Autor Tópico: Altura do tripé incomoda?  (Lida 7657 vezes)

Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Setembro de 2013, 11:14:29
Pessoal, eu nunca tive a oportunidade de fotografar com tripé...

Estou paquerando com um modelo da BENRO, que pelos meus cálculos, na altura máxima a ocular da câmera ficará =/- 30cm abaixo da altura dos meus olhos.

Portanto, eu terei que me abaixar um pouco para configurar a máquina, olha pelo viewfinder e fotografar.


PERGUNTO: é altamente recomendável comprar um tripé que deixe a máquina na altura dos olhos? ou é tranquilo a gente se abaixar um pouco para fotografar?


Eu tenho 1.78m e estou em mira nesse conjunto: http://www.consigo.com.br/detalhes.php?produto_id=3668
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2013, 11:34:56
Dloc, o ideal é não ter que se curvar porque, depois de algumas fotos, começa a incomodar mesmo. Mas depende também do que você vai fotografar, em boa parte das ocasiões, quem vai comandar a altura em que a câmera fica é o assunto. E também depende da frequência com que você vai fotografar, se forem apenas cliques esporádicos, não incomoda tanto.

Outra coisa pra ficar atento é que o tripé em sua altura máxima não fica muito estável, o ideal é não usar sempre com a coluna central totalmente elevada.

Só sei que a escolha do tripé é uma novela, dá muito trabalho achar um ideal pra cada um, então tente pesquisar bem e testar antes de fechar a compra. Eu já tive 4 tripés, entre Manfrottos e chineses, e nenhum deles me agradou 100%, tanto que atualmente estou sem tripé.


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2013, 15:22:48
Dloc,

Você esqueceu de contabilizar a altura da camera e o tamanho da TESTA!!! heheheh

Vamos lá:

154cm - tripé
10cm - câmera
5cm - "testa"
169cm - total

Se você tem 178cm, tá tranquilo....

Mas, é o que o colega Humberto comentou.... Com a coluna central estendida ao máximo a perda de estabilicade é significativa.

 


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2013, 15:32:33
eu acho q não incomoda não.

 o meu fica na minha altura antes de chegar na altura máxima mas mesmo assim eu nunca usei ele nessa altura, sempre mais baixo, se for muito baixo dependendo onde eu estiver eu coloco um banquinho do lado uehuaehe, levanta arruma flash, arruma assunto, senta um pouquinho pra focar, configurar e tal uheuehe

pra não dizer q nunca usei ele na posição máxima, ja usei ele assim pra colocar o flash :P




Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2013, 15:36:07
5cm - "testa"


Rapaz, que testa pequena, hein? Pode colocar uns 10cm de testa na conta, pelo menos. Assim a diferença já fica bem pequena mesmo, acho que esse tripé dá pro gasto sim!


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2013, 15:40:28
Creio que não incomode muito. Eu tenho 1,90m e achar um tripé dessa altura é difícil e caro (além de ser + pesado).
Optei por um Benro onde o viewfinder deve ficar uns 25cm abaixo da linha normal dos meus olhos e não me incomoda.

ah! claro! COMPRE um Benro. Marca excelente :D


Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2013, 15:41:23
Song, você tem toda razão. Depois de postar esse tópico eu fui refazer as contas e vi a besteira que estava pensando.


Eu até já comprei o tripé, que tem 1,63 de altura. Essa altura é a ideal para mim!!

O modelo que comprei é esse (Benro MeFoto 2350Q2):

http://www.benrobrasil.com/MeFOTO%20A2350Q2.htm

http://www.youtube.com/watch?v=A4ZPjIYynbo

« Última modificação: 06 de Setembro de 2013, 15:42:32 por Dloc »
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2013, 15:43:48
Show de bola esse tripé, Dloc, muito versátil mesmo! E ainda tem o lance de uma das pernas poder usar como monopé, acho isso genial na Benro.

Abraços


Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2013, 15:46:08
Pois é...

Comprei um todo preto (que não aparece na foto acima), para ficar discreto.

O legal é que o danado fica ultra compacto quando fechado (40cm), e é muito leve. A cabeça também dá muitos controles bacana, inclusive com medição do movimento panorâmico com trava dedicada.

Acredito que daqui há 10 dias devo estar recebendo.
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2013, 15:50:54
Acredito que daqui há 10 dias devo estar recebendo.


Não esqueça de voltar aqui no tópico pra deixar suas impressões sobre o tripé!  :ok:


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Setembro de 2013, 15:56:26
Dloc, comprou onde este tripé?

Eu estive terça-feira passada na Cons. Crispiniano/7deAbril. Fazia muito tempo que eu não passava por lá. Achei que a região, em se tratando de fotografia, está numa decadência danada. Muitas lojas desapareceram e as que continuam por lá, mesmo as maiores, estavam às moscas e sem estoque de alguns itens básicos (fui procurar uma girafinha e simplesmente ninguém tinha).


Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2013, 16:00:52
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2013, 16:04:47
Eu cheguei a ver destes tripés por lá. Mas como não era minha intenção, não cheguei a perguntar pelos preços.

Valeu :ok:.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Setembro de 2013, 16:22:38
Comprei no Mercado Livre mesmo. O vendedor é 100%.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509094195-kit-tripe-benro-travel-angel-ball-head-transforma-monope-_JM

Fui ver o anúncio e acabei descobrindo que a reversão de coluna tem uma utilidade além de facilitar a "compactação" para o transporte. Nunca me toquei que poderia usar a câmera assim  :D



Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Setembro de 2013, 17:00:36
Eu acho que esse tripé é um grande equipamento para uso em viagens ou trilhas a pé:

1) os pés são fechados de uma forma que deixa o "conjunto" ultracompacto, cabendo em qualquer canto. E vem com um bag excelente para pendurar nas costas;

2) O tripé é reversível para monopé, e assim dá para sair de casa com muito menos peso ainda;

3) O monopé pode ser usado como "bengala" a fim de auxiliar em longas caminhadas em terrenos difíceis. Eu vi um video no youtube mostrando essa forma de uso e é muito interessante para quem está subindo montanha para fotografar, e com o monopé fechado e a ponta de ferro acoplada, a pessoa tem um excelente apoio. Afinal, ninguem quer cair ou rola montanha abaixo com vários equipamentos fotográficos caros eheheheh

4) Pelos reviews que vi, a construção é primorosa. Muito resistente.

5) O preço é interessante. Se for para comprar um tripé + cabeça do mesmo nível, sai mais caro do que esse conjunto já pronto para uso.
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400