eek:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 01 de Setembro de 2013, 19:29:42
...deverias ter usado o ponto central com uma abertura f5.6, f9 ou ate mesmo f11 e  um flash em TTL pra dosar corretamente a iluminação...

 :eek: :eek: :eek: :eek:

Cara, como assim?? De que adianta uma fixa clara se fechar para esses extremos??


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2013, 19:46:08
f/2.2 já resolve...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2013, 22:44:36
:eek: :eek: :eek: :eek:

Cara, como assim?? De que adianta uma fixa clara se fechar para esses extremos??

Gosto de profundidade de campo. Geralmente uso f5.6   :ok:


Sabuga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr ficou 3 anos parado, agora voltou :)
Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2013, 23:02:07
Aberturas muito grandes é pra cosias bem específicas. Como o colega falou, 50mm é boa pra retrato, se sua camera for aps-c essa lente ta fazendo na realidade 75 a 80mm dependendo da marca.

Quanto maior a abertura, mais luz e mais DOF, ou seja, diminui a área focada.

Pra uma foto de 2 ou mais pessoas, mostrando fundo e etc, sem a utilização do flash externo, eu usaria, 2.8, 2.2 no máximo já pra ter dificuldade de mostrar os 2 rostos nitidamente.

Vejo muita gente reclamando de ter uma lente com grande abertura mas que não pode usar. Cada caso é um caso, 1.8, 1.4, 1.2 ... são muito abertas e não dá foco ao redor, apenas no ponto.

Imagine vc agora olhando pra um cisco de poeira na mesa, vc foca akele cisco e seu olho "desfoca"o que está em volta. Essas lentes fazem isso.


Tem que dar uma olhada sobre profundidade de campo x abertura, quanto mais abertura, mais profundidade, isso não significa "embaçamento" maior apenas, e sim que aumenta a área do DOF, consequentemente o que está mais em segundo plano fica mais embaçado.

É muito grande a quantidade de pessoas que reclamam das 50mm por isso, quer trocar a lente, ta com defeito, lente não presta, pra que abertura grande se não posso usar... Pode sim, basta entender como e quando.

Muito alem da lente ter grande abertura, tem o formato dela, lentes fixas de 35mm e 24mm seriam melhores pra evento, simplesmente pelo fato do angulo de visão, mas mesmo assim, se for usar 1.8 pra tirar foto de várias pessoas, vai ter o problema do DOF.

Só deixar claro que sou completamente amador, tiro pouquíssimas fotos, nem flash eu tenho :p

Mas tenho a 50mm e é a que mais uso. Ela bate muito na gente mesmo, to com ela ha uns 400 clicks (1 ano +-) e ainda apanho em algumas ocasiões.

Tentando aprender!
Nikon D7000
50mm 1.8 NIKKOR + 50-300mm NIKKOR + 18-105mm NIKKOR
------------------------------------------------------------------------------
http://www.flickr.com/photos/sabugrotz/


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Setembro de 2013, 23:15:42
maior abertura, mais profundidade de campo, mais desfoque, só foca no ponto.... !?!? :eek: :eek: :eek

tem algo errado ai
« Última modificação: 01 de Setembro de 2013, 23:16:06 por Rafael.l »


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 01 de Setembro de 2013, 23:41:36
Uso em quase 100% do tempo a minha 50mm em abertura 2.8, além de ser uma abertura boa, é a abertura em que eu acho a 50mm mais nítida.


marcodomingues

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Setembro de 2013, 08:32:45
eu ficaria no 2.8, para desfocar um pouco o fundo, mais não tando quanto a 1.8


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 02 de Setembro de 2013, 08:37:12
Gosto de profundidade de campo. Geralmente uso f5.6   :ok:

E não seria melhor usar a lente do kit, ou uma Tamron 17-50 F2.8, que em F5.6 da um banho na 50tinha em nitidez, cores e contraste? E ainda te da a mobilidade de uma zoom de ótima qualidade.

O que quero dizer , é que é desperdício usar uma fixa clara fechada. Se é para usar fechada, pega um boa lente zoom, como no caso da Tamron que é barata e ótima, ou até mesmo a lente do kit, que no caso de fechar em F7.1 da um ótimo resultado.

Como disse a galera ai, 2.8 na 50tinha é perfeito.
Na 85mm eu uso 1.8 - 2.2
« Última modificação: 02 de Setembro de 2013, 08:39:41 por Roberto Dellano »


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Setembro de 2013, 10:01:48
E não seria melhor usar a lente do kit, ou uma Tamron 17-50 F2.8, que em F5.6 da um banho na 50tinha em nitidez, cores e contraste? E ainda te da a mobilidade de uma zoom de ótima qualidade.

É isso que faço, uso a minha lente do kit em f5.6 e me da uma boa profundidade. Foco no ponto central porque em 90% das vezes ele me atende.

É realmente um desperdício usar uma lente clara e prime fechada, mas não é o fato dela poder abrir tanto que ela dá a foto que queremos. Muitos fotografos que estao comecando usam em f1.8, f1.4 e esperam ter todo plano focado, o que nao ocorre. Outro dia vi um topico de uma pessoa reclamando que o foco estava somente no rosto e ao redor desfocado, eis o motivo.

Espero partir pra uma 35mm.