Autor Tópico: Como tirar fotos em espaços abertos, à noite e sem tripé?  (Lida 3182 vezes)

Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Online: 10 de Setembro de 2013, 13:05:47
Consigo ótimas fotos durante o dia ou em lugares fechados, mas não tenho a menor idéia de como tirar fotos boas (principalmente de pessoas) à noite em lugares com iluminação deficiente e sem teto ou parede por perto.

O flash não tem onde rebater e se aponto pra frente acaba ofuscando as pessoas e o fundo praticamente desaparece, se tiro sem o flash fica uma foto quase impossível de segurar a câmera (exposição 1/10 a 1/2 s), cheia de ruído (iso 3200-6400) e quem respirar ou se mover 1mm sai borrado na foto.

Disponho de:
Canon 600D
50mm 1.8 II (a lente mais clara q tenho)
Flash 430 EXII (com difusor e softbox se precisar)

Lembrando que geralmente são passeios, e as fotos não são o objetivo principal, logo não rola levar uma equipe de apoio e 10kg de equipamentos de estúdio. Apenas quero obter o melhor possível dentro das limitações do meu equipamento.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2013, 13:06:20 por Intrepid »


Sabuga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr ficou 3 anos parado, agora voltou :)
Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2013, 13:48:27
 :snack:
Tentando aprender!
Nikon D7000
50mm 1.8 NIKKOR + 50-300mm NIKKOR + 18-105mm NIKKOR
------------------------------------------------------------------------------
http://www.flickr.com/photos/sabugrotz/


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2013, 16:20:58
não tem jeito.. ISO alto (mais alto que puder na sua câmera com o mínimo de qualidade) e flash... cena muito escura como comentou não tem milagre..


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2013, 18:16:02
Acompanhando  :snack:

Uma dia fui fotografar um protesto à noite...

Como detesto imagens com excesso de ruído, não teve jeito

Mandei a cinquentinha pra 1.8, iso 1600, e com flsh difuso pra frente fui fotografando tudo entre -1 e -2 ev, mantive uma velocidade entre 1/60 e 1/80...

Consegui pegar e recuperar grande parte das fotos, na pós ficou beleza  :ok:


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2013, 18:28:51
Se vc tiver tempo de planejar e ensaiar, pode usar o flash no modo manual, com um difusor acoplado e com a potência mais baixa que conseguir. É uma combinação entre a maior abertura da sua lente, a menor velocidade possível e iso mais alto que conseguir (dentro dos seus padrões de exigência)..

depois disso, programe o flash p/ 1/4 ou 1/8 da potência (dependendo da sua distância em relação ao assunto), apenas para dar uma leve iluminada no 1o plano..

tem que testar.. testar.. testar... até pegar a mão.

faço algumas fotos em feiras e tenho que usar esse recurso sempre.. o stand ao fundo é iluminado e as pessoas na porta do stand estão na penumbra.. não tem jeito.. um flashezinho p/ iluminar só o 1o plano,.

 :ok:
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2013, 19:59:37
Acompanhando  :snack:

Uma dia fui fotografar um protesto à noite...

Como detesto imagens com excesso de ruído, não teve jeito

Mandei a cinquentinha pra 1.8, iso 1600, e com flsh difuso pra frente fui fotografando tudo entre -1 e -2 ev, mantive uma velocidade entre 1/60 e 1/80...

Consegui pegar e recuperar grande parte das fotos, na pós ficou beleza  :ok:

Boa tática. Quando preciso também uso a mesma estratégia..
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2013, 08:57:43
Acompanhando  :snack:

Uma dia fui fotografar um protesto à noite...

Como detesto imagens com excesso de ruído, não teve jeito

Mandei a cinquentinha pra 1.8, iso 1600, e com flsh difuso pra frente fui fotografando tudo entre -1 e -2 ev, mantive uma velocidade entre 1/60 e 1/80...

Consegui pegar e recuperar grande parte das fotos, na pós ficou beleza  :ok:

Parece ser a melhor opção mesmo, mas o fundo não sai totalmente escuro se vc fizer isso?


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2013, 09:11:23
Parece ser a melhor opção mesmo, mas o fundo não sai totalmente escuro se vc fizer isso?

Cara, se quiser o fundo e o assunto nessas condições, tem que conseguir um apoio - se não tiver o tripé, apoie as mãos (ou braços) e/ou câmera em alguma coisa próxima - árvore, poste, pilar, mesa, banco - então faça uma exposição um pouco mais longa com flash na 2ª cortina. É assim que sempre faço, e sempre deu certo.

Se não tiver apoio nenhum, aí é complicado - tem que seguir a receita já mencionada pelos colegas pra não perder a foto.

 :ok:
« Última modificação: 11 de Setembro de 2013, 09:11:56 por fs_isa »