Autor Tópico: Book e preço: Uma realidade q independe do talento ou criatividade.  (Lida 4829 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 09 de Setembro de 2013, 14:03:11
Lúzio, este seu questionamento é uma outra vertente de pensamento, diferente da apresentado no início do tópico.
Creio que "comercialmente falando",  preço e mercado, o nível cultural do consumidor está em outro plano. O que manda nestes casos é o ambiente em que você se insere.
Books em geral, não são consumidos pelos aspectos culturais... o mercado que o Spider se insere, por exemplo, é uma excessão... não é tão simples encontrar pessoas que prefiram a linguagem fotográfica à quantidade de fotos ou tamanho de álbum. São conceitos diferentes.
A grande massa mesmo define a compra pelo produto físico e pelo ambiente no qual vive.
Se o camarada casa e dá uma festa de arromba, ele vai querer um produto do mesmo nível "financeiro" da festa dele... um álbum sofisticado, com trocentas imagens e até mesmo outros ensaios do casal... só para agregar valor financeiro atrelado à quantidade e qualidade (física) do material.
Aí tem que saber a quem você está vendendo e adequar seus produtos e serviços a esse público.
Abs.
Acho que é por aí mesmo, Paulo. É mais facil pra quem não conhece e não possui um senso critico e estético definido parametrizar pelo $$$. Por isso há muitos no mercado percebendo isso e vendendo forma em vez de conteúdo. E olha que pessoalmente eu acho o valor "real", estético, dessa forma dominante um tanto duvidosa. Parece que financeiramente tem funcionado. Trata-se apenas de negócio e não de fotografia. Mas, felizmente, há sempre uma parcela, mesmo que pequena, do mercado que procura outro paradigma, menos "monetarizado" e mais apoiado em sensações. 
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #16 Online: 09 de Setembro de 2013, 14:07:35
Opa, você tocou num assunto que muito tenho interesse

É melhor para o fotografo somente entregar as fotos no CD e o cliente sai para compra de álbum, emolduramento, etc? É isso que o cliente final prefere?

Abs

Marcio

Independente do que entregar venda o trabalho não as fotos.É comum o cliente perguntar: "Quanto custa seu album de tal tamanho com tantas fotos?"
Antes de responder leve em conta tudo que aprendeu durante anos o tempo que levará pra fazer um bom trabalho considerando também o tempo gasto em edição pra poder elaborar um orçamento.
E lembre ao cliente que papel é barato (album ,fotos ,etc...), mas seu tempo é precioso. :ok:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Itallo Fernandes

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 09 de Setembro de 2013, 14:09:49
Opa, você tocou num assunto que muito tenho interesse

É melhor para o fotografo somente entregar as fotos no CD e o cliente sai para compra de álbum, emolduramento, etc? É isso que o cliente final prefere?

Abs

Marcio

Cada caso é um caso, menininhas que tiram fotos pra postar no facebook preferem nem ter elas reveladas, só  em DVD mesmo. Já um casamento e um aniversário de 15 anos é bem diferente.

No caso, esses trabalhos com as menininhas, acho que não vale muito a pena.
Tem um cara aqui na minha cidade, de gosto no mínimo duvidoso, ele cobra 200 reais por 40 fotos em DVD e impressas 10x15. Vende que nem água, a qualidade é aquela, mas ele ta tirando uma ótima grana.

Eu não tenho coragem de fazer o que ele faz. Nunca fiz um book cobrando, porque ainda não me sinto apto à tirar boas fotos. Mas com toda certeza, se eu quisesse estaria fazendo frente à ele, me matando por 200 reais. rs
Desenhar com a luz.
Equipamento: Um dedo, um olhar, uma mente e um coração...


Marco F

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 09 de Setembro de 2013, 14:12:19
Lúzio, este seu questionamento é uma outra vertente de pensamento, diferente da apresentado no início do tópico.
Creio que "comercialmente falando",  preço e mercado, o nível cultural do consumidor está em outro plano. O que manda nestes casos é o ambiente em que você se insere.
Books em geral, não são consumidos pelos aspectos culturais... o mercado que o Spider se insere, por exemplo, é uma excessão... não é tão simples encontrar pessoas que prefiram a linguagem fotográfica à quantidade de fotos ou tamanho de álbum. São conceitos diferentes.
A grande massa mesmo define a compra pelo produto físico e pelo ambiente no qual vive.
Se o camarada casa e dá uma festa de arromba, ele vai querer um produto do mesmo nível "financeiro" da festa dele... um álbum sofisticado, com trocentas imagens e até mesmo outros ensaios do casal... só para agregar valor financeiro atrelado à quantidade e qualidade (física) do material.
Aí tem que saber a quem você está vendendo e adequar seus produtos e serviços a esse público.
Abs.

Perfeito Paulo! Isso se chama "Nicho de Mercado". Cada um tem que achar um e se dedicar a ele. Não dá pra vender o mesmo produto para todo mundo.
Nikon D5100
Nikon 24-70mm f/2.8G AF-S + Nikon 18-55mm f/3.5-5.6G AF-S DX + Nikon 55-200mm f/4-5.6G ED-IF AF-S VR DX
Nikon SB-910
-----------------------------------------------------------------------------------------------
http://www.flickr.com/photos/mamff/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 09 de Setembro de 2013, 14:16:57
Luzio Books para agência têm que ter fundo simples, não podem ter invenção. São para mostrar a modelo. Esse é um dos principais erros dos fotógrafos que possuem menos experiência em moda, se preocupam muito em se vender e pouco em vender aquilo que é o objetivo da fotografia.
Querem mostrar criatividade, bons cenários, luz etc. Mas no fundo a preocupação de um Book deve ser em como vender a modelo e só a modelo. Por isso que muitas agências só fotografam com um ou dois fotógrafos que sabem exatamente o que fazer nestes casos, para evitar que seja feita uma fotografia não não mostra a modelo como deveria e sim as "habilidades" do fotógrafo.. Book tem que ser para vender a modelo e não o fotógrafo. Para isso deve mostrar a versatilidade da modelo e dar uma noção das formas com as quais esta modelo pode ser produzida.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2013, 14:20:10 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 09 de Setembro de 2013, 14:42:16
Podem me chamar de inocente, mas eu acho que sempre tem espaço no mercado para o bom profissional, pelo menos falando de casamentos, que é mais a minha área. Aquele que sabe tirar boas fotos em quaisquer situações, que tem bom trato com os clientes e convidados, respeita prazos e que, além de tudo, faz uma boa propaganda de si mesmo.

Claro que tem gente que tem muita mais nome do que qualidade mesmo, isso sempre vai ter em quase todas as profissões. Mas sempre vai ter o casal que preza muito pela qualidade das fotos, que sabe diferenciar uma foto boa de uma foto ótima, e que está disposto a pagar um pouco mais por isso.

Marketing pessoal faz parte da fotografia. Mas, por mais que tenham fotógrafos meia-boca ganhando muito por causa do marketing, nunca vai faltar trabalho para um bom fotógrafo que saiba fazer seu marketing pessoal.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #21 Online: 09 de Setembro de 2013, 14:57:29
O que o LEO escreveu é um tremendo diferencial

Qualquer cenário desvia o produtor de casting do modelo
Sou do tempo que todas as fotos de casting vinham em P&B com os dados nas costas :doh:

Outro grande diferencial (eu acho) é a direção de modelo, que emenda com o Teté falou.

Marcos e Italo

Perguntei isso pq acontece as vezes algo que eu acho absurdo, o fotografo não atende a cliente de forma adequada e as vezes sobra pra mim (no bom sentido). O cliente vai receber o álbum do fotografo,mas como não foi bem atendida eu refaço a diagramação conforme o cliente quer e já fiz 3 álbuns numa unica tacada

Abs
Marcio


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #22 Online: 09 de Setembro de 2013, 15:50:32
Tem mais um detalhe na postagem original do Lúzio.
Estes R$1500,00 é cobrado pelo fotógrafo ou pela agencia? Por que se for pela agencia, vai apenas uma pequena "arruela" para o fotógrafo.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 09 de Setembro de 2013, 19:15:46
Lúzio, essa questão é um pouco complicada.
O Spiderman tem razão parcialmente. Nível cultural mais elevado influencia sim, mas isso não é diretamente ligado ao quanto voê estudou. Se você vai na Europa, a Isso visto não só como quantidade de anos na escola, mas como contato com a cultura. Mesmo com um nível de estudo mais baixo (se pegar um nível médio em países desenvolvidos da Europa) e um universitário Brasileiro, em sua maioria, o europeu terá melhor "gosto" ou olhar artístico que o Brasileiro. Já o americano não tem este viés. Isso porque o europeu tem contato e vai a muito mais museus, teatros, etc, que o brasileiro. E mesmo por aquí, conheço muita gente de classes mais populares que estudam e leem sobre arte que muita gente rica por aí.

Esse com conhecimento artístico estético mais apurado, paga a imagem capturada. Já o outro não.
Pense no seguinte, uma vez perguntaram ao dono da AVON como ele vendia tanta maquiagem, e ele respondeu... eu não vendo maquiagem, eu vendo sonhos. É isso que você tem de definir, o que você vende? Fotografia? Quanquer um com uma compacta faz. O que você vende?

O Spiderman fez uma série de fotos da minha filha. Claro, leio bastante sobre foto, mas por exemplo, minha esposa, topou pagar 3x o que ela paga para um bom fotografo aqui em Brasília para o Peter fazer estas fotos. Porque? Porque quando mostrei a ela outros trabalhos dele,ela entendeu que não estávamos comprando fotos, mas sim lembranças, imagens que mostravam características da Bia, um trabalho que tirava do studio e levava para um plano de visual diferenciado. E ela ficou muito satisfeita em mudar este concetio de gosto fotográfico. Claro que eu mostrei isso a ela. Cabe a você descobrir qual público vai curtir suas fotos aí na sua região de trabalho. Daí é só preparar as formas de divulgação. Lembre-se, um público vizualmente mais seletivo para fotos, também o é para material de divulgação.  :ok:


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 09 de Setembro de 2013, 19:18:39
Podem me chamar de inocente, mas eu acho que sempre tem espaço no mercado para o bom profissional, pelo menos falando de casamentos, que é mais a minha área. Aquele que sabe tirar boas fotos em quaisquer situações, que tem bom trato com os clientes e convidados, respeita prazos e que, além de tudo, faz uma boa propaganda de si mesmo.

Claro que tem gente que tem muita mais nome do que qualidade mesmo, isso sempre vai ter em quase todas as profissões. Mas sempre vai ter o casal que preza muito pela qualidade das fotos, que sabe diferenciar uma foto boa de uma foto ótima, e que está disposto a pagar um pouco mais por isso.

Marketing pessoal faz parte da fotografia. Mas, por mais que tenham fotógrafos meia-boca ganhando muito por causa do marketing, nunca vai faltar trabalho para um bom fotógrafo que saiba fazer seu marketing pessoal.

Humberto, é claro que espaço para quem é bom tem. O que coloco é o tempo e a curva de penetração, comparando que tem um bom mkt e quem não tem.

Muitas vezes a pessoa inconcientemente consegue mapear seu público. Mas é aquilo, se no instinto você vai bem, com técnica vai muito melhor.  :D  :ok:


paimvideo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #25 Online: 15 de Setembro de 2013, 20:35:48
Tem muita coisa envolvida nisto tudo...

Tenho perdido eventos para gente que não sabe fotografar, para gente que não leva pilhas extras em um casamento, para gente que nem tem equipamento... Gente que só está na fotografia, por que agora não é mais filme 35mm, época em que as pessoas não brincavam de ser fotografos profissionais.

Onde estou errando ?
Marketing, contato com o cliente, etc.... Como consertar isto, ainda estou pensando...

Quanto a preços, e trabalhos mais autorais, o que acontece é o seguinte:
Se você é um "comum", se é o fotografo da esquina, não adianta: teu preço é o da tabela do bairro e você vai ter que fazer aquelas fotos básicas e pronto. Não adianta mostrar fotos melhores (técnica ou artisticamente), por que os clientes não notal isto. Nem invente fotos mais autorais, por que os clientes não irão comprar.

Entretanto, se você for um fotografo "badalado", na cidade ou bairro onde atua, pode fazer o que quiser (até fotos ruins), e cobrar caro. Por que muitos clientes querem este status, de pegar o profissional do momento, o ban-ban-ban da hora. Não que isso seja a certeza de um trabalho bom, mas pelo fato de dizer que pode contratar o "melhor" (mesmo que ela faça um trabalho comum).

Nós, fotografos, vivemos investindo em equipamentos, cursos, etc.. Temos é que investir em marketing, por que isto é o que chama clientes.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #26 Online: 15 de Setembro de 2013, 23:10:35
...a curva de penetração...

Credo ....  :eek:


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 15 de Setembro de 2013, 23:30:06
Credo ....  :eek:

Pô Dellano... tê tentando falar sério.  :fight: :fight:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 15 de Setembro de 2013, 23:31:41
Acho que o que é bonito e certo para o fotógrafo, é indiferente para a maioria dos clientes. Pouco importa se estou usando a regra dos terços, se o Bokeh ficou legal ou se na hora da foto apareceu uma lata de lixo ou um braço estranho no fundo da foto. O importante é o preço baixo e a foto da criança sorrindo, para agradar a mãe e avó.

Outra coisa. Já fui em festa que não deve ter custado menos que $ 12.000,00 e o cara contratou fotógrafo por $ 200,00 em site de compra coletiva.  Ou seja, fotografia não é investimento, é gasto quase desnecessário.

Mais ou menos por aí.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #29 Online: 15 de Setembro de 2013, 23:34:57
Pô Dellano... tê tentando falar sério.  :fight: :fight:

Foi mal ... não resisti ... :assobi: