Autor Tópico: LINGUAGEM  (Lida 22418 vezes)

Carlos Magalhaes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Resposta #15 Online: 02 de Agosto de 2006, 12:30:21
Ivan, coloco aqui um trecho longo de um texto curto que escrevi para uma aula de metodologia científica. Quando o fiz, tinha em mente apenas a arte pictórica. O seu post me fez ver que posso usar o mesmo esquema para analisar a fotografia, ligando-a, inclusive, à história da arte. Meu interesse por fotografia é recente, ainda não tenho conhecimento para pensá-la dessa forma. Mas já tenho um caminho a seguir.
********



Das imagens de rinoceronte que podemos ver aí em cima, a primeira é uma xilogravura feita por Albrecht Dürer (1471-1528) em 1515. A segunda é uma gravura que aparece em um livro orgulhosamente "científico" de história natural do século XVIII. A terceira é uma fotografia contemporânea.