É como diz Vinicius Matos, "fotografia é 20%, 80% é administração e MARKETING.
A maioria das pessoas não sabem diferenciar uma foto boa de uma foto medíocre, a maioria não consegue diferenciar, nem mesmo quando se coloca uma do lado da outra.
Da maneira que um casal olha o álbum, já da para saber se estão atrás de preço ou qualidade, e se vão ou não fechar, e a maioria está atrás de preço.
Um dos (se não o mais) fotógrafos mais caros de Sorocaba, fotografa em "Auto", as fotos do seu portfólio são de freelas que fazem trabalho para ele, mas ele é um vendedor nato, a maioria dos casais que entram em seu escritório, sai com contrato assinado.
Para mim, em Sorocaba, aniversários, batizados e eventos para vender fotos posteriormente, já deixaram de fazer parte da minha lista de trabalho, a quantidade de fotógrafos que tem aqui fazendo esses eventos por R$150,00 da pra montar um exército.
Quanto mais a tecnologia avança, mais o mercado se satura, quem quiser sobreviver vai ter que se dedicar menos a fotografia, e muito mais em Marketing. Infelizmente.