Autor Tópico: Como montar um laboratório analógico?  (Lida 4756 vezes)

Danilo Faria

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 271
  • Sexo: Masculino
  • ''A sociedade do Ansel'' ...hahaha
    • Twitter
Online: 06 de Setembro de 2013, 20:07:24
Boa noite, gostaria de criar um tópico com o intuito de fazer uma lista com tudo que seja necessário pra se montar um laboratório completo de revelação analógica, posso estar sendo ignorante em fazer tal pergunta, mas é que as informações que encontro por ai são mto aleatórias e me deixam um pouco confuso, tenho vontade de investir em fotografia analógica desde câmeras até um Lab pra eu mesmo revelar, ampliar,  sei que não será uma tarefa fácil,  mas acho que a graça está ai.. e claro, estou indo na contramão do mercado e da facilidade do sistema digital, mas é que tenho um desejo de aprender fotografia na sua essência, como todos os melhores fotógrafos da história processavam suas fotos, revelavam e tudo mais.. por favor, peço a ajuda e quem puder será de muita valia, obrigado!


Danilo Faria

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 271
  • Sexo: Masculino
  • ''A sociedade do Ansel'' ...hahaha
    • Twitter
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2013, 15:07:10
ninguém?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2013, 06:43:01
falando só do primeiro processo, revelação do negativo:

"changing bag" ou algum saco preto bem fechado e escuro,
tanque de revelação,
espirais,
termômetro,
becker (copos de medida de volume),
cronômetro,
químicos,
scanner de negativos...

como pode ver, nenhum segredo

pra ampliação em Papel deixo pra alguém mais experiente responder....


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2013, 09:29:24
Danilo,
 
Pesquise sobre esse tema, aqui mesmo no forum.  ;)

Veja um exemplo disso: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31154.0

E na web tem coisa pra caramba também:

CLIQUE AQUI
-22.352971,-48.775582


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2013, 21:29:56
É bom organizar o espaço em bancada seca e molhada. Se possível ter a bancada seca um pouco mais alta que a molhada é melhor. Quanto melhor o equipamento, evidentemente MELHOR, mas basicamente o ampliador tem que ser o mais FIRME possível. Não pode "vibrar" de maneira alguma, seja com o teu "caminhar" no LAB, ou um caminhão que passe na rua, quero dizer, durante a exposição do papel, há que estar completamente IMÓVEL! Há uma infinidade de marcas e modelos. Eu gosto particularmente dos DURST, mas há outros tantos. Se é somente para 135, os FOCOMAT antigos são uma excelente opção e não deveriam ser muito caros. Há que verificar se o plano do porta-negativo está perfeitamente PARALELO ao plano da mesa / marginador (alguns ampliadores permitem ajustes como os BESELER's outros modelos nem sempre). A óptica é o mais importante: Se não tens meios econômicos de ter um ampliador excelente e uma lente excelente, escolha uma objetiva excelente e um ampliador mais simples. NUNCA o contrário. Somente se pensas mais adiante fazer um UPGRADE da lente. Importante é saber como anda a água da sua cidade. O ideal é usar filtros sempre. E cuidado na temperatura. Isso tudo é para lavagem dos filmes e papéis. Preparação dos químicos preferência água destilada. E o resto é o básico, tanques, espirais, bandejas para papel, termômetro (se encontras um termômetro antigo de mercúrio muito melhor), secadora de filmes (podes construir uma ou ao menos ter um armário livre de pó para secagem dos filmes), marginador, luz de segurança - muito cuidado com a distância da bancada de trabalho: há limites de tempo para cada tipo de papel / filtro de segurança (se o teto é branco melhor apontar para o alto e rebater a luz no teto). Se trabalhas com papel de contraste variável o filtro correto não é o VERMELHO!!!! Os fabricantes disponibilizam arquivos PDF com as informações técnicas de cada papel. Enfim, isso é para começar. Há muito livro a respeito (talvez não muito em português mas se entendes um pouco de espanhol ou inglês as opções são muitas).
:-)