Autor Tópico: Sombras x Highlight  (Lida 2650 vezes)

Daniel Xavier

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Resposta #15 Online: 28 de Agosto de 2013, 21:20:10
Tópicos como esse deveriam ser fixos. :clap: :clap: :clap: :worship: :worship:

Com certeza...


Angélica Ferreira

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Resposta #16 Online: 03 de Setembro de 2013, 17:25:18
Adorei, muito esclarecedor, concordo que tópicos como esse deveriam ser fixos.
Canon 70D | Canon T2i | 50mm 1.8 | 18-55mm | 17-50 2.8 Sigma | 580exii | 430 ex


AFShalders

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Resposta #17 Online: 04 de Setembro de 2013, 01:44:57
O ETTR para min é uma grande bobagem se usada como padrão, em uma composição com ampla distinção de contraste de high lights e deep shadows você perde nos dois em uma composição mais dinâmica ( paisagem ) onde se se tem uma ampla observação focal, nela existem diferentes contrastes. Expondo pra "direita" você corrompe o contraste e brilho geralmente no primeiro plano (estouro),  geralmente em detalhes de elementos próximos, aí já não é mais recuperável qualquer informação ( bit ) no pixel. Altas luzes em planos superiores também ficam com a gama de cor alterada e pouco recuperável, por aí se vê fotos de com artefatos e pouca qualidade, justamente pelo engano uso de ETTR, principalmente em paisagem com grande amplitude de contraste e gama de cores, cada plano e elementos tem um contraste que o olho humano percebe, mas o sensor não, unificar é alterar a impressão do real ( tridimensionalidade ), gerando imagens alteradas, sem ideia de profundidade. Eu usava um bloco para anotar detalhes antes de fotografar, como tons de sombra e cores em cada plano e elementos para fotometrar no meio termo e depois recuperar se necessário ( é importante saber as características da imagem fotografada ). Fotometro pra direita ou esquerda a partir da observação e situação, uma fotometria diferente, não como uma regra que não cabe a todas as situações. Uma coisa importante é o uso de filtros nd grad.
Exemplo de anotação/observação, como se vê. Fotos com fotometria negativa ( pra esquerda ) Geralmente faço em imagens que acho que valham a pena de transpor ao papel.

1° plano: elemento água com contraste acentuado, chão soft, tom de preto soft blue, verde frio.
2° plano: cores intensas frias, sombra soft, tom de preto frio, contraste forte.
3° plano: azul profundo frio, high light soft, sem cor.
Cast geral: azul.



Em exposições mais longas a alteração é maior, mas anoto mesmo assim.

1° plano: água contraste suave, tom de branco azul, pretos suaves, tom azul, bom contraste de cores e contraste geral, brilhos suaves( pedras, geralmente o plano próximo sempre é mais contrastado )
2° plano contraste geral bom, contraste de cores soft com cast geral azul/magenta.
3° plano: azul/magenta, intenso, vermelho purpuro.
Cast geral: azul/magenta



Isso me ajuda na pós pra manter a realidade tonal e contraste, poderia não anotar nada e com certeza seria uma imagem alterada e talvez não daria a ideia que gostaria de passar.
Usando O ETTR numa situação com essa poderia comprometer detalhes principalmente no 1° plano ( reflexos )

Abs


Ufa, até que em fim alguém que pensa como eu.
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

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Patagonico

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Resposta #18 Online: 04 de Setembro de 2013, 12:08:20

Ufa, até que em fim alguém que pensa como eu.

Antonio, você sabe que a coisa é mais complexa do que parece  ;)

Abraço.


sergiotucano

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Resposta #19 Online: 04 de Setembro de 2013, 13:59:42
Pessoalmente prefiro tirar fotos 1 ou 2 pontos sub e recuperar do que dois pontos super.
Não sei, mas para mim o contraste e a saturação ficam melhores...
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
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Raphael Sombrio

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Resposta #20 Online: 04 de Setembro de 2013, 15:16:44
Então...exatamente o que eu penso, mas acho que conforme comentado, o principal problema da minha camera é a latitude da imagem, tem pouca informação, de modo que se deixar o céu, por ex, superexposto, quando for recuperar, escurecendo algo em torno de -0,5 ( ou seja pouco ainda ) ao redor das árvores ou montanhas ficará um contorno de céu escuro....se tiver muito detalhes a frente do céu então já era...
A parte que era pra ser um azul uniforme fica parecendo uma teia azul....