Autor Tópico: Fotos com celular  (Lida 936 vezes)

Edson Martins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 02 de Setembro de 2013, 08:12:58
Na sexta passada ficamos sem energia elétrica aqui na empresa e eu saí até o pátio. Vi algumas flores e fiz essas fotos com o celular (O Nokia N8 era a única câmera que eu tinha no momento). O foco é complicado. As mãos tremem demais... Mas está aqui. Espero que tenha alguma coisa de útil.
Fiquem a vontade para criticar. Qualquer sugestão é sempre bem vinda!

1

20130830_143515 by edsonferreiramartins, on Flickr

2

20130830_143328 by edsonferreiramartins, on Flickr

3

20130830_143117 by edsonferreiramartins, on Flickr

4

20130830_143048 by edsonferreiramartins, on Flickr


Edson Martins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2013, 14:48:11
Puxa, ninguém para dar uma opinião?
Qualquer crítica é sempre bem-vinda para o meu aprendizado.
Obrigado!


Edson Martins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2013, 16:01:25
São tão ruins assim, que não valem nem uma crítica?.... :ponder:


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2013, 16:45:41
Não é essa a questão, muitas das vezes os usuários não sabem o que opinar, porque não dá para saber ao certo o que o autor quis captar(o que você viu), para mim é um mero registro fotográfico e por ser feito com celular não está tão ruim, mas mesmo com essa câmera se você souber aplicar as regras de composição e das cores, isso vai ajudar aos colegas no que comentar.

O que eu vejo é que as cores estão um pouco lavadas e sem a tonalidade real, talvez isso por falta de um balanço de branco, no geral a 1 e 2 estão com informação demais, elementos na cena que desviam muito o olhar do tema principal que creio eu serem as flores.

As 3 e 4 estão muito fechadas faltando ponto de interesse e com cores lavadas assim como na 1 e 2.

Sem falar que nas 4 imagens por ser câmera de celular tá com muito ruído e pouca nitidez.

Mas como eu disse, se você souber aplicar as regras de composição e das cores, o ruído e a falta de nitidez seriam os únicos comentários em que não teria jeito, por causa da limitação da câmera do celular. :ok:
Fábio Pedro.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2013, 16:56:26
Outra coisa que tenho notado aqui no forum, as fotos de flor chamam pouco a atenção (por ser só a flor, não tem muito o que comentar)


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2013, 17:09:48
Outra coisa que tenho notado aqui no forum, as fotos de flor chamam pouco a atenção (por ser só a flor, não tem muito o que comentar)

Depende, também há muitas pessoas aqui que gostam e se identificam com flores, há fotos também de outras coisas aparentemente sem graça no dia-a-dia, mas que tem seu ponto de vista modificado e fica super interessante.

Veja nesse tópico do colega souza_jr: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=91492.msg918790#msg918790
aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=90214.msg905770#msg905770
e aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=90171.msg905233#msg905233

Então é tudo questão de ponto de vista a fotografia é isso! :ok:

E veja que no trabalho dele em outros tópicos, tem muitas flores também...
« Última modificação: 06 de Setembro de 2013, 17:11:08 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2013, 17:20:00
Me perdoe o comentário mas eu fico meio  ;) quando vejo algo do tipo "olha que foto maneira fiz com meu celular", provável que não tenha nada a ver, mas PRA MIM, da impressão de que existe uma mensagem subliminar dizendo "pra que eu preciso de uma câmera fodástica e lentes primes se eu tenho meu celular"?
Tem um cara aqui no fórum, inclusive faz algum tempo que não vejo post dele, só que o cara é fodástico mesmo, postou algumas fotos com iphone que são pra lá de boas, esse sentimento para as fotos dele não se aplicam porque o cara manda muito bem.
Pra não fugir do tópico, essas fotos de flores estão até interessantes, mas ainda não chegam a dar aquele 'ohhh'.
Creio que é como já foi comentado, a flores por si só, pela quantidade de fotos desse tipo acabam caindo meio na mesmice.
 :ok:


Edson Martins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2013, 18:04:42
Fabio, Cristiano e AmadorSC.

Muito obrigado por comentar. Eu queria exatamente isso mesmo. Saber onde estou pecando. Ainda não tenho capacidade de análise a ponto de dizer se está bom, muito bom ou ruim, muito ruim. Eu estou começando a entender agora os conceitos básicos tais como Composição, Iluminação, etc.

A mensagem que eu quis transmitir não foi a de que não preciso de uma câmera. Eu sinceramente preciso. É que na ocasião eu só estava com o celular e queria ter uma ideia do resultado pelo ponto de vista do pessoal mais experiente.

Vou trabalhar para que no próximo post eu não cometa os erros dessa série.

Mais uma vez, muito obrigado pelos comentários!


LEANDRODIOGENES

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 809
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2013, 18:18:52
Edson, uma coisa que percebi também...as fotos que vc "perdeu" tempo fazendo, ou seja, pensando em todos os elementos, luz, composição, cores, edição, conceito e por aí vai... estas são as fotos que o pessoal "perde" tempo comentando...

Agora, infelizmente, quando é algo do tipo...saí no meu jardim, e Click, click click...posta aqui e pronto...não espere muita coisa...


Mas, mostre todo seu potencial, faça com capricho, que adorarei ver e comentar suas fotos! Com celular ou com uma Nikon D4...


Edson Martins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2013, 18:31:57
Leandrodiogenes

Obrigado pelo conselho. Eu recebi a pouco mais de uma semana uma Nikon D3200, com a qual eu pretendo aprender muito.
As fotos que postei aqui foram as primeiras que consegui utilizando corretamente a função de macro no celular. Até então eu nunca tinha feito nada melhor...  :no:
Mas em breve estarei postando algo novo com a câmera. Espero produzir algo muito melhor.