Autor Tópico: Artigo sobre perda de nitidez pelo uso de filtros  (Lida 9156 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #60 Online: 17 de Julho de 2013, 09:21:27
Se usar um ND e a intendidade da luz cair abaixo do que o sensor de AF precisa, o sistema não irá funcionar direito. Junte um ND a uma lente escura e o problema é maior ainda.

Então, mas o que me intriga é que o ND atrapalhava o AF da 7D, mas não atrapalhava em nada o AF da 60D e nem da 40D... Isso foi o que eu achei mais estranho. E eu usei o ND justamente nas vezes onde eu tinha luz em abundância, ou seja queria usar uma objetiva f/2.8 à luz do dia e com flash. Então luz é o que não faltava.

No começo eu achei que era coincidência e tal, mas os resultados foram muito consistentes, sempre que usava com a 7D, ela errava o foco, sempre que usava com a 60D, ela cravava o foco normalmente... Vai saber, às vezes é algum "bug" só com o AF da 7D mesmo...


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 17 de Julho de 2013, 11:53:22
oq afshaders falou faz sentido mesmo, fiz algumas fotos com a 35 1.8 e essas fico certinho, fiz outras com a 18-55 q eh mais escura e errou a maioria das fotos :/

usei todos com foco automatico, na hora nem pensei em fazer manual pq olhando no lcd não parecia estar fora  :aua: :aua: :aua:.

essa eh uma

não sei se da pra notar, mas ficou a foto inteira desfocada :/


« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 11:54:52 por Rafael.l »


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 17 de Julho de 2013, 12:15:43
Já peguei esse bonde andando, mas vou deixar meus dois centavos.
Os únicos filtros que eu tenho são os UV.
Eu os uso nas lentes só para proteção. Na hora de clicar, eu tiro o filtro.
Mas um filtro salvou minha 70-300L da canon.
A mochila caiu, o filtro virou farinha e a lente não teve um risco.  :ok:
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 12:16:18 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Edu Chedid

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #63 Online: 17 de Julho de 2013, 17:18:20
Lendo boa parte dos posts dos amigos acima, gostaria apenas de relatar um fato ocorrido comigo em férias no nordeste, no final do ano:
Estava em um barco com diversas pessoas entre amigos e com minha mochila, equipamento, tudo junto qdo alguém tropeçou em uma barra de ferro que bateu na minha mochila. Na hora peguei e abri. A barra bateu na minha objetiva e trincou meu filtro. Salvei a lente!
Faço assim: Uso filtro direto. Uso para sol direto. Sempre que posso removo o filtro no momento do clic.
Abraços


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 17 de Julho de 2013, 17:40:02
nesses casos onde bate na mochila a tampa ja protegeria, não?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #65 Online: 17 de Julho de 2013, 20:06:32
É muito comum as pessoas considerarem que o filtro salvou a objetiva. Mas um filtro é muito mais frágil que o elemento frontal de uma objetiva, a força necessária pra espatifar um bom filtro na maioria das vezes não é suficiente para riscar o elemento frontal. A tampa dianteira da objetiva é bem mais resistente que o filtro também. Eu já quebrei uns 2 filtros, e sei que não precisa de mutia força pra isso não.

E teve uma vez que vi um relato de um sujeito que derrubou uma objetiva e o próprio estilhaço do filtro ajudou a riscá-la... Então é algo relativo essa questão da proteção contra quedas e batidas bruscas. Mas proteção contra riscos e sujeira, nisso com certeza o filtro ajuda!

Abraços


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #66 Online: 17 de Julho de 2013, 20:42:31
É muito comum as pessoas considerarem que o filtro salvou a objetiva. Mas um filtro é muito mais frágil que o elemento frontal de uma objetiva, a força necessária pra espatifar um bom filtro na maioria das vezes não é suficiente para riscar o elemento frontal. A tampa dianteira da objetiva é bem mais resistente que o filtro também. Eu já quebrei uns 2 filtros, e sei que não precisa de mutia força pra isso não.

E teve uma vez que vi um relato de um sujeito que derrubou uma objetiva e o próprio estilhaço do filtro ajudou a riscá-la... Então é algo relativo essa questão da proteção contra quedas e batidas bruscas. Mas proteção contra riscos e sujeira, nisso com certeza o filtro ajuda!

Abraços



Humberto,

Nem sempre é assim. Existem vários tipos de vidros e alguns são muito macios, como os presentes em algumas objetivas classicas, por exemplo as Leica pré 1980 e muitas Zeiss, Schneiders, Angenieux e outras. São tão macios que se você tentar limpar a seco arranham. Quem já usou uma Hologon que o diga.

Então, se você usa uma objetiva dessas e fica limpando o elemento frontal toda hora, vai ter problemas. Portanto um filtro protetor de boa qualidade é fundamental para preservas a integridade da mesma.

Não julgue totalmente pelas objetivas que você tem, porque tem muito mais coisa por aí


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #67 Online: 17 de Julho de 2013, 20:58:36
AFShalders, mas você tem que concordar que aí são exceções, certo? Na imensa maioria das objetivas modernas, o elemento frontal e seu revestimento são muito resistentes.

Como eu já disse anteriormente nesse tópico, eu não sou contra o uso de filtros, absolutamente. Só que eu mesmo não uso, porque não me traz benefícios tão evidentes. Se eu usasse alguma objetiva dessas que você mencionou, certamente eu usaria filtros, assim como eu já usei bastante no começo.

Abraços


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 01 de Setembro de 2013, 16:16:10
saiu uma matéria no site do Mansurov sobre filtros

http://photographylife.com/filters-affect-resolution-lenses   

parece uma propaganda da b+w uehuehe

mas ta ae


Dorglao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
Resposta #69 Online: 02 de Setembro de 2013, 10:50:10
Bom dia, vou dar minha experiencia, nos estúdios onde comecei a trabalhar eles não costumavam usar filtros e quando comprei  minha primeira comera e comecei a trabalhar em externas como não tinha grana para comprar filtros tops fui trabalhando sem, e percebi que vc acaba criando vícios de proteção das lentes, e com o uso do parasol nunca tive problemas.

as vezes rola um esbarrão do dedo na lente mas nada que uma boa limpeza não arrume!  :ok:
60D / 6D / 5D Mark I / 50mm 1.8 / 17-40mm 4.0 / 70-200mm 2.8


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #70 Online: 02 de Setembro de 2013, 16:53:54
Marcando pra ler depois. Esse assunto muito me interessa.  :D

Uma hora dessas vou fazer esse teste com meus NDs chineses pra ver no que dá.  8-)


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 02 de Setembro de 2013, 17:01:13
eu tenho um uv hoya pro1 digital e um polarizador hoya, não fiz nenhum comparativo pra testar mas se teve diferença nem notei, em nitidez.

flare aparece bem mais