Autor Tópico: Superzoom ou DSRL pasra usar no Rock in Rio e em shows?  (Lida 14573 vezes)

menina_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Feminino
Online: 09 de Setembro de 2013, 19:22:58
Preciso de uma câmera boa para fotografar no Rock in Rio e em shows, porém estou em dúvida entre uma DSRL ou superzoom. Já que as compactas não fazem fotos decentes nesse tipo de ambiente.

A grande problemática é sou pequena e geralmente farei fotos estando no meio da multidão e com grande distância do palco, então um equipamento muito grande como as DSRL+lente, irá atrapalhar bastante e ainda corro o risco de ser furtada. Alguma solução?

Li bastante e fiquei em dúvida entre a Sony HX100/200 e a Panasonic SX40HS, porém está ultima parece deixar a desejar em relação às fotos noturnas e ela faz fotos com muita cor, o que incomoda bastante.

O que vocês me aconselham já que preciso de uma máquina rápida, bom zoom e fotos à noite de boa qualidade?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2013, 21:05:25

O que vocês me aconselham já que preciso de uma máquina rápida, bom zoom e fotos à noite de boa qualidade?

com essas características, só reflex com lente tele clara. O que não é nada aconselhável para a situação, a não ser que seja fotógrafo profissional que terá acesso à área privada, etc. Mas pra ficar no meio da multidão e, como vc disse, correr o risco de ser furtada (além de ser super desconfortável - teles claras são enormes e pesadas), não é aconselhável MESMO.
Acho que vc deve se contentar com as limitações de uma compacta, e ir pra curtir o show e tirar fotos despretensiosas, além de ficar bem mais confortável do que com uma reflex ou superzoom pendurada no pescoço.
Pra vc, só consigo aconselhar a SX240 (até pouco tempo ainda tinha na fast shop por 700 reais, não sei se ainda tem) ou sua sucessora ,a a sx270.
A panasonic tbém tem uma linha de superzoom de bolso, mas para ISOs mais altos (que é o que vc vai precisar), a canon se sai melhor.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2013, 21:09:03 por Helena Bsb »


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2013, 21:24:42
Também acho que a SX240 seja a melhor opção. Estar em um show desse porte com uma câmera maior, mesmo que UZ, não deve ser uma boa idéia.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2013, 22:02:18
Acho melhor curtir o chol, as músicas. E as fotos, tem depois na internet. :ok:
D600 - E-M10


menina_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2013, 22:05:36
Eu dei uma olhada nas fotos com essa SX240 e achei bem dignas. Mas ainda assim, ela escurece um pouco nos cantos das fotos noturnas.

Já tive uma compacta e é uma experiência muito decepcionante em shows. Por isso que estou partindo para as superzooms.

O mais importante para mim é a qualidade das fotos, ainda que a câmera seja um pouco  mais robusta, mas não tão pesada ao ponto de não dar para levantar para o alto e fotografar.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2013, 22:15:04
Tanto a SX240 quanto a SX50 escurecem as bordas das fotos quando o zoom é usado ao máximo, mesmo durante o dia. Não sei se isso é uma característica do sensor ou das lentes Canon, mas não é algo que chega a atrapalhar. Aliás, como o sensor é o mesmo, a SX240 tem praticamente a mesma qualidade de imagem que a SX50.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2013, 22:16:29
Eu dei uma olhada nas fotos com essa SX240 e achei bem dignas. Mas ainda assim, ela escurece um pouco nos cantos das fotos noturnas.

Já tive uma compacta e é uma experiência muito decepcionante em shows. Por isso que estou partindo para as superzooms.

O mais importante para mim é a qualidade das fotos, ainda que a câmera seja um pouco  mais robusta, mas não tão pesada ao ponto de não dar para levantar para o alto e fotografar.

Então eu vou te contar uma coisa... compacta e superzoom, são a mesma coisa!! As superzoons são, na verdade, compactas bombadas. Compartilham o mesmo sensor minúsculo, e muitas vezes, a mesma tecnologia de modelos menores. Um exemplo: canon  SX230 (antecessora da 240) tem tuuuudo igual à SX40 (superzoom). inclusive mesmo processador interno, se não me engano. Ou seja, idênticos... apenas equipam corpos diferentes.
Se vc acha que vai aumentar a qualidade de fotos só porque a câmera é grande, sinto te decepcionar, mas não vai... Vai ter exatamente a mesma qualidade, inclusive com alguma piora com a utilização do zoom total da superzoom, já que qto mais zoom, menos luz entra no sensor, e maior necessidade de ISO alto.
Então, temos a seguinte situação: a diferença entre superzoom bojuda e compacta superzoom é o tamanho. Vc escolhe entre ficar com uma câmera grande pendurada no pescoço ou uma pequena numa pochete ou bolsinha. A qualidade final, vai ser a mesma.


menina_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2013, 22:30:09
Helena, eu fiquei com uma dúvida, aquele buraquinho de colocar o olho que vem nas supezooms não influenciam a foto?

Sunriser, esses cantos escurecidos nas fotos incomodam. Meu objetivo é uma imagem noturna clara, próxima a de uma câmera profissional, mas sem o peso do equipamento.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2013, 22:40:09
Helena, eu fiquei com uma dúvida, aquele buraquinho de colocar o olho que vem nas supezooms não influenciam a foto?

Sunriser, esses cantos escurecidos nas fotos incomodam. Meu objetivo é uma imagem noturna clara, próxima a de uma câmera profissional, mas sem o peso do equipamento.

mas como isso influenciaria a foto? Aquilo é apenas um visor eletrônico, como se fosse um mini LCD dentro daquela moldurinha. Só serve pra qdo tem muuuuuuuuuuuuuuuuito sol e o LCD fica tão brilhante que mal dá pra enxergar a cena. Esses EVFs costumam ter resolução meio fraquinha, sendo melhor sempre compor pelo LCD. A não ser que tenha muito sol.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2013, 22:42:58 por Helena Bsb »


menina_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2013, 22:57:56
Entendido. Então tanto faz superzoom quanto compacta.

Essa canon apesar de fazer imagens lindas, o cantinho escuro me incomodou. 
Hoje saiu um preview da Cidade do Rock e preciso de câmera que chegue a uma qualidade perto dessas fotos: http://www.flickr.com/photos/rockinrio/sets/72157635461653380/with/9714905818/

Porém vi o preço dessas câmeras e passei mal. Tem que ser uma barata e boa. Qual é a mais indicada?


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2013, 23:01:37
Helena, eu fiquei com uma dúvida, aquele buraquinho de colocar o olho que vem nas supezooms não influenciam a foto?

Sunriser, esses cantos escurecidos nas fotos incomodam. Meu objetivo é uma imagem noturna clara, próxima a de uma câmera profissional, mas sem o peso do equipamento.

Até quanto você pode gastar?


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2013, 23:10:21
barata e boa, complicado. rs Ainda mais comparando com essas fotos do fliquer, tiradas de Mark 2 + 24-70 hehehe

O que é caro, não é necessariamente bom... Mas o que é bom, normalmente custa meio caro.

Tem que achar um compromisso. Se não pode gastar muito, não tem como esperar qualidade como essas fotos do fliquer lincado. :ok:
D600 - E-M10


menina_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2013, 23:11:19
Sunriser, eu iria gastar 700,00. Era o preço da HX100 aqui no RJ, mas acabou dela na loja e fiquei a ver navios.

Posso estourar meu orçamento desembolsando uns até uns 1.000. Mas quero gastar o menos possível, tendo em vista que já vou gastar no Rock in Rio e isso irá estourar o meu orçamento.

Por mim, até alugaria uma câmera, mas acho que essa prática não existe no Brasil.


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2013, 00:53:20
boa noite menina-rj , como a helena disse a superzoom é uma compacta bombada , mas da para fazer fotos , mas nao com a qualidade de uma dslr
esta foto eu fiz com uma superzoom hx300 no credicard hall , fiquei nos ultimos lugares e deu para puxar bem o zoom





menina_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2013, 01:42:31
Carofa, é exatamente isso que quero: uma câmera para boas fotos em show e as suas são ótimas. Mas apresentaram um tiquinho de ruído quando eu maximizei.
Mas chegou bem perto das imagens que quero, por isso minha primeira opção foi uma Sony Hx.

Dando uma olhada, pela indicações do grupo, já estou cogitando uma Canon sx50, que pelas fotos andei dando uma olhada, parecem ótimas e a diferença de preço entre a Hx200 e a Canon sx50 é pequena.