Autor Tópico: Canon 6d ou Sony RX1R  (Lida 1782 vezes)

rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Online: 02 de Setembro de 2013, 18:00:21
Caro colegas, preciso muito da opinião de vocês.

Nos últimos meses tenho lido milhares de reviews e opiniões de usuários, tanto da 6d como da Sony RX1R.

Já li relatos de usuários (gringos) que tinham câmeras top's 5D mark iii, mk ii e algumas da série 1. E também do lado das nikon's (d800, d700, d3, d4 etc) vários deles foram unânimes em dizer que preferem a rx1r, pois se cansaram de carregar cerca de 3-5kg de equipamento e não se arrependam em ter vendido tudo e comprado a pequena monstrinha.

Claro que não existe câmera perfeita e claro que um fotógrafo profissional não deixará de usar uma DSLR para trabalho. Mas, já que não sobrevivo da fotografia e a tenho como hobby, hoje minha 7D foi embora para juntar grana e ter uma RX1R.

Mas mesmo assim fico na dúvida, pois com o preço da RX1R compro uma 6d+kit e ainda sobra um troco. E lembro que enquanto estive com minha 7D, foram várias vezes que a deixei em casa por ser um tank de guerra e se estivesse com a RX1R tiraria fotos com uma qualidade absurda e sem carregar muito peso.

Sem ser mais longo do que já fui, gostaria da ajuda de vocês em minha indecisão: será que sentirei falta de uma DSLR e a qualidade da imagem da RX1R irá compensar essa falta?

Abraços!


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2013, 18:18:47
amigo acho que só voce tem essa resposta, voce como ja teve dslr e ta indo pra uma mirrorless, voce melhor do que ninguem pra ponderar os pontos positivos e negativos, essa decisão não tem amparo técnico e sim gosto pessoal, se sente que tem perdido fotos devido ao uso das dslr, trocar a 7d por uma 6d, nao vai mudar em nada seu dilema, pois continua sendo um trambolhão pra carregar.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


dhgfontana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Fontana Fotografia
Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2013, 18:25:54
Amigo, a RX1R te dará uma grande qualidade de imagem em um corpo pequeno.

Mas estas pronto para uma lente fixa e nada mais? Pelo preço que é?

Um professor meu foi pra Panasonic com EVF opcional escamoteável que, com adaptador, aceita até lentes Leica. As imagens ficam ótimas.

Ou até uma Sony NEX que, embora a Sony ainda não encontrou o espaço no meio tradicional e profissional, criou um excelente sistema mirrorles. E os sensores modernos de uma NEX-6 ou 7 te darão resultados tão bons ou melhores que a 7D, que é maravilhosa mas já tem seus anos...

Eu uso DSLR em qualquer lugar e não me incomodo, adoro!! Mas, como disse o amigo acima, é questão de gosto...
______________________
Daniel Fontana - Fotografia
www.danielfontana.46graus.com


edsrzo

  • Trade Count: (20)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2013, 18:35:18
amigo tbm tem a fuji xe1+ lente fuji 35mm f1.4,  da uma pesquisada, mas prefiro a canon 6d.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2013, 21:25:49
Alguém mais??

To achando muita grana pra uma pequinina monstrinha, mas pelo menos entrega uma excelente qualidade de imagem! Mas, como nada nesse ramo/hobby é barato, até vejo um preço não tão salgado em uma rx1x já que é uma FF com uma zeiss 2.0, criada especificamente para esse sensor, e lembrando que é bem próximo de uma d800 ou d600, se não for melhor. Mas, em um pequeno corpo.

Ô dúvida!
Ô hobby caro!!!  :aua:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2013, 22:51:20
Compre uma Canon EOS M + 22/2.0 por 1.600 reais ou uma M4/3 da Olympus ou Panasonic. Gastarás metade do conjunto FF mas terá uma excelente qualidade para fotos em até ISO 1.600.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2013, 23:55:42
Compre uma Canon EOS M + 22/2.0 por 1.600 reais ou uma M4/3 da Olympus ou Panasonic. Gastarás metade do conjunto FF mas terá uma excelente qualidade para fotos em até ISO 1.600.

Creio nenhuma delas ser FF, chegaria próximo na IQ da RX1R ???


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2013, 07:13:14
Creio nenhuma delas ser FF, chegaria próximo na IQ da RX1R ???
Chega sim, com boas lentes chega Fácil! Pesquisa no flickr os grupos com imagens das M4/3 e Sony RX1 e compara, é a forma mais Fácil!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #8 Online: 03 de Setembro de 2013, 07:29:58
Creio nenhuma delas ser FF, chegaria próximo na IQ da RX1R ???
Eu já tive M 4/3 (Pana GF2) e várias APS-C (Canon e uma NEX F3). Na minha opinião não, não chega próximo. Olhar a foto pequena na tela do PC pode enganar, mas abre a imagem em 100% e vais ver uma diferença grande (eu, pelo menos, vejo). Se tiveres dinheiro suficiente e, principalmente, estiveres disposto a viver apenas com 35mm - excelente para paisagens, street, fotos em ambientes fechados mas um pouco complicado para retratos (não que não se possa fazer, mas é limitante), animais, esportes - vais ter uma qualidade de imagem excepcional em um corpo muito leve e compacto.

Mas eu, se fosse tu, esperaria umas semanas que uma NEX FF está a ponto de sair e te dará a flexibilidade de trocar lentes se precisares.
 Abs!


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2013, 07:35:57
Chega sim, com boas lentes chega Fácil! Pesquisa no flickr os grupos com imagens das M4/3 e Sony RX1 e compara, é a forma mais Fácil!

RX1R, sim, pois tem a mesma qualidade da RX1,
mas me refiro as "outras pequenas gigantes", pois nao sao FF, nunca tive nenhuma delas, mas todos dizem que nada se compara ao mundo FF e ao que dirá com uma zeiss f/2.0, entao por isso digo isso.
Claro q uma boa foto tem diversos outros fatores, mas me refiro ao mesmo fotografo e na mesma situaçao,
mas com equipamento diferente.

Vejo as fotos da sony rx1 nas redes sociais e são mesmo de cair o queixo,
melhor ou igual a um tank da 5dmkiii


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #10 Online: 03 de Setembro de 2013, 07:39:08
Eu já tive M 4/3 (Pana GF2) e várias APS-C (Canon e uma NEX F3). Na minha opinião não, não chega próximo. Olhar a foto pequena na tela do PC pode enganar, mas abre a imagem em 100% e vais ver uma diferença grande (eu, pelo menos, vejo). Se tiveres dinheiro suficiente e, principalmente, estiveres disposto a viver apenas com 35mm - excelente para paisagens, street, fotos em ambientes fechados mas um pouco complicado para retratos (não que não se possa fazer, mas é limitante), animais, esportes - vais ter uma qualidade de imagem excepcional em um corpo muito leve e compacto.

Mas eu, se fosse tu, esperaria umas semanas que uma NEX FF está a ponto de sair e te dará a flexibilidade de trocar lentes se precisares.
 Abs!

Maravilha, grato pela sua preciosa dica. Acontece que surgiu a oportunidade de trazerem pra mim de fora dem custo e hoje vejo na rx1 o melhor combo acessivel, pois leica é sem noção e nas monstrinhas das sonys chegam junto com tais tops.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #11 Online: 03 de Setembro de 2013, 13:08:16

RX1R, sim, pois tem a mesma qualidade da RX1,
mas me refiro as "outras pequenas gigantes", pois nao sao FF, nunca tive nenhuma delas, mas todos dizem que nada se compara ao mundo FF e ao que dirá com uma zeiss f/2.0, entao por isso digo isso.
Claro q uma boa foto tem diversos outros fatores, mas me refiro ao mesmo fotografo e na mesma situaçao,
mas com equipamento diferente.

Vejo as fotos da sony rx1 nas redes sociais e são mesmo de cair o queixo,
melhor ou igual a um tank da 5dmkiii
Eu tenho uma D3s, uma Mamiya com um Leaf aptus 5 e uma GH3!
Para ampliação ate 30X20 não tem muita diferença! A partir dai já começa a ter diferença a favor dos sensores maiores! Tem que ver o quanto você vai imprimir, esse negocio de zoom 100% é coisa de pixel peeper, eu tenho um tópico aqui no MF comparando as minhas três maquinas! Hoje eu uso 90% M4/3, 7% FX e 3% médio formato!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #12 Online: 03 de Setembro de 2013, 18:43:09
Cheguei a conclusão de que a Sony não respeita seus clientes e sempre está lançando produtos em um curto período, então hoje vc compra uma rx1 e 8 meses depois ela remove um filtro e melhora a questão de nitidez. Acho isso um absurdo e falta de respeito,pois o valor pago não é nada baixo (2800 U$). Tá certo que ninguém deve querer acompanhar a evolução e ser obrigado a comprar todo lançamento, mas pelo menos eu sei que a 6D ou 5D mk iii não irá lançar outro modelo em menos de um ano.

Ela é tentadora? Muito!!! Mas irei esperar um modelo que integre o EVF e venha com opção de ICL.

[]'s