Autor Tópico: FZ 30.Dúvidas iniciais.  (Lida 1603 vezes)

ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Online: 02 de Agosto de 2006, 19:14:28
Pessoal,

Finalmente chegou minha FZ30. Ainda não deu para usar de dia e por enquanto estou lendo o manual e testando algumas funcionalidades. Estou com algumas dúvidas e peço auxílio de quem conhece a máquina.

No caso de foto com exposições maiores, mais de 3 segundos, seguindo a marcação do fotômetro as fotos parecem superexpostas, é assim mesmo?

Na minha Nikon coolpix 2 M, quando o zoom ótico chegava ao final o zoom digital entrava automaticamente. Para usar o zoom digital da FZ30 parece que é preciso entrar no menu. Só que a partir daí todas as fotos já saem com o zomm digital. Ou seja, não tem como o zoom digital entrar após o zoom ótico automaticamente?
É
 


ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2006, 19:17:00
Faltou o final....

É preciso então sempre entrar no menu para ativar, usar e depois desativar?

Abraços,
               David.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2006, 19:18:47
Olha, se o fotômetro tá marcando que está superexposta, deve estar superexposta mesmo. Prá expor corretamente a marca tem que ficar no meio da escala.
Quanto ao zoom digital, na minha FZ5 só podia habilitar no menu.
Mas não me lembro de ter usado zoom digital prá nada.
Se quiser aumentar a distancia focal, baixa a resolução dela que vc consegue um zoom maior sem comprometer tanto.
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2006, 19:23:41
Eduardo,

No caso, bati a foto seguindo a orientação do fotômetro, ou seja, com a marcação no meio, mas a foto ficou, mesmo assim superexposta. A dúvida é se o fotômetro é confiável em condições mais críticas.

Concordo que o zoom digital não deve ser usado normalmente, mas se pintar uma situação de momento, que você precise dele, até você entrar no menu para ativar, pode já ser tarde. Acho estranho se não houver outra opção.

Abraços,
                David.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2006, 19:35:03
Citar
Eduardo,

No caso, bati a foto seguindo a orientação do fotômetro, ou seja, com a marcação no meio, mas a foto ficou, mesmo assim superexposta. A dúvida é se o fotômetro é confiável em condições mais críticas.

 
Davi, em todas as camera que tive até hoje segui a orientação do fotometro, mas logicamente usando a compensação de exposição caso necessário.
Acredito que a super exposição da sua foto se deva a um fator como esse.
Um abraço
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


cavasotti

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 664
    • http://www.flickr.com/photos/cavasotti
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2006, 22:22:09
Opa..
parabens pela aquisicao.. uma otima camera..
Acho mt dificil vc usar o zoom digital, ainda mais com esse range todo.. e outra.. se vc colocar ela em 5 ou 6Mp nao me lembro mt vc ganha mais umas 2x de zoom, oq eh mt interessante.. e muito melhor q o zoom digital..
Com relacao ao fotometria.. sera que seu LCD nao ta muito claro? ai vc acha q a foto vai ficar de um jeito e acaba ficando de outro/
da uma olhada nisso..

Abraco!


Eduardo Cavasotti - Florianopolis, SC. - New York, NY.


ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2006, 23:14:40
Cavassotti e Eduardo,

Obrigado pelas dicas.

Em relação ao zoom, com 5 M  fica em 15 X e com 3 M  fica com 19 X. Na prática também acho que não deva usar o zoom digital, só achei pouco prático a forma de utilização do mesmo.

Abraços,
                  David.


J.Márcio

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2006, 20:44:06
David ,

Observe se ela não está programada já com compensação +5 por exemplo; pode ser isso.
Há uma linha muito tênue entre "hobby" e "doença mental".
LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO

http://www.flickr.com/photos/55478518@N00/


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2006, 14:50:30
Citar
No caso de foto com exposições maiores, mais de 3 segundos, seguindo a marcação do fotômetro as fotos parecem superexpostas, é assim mesmo?

Nas exposições maiores que 1s (longas) o fotometro fica inutil.

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2006, 23:25:14
Citar
Citar
No caso de foto com exposições maiores, mais de 3 segundos, seguindo a marcação do fotômetro as fotos parecem superexpostas, é assim mesmo?

Nas exposições maiores que 1s (longas) o fotometro fica inutil.
Pksato,

Quando você diz inútil, significa que a marcação é  errada de forma aleatória ou existe um padrão, que pode ser compensado?

Abraços,
                David.
 


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2006, 01:22:58
David,
Não, a marcação não esta errada, e nem certa, só isso.
O fotometro trabalha de forma dinamica, fica o tempo todo captando a luz que entra pela lente, pelo valor médio (eu acho) computa o tempo de exposição e compara com o que esta ajustado, e mostra a barrinha, e mesmo assim e uma estimativa, bem melhor que acertar no olhometro ou usando intrumentos passivos.
Em longas exposições, o fotometro não vai ter dados suficientes para computar com certeza a quantidade de Luz que a sensor vai acumular. Então, vai fazer um estimativa, que talvez não esteje certa.
Para dizer com certeza, o fotometro iria ter que captar a luz pelo tempo programado de exposição.

Bom, isso e minha opnião, baseado no que conheço sobre medição de Luz.

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2006, 02:31:23
Citar
Se quiser aumentar a distancia focal, baixa a resolução dela que vc consegue um zoom maior sem comprometer tanto.
Será que o mesmo se aplicaria a S9000?  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2006, 02:47:27
Davi, é só vc deixar a foto em resolução máxima e depois cropar. É exatamente a mesma coisa =]


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #13 Online: 07 de Agosto de 2006, 04:12:31
Citar
Eduardo,

No caso, bati a foto seguindo a orientação do fotômetro, ou seja, com a marcação no meio, mas a foto ficou, mesmo assim superexposta. A dúvida é se o fotômetro é confiável em condições mais críticas.

Concordo que o zoom digital não deve ser usado normalmente, mas se pintar uma situação de momento, que você precise dele, até você entrar no menu para ativar, pode já ser tarde. Acho estranho se não houver outra opção.

Abraços,
                David.
Olá David! É o que o pessoal disse, pra longas exposições não adianta o fotômetro embutido, já que a quantidade de luz é tão pequena que vai estar fora da escala, não vai ter precisão mesmo. E o zoom digital, insisto com o pessoal: não use, ele destrói a qualidade de qualquer imagem, é um sacrilégio usar zoom digital numa máquina dessas, acho pior até do que estampar a data na foto (que também é condenável). Abraço!
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil