Autor Tópico: Festa Infantil (foto) + luz contínua, rola?  (Lida 6978 vezes)

Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Online: 03 de Setembro de 2013, 07:30:44
Olá a todos.

Meu lance é vídeo, produções pequenas, documentários, clipes etc... mas recentemente me pediram um orçamento para festa infantil (foto). Será usada uma 50mm 1.8 na t3i, que sabemos não ter boa qualidade em isos muito altos, por isso o flash seria obrigatório. Não tenho flash, mas tenho iluminador led com filtros, dimmer e tal. Duas perguntas:

Poderia dar certo fazer fotos com o uso de iluminador ao invés do flash?

Se não, que tipo de flash MAIS BARATO eu posso comprar para se obter algo aceitável, pois não pretendo me aprofundar na fotografia noturna. Valeu aí galera  :ok:
« Última modificação: 03 de Setembro de 2013, 07:31:02 por Jacson Goulart »


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2013, 09:53:30
Não vai dar certo. Pega um flash Youngnuo manual, como o YN460, por exemplo. Vai ser melhor que usar LED. Seria bom ter lente, câmera e um flash de reserva caso aconteça algum problema com seu equipamento principal. Tem muito fotógrafo por aí sendo responsabilizado por danos morais porque teve problema no equipamento e não tinha outro de backup.

Abraços,

Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2013, 10:08:06
Discordo quanto ao não VAI dar certo... pode ser que dê certo sim, nunca o fiz, mas já vi colegas fazendo.......
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2013, 11:15:35
Em relação ao equipamento vou levar a T3i + 18-55mm + 50tinha (1.8), 2 cartões 32GB classe 10/45Mbps e supostamente o iluminador de led com dimmer que acho importante ressaltar. De qualquer forma com ou sem flash estava pensando em levar o iluminador para dar "volume" (em termos de luz) no ambiente em certas ocasiões onde a ornamentação da festa pudesse compor melhor o quadro. Mas se o flash for a única opção vou ter que estudar o modo manual, pois como disse, não precisava até então desses conhecimentos. Obrigado pelas respostas e vamos continuar a argumentar até aparecer alguém que já pode ter usado esse recurso do iluminador  :D
« Última modificação: 03 de Setembro de 2013, 11:17:11 por Jacson Goulart »


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2013, 11:22:10
Então é melhor ir pegando logo o flash porque ele no manual é preciso praticamente aprender a fotografar novamente kkk digo isso por mim, que passei um bom tempo com um manual.

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2013, 11:48:42
Festa infantil + crianças inquietas + iluminador + ISO Mediano (não vai colocar lá no alto-alto, né?) + velocidade do obturador lenta (não vai ter como trabalhar com velocidade alta por conta da iluminação) = Fotos tremidas em pencas...
Se usar aberturas grandes do diafragma vai te pouca profundidade de campo e em festas deste tipo vai dar M em várias fotos.
50mm é uma ótima lente, mas, sinceramente, não é ideal para este tipo de festa onde agilidade é primordial. Em fotos de grupo vai ficar na M. Na hora do Parabéns, numa M maior ainda...
Na boa: Desista da empreitada, estando despreparado em conhecimento e material como parece indicar o texto de abertura do tópico.
Por favor, não fique ofendido. Uns vão dizer q dá, mas a questão é: O q significa este "Dá". Para mim significa o pior....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2013, 12:07:26
Só para complementar: Um flash dedicado (sapata) e uma lente Zoom razoável. A do Kit vai servir, pois embora não seja uma lente fodona, vc ganha em agilidade e como vai trabalhar com abertura q te ofereça uma razoável profundidade de campo, ela vai te entregar bons resultados. O resto é edição correta das fotos. E se forem para um albúm, a diagramação (bonita e bem feita) vai deixar tudo "mais melhor" ainda. Em tempo: Fotos criativas e uma boa edição podem superar a deficiência do equipamento, mas tudo tem um limite.
Equipamento reserva também é primordial, pois se quebrar vc só vai ter uma opção: Pedir licença e sumir kkkkk
« Última modificação: 03 de Setembro de 2013, 12:11:02 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2013, 13:59:42
Festa infantil + crianças inquietas + iluminador + ISO Mediano (não vai colocar lá no alto-alto, né?) + velocidade do obturador lenta (não vai ter como trabalhar com velocidade alta por conta da iluminação) = Fotos tremidas em pencas...
Se usar aberturas grandes do diafragma vai te pouca profundidade de campo e em festas deste tipo vai dar M em várias fotos.
50mm é uma ótima lente, mas, sinceramente, não é ideal para este tipo de festa onde agilidade é primordial. Em fotos de grupo vai ficar na M. Na hora do Parabéns, numa M maior ainda...
Na boa: Desista da empreitada, estando despreparado em conhecimento e material como parece indicar o texto de abertura do tópico.
Por favor, não fique ofendido. Uns vão dizer q dá, mas a questão é: O q significa este "Dá". Para mim significa o pior....

De forma alguma vou ficar ofendido Lúzio, postei pra ouvir opiniões mesmo  :ok:

Em meu favor o aniversário começa ás 17:00hs e é de 1 ano, o que me leva às contra-partes: de 17:00hs até escurecer é pouca coisa e mesmo sendo de 1 ano não irão somente crianças de 1 ano, porém o aniversariante tende a ser "mais devagar". ISO em 800, a t3i (pra mim) só "aguenta" até aí. A questão do flash sou bem leigo mesmo, não uso em meu projetos. O lugar é bem iluminado, mas sabemos que não tem como abrir mão de uma luz complementar (contínua ou não) usando a t3i, ainda mais num aniversário de criança. Valeu pela resposta. Vou simular o ambiente e posto aqui minhas impressões. Abraço!


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #8 Online: 03 de Setembro de 2013, 14:07:32
Só para complementar: Um flash dedicado (sapata) e uma lente Zoom razoável. A do Kit vai servir, pois embora não seja uma lente fodona, vc ganha em agilidade e como vai trabalhar com abertura q te ofereça uma razoável profundidade de campo, ela vai te entregar bons resultados. O resto é edição correta das fotos. E se forem para um albúm, a diagramação (bonita e bem feita) vai deixar tudo "mais melhor" ainda. Em tempo: Fotos criativas e uma boa edição podem superar a deficiência do equipamento, mas tudo tem um limite.
Equipamento reserva também é primordial, pois se quebrar vc só vai ter uma opção: Pedir licença e sumir kkkkk

O trabalho é simples, meu acordo foi o seguinte: Entrego 100 fotos tratadas (LR) em DVD e um vídeo (ProShow Producer) com 50 fotos escolhidas pelo cliente em outro DVD com um menuzinho simples + o arquivo deste vídeo em HD (o vídeo original antes do down para DVD) Cobrei R$ 350,00.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2013, 01:57:23
Eu tenho o iluminador led CN160 e HD160 que são basicamente a mesma coisa. Ótimos para vídeo, mas para fotos um flash é infinitamente melhor. A luz ligada assim direto na cara atrapalha, a foto fica chapada, não serve para rebater, é 3 x mais trambolho que um flash. Para fotos um flash externo tem inúmeras vantagens.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2013, 09:18:45
Faz o que os colegas estão te aconselhando. Compra um flash externo e as fotos vão melhorar consideravelmente. Mesmo não sendo o objetivo se aprofundar em fotografias noturnas, existem diversas situações que ele pode fazer a diferença.

O resto é arriscar a 'queimar seu filme'.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2013, 10:02:51
Se não puder comprar, pega emprestado um flash...



alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2013, 11:30:06
ou alugue um flash, veja com lojas locais, fotógrafos e etc, tem até lojas especializadas nisso (nao conheço nenhuma, mas vi vários aqui no forum falando a respeito).
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 05 de Setembro de 2013, 11:37:40
Pra mim a luz contínua tem 2 problemas: é mais difícil de rebater (menos potência que o flash) e não congela os movimentos do assunto. Mas sim, tem muita gente (boa) por aí usando luz contínua e conseguindo ótimos resultados, principalmente quando usada fora da câmera. Mas acho que pouca coisa substitui um flash bem utilizado...


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2013, 09:45:00
Obrigado a todos pelas repostas. Vou levar a cinquentinha, a lente do kit, o iluminador e um flash que consegui emprestado e vou tirar fotos com o flash e o iluminador só pra testes e posto aqui.  :ok: