Autor Tópico: Como deixar o som do microfone interno o melhor possível?  (Lida 4005 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Online: 09 de Setembro de 2013, 19:38:47
Olá amigos,
Esses dias andei fazendo alguns vídeos de trabalhos para escola, e o que eu busquei foi a melhor imagem e áudio possível nos mesmos, mas no áudio eu notei muito ruído, pois eu só disponho do microfone interno da minha câmera.Então como conseguir melhorar o áudio gastando pouco, pois não é pra fazer um trabalho profissional, como eu disse são só trabalhos escolares... Eu não queria investir num gravador pois teria dificuldade para juntar o som depois, não tenho programa pra isso e é caro, então o que sugerem? Um microfone de lapela? Um outro tipo de microfone? Alguma gambiarra?


 :snack:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Daniel Xavier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
  • Tentando fazer uma grana
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2013, 21:59:52
Acompanhando...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2013, 22:03:24
Já tentei usar microfone externo só que funciona muito bem se tiver próximo à boca.

Tente fechar a sala/quarto para evitar ruídos externos. Neste ponto a 6D tem um microfone excelente (basta ver meus vídeos no YouTube).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2013, 22:04:24
Sei que, pras Canon, existe o Magic Lantern que dá uma ajuda, mas não é 100%.

Pra melhorar mesmo, só com microfone externo.

Estou perto de fazer um teste com meu celular: vou ligar o gravador do celular, microfone de lapela e já era.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2013, 09:43:58
Não sei se estou entendendo errado, mas me corrija se for o caso.

Eu já ví um truque que elimina ruídos e aqueles sons provenientes de vento quando batem no microfone interno e abafa alguns outros sons indesejáveis que é colar aquelas espumas circulares de fones de ouvido do walkman sobre o microfone interno.



Não lembro o site, mas o cara prendeu isso com cola branca que depois dá para remover com pano, mas ele não removeu porque ele sempre filmava então a espuma permaneceu colada sobre o microfone.
Fábio Pedro.


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2013, 12:37:05
Pra que vão ser as gravações?

tem algumas opções:
Comprar um microfone shotgun direcional, tem uns RODE que são bem acessíveis
usar um gravador mesmo (não é dificil sincronizar)

Se as gravações forem em ambientes silenciosos, grava com o interno mesmo, depois dá uma equalizada pra tirar um pouco de médios  :ok:


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2013, 13:10:27
Pessoal, obrigado pelas dicas... Respondendo às perguntas, as gravações são só de pessoas conversando sobre o assunto do vídeo,  basicamente isso, e quanto à sincronizar o áudio é que e nao tenho programa de edição de vídeo e meu note não deve rodar nenhum.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2013, 14:34:15
Microfone onboard não presta... Compra um SGC-598 no Mercado Livre. São baratos e muito bons!
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2013, 15:24:48
Vai funcionar com um micromuff.

Pesquisando por horas e horas, depois de saber que a Fuji HS50 não chegaria ao Rio de modo rápido para a venda e querendo uma câmera rápido por motivo de viagem, apelei para a Sony HX300 e acabei descobrindo isso que se segue. Vale ressaltar que a Sony no primeiro dia já foi notado o mal funcionamento do flash e devolvida para a loja (Graças a Deus!) e a sorte foi que descobri que a HS50 chegou ao Rio e na sexta já deve estar nas minhas mãos. Porém... esse acessório achei de altissima solução pra quem tem uma câmera que não possui entrada para microfone externo. Como era o meu caso, comprei um e está vindo de Londres. Tenho feito contato com a loja (é loja mesmo!) e já foi postado. Custou 15 libras que com os impostos do nosso grande país, mais a conversão, chegou aos 68,00 reais.

Quem tiver interesse, está chegando no correio em breve (assim que saírem da greve). Mas, vale mostrar o produto.






youtube vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=0TktXjgzReY

http://www.youtube.com/watch?v=_u6R3v9rra0