Autor Tópico: Enaltecendo a desprezada 50tinha 1.8  (Lida 3470 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #15 Online: 09 de Setembro de 2013, 07:09:04
Muito boa lente, mas prefiro pagar um pouco mais e pegar uma 40mm f/2.8.  Infinitamente melhor. Bom, pelo menos foi a impressão que tive ao usar as duas na minha T3.
Será?!?
Tenho minhas dúvidas. Dificilmente em 2.8 ou 3.5 essa 40 deve ser melhor que a 50tinha pelo simples fato de que nessas aberturas a 50tinha já está a 1 a 2 stops da sua abertura máxima o que lhe dá vantagem ótica.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #16 Online: 09 de Setembro de 2013, 07:40:02
Muito boa lente, mas prefiro pagar um pouco mais e pegar uma 40mm f/2.8.  Infinitamente melhor. Bom, pelo menos foi a impressão que tive ao usar as duas na minha T3.
Aí eu não sei se depende das cópias que se tem. Nas que eu usei (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83630.msg838593#msg838593) não é infinitamente melhor, não... aliás, nem minimamente melhor... Tanto que mandei a 40mm andar e sigo com a 50tinha.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 09 de Setembro de 2013, 08:23:37
Aí eu não sei se depende das cópias que se tem. Nas que eu usei (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83630.msg838593#msg838593) não é infinitamente melhor, não... aliás, nem minimamente melhor... Tanto que mandei a 40mm andar e sigo com a 50tinha.

Nossa,

Eu vendi as duas (por motivos financeiros) mas penso em comprar apenas a 40mm novamente. Sendo que agora estou até pensando em pegar a50mm novamente para tentar desfazer essa má impressão. :ponder:

Achei a 40mm mais nítida em com foco mais rápido.

Vale lembrar que usei as duas numa T3.  Não sei como se comportam numa FF.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #18 Online: 09 de Setembro de 2013, 09:38:58
Nossa,

Eu vendi as duas (por motivos financeiros) mas penso em comprar apenas a 40mm novamente. Sendo que agora estou até pensando em pegar a50mm novamente para tentar desfazer essa má impressão. :ponder:

Achei a 40mm mais nítida em com foco mais rápido.

Vale lembrar que usei as duas numa T3.  Não sei como se comportam numa FF.
Acho que depende mesmo das cópias. Em nitidez me pareceram bem semelhantes - embora testes de sites digam o contrário - agora o foco da 40mm é realmente muito, mas muito mais silencioso, embora não tenha achado mais preciso ou muito mais rápido. Fiquei com a 50tinha porque não achei que valia perder a abertura maior. Abraço!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 09 de Setembro de 2013, 10:07:33
Acho que depende muito da cópia mesmo. Eu já tive 3 cópias da 50/1.8 e 2 cópias da 40/2.8 pancake. Em nitidez em f/2.8 elas são bem equivalentes, mesmo a 40mm estando em abertura máxima. Ela é realmente uma objetiva notável nesse aspecto. Outras vantagens são o AF silencioso, bokeh um pouquinho mais suave, melhor construção e tamanho reduzido.

Aí tem que ver o que vale mais a pena, a abertura maior ou esses outros aspectos. Mas em nitidez achei elas extremamente parecidas mesmo.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #20 Online: 09 de Setembro de 2013, 10:19:30
Acho que depende muito da cópia mesmo. Eu já tive 3 cópias da 50/1.8 e 2 cópias da 40/2.8 pancake. Em nitidez em f/2.8 elas são bem equivalentes, mesmo a 40mm estando em abertura máxima. Ela é realmente uma objetiva notável nesse aspecto. Outras vantagens são o AF silencioso, bokeh um pouquinho mais suave, melhor construção e tamanho reduzido.

Aí tem que ver o que vale mais a pena, a abertura maior ou esses outros aspectos. Mas em nitidez achei elas extremamente parecidas mesmo.
Humberto, só colocando mais questões nessa discussão: 1) não achei o bokeh da 40mm mais suave, não. Não sei se dá para comparar bem isso pelas diferentes DF mas me pareceu mais marcado que o da 50mm (lembre que minha versão da 50mm é a I, mas acho que a óptica é a mesma da II), mas isso é meio subjetivo mesmo; 2) além disso, o T-stop da 50mm me parece maior. Nota naquele meu comparativo que, nas mesmas configurações, a imagem da 50mm é sempre mais clara, tanto em f2.8 quanto em f4.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 09 de Setembro de 2013, 10:25:53
Fernando, realmente bokeh é algo muito subjetivo, mas eu achei sim um pouquinho mais suave o da 40mm. Pode ser a minha cópia (menos provável) ou pode ser só o tipo de fundo que testei (mais provável). A óptica da 50/1.8 I é a mesma que a da II sim (uma das cópias que eu tive foi a versão I). Mas a diferença é pouca aqui, realmente. Não reparei sobre o t-stop nas minhas cópias, mas é algo que raramente presto atenção...

Ah, outra coisa que gostei mais na 40/2.8 pancake foi o controle melhor de aberrações cromáticas. Mas, comparadas em f/2.8, a diferença realmente á bem pouca também.

Agora, se me perguntar qual das duas eu teria no meu kit, aí acho que minha cabeça entra em parafuso. Difícil mesmo escolher entre elas, ainda mais se levar em conta que a 50/1.8 é mais barata. Acabou que eu não escolhi nem uma, nem outra, fiquei com a 50/1.4 mesmo, eheheh...