Tem muita coisa envolvida nisto tudo...
Tenho perdido eventos para gente que não sabe fotografar, para gente que não leva pilhas extras em um casamento, para gente que nem tem equipamento... Gente que só está na fotografia, por que agora não é mais filme 35mm, época em que as pessoas não brincavam de ser fotografos profissionais.
Onde estou errando ?
Marketing, contato com o cliente, etc.... Como consertar isto, ainda estou pensando...
Quanto a preços, e trabalhos mais autorais, o que acontece é o seguinte:
Se você é um "comum", se é o fotografo da esquina, não adianta: teu preço é o da tabela do bairro e você vai ter que fazer aquelas fotos básicas e pronto. Não adianta mostrar fotos melhores (técnica ou artisticamente), por que os clientes não notal isto. Nem invente fotos mais autorais, por que os clientes não irão comprar.
Entretanto, se você for um fotografo "badalado", na cidade ou bairro onde atua, pode fazer o que quiser (até fotos ruins), e cobrar caro. Por que muitos clientes querem este status, de pegar o profissional do momento, o ban-ban-ban da hora. Não que isso seja a certeza de um trabalho bom, mas pelo fato de dizer que pode contratar o "melhor" (mesmo que ela faça um trabalho comum).
Nós, fotografos, vivemos investindo em equipamentos, cursos, etc.. Temos é que investir em marketing, por que isto é o que chama clientes.