Autor Tópico: Dúvida - 50mm 1.8 / 1.4 / 1.2  (Lida 7763 vezes)

Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #30 Online: 28 de Agosto de 2013, 22:55:00
Galera, o Pope está correto sobre DOF e qualquer um que tenha cameras MF, 35mm e superzoom (e teste todas juntas) sabe disso !! É só pegar e olhar ! É um absurdo total ver site discordando (prova na hora que os donos destes sites nunca testaram e falam do que nao sabem e do que nunca usaram)
O Pope tem acesso as cameras, assim como eu tenho.
E É só testar  e ver !
Pega uma MF + uma superzoom + uma 35mm e podem rir  :hysterical: de qualquer site de DOF à vontade (desafio vcs acharem um que funcione).
E explico o porquê:
Primeiro: Todos põem medidas incorretas nas calculadoras de DOF: Ou porque esquecem o flange, ou porque não usam regua, ou porque não sabem que APS-C não é 24mm pura. Ela usa o flange da 35mm e aceita letne 35mm. Logo ela é outra coisa e nao uma 24mm. E as medidas das lentes dela são as mais irreais que se tem !
É só pegar uma régua e ver !!!
Segundo: As lentes "não normais" de qualquer camera/sistema expoem distancias focais "equivalentes" ao padrão nativo (por ex 35mm) e não as reais !! Muitas Zooms são piores ainda. Macro é outra história e muda ainda mais.
As calculadoras de DOF precisam das medidas reais das lentes e dos sensores (incluindo as distancias do flange) para funcionar ! E são para lentes normais ! por normal entenda normal. lente sem mutreta, sem elemento telephoto zoom, sem telelphoto fixo, sem retrofocus... ou seja, estas calculadoras de DOF academicas que se acham na internet não são precisas com a maioria das lentes do mercado. Porque as lentes "nao normais" manipulam a imagem dentro delas (nos 35mm as que são "normais" estão entre 46mm (real) até 85mm (real) em alguns casos).
Isto é o que destroi qualquer calculadora de DOF de internauta.
O internauta, dono do site, testa a calculadora na 35mm dele ou na 24mm...e nas lentes dele (que sao sempre entre 20-200mm) onde o erro é menor....e acham que elas funcionarão em outros formatos MF e em superzoom e em super teles como 500m, 600mm e 700mm ou ainda nas 14mm. E nestes formatos vc percebe mais facil o erro destas calculadoras de DOF de site de internet.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2013, 23:25:23 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #31 Online: 29 de Agosto de 2013, 07:26:40
Tem um teste fácil que você pode fazer (e eu não posso mais), que comprova um pouco disso, isolando todos os fatores e mudando apenas o comprimento focal. Ou seja, usar a mesma câmera, a mesma abertura e a mesma objetiva, e só mudar o comprimento. Pega sua 17-50, tira uma foto em 50mm e f/2.8. Sem mudar a posição da câmera, tira uma foto em 17mm d f/2.8, mantendo o foco exatamente no mesmo lugar. Depois, no computador, cropa a foto tirada em 17mm pra que ela fique exatamente com o enquadramento da foto tirada em 50mm. E compare as profundidades de campo.

Esse foi um teste que eu fiz faz muitos anos, quando comecei a tentar entender esse lance de profundidade de campo. Na época, o fato de em 50mm ter uma profundidade de campo menor fez sair fumacinha da minha cabeça, porque achava que com a mesma distância ao assunto em foco e com a mesma abertura, a profundidade de campo deveria ser a mesma. Mas é que o f-number é uma função para se determinar a exposição, e não a profundidade de campo.

Mas relendo o que você escreveu, você falou de distância focal, e não comprimento focal... Daí se enquadra mais no que o douglas83 falou mesmo, ou seja, para um mesmo comprimento focal, quanto menor a distância focal, menor a profundidade de campo. Isso é um pouco mais intuitivo de entender, mas também está diretamente ligado aos círculos de confusão.

Hyde, eu vou confessar que só entendo de círculos de confusão na prática, pois essa parte matemática da coisa eu sempre achei complicada demais, rsrs. Mas depois que entendi os fundamentos da coisa toda, as implicações disso são mais fáceis de entender. Mas vou dar uma lida nesse texto do seu link aí!
Cara, esse seu teste tem um problema, em Wide a sua lente separa os planos, e em tele ela compacta! Então, além da diferença do diâmetro, você tem esse efeito que dificulta muito!
Na pratica: tamanho da mídia, comprimento focal, distancia do objeto, abertura da lente; são fatores que alteram o DOF.
Esses dias eu recebi a minha 35-100 2.8 para M4/3 na hora tirei um retrato do meu filho mais novo, na configuração que eu uso a 70-200 2.8 na D3s.
200 mm f4
Resultado na D3s é qu inicia um desfoque logo atras do olho, na M4/3 a orelha estava focada ainda! Recentemente eu tirei um retrato com a Mamiya 645 e a 120mm f/4 em f8 e o resultado foi o mesmo, um desfoque a partir do inicio da orelha! Por isso que eu acho que câmeras e lentes tem que pegar mão! Eu por exemplo, não sou profissional, mas tem alguns amigos que são e vou ajuda-los em alguns eventos, não tenho receio algum de fazer com a D3s e a trindade, pois é um set que eu domino bem!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #32 Online: 29 de Agosto de 2013, 22:39:29
Cara, esse seu teste tem um problema, em Wide a sua lente separa os planos, e em tele ela compacta! Então, além da diferença do diâmetro, você tem esse efeito que dificulta muito!


Pope, então acho que não expliquei direito o meu teste. A ideia é deixar a câmera parada, fixa em um tripé, com a distância fixa em relação ao assunto em foco. Daí tirar uma foco em grande angular e outra em tele. Depois, no computador, recortar a foto tirada em grande angular para que ela fique exatamente com o mesmo enquadramento de foto tirada em tele.


Como a distância em relação ao objeto focado não muda, a compressão de planos não muda. As imagens ficam praticamente iguais, mas muda a profundidade de campo. Não tenho como fazer esse teste porque não tenho mais objetivas zoom, senão faria e postaria aqui pra ilustrar...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #33 Online: 30 de Agosto de 2013, 12:39:52
Marcando para ler com calma e pensar...  :ponder:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #34 Online: 30 de Agosto de 2013, 14:08:49
Voltando um pouco à questão original do tópico, como uma opinião de cunho menos técnico:

O fato que ele comenta no primeiro post é um dos que me motiva a não postar corredor. Pode ser que às vezes seja útil, aqueles momentos em que críticas puramente técnicas podem ajudar a perceber algumas novas possibilidades. Mas esse tipo de avaliação a meu ver só ajuda a dificultar a expressão fotográfica. Se fotografia é discurso, talvez seja meio contra senso eu, como observador, querer indicar para o fotografo de que ele deveria ter usado uma abertura menor. Com os iniciantes, isso talvez seja ainda pior: podamos os esforços do fotografo em busca de um vocabulário próprio, em troca "do que é certo", homogeneizando resultados, estabelecendo o que seria um estilo ideal de fotografia.

Venho me policiando nos últimos tempos a não fazer avaliações desse tipo em trabalhos de colegas. No lugar, talvez perguntar "qual era seu objetivo nessa fotografia?" seja mais lógico do que assumir que conhece qual a intenção do fotografo.

Quase como o Hyde falou na primeira pagina.


Ramilla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #35 Online: 01 de Setembro de 2013, 16:03:52
A questão é que se a gente usa a 50mm é porque quer mais entrada de luz, né. Daí, diminuir a abertura impede isso.


A_Bradley

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 01 de Setembro de 2013, 16:09:10
Eu acho que você deveria verificar o ponto de medição da câmera, se estiver usando aquele símbolo que mede apenas o centro do assunto vai ficar assim mesmo. Tente usar a medição central moderada. Desculpe se estiver errado.

Abraços.
Allan Bradley
Nikon: D5100
Nikkor: AF-S 18-55mm f/3.5-5.6G VR


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #37 Online: 07 de Setembro de 2013, 23:40:34
Profissionais e Mestres da Fotografia,

Fiquei com uma dúvida, provavelmente para vocês a minha pergunta é muito óbvia mas estou aqui para aprender!  :D

já faz algum tempo e eu postei a seguinte foto na área do corredor polonês



Essa foto foi tirada com abrtura em F/ 1.8 em uma 50mm

Uma das críticas que me chamou a atenção foi que o brinco e o cabelo ficaram fora de foco!
eu concordei com a crítica isso não tem nem o que discutir, mas a minha dúvida é a seguinte:

Com abertura de 1.8 em uma 50mm deixou alguns pontos essenciais fora de foco.
Uma 1.4 ou 1.2 não deixaria mais fora de foco?? (Falei besteira né?)
Em que casos posso usar a lente 50mm com sua abertura máxima sem que pontos essenciais fiquem fora de foco?

Desde já agradeço a ajuda de vocês e peço desculpas se falei muita besteira.... estou aprendendo sozinho e estou apanhando bastante!

Obrigado
O único jeito de você conseguir esta foto da forma que você quer é usar F4 ou F5.6 (de preferencia 5.6) e garantir que terá luz e/ou usar tripé. Mantenha o mesmo ISO.
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #38 Online: 08 de Setembro de 2013, 22:38:21
Profissionais e Mestres da Fotografia,

Fiquei com uma dúvida, provavelmente para vocês a minha pergunta é muito óbvia mas estou aqui para aprender!  :D

já faz algum tempo e eu postei a seguinte foto na área do corredor polonês

Essa foto foi tirada com abrtura em F/ 1.8 em uma 50mm

Uma das críticas que me chamou a atenção foi que o brinco e o cabelo ficaram fora de foco!
eu concordei com a crítica isso não tem nem o que discutir, mas a minha dúvida é a seguinte:

Com abertura de 1.8 em uma 50mm deixou alguns pontos essenciais fora de foco.
Uma 1.4 ou 1.2 não deixaria mais fora de foco?? (Falei besteira né?)
Em que casos posso usar a lente 50mm com sua abertura máxima sem que pontos essenciais fiquem fora de foco?

Desde já agradeço a ajuda de vocês e peço desculpas se falei muita besteira.... estou aprendendo sozinho e estou apanhando bastante!

Obrigado
O único jeito de você conseguir esta foto da forma que você quer é usar F4 ou F5.6 (de preferencia 5.6) e garantir que terá luz e/ou usar tripé. Mantenha o mesmo ISO.

Outra coisa que quero dizer é que esta foto estaria mais bonita se a trança da menina estivesse em foco. (e qualquer leigo comprador (ou profissional) pensará isso, e vc tem que atender o público e nao passar por fotografo que erra o foco)
O objetivo do desfoque é destacar o tema do resto e não o rosto do tema do corpo dele.
vc tá vivendo o que eu cansei de dizer no passado,
esta lentes 1.4, 1.2..e até 0.95, foram feitas para o pessoal que usava filme ASA 100 (ISO 100) nos anos 60-70 e precisavam de muita luz. Eles não tinham escolha. Elas não sao projetos de desfoque. Elas apenas podem ser usadas para desfoque mas, nem sempre vc precisa de tano desfoque assim !! Em uma foto com mais distancia, o 1.4 serve muito bem  :ok:. Mas nao tão de perto. O desfoque deve ser usado com moderação  :D Tudo tem que ter equilibrio e desfoque demais nao é legal.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2013, 22:50:22 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/