Autor Tópico: Pro 815  (Lida 2796 vezes)

Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #15 Online: 28 de Julho de 2006, 23:34:19
É :laughing:
Mas, mesmo em 28 ela ainda é uma 420 focada em 28, não deve
ser a mesma coisa que uma 28-100, não ?
Sei lá, só testando para ver...  


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #16 Online: 29 de Julho de 2006, 12:15:09
Citar
É :laughing:
Mas, mesmo em 28 ela ainda é uma 420 focada em 28, não deve
ser a mesma coisa que uma 28-100, não ?
Sei lá, só testando para ver...
Acho que para 420mm equivalente, não é necessário um tempo de 1/600s. Com mão firme, 1/300s dá conta legal.


E a lente da Pro815 em full wide (28mm equiv.) é equivalente a qualquer outra lente que tenha o mesmo ângulo de cobertura, seja numa compacta digital ou numa câmera de filme. O tempo necessário para segurá-la na mão e garantir uma foto nítida é o mesmo  :)
« Última modificação: 29 de Julho de 2006, 12:28:53 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Deco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #17 Online: 31 de Julho de 2006, 10:51:08
Pessoal

Primeiramente, gostaria de agradecer pela receptividade. Obrigado mesmo. Não é em todo a comunidade que somos recebidos assim. Segundo, gostaria de saber se há um bom livro que seja minucioso quanto máquinas digitais. O que vcs me indicam, para começar?

Um abraço

Deco


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #18 Online: 31 de Julho de 2006, 13:22:16
Deco, estou lendo esses pdf's aqui:
http://www.tharrell.prof.ufu.br/fotografia-setechaves.htm

Conteudo do curso:

CAPITULO I
A INVENÇÃO

CAPITULO II
A ANATOMIA DA CÂMARA

CAPITULO III
O OLHO DE VIDRO

CAPITULO IV
A CORTINA PRETA

CAPITULO V
A TEORIA DA LUZ

CAPITULO VI
OS FILTROS

CAPITULO VII
O FILME

CAPITULO VIII
TRABALHANDO COM A CÂMARA

CAPITULO IX
O DIGITAL
« Última modificação: 31 de Julho de 2006, 13:22:47 por helder84 »


Deco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #19 Online: 31 de Julho de 2006, 18:52:48
Além desse, teria algum outro livro que fosse completo?


ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #20 Online: 31 de Julho de 2006, 23:13:58
Deco,

Não se preocupe tanto em ler vários livros. Tente entender o funcionamento e a relação entre velocidade e abertura do obturador, profundidade de campo e leia o manual da camera. Depois saia tirando fotos, mudando os parâmetros e vendo as diferenças. E boa sorte.

David.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 01 de Agosto de 2006, 01:38:14
Tem um curso da national Geograohyc que falam que é bem legal! Mas não sei aonde vende...


Deco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #22 Online: 01 de Agosto de 2006, 10:05:20
Citar
Deco,

Não se preocupe tanto em ler vários livros. Tente entender o funcionamento e a relação entre velocidade e abertura do obturador, profundidade de campo e leia o manual da camera. Depois saia tirando fotos, mudando os parâmetros e vendo as diferenças. E boa sorte.

David.
David, é justamente isso que não estou entendendo, porque eu não tenho nenhuma noção de fotográfia. Poderia explicar?

Um abraço

 


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 01 de Agosto de 2006, 11:42:54
Citar
Tem um curso da national Geograohyc que falam que é bem legal! Mas não sei aonde vende...
http://nationalgeographic.abril.com.br/loj...otografia.shtml
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #24 Online: 01 de Agosto de 2006, 20:01:26
Deco, veja se ajuda.

A profundidade de campo é a distância entre o ponto mais próximo focado e o mais distante também focado, para uma determinada regulagem da sua máquina.

Abertura do obturador - é a abertura que ocorre no momento em que a foto é tirada. Repare que o valor de f é inversamente proporcional ao tamanho da abertura, ou seja, em  f 1.4 a abertura é maior do que em f 8, por exemplo.

Detalhe: Quanto maior a abertura menor a profundidade de campo. Para f 1.4 a profundidade é menor que em f 8, por exemplo.

Outro detalhe: quanto mais nos afastamos do objeto maior é a profundidade de campo.

E, logicamente, quanto menor a abertura, menos luz entra. Parece que a cada mudança de f, de f 5.6 para f 8 por exemplo, a quantidade de luz admitida cai a metade.

Velocidade do obturador é o tempo que o obturador fica aberto. Por exemplo,


ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #25 Online: 01 de Agosto de 2006, 20:17:26
Imagine a foto de duas latas. Uma colocada a dois metros e outra a 2,3 metros, sendo que as duas estão na sombra.

Você regula a máquina com f 5.6 e velocidade 1/60, foca na primeira lata,  tira a foto e repara que  a segunda lata ficou desfocada. Motivo, supondo a profundidade de campo em 0,4 m os objetos só estariam em foco entre 1,8 e 2,2 m. O que fazer?
Uma opção é tirar a foto no sol. Com mais luz você deve mudar a regulagem, ou diminui o tempo de exposição ou diminui a abertura do obturador. A opção da velocidade não serve pois a profundidade de campo permaneceria igual. Logo diminua a abertura, aumentando a profundidade de campo e focando as duas latas.
Se você quiser a foto na sombra? Aumente o tempo de exposição para 1/30 diminua a abertura para f 8. Com isto a profundidade de campo aumenta e ass duas latas ficam focadas.

Claro que seria mais fácil ter focado a primeira foto em 2,15 m.  Assim todos os objetos entre 1,95 e 2,35 ficariam focados.

Não sei se falei algo errado. Espero ter ajudado. Abraços, David.


Deco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #26 Online: 02 de Agosto de 2006, 15:36:37
ADRL:

A sua explicação foi ótima, mas infelizmente não me ajudou muito, pois preciso de algo mais detalhado, explicando o que é item por item. Se puder me ajudar, eu agradeço.

Um abraço.