Autor Tópico: Novato na área  (Lida 926 vezes)

FBanin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Online: 04 de Setembro de 2013, 21:14:06
Primeiro vamos as apresentações, me chamo Fabiano Banin, tenho 36 anos, moro em Osasco / SP, sempre curti muito fotografia, na verdade gosto de tirar fotos espontâneas e detesto quando tenho que tirar fotos "posadas", prefiro ainda paisagem e animais... mas sempre me achei muito ruim nas fotos, atualmente estou fazendo um curso e estou gostando muito... pena não ter conseguido treinar legal ainda...

Preciso de algumas dicas, como por exemplo, como melhorar o "olhar fotográfico", muitas vezes pelo flickr vejo umas fotos fantásticas e fico até meio desanimado de não conseguir ter um "olhar" tão bom assim pras cenas, como posso treinar isso, melhorar essa técnica.... uma outra coisa, eu tenho uma Canon Rebel T3i, mas ultimamente tenho sofrido com o fotometro... ele varia muito, mesmo em modo matricial, vejo que ele oscila muito sem mexer a camera... as vezes eu "zero" o fotometro, mas ele varia um risquinho ou outro... ou seja, estou apanhando muito!!!

Bom, espero frequentar mais, minha área preferida por aqui é o espaço para as fotos, viajo vendo as lindas imagens que temos por aqui...

Abraços...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2013, 21:30:41
Seja bem-vindo!!
Bem, o principal passo vc tá dando, que é fazer o curso. Aí vai aprender técnicas de fotografia e de composição.
a partir daí, só mesmo praticando muito. Junte-se com gente que gosta de sair pra fotografar, de preferência gente mais experiente. Assim haverá troca de experiências que ajudarão bastante vc a melhorar tanto a aplicação das técnicas qto o olhar.  :ok:


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2013, 21:33:49
Bem vindo Fabiano, esperamos todos aqui que voce aproveite bastante o espaço e possa aprender bastante e alcance sua meta!

Quanto as suas dúvidas, todas com o tempo serão dirimidas na medida que o seu conhecimento dentro da fotografia aumenta, então um conselho é o que a grande maioria aqui vai lhe dar que é ESTUDAR. :ok:

Leia artigos de fotografias, leia sobre técnicas, estude arte, as cores, estude sobre luz(a base da fotografia) e pratique! :ok:
Veja os exemplos de outros fotógrafos e procure raciocinar sobre como ela foi obtida, e para isso é necessário entender como a luz age na câmera em suas diversas configurações(abertura de diafragma, velocidade ISO, velocidade de obturação, etc...) após entender bem sobre isso..pratique! :ok:

Independente do seu equipamento o melhor é aquele que voce sabe realmente usar, com o tempo você sozinho com seus estudos e conhecimentos adquiridos verá qual vai ser a câmera que vai lhe atender melhor no ramo da fotografia que você quer se dedicar.

Não se apresse, só estude, busque conhecimento e o mais importante pratique.... :ok:
...é como andar de bicicleta, a partir do momento em que você entende a mecânica da coisa você vai saber se "equilibrar" e até "soltar as mãos" com o passar do tempo em que for ficando fera. :ok:

Nas dúvidas que surgirem, nos contate que lhe ajudaremos! :ok:
« Última modificação: 04 de Setembro de 2013, 21:34:37 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2013, 23:13:37
Bem vindo ao MF. Cara, tem muito segredo não: estudar, ver muita foto... e praticar muito.  :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2013, 14:19:30
Bem vindo, Fabio!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2013, 14:28:50
Bem vindo, Fabio!

 :doh: :doh: :doh:
me chamo Fabiano Banin

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Fábio Pedro.


FBanin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2013, 18:58:47
Obrigado pelas boas vindas galera... e como eu imaginava... tudo questão de treino, tenho procurado ver muitas fotos, não só aqui, mas no flickr e no Instagram (tem uns caras bem legais por lá)... estou procurando várias fontes de aprendizado também... vamos ver se melhoro minha "visão"....

:doh: :doh: :doh:
me chamo Fabiano Banin

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Estou acostumado com isso... é sempre Fabio, Fernando, Cristiano... só não me chamam de Fabiano... hahahahaa


Angélica Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
  • Sexo: Feminino
    • Angélica Ferreira Fotografia
Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2013, 19:10:32
Seja bem-vindo Fabiano! Também sou novata, e estou gostando bastante do fórum, tem muita coisa boa aqui e pessoas dispostas a compartilhar o que sabe =D
Canon 70D | Canon T2i | 50mm 1.8 | 18-55mm | 17-50 2.8 Sigma | 580exii | 430 ex


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2013, 19:10:55
Salve Fábio, meu conterrâneo de Osasco hahaha  :hysterical:

Sou um amador, que também passei exatamente pelas mesmas coisas e, só umas dicas que eu posso contribuir...

Sempre leia muito sobre fotografia
Observe e estude o trabalho de profissionais ou de pessoas experientes que você goste (pra aprimorar seu olhar fotográfico)
Nunca subestime as suas fotografias em relação aos outros fotógrafos, tudo é relativo

Sobre o fotômetro, é meio chato mesmo essa mudança de exposição mas, se for um dia com luz contínua, deixe o ISO baixo ex: 400, mantenha a abertura e treine compensando apenas na velocidade por enquanto. Use o fotômetro que tem dentro do viewfinder pra deixar mais prático, com o tempo você vai pegando a manha, e acertando bem mais nos clicks  :ok:

Ah e uma observação, se você não fotografa em RAW, comece a fotografar !  :D


FBanin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2013, 17:26:18
Salve Fábio, meu conterrâneo de Osasco hahaha  :hysterical:

Sou um amador, que também passei exatamente pelas mesmas coisas e, só umas dicas que eu posso contribuir...

Sempre leia muito sobre fotografia
Observe e estude o trabalho de profissionais ou de pessoas experientes que você goste (pra aprimorar seu olhar fotográfico)
Nunca subestime as suas fotografias em relação aos outros fotógrafos, tudo é relativo

Sobre o fotômetro, é meio chato mesmo essa mudança de exposição mas, se for um dia com luz contínua, deixe o ISO baixo ex: 400, mantenha a abertura e treine compensando apenas na velocidade por enquanto. Use o fotômetro que tem dentro do viewfinder pra deixar mais prático, com o tempo você vai pegando a manha, e acertando bem mais nos clicks  :ok:

Ah e uma observação, se você não fotografa em RAW, comece a fotografar !  :D

Valeu Diego, de que lugar de Osasco você é? Seria bacana se tivesse um grupo aqui que saisse para tirar umas fotos, trocar experiências e tal... hehehee.

O meu fotômetro é um trollador... mas um dia eu domo esse cara... e quanto aos RAWs... sinceramente, nunca tinha usado, mas quando for tirar umas fotos mais de treino e tal, irei usar, já usei para algumas fotos e dá para corrigir várias coisas erradas na hora do click... mas estou treinando para que a intervenção seja a menor possível!


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #10 Online: 07 de Setembro de 2013, 22:28:02
Recomendo fazer cursos de fotografia presencial. Dessa maneira, você estará fisicamente próximo a pessoas que tem o mesmo interesse na fotografia, podendo trocar muitas figurinhas sobre isso e também terá um professor para esclarecer suas dúvidas na hora.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2013, 22:28:56 por YVanderlei »