Autor Tópico: Foto embaçada/desfocada  (Lida 10418 vezes)

lionlucas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 04 de Setembro de 2013, 13:22:10
Boa tarde amigos. Estou com um problema(eu acho) com a camera finepix s2980. Parece ser no canto esquerdo das fotos, ela fica mais "tremida", já no centro e à direita parece ficar normal. Reparem na planta da foto que estou postando o suposto problema. Alguma ideia do que possa ser?

http://imageshack.us/f/854/3sf7.jpg/

obrigado


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2013, 14:14:05
O que me parece é que o foco central está um pouco a direita do centro. Assim como se vc focasse as plantas, o restante iria desfocar progressivamente. Igual a vida real, se vc olhar fixo pra algo (foco), o restante fica embassado rsrsrs.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


lionlucas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2013, 16:22:45
O que me parece é que o foco central está um pouco a direita do centro. Assim como se vc focasse as plantas, o restante iria desfocar progressivamente. Igual a vida real, se vc olhar fixo pra algo (foco), o restante fica embassado rsrsrs.

e tem solução?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2013, 16:42:51
Sua foto de exemplo não ajuda. Se possível, poste alguma em que o plano fotografado esteja alinhado com a câmera, e cujo foco comprovadamente tenha sido feito no centro.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2013, 16:51:07
Olha eu ainda estou aprendendo, tem gente mais capacitada para responder. O que acontece é que a camera é igual o olho humano, não dá prá capturar tudo com a mesma nitidez. Na S2980 tem a opção Focagem AF Area (A posição do foco pode ser escolhida manualmente pressionando o seletor para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita e pressionando MENU/OK quando os sinais de foco estiverem na posição desejada), no caso da sua foto, se vc focasse entre as plantas e o risco do muro a imagem estaria mais nítida. Focando nas plantas, as grades é que ficariam desfocadas, e por aí vai... só praticando  mesmo pra pegar a manha.
Estou aprendendo muitas coisas vendo fotos e comentários na galeria.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2013, 16:57:24 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


christofer1984

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 172
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2013, 17:06:13
Está usando que abertura? Tente também fotografar alguém, algum animal, tente uma composição interessante. Não sou muito conhecedor do assunto não mas acho um bom ponto de partida.


lionlucas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2013, 23:18:06
eu agradeço a ajuda de vocês, porem não entendo do assunto sobre fotografias e suas configurações, manhas, etc...
criei o topico para ajudar meu pai que me pediu ajuda.
não sei do que se trata a "abertura" postado acima   :ponder:

o que eu sei é que do lado esquerdo de qualquer foto tirada fica assim embaçado, ja tentei mudar quase tudo que é configuração e modos de fotografia e nada.
engraçado que a camera antiga da samsung que era mais "barata" não acontecia isso, tenho milhares de fotos tiradas com ela aqui no pc e fica perfeitamente normal, porem essa camera que segundo meu pai deveria ser "perfeita", esta com um problema assim...pesquisei e nao achei nada, nem em site gringo.
to achando que pode ser defeito na maquina.
vou esperar ver se surge alguma solução ou se alguem que possui o mesmo modelo dessa camera esta com esse problema.

vou deixar mais uma foto que tenho aqui no pc com o mesmo problema.
http://imageshack.us/f/163/d484.jpg/
« Última modificação: 04 de Setembro de 2013, 23:23:45 por lionlucas »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2013, 23:35:30
Tendo visto esta última foto, suspeito fortemente de desalinhamento interno no conjunto óptico, causado por uma eventual pancada, ou mesmo por defeito de fábrica.

Se a câmera for nova, sugiro fazer uso da garantia.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2013, 07:19:27
Neste caso, se você não entende nada de fotografia então sugiro ler todo o manual de instruções, mas TODO MESMO, para poder conhecer o equipamento por completo e identificar onde pode estar o problema. Pois as dicas que receber aqui não irão exigir conhecimento de fotografia mas conhecimento do seu equipamento.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2013, 08:25:29
de qualquer forma, parece ser mesmo um problema da câmera, já que vc disse que usou praticamente todas as configurações prontas que a câmera oferece. se nada mudou, então, sinto muito... a câmera tem defeito. o mais adequado é mesmo procurar uma assistência técnica.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2013, 09:14:38
de qualquer forma, parece ser mesmo um problema da câmera, já que vc disse que usou praticamente todas as configurações prontas que a câmera oferece. se nada mudou, então, sinto muito... a câmera tem defeito. o mais adequado é mesmo procurar uma assistência técnica.

Helena, na minha opinião, ele foca no centro e distante, e o que fica na lateral e próximo acaba desfocado. Pra mim tá normal, parece que ele quer pegar todo o quadro com o mesmo foco, mas pra isso a cena  teria que estar equidistante da camera. Aliás, acho que ele nem segura o disparador para focar, aperta o disparador direto. Fica difícil ensinar algo se ele não sabe nada do equipamento.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2013, 09:16:53
Helena, na minha opinião, ele foca no centro e distante, e o que fica na lateral e próximo acaba desfocado. Pra mim tá normal, parece que ele quer pegar todo o quadro com o mesmo foco, mas pra isso a cena  teria que estar equidistante da camera. Aliás, acho que ele nem segura o disparador para focar, aperta o disparador direto. Fica difícil ensinar algo se ele não sabe nada do equipamento.

só que ele diz que com outra câmera não acontece... e ele deve fazer o mesmo. Apertar o obturador de qualquer jeito. Por isso acredito na possibilidade de ser problema da câmera.
enfim, as dicas de vcs são válidas, ele deve fazer mais testes.


lionlucas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2013, 10:35:00
Helena, na minha opinião, ele foca no centro e distante, e o que fica na lateral e próximo acaba desfocado. Pra mim tá normal, parece que ele quer pegar todo o quadro com o mesmo foco, mas pra isso a cena  teria que estar equidistante da camera. Aliás, acho que ele nem segura o disparador para focar, aperta o disparador direto. Fica difícil ensinar algo se ele não sabe nada do equipamento.

Mas daí no caso das fotos que eu postei, o lado direito tambem teria que ficar desfocado entao correto?
quanto ao disparador, eu sei que pode-se apertar ou segurar até metade para 'focar' melhor e depois apertar por completo para tirar a foto, isso eu ja tentei fazer muitas vezes, a não ser que seja algum outro tipo de configuração, sei la...

obrigado pela ajuda amigos, abraços.


lionlucas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #13 Online: 05 de Setembro de 2013, 11:23:51
estou deixando mais uma foto, reparem que no lado direito e no centro fica ok, mas no lado esquerdo não...

http://imageshack.us/f/163/3u8n.jpg/


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #14 Online: 05 de Setembro de 2013, 11:54:26
Agora acho que o problema é a maquina. Vou te mandar uma MP com algumas dicas dessa máquina, talvez ajude.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount