Autor Tópico: Dúvida: vendo a 24-105mm f/4 pra ter a 135L ?  (Lida 3221 vezes)

rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #15 Online: 28 de Setembro de 2013, 23:23:15
Porque não traz a Sigma 35 1.4? Terá muito mais utilidade e a qualidade é indiscutível.

Pois é, Thales. Tú é a minha referência em relação a 35mm 1.4 ART, acabei de ler o review do kenrockwell (é, aquele louco), e ele diz assim:

"As the ancient proverb so correctly observes, "the poor man always pays twice." He pays once to get something cheap, and then again pays full price for what really wanted in the first place when the cheap thing breaks. How do the rich get richer? By always buying quality. I'd much rather have a used Nikon or Canon 35/1.4 than this Sigma. "

Em certo modo não deixa de ter um pouco de verdade, pois a sigma 35mm 1.4 art está há quase 2 anos no mercado, sendo que uma 35L é pra vida toda. Tudo bem, concordo com isso, mas ninguém aqui é advinho pra saber se acontecerá algo de errado com a SIG.

Até ai tudo bem, eis que sou tarado por gráficos MTF e analiso TODAS as lentes possíveis pra canon e NENHUMA, chega perto dessa Sigma, NENHUMA, inclusive a 135L, (nitidez). Claro, nitidez não é tudo, mas por 900 U$?  :aua: :aua: :aua:

Estou muito tentado a compra-la, mas o fantasma do AF tb volta a me atormentar. Deve ser chato vc ficar tentando encontrar uma cópia BOA da 35mm 1.4 ART, pois li em reviews que várias pessoas trocaram várias vezes até encontrar uma cópia precisa.

Enfim, se vier com esse problema de foco, é algo resolvível com o micro ajuste, por exemplo da 6D? Sem precisar comprar o DOCK USB da Sigma?

Não tenho dúvidas que ela é uma excelente lente, mas gosto de ouvir opiniões de diversas fontes. Já li Amazon, BH, Fredmiranda, Photozone.de, cameralabs, dpreview, vlog do zack, vários vídeos do youtube e por ai vai.... :aua: :aua: :aua:


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #16 Online: 29 de Setembro de 2013, 00:38:38
É 1/3 mais fechado que tua 24-105 a 105mm :)

Se tiveres alguém com uma 70-200, coloca ela em 135mm e verifica tu mesmo a usabilidade daquela distância focal. Dada a flexibilidade da 24-105, no teu lugar eu não trocaria a 24-105L pela 135L, a não ser que tenhas uma grande angular bem aberta (e não te incomodes com o troca-troca de lentes). Mas só tu mesmo para saber o que é ideal para tua preferência. Pessoalmente tendo a dar preferência para as zoom primeiro (flexibilidade), seguida de fixas específicas conforme desejado. Uma vez que a gama de 24mm a 200mm esteja coberta por lentes zoom (duas são o suficiente para isso) as fixas default 35, 50, 85, 100, 135 seguiriam-se. No meu caso, como foto macro é um dos nichos que me interessa muito (a porto de eu ter a MP-E 65 e o flash MT24EX), a 100 f2.8L fez mais sentido que a 135. É uma lente excepcional para retratos também!

A propósito, devo acrescentar que sou entusiasta de fotografia e hobbista, já a mais de duas décadas, mas não trabalho com isso. de 2011 em diante fiz vários cursos específicos de fotografia. Também costumo ler MUITO sobre meus muitos hobbies, especialmente fotografia ultimamente. Como hobbista, tenho interesse em muitos nichos de fotografia, motivo pelo qual minha coleção de lentes é tão variada. Ano que vem espero adquirir um corpo FF, seguido de uma lente tilt-shift (que a muito planejo adquirir), uma grande angular para FF (a 10-22 infelizmente não servirá lá) e só então atualizar o corpo APS-C. No momento estou repensando toda a minha solução de iluminação e estúdio portátil...

Grato pelo seu comentário, me ajudou em alguns pontos.

Sabe o que mais me decepcionou na 24-105, uma lente de 1150 dólares, ter a qualidade igual ou se não for inferior a uma lente de plástico, mas muito boa....advinha qual é? Pois é, ela mesmo, a 50 1.8. Ou seja, é algo muito sem comparação, se vc quer qualidade máxima de imagem, a briga entre zooms e primes, as últimas saem em disparada (exceto a nova 24-70 II, mas também por mais de 6mil reais)

Creio que "The Canon Trinity L Lenses" será o meu objetivo. Talvez eu troque a 85L pela 85 1.8, devido ao preço e foco lento/peso.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2013, 00:48:40 por rafael1904 »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 29 de Setembro de 2013, 01:47:22
Lentes zoom com distância focal acima de 3x sempre tem algum compromisso ótico. Por este motivo a 24-70 e 70-200 são os padrões em qualidade de imagem entre as zooms. Ambas a 24-70 f2.8L II e a 70-200 f2.8L IS II são excepcionais no quesito qualidade de imagem. Estas costumam ser consideradas com nitidez equivalente a de fixas. A 70-200 f4L é também excepcional, só menos clara em um ponto. A 24-70L anterior também era consagrada, mas a versão II melhorou bastante a ótica, de acordo com reviews. O problema de uma amostragem única, como uma 24-105 e uma 50 1.8 é que pode ser que a 50 1.8 tenha casado bem com tua câmera, enquanto a 24-105 pode precisar de algum tipo de microajuste.

Ao invés da 70-200 f2.8L II (que é caríssima e pesadíssima) optei pela versão f4, que é bem mais leve e com custo mais contido. Como não trabalho com isso, ela me atende plenamente. O ponto a menos de luminosidade pode ser compensada com ISO mais alto (ou exposição mais longa, quando possível). Quando vou a aniversários, presenteio o aniversariante com um bom conjunto de fotos. Costumo usar muito a 24-105L (que escolhi ao invés das 24-70 devido ao IS e à versatilidade extra de chegar a 105mm, embora ela tenha compromisso ótico dada a extensão de seu zoom) e a 70-200 f4 IS. A 50 f1.4 uso mais em ambientes escuros (foi para isso que a comprei) e a 40 f2.8 STM mais recentemente para vídeos e ir no bolso quando busco fotos macro. A 400 f5.6L comprei recentemente para fotos de objetos mais distantes, como pássaros em vôo, esportes e afins. Semana passada recebi a 10-22, finalmente uma grande angular para o sensor APS-C, pois costumava ficar apertado em situações de arquitetura indoors ou grandes grupos em locais apertados. Finalmente, a 100 f2.8L IS Macro e MP-E 65 1x-5x Macro obviamente são para fotos macro, sendo que a 100 f2.8L é excepcional para retratos e em ambientes de estúdio também. Minha próxima lente deve ser uma tilt-shift, a qual promete ser muito útil em diversas situações, bem como para composições fora do usual, torcendo o plano de foco, tenho um livro digital exclusivamente sobre tilt-shifts. Na época que eu adquirir uma FF, devo buscar uma grande angular zoom para sensor FF. Aí considerarei meu kit completo, chegando o momento de atualizar o corpo APS-C. Talvez mais algumas fixas se adicionem ao kit daí em diante. O bom de lentes é que o investimento é de longo prazo. Foquei em objetivas nos últimos dois anos exatamente porque depois não precisaria ficar trocando-as com frequência. Depois da Tilt-Shift, entretanto, considerarei-me satisfeito com o kit atual, finalmente.

No momento estou planejando trocar todo o meu kit de iluminação, entrando no modo de rádio da Canon. No momento uso rádios PocketWizard TT5 e TT1 com o módulo AC3 e flashes 580EXII. O kit funciona MUITO bem, permitindo ajuste de potência dos flashes apenas pelo girar de 3 botões (do módulo AC3) no topo da câmera. Em eventos é possível deixar um conjunto de flashes espalhados no ambiente principal e controlar tudo na própria câmera (quem dispara e com que potência, incluindo TTL com compensação de exposição), sem precisar tocar nos flashes (eles podem então estar afixados em locais seguros, com aqueles clamps manfrotto). Ainda estou lendo mais a respeito, mas a idéia é me desfazer dos flashes e rádios e substituí-los por um conjunto de flashes 600EX-RT. Espero também me desfazer do fotômetro que uso que tem um módulo de rádio que dispara os flashes a partir do próprio fotômetro. Isso é excelente em ambientes de estúdio. Neste tema montei um kit portátil, ao estilo strobbist, com um conjunto variado de modificadores de luz.

Tenho lido tanto, e usado tanta coisa de diferentes nichos, que acredito ter bastante a contribuir em um forum como este. Ao mesmo tempo vou absorvendo informação extra que sempre ajuda a direcionar o sistema. Peguei aqui do forum, por exemplo, link para um steadycam com custo razoável. Foi aqui também que li sobre a lente 35 Art da Sigma que tantos tem elogiado tanto.

Mais adiante espero postar fotos minhas para receber críticas que ajudem a polir a técnica. O problema de forums em geral é que geralmente o pessoal só elogia as fotos. Flicker é especialmente problemático neste sentido.

Em um curso de foto macro que fiz ano passado, fiquei EXTREMAMENTE assutado com um dos alunos... Era um "fotógrafo profissional" (pelo menos ele fotografava eventos e cobrava por isso) que claramente não conhecia nada de fotografia! Me recordo dele reclamar dos flashes Canon, dizendo que sempre precisava aumentar pelo menos 2/3 de ponto de luz para que a foto não ficasse escura. Quando perguntei como ele tirava as fotos... Ele se aproximava do tema, apertava o botão da câmera pela metade, aí se afastava para enquadrar e tirava a foto... Quando tentei explicar a ele a física da luz e como a máquina funcionava, ele simplesmente se virou e começou novo assunto com quem estava ao lado... O mesmo indivíduo usava uma câmera que volta e meia travava e ele tinha de tirar a bateria e colocar de novo para poder continuar tirando fotos... na metade da parte prática do curso de foto macro ele foi embora porque a bateria dele acabara... Imagina o tipo de serviço que um cidadão destes entrega aos clientes... Foi definitivamente assustador!

Bom, já me alonguei demais e acabei saindo do foco :)   No meio tempo continuarei lendo e clicando.

Abraços,
« Última modificação: 29 de Setembro de 2013, 02:03:30 por jauvane »
JVc.


heptas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
  • A vida através da Lente
Resposta #18 Online: 29 de Setembro de 2013, 09:39:30
 :assobi:
A propósito, devo acrescentar que sou entusiasta de fotografia e hobbista

Meu amigo. Seja bem vindo.

Hobbie? Tem certeza? O que voce faz profissionalmente, trabalha na nasa?  :D
Comecei como hobby e estou buscando conhecimento para me proficionalizar. Não pretendo viver de fotografia pois sou analista de sistemas a mais de 15 anos, e gosto do que faço. Apenas quero receber uma graninha extra para investir no meu hobbie

Fico feliz em ter pessoas como voce aqui, suas respostas são verdadeiras aulas, fiquei curioso sobre isso que voce falou dos flashs remotos, como vi que gosta de escrever sugiro (leia-se peço) que faça um tópico sobre isso na seção de flash e iluminação. Irá ser de grande valia.

Fique com Deus.
5D Mark III + Canon 6D + Canon T3i + Canon 50 mm 1.4 + Canon 85 mm 1.8 + Canon 24-70 2.8 II + Canon 70-200 f4 IS L + YongNuo 468ex II + Canon 600 ex


heptas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
  • A vida através da Lente
Resposta #19 Online: 29 de Setembro de 2013, 10:04:45
E ainda por cima é carioca.  :), só falta sermos vizinhos. Moro no recreio.
5D Mark III + Canon 6D + Canon T3i + Canon 50 mm 1.4 + Canon 85 mm 1.8 + Canon 24-70 2.8 II + Canon 70-200 f4 IS L + YongNuo 468ex II + Canon 600 ex


ACS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 29 de Setembro de 2013, 10:59:07
Vc não vai sentir falta de uma lente mais versátil?  Só vai ter fixas?
T2i / 18-55 / 17-55 2.8 / 50 1.4


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 29 de Setembro de 2013, 10:59:22
Trabalho com pesquisa em computação, mas precisamente com Realidade Virtual e Multimídia. Moro na zona sul. Nos últimos dois meses adquiri três objetivas, aproveitando os preços antes do provável aumento devido ao aumento do dolar e evitando incomodar conhecidos que moram fora. Conversando com minha esposa já avisei que aceitarei fazer um pequeno número de trabalhos pagos para compensar o investimento.

Me dedico com afinco a todos os meus hobbies (Literalmente tenho centenas de livros em vários nichos de fotografia). Um outro deles é remar caiaque. Para teres uma idéia meu caiaque ganhou até vela, âncora, rádio maritimo, sem contar um registro de embarcação miúda na Marinha (exigência para poder usar um rádio marítimo nele). Planejava colocar um motor de popa elétrico nele, o que me permitiria remar até a exaustão e voltar na moleza, mas dado o valor do investimento adiei por tempo indeterminado a empreitada. Hoje tenho de remar lembrando que preciso de braço para remar de volta (ou velejar de volta, caso tenha levado a vela). Outro hobby é trilhas offroad e tb pé. Automodelismo anda meio parado, mas continua me interessando. Eventualmente helimodelismo, mas aí já é planejamento para mais adiante (uma perna de cada vez).

Antes de se aposentar uma pessoa precisa ter hobbies para se dedicar. O problema é que faltam quase 25 anos para eu me aposentar e já tenho muitos.  Costumo dizer que quando me aposentar terei uma estafa para dar conta dos hobbies.

Vou ver se vou escrevendo sobre o sistema PocketWizard (e similares com TTL). De fato pode interessar a bastante gente. NA mensagem anterior eu coloquei links para os itens a que me referi. Lendo a descrição deles dá para dar uma idéia de como o sistema funciona. O módulo AC3 (que curiosamente não vi em nenhuma loja do país, e é o mais barato do conjunto) torna o sistema extremamente prático. Nada de mexer nos menus da cãmera, basta girar os botões para ter controle total na iluminação. Adquiri o sistema pensando em estúdio, mas funcionaria igualmente bem em eventos (onde flash puder ser utilizado, é claro).

Abraços,
JVc.


heptas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
  • A vida através da Lente
Resposta #22 Online: 29 de Setembro de 2013, 12:05:05
Puts, também curto Off Road. Tive um Lada Niva por 10 anos, Coitado nunca fez uma trilha. Passou a maior parte do tempo no mecânico e a outra parte no lanterneiro, resolvi vender, até porque mecânica não é uma de minhas áreas de interesse. Penso em breve também adquirir um drone, para agregar aos meus serviços (e para brincar de piloto).

Bom voltando ao tópico. Pensei em comprar uma 24-105 mas acho que vou partir para 24-70 2.8 II e depois decido pelas primes. Tenho uma 70-200 f4 IS, achas que ela cobre bem a falta da 135L? Ai eu vou ficar com uma 24-70 2.8, a 70-200 f4 e a 50 1.4. e para a t3i terei a 17-55 2.8 que é uma baita lente.

5D Mark III + Canon 6D + Canon T3i + Canon 50 mm 1.4 + Canon 85 mm 1.8 + Canon 24-70 2.8 II + Canon 70-200 f4 IS L + YongNuo 468ex II + Canon 600 ex


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #23 Online: 29 de Setembro de 2013, 12:15:48
Hobby é uma praga, a gente começa e vai se aprofundando... No caso da fotografia, quando vê tá com 30 mil reais de equipamento e tudo sub utilizado. Aí vai do fôlego financeiro e prioridades de cada um rsrsrsrsrs Igual a moto, comprei uma 250cc em 2006 pra "dar voltinha de fim de semana". No fim já fui até pro Chile (de 650cc) e não viajei mais por falta de dinheiro e tempo...

Mas voltando pro tópico, a 24-105 tem muita informação aqui no fórum e até alguns tópicos específicos e o que eu pude observar dos comentários e também do pouco uso que já fiz dela, é que é uma lente muito boa. Talvez não seja excelente pra tudo, mas daí vai da especificação de uso que cada um deseja...
« Última modificação: 29 de Setembro de 2013, 12:16:20 por Alexandre Ricci »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 29 de Setembro de 2013, 12:41:02
Puts, também curto Off Road. Tive um Lada Niva por 10 anos, Coitado nunca fez uma trilha. Passou a maior parte do tempo no mecânico e a outra parte no lanterneiro, resolvi vender, até porque mecânica não é uma de minhas áreas de interesse. Penso em breve também adquirir um drone, para agregar aos meus serviços (e para brincar de piloto).

Existem opções mais baratas para SkyCam. Dá uma olhada neste vídeo. Ele foi feito usando um SkyCam que custa $40. Eu comprei um destes. a dificuldade é encontrar um poste adequado. No MercadoLivre encontrei um que parecia promissor, mas tem muito jogo lateral. o SkyCam a que me refiro é este. Mais fotos com o SkyCam podem ser vistas aqui.

Citar
Bom voltando ao tópico. Pensei em comprar uma 24-105 mas acho que vou partir para 24-70 2.8 II e depois decido pelas primes. Tenho uma 70-200 f4 IS, achas que ela cobre bem a falta da 135L? Ai eu vou ficar com uma 24-70 2.8, a 70-200 f4 e a 50 1.4. e para a t3i terei a 17-55 2.8 que é uma baita lente.

A 70-200 f4 definitivamente servirá, exceto que sendo ela menos clara podes necessitar subir o ISO para compensar, afinal são dois pontos de luz a menos na f4 (quatro vezes menos luz). O IS ajudaria a compensar isso, já que ele permite exposições até 4x mais lentas que o ideal para evitar borrão devido ao movimento das mãos. Podes, entretanto, compensar usando ISO 400 (ao invés de 100).

Abraços,
« Última modificação: 29 de Setembro de 2013, 12:45:05 por jauvane »
JVc.


ACS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 29 de Setembro de 2013, 17:44:50
Puts, também curto Off Road. Tive um Lada Niva por 10 anos, Coitado nunca fez uma trilha. Passou a maior parte do tempo no mecânico e a outra parte no lanterneiro, resolvi vender, até porque mecânica não é uma de minhas áreas de interesse. Penso em breve também adquirir um drone, para agregar aos meus serviços (e para brincar de piloto).

Bom voltando ao tópico. Pensei em comprar uma 24-105 mas acho que vou partir para 24-70 2.8 II e depois decido pelas primes. Tenho uma 70-200 f4 IS, achas que ela cobre bem a falta da 135L? Ai eu vou ficar com uma 24-70 2.8, a 70-200 f4 e a 50 1.4. e para a t3i terei a 17-55 2.8 que é uma baita lente.
Realmente a 17-55 é uma baita lente.  Vou sentir falta dela.  Tô indo pra FF em breve.
T2i / 18-55 / 17-55 2.8 / 50 1.4


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #26 Online: 29 de Setembro de 2013, 18:12:32
Lentes zoom com distância focal acima de 3x sempre tem algum compromisso ótico. Por este motivo a 24-70 e 70-200 são os padrões em qualidade de imagem entre as zooms. Ambas a 24-70 f2.8L II e a 70-200 f2.8L IS II são excepcionais no quesito qualidade de imagem. Estas costumam ser consideradas com nitidez equivalente a de fixas. A 70-200 f4L é também excepcional, só menos clara em um ponto. A 24-70L anterior também era consagrada, mas a versão II melhorou bastante a ótica, de acordo com reviews. O problema de uma amostragem única, como uma 24-105 e uma 50 1.8 é que pode ser que a 50 1.8 tenha casado bem com tua câmera, enquanto a 24-105 pode precisar de algum tipo de microajuste.

Ao invés da 70-200 f2.8L II (que é caríssima e pesadíssima) optei pela versão f4, que é bem mais leve e com custo mais contido. Como não trabalho com isso, ela me atende plenamente. O ponto a menos de luminosidade pode ser compensada com ISO mais alto (ou exposição mais longa, quando possível). Quando vou a aniversários, presenteio o aniversariante com um bom conjunto de fotos. Costumo usar muito a 24-105L (que escolhi ao invés das 24-70 devido ao IS e à versatilidade extra de chegar a 105mm, embora ela tenha compromisso ótico dada a extensão de seu zoom) e a 70-200 f4 IS. A 50 f1.4 uso mais em ambientes escuros (foi para isso que a comprei) e a 40 f2.8 STM mais recentemente para vídeos e ir no bolso quando busco fotos macro. A 400 f5.6L comprei recentemente para fotos de objetos mais distantes, como pássaros em vôo, esportes e afins. Semana passada recebi a 10-22, finalmente uma grande angular para o sensor APS-C, pois costumava ficar apertado em situações de arquitetura indoors ou grandes grupos em locais apertados. Finalmente, a 100 f2.8L IS Macro e MP-E 65 1x-5x Macro obviamente são para fotos macro, sendo que a 100 f2.8L é excepcional para retratos e em ambientes de estúdio também. Minha próxima lente deve ser uma tilt-shift, a qual promete ser muito útil em diversas situações, bem como para composições fora do usual, torcendo o plano de foco, tenho um livro digital exclusivamente sobre tilt-shifts. Na época que eu adquirir uma FF, devo buscar uma grande angular zoom para sensor FF. Aí considerarei meu kit completo, chegando o momento de atualizar o corpo APS-C. Talvez mais algumas fixas se adicionem ao kit daí em diante. O bom de lentes é que o investimento é de longo prazo. Foquei em objetivas nos últimos dois anos exatamente porque depois não precisaria ficar trocando-as com frequência. Depois da Tilt-Shift, entretanto, considerarei-me satisfeito com o kit atual, finalmente.

No momento estou planejando trocar todo o meu kit de iluminação, entrando no modo de rádio da Canon. No momento uso rádios PocketWizard TT5 e TT1 com o módulo AC3 e flashes 580EXII. O kit funciona MUITO bem, permitindo ajuste de potência dos flashes apenas pelo girar de 3 botões (do módulo AC3) no topo da câmera. Em eventos é possível deixar um conjunto de flashes espalhados no ambiente principal e controlar tudo na própria câmera (quem dispara e com que potência, incluindo TTL com compensação de exposição), sem precisar tocar nos flashes (eles podem então estar afixados em locais seguros, com aqueles clamps manfrotto). Ainda estou lendo mais a respeito, mas a idéia é me desfazer dos flashes e rádios e substituí-los por um conjunto de flashes 600EX-RT. Espero também me desfazer do fotômetro que uso que tem um módulo de rádio que dispara os flashes a partir do próprio fotômetro. Isso é excelente em ambientes de estúdio. Neste tema montei um kit portátil, ao estilo strobbist, com um conjunto variado de modificadores de luz.

Tenho lido tanto, e usado tanta coisa de diferentes nichos, que acredito ter bastante a contribuir em um forum como este. Ao mesmo tempo vou absorvendo informação extra que sempre ajuda a direcionar o sistema. Peguei aqui do forum, por exemplo, link para um steadycam com custo razoável. Foi aqui também que li sobre a lente 35 Art da Sigma que tantos tem elogiado tanto.

Mais adiante espero postar fotos minhas para receber críticas que ajudem a polir a técnica. O problema de forums em geral é que geralmente o pessoal só elogia as fotos. Flicker é especialmente problemático neste sentido.

Em um curso de foto macro que fiz ano passado, fiquei EXTREMAMENTE assutado com um dos alunos... Era um "fotógrafo profissional" (pelo menos ele fotografava eventos e cobrava por isso) que claramente não conhecia nada de fotografia! Me recordo dele reclamar dos flashes Canon, dizendo que sempre precisava aumentar pelo menos 2/3 de ponto de luz para que a foto não ficasse escura. Quando perguntei como ele tirava as fotos... Ele se aproximava do tema, apertava o botão da câmera pela metade, aí se afastava para enquadrar e tirava a foto... Quando tentei explicar a ele a física da luz e como a máquina funcionava, ele simplesmente se virou e começou novo assunto com quem estava ao lado... O mesmo indivíduo usava uma câmera que volta e meia travava e ele tinha de tirar a bateria e colocar de novo para poder continuar tirando fotos... na metade da parte prática do curso de foto macro ele foi embora porque a bateria dele acabara... Imagina o tipo de serviço que um cidadão destes entrega aos clientes... Foi definitivamente assustador!

Bom, já me alonguei demais e acabei saindo do foco :)   No meio tempo continuarei lendo e clicando.

Abraços,
Depois disso, só vai faltar vc trocar tudo por Nikon. Aí fechou o seu set.  Vai ser "da hora" !  :ok:
« Última modificação: 29 de Setembro de 2013, 18:20:50 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 29 de Setembro de 2013, 18:25:31
Hehehe. Minha primeira SLR foi uma Canon AE-1 Program, analógica. Daí pulei para a primeira digital, uma Canon G1 em 2001 (isso, a primeira da série G. ainda tenho ambas estas câmerasem uma estufa antimofo). De lá migrei para uma S5-IS e uma SX10-IS. Dali pulei para a primeira DSRL, a 7D, a 3 anos atrás. Embora tenha sempre usado Canon não sou tarado pela marca. Antes da primeira Canon eu usava uma Yashica compacta e em paralelo uso compactas da Sony (com caixa estanque para entrar na água e levar no caiaque), Fujifilm (um modelo que tira foto e faz vídeo 3D - tendo duas objetivas), a Lytro, etc. Nikon me atenderia tão bem quanto, melhor em alguns nichos e pior em outros, como sempre. Macro é um dos temas que me interessa deveras, a tal ponto de eu ter a MP-E 65 e o flash MT-24EX. A MP-E65 é uma das poucas lentes Canon que a Nikon não tem equivalente, o que faz com que a Canon tenha vantagem neste nicho específico. Em outros nichos a Nikon tem vantagem e em outros tantos a Canon. Como usuário Canon a muito tempo, me acostumo com a configuração das câmeras deles, menus e afins mais facilmente. A nomenclatura usada pela Canon em suas lentes também é mais clara para mim.

Mudar a esta altura para Nikon, sem contar o investimento já realizado em lentes, exigiria adaptação ao modo Nikon de fazer as coisas. Se em 1996 quando comprei a AE-1 Program eu tivesse commprado uma Nikon, provavelmente usaria Nikon até hoje. Com uma Nikon na mão eu faço o que desejo, só não me sinto tão em casa como com o já conhecido sistema da Canon.

Outros fabricantes também tem equipamento excepcional, em geral com menor seleção de lentes.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2013, 18:37:10 por jauvane »
JVc.