Lentes zoom com distância focal acima de 3x sempre tem algum compromisso ótico. Por este motivo a 24-70 e 70-200 são os padrões em qualidade de imagem entre as zooms. Ambas a 24-70 f2.8L II e a 70-200 f2.8L IS II são excepcionais no quesito qualidade de imagem. Estas costumam ser consideradas com nitidez equivalente a de fixas. A 70-200 f4L é também excepcional, só menos clara em um ponto. A 24-70L anterior também era consagrada, mas a versão II melhorou bastante a ótica, de acordo com reviews. O problema de uma amostragem única, como uma 24-105 e uma 50 1.8 é que pode ser que a 50 1.8 tenha casado bem com tua câmera, enquanto a 24-105 pode precisar de algum tipo de microajuste.
Ao invés da 70-200 f2.8L II (que é caríssima e pesadíssima) optei pela versão f4, que é bem mais leve e com custo mais contido. Como não trabalho com isso, ela me atende plenamente. O ponto a menos de luminosidade pode ser compensada com ISO mais alto (ou exposição mais longa, quando possível). Quando vou a aniversários, presenteio o aniversariante com um bom conjunto de fotos. Costumo usar muito a 24-105L (que escolhi ao invés das 24-70 devido ao IS e à versatilidade extra de chegar a 105mm, embora ela tenha compromisso ótico dada a extensão de seu zoom) e a 70-200 f4 IS. A 50 f1.4 uso mais em ambientes escuros (foi para isso que a comprei) e a 40 f2.8 STM mais recentemente para vídeos e ir no bolso quando busco fotos macro. A 400 f5.6L comprei recentemente para fotos de objetos mais distantes, como pássaros em vôo, esportes e afins. Semana passada recebi a 10-22, finalmente uma grande angular para o sensor APS-C, pois costumava ficar apertado em situações de arquitetura indoors ou grandes grupos em locais apertados. Finalmente, a 100 f2.8L IS Macro e MP-E 65 1x-5x Macro obviamente são para fotos macro, sendo que a 100 f2.8L é excepcional para retratos e em ambientes de estúdio também. Minha próxima lente deve ser uma tilt-shift, a qual promete ser muito útil em diversas situações, bem como para composições fora do usual, torcendo o plano de foco, tenho um livro digital exclusivamente sobre tilt-shifts. Na época que eu adquirir uma FF, devo buscar uma grande angular zoom para sensor FF. Aí considerarei meu kit completo, chegando o momento de atualizar o corpo APS-C. Talvez mais algumas fixas se adicionem ao kit daí em diante. O bom de lentes é que o investimento é de longo prazo. Foquei em objetivas nos últimos dois anos exatamente porque depois não precisaria ficar trocando-as com frequência. Depois da Tilt-Shift, entretanto, considerarei-me satisfeito com o kit atual, finalmente.
No momento estou planejando trocar todo o meu kit de iluminação, entrando no modo de rádio da Canon. No momento uso rádios PocketWizard
TT5 e
TT1 com o
módulo AC3 e flashes 580EXII. O kit funciona MUITO bem, permitindo ajuste de potência dos flashes apenas pelo girar de 3 botões (do módulo AC3) no topo da câmera. Em eventos é possível deixar um conjunto de flashes espalhados no ambiente principal e controlar tudo na própria câmera (quem dispara e com que potência, incluindo TTL com compensação de exposição), sem precisar tocar nos flashes (eles podem então estar afixados em locais seguros, com aqueles clamps manfrotto). Ainda estou lendo mais a respeito, mas a idéia é me desfazer dos flashes e rádios e substituí-los por um conjunto de flashes 600EX-RT. Espero também me desfazer do
fotômetro que uso que tem um
módulo de rádio que dispara os flashes a partir do próprio fotômetro. Isso é excelente em ambientes de estúdio. Neste tema montei um kit portátil, ao estilo strobbist, com um conjunto variado de modificadores de luz.
Tenho lido tanto, e usado tanta coisa de diferentes nichos, que acredito ter bastante a contribuir em um forum como este. Ao mesmo tempo vou absorvendo informação extra que sempre ajuda a direcionar o sistema. Peguei aqui do forum, por exemplo, link para um steadycam com custo razoável. Foi aqui também que li sobre a lente 35 Art da Sigma que tantos tem elogiado tanto.
Mais adiante espero postar fotos minhas para receber críticas que ajudem a polir a técnica. O problema de forums em geral é que geralmente o pessoal só elogia as fotos. Flicker é especialmente problemático neste sentido.
Em um curso de foto macro que fiz ano passado, fiquei EXTREMAMENTE assutado com um dos alunos... Era um "fotógrafo profissional" (pelo menos ele fotografava eventos e cobrava por isso) que claramente não conhecia nada de fotografia! Me recordo dele reclamar dos flashes Canon, dizendo que sempre precisava aumentar pelo menos 2/3 de ponto de luz para que a foto não ficasse escura. Quando perguntei como ele tirava as fotos... Ele se aproximava do tema, apertava o botão da câmera pela metade, aí se afastava para enquadrar e tirava a foto... Quando tentei explicar a ele a física da luz e como a máquina funcionava, ele simplesmente se virou e começou novo assunto com quem estava ao lado... O mesmo indivíduo usava uma câmera que volta e meia travava e ele tinha de tirar a bateria e colocar de novo para poder continuar tirando fotos... na metade da parte prática do curso de foto macro ele foi embora porque a bateria dele acabara... Imagina o tipo de serviço que um cidadão destes entrega aos clientes... Foi definitivamente assustador!
Bom, já me alonguei demais e acabei saindo do foco
No meio tempo continuarei lendo e clicando.
Abraços,