Autor Tópico: Fator de corte nas APS-C  (Lida 6525 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #30 Online: 10 de Setembro de 2013, 12:05:16
Pode pegar e fazer a foto com objetivas diferentes, mantendo as mesmas distâncias, e sobrepor para ver. As perspectivas serão as mesmas.

Eu propus exatamente esse mesmo teste outro dia mesmo a um amigo, mas ele nunca fez o teste. Muita coisa pode ser desvendada na fotografia empiricamente, mas as pessoas raramente testam o que leem por aí na internet...


Acredito que esta dificuldade decorra do fato da maioria das pessoas não ter fundamento científico para fazer este tipo de reflexão. Não sabem controlar variáveis, por exemplo. Ai pensam que um fotógrafo usa uma 85mm para achatar os planos em um retrato, mas não refletem que a causa não é a objetiva em si, mas o fato deste fotógrafo se afastar do plano em foco.

Sim, eu vejo isso mesmo, as pessoas têm muita dificuldade em isolar as variáveis para analisar a influência de cada uma na imagem final. Não ajuda em nada também o fato da fotografia ter uma quantidade enorme de variáveis, rsrs.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #31 Online: 10 de Setembro de 2013, 14:38:07
Não ajuda em nada também o fato da fotografia ter uma quantidade enorme de variáveis, rsrs.

É que você não viu ciência social ainda.... huahuahau! Fotografia é simples de tudo quando comparada com certas áreas rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #32 Online: 10 de Setembro de 2013, 15:52:47
É que você não viu ciência social ainda.... huahuahau! Fotografia é simples de tudo quando comparada com certas áreas rs.

Nem me fale, eu sou biólogo de formação. Acredite, nada tem mais variáveis do que vários seres vivos interagindo, ahahah...


ralgarve

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 10 de Setembro de 2013, 17:17:32


Acredito que esta dificuldade decorra do fato da maioria das pessoas não ter fundamento científico para fazer este tipo de reflexão. Não sabem controlar variáveis, por exemplo. Ai pensam que um fotógrafo usa uma 85mm para achatar os planos em um retrato, mas não refletem que a causa não é a objetiva em si, mas o fato deste fotógrafo se afastar do plano em foco.


Tche, voce elucidou muito bem esse assunto. Ajudou a entender tambem o porque de comprar cada tipo de lente.
OMD EM1