Autor Tópico: Uma dica sobre fotografia  (Lida 2271 vezes)

lestier

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 10 de Setembro de 2013, 17:02:17
 :D Olá pessoal boa tarde! Eu tenho uma câmera simples uma Lumix FZ47 e estou tendo um pouco de dificuldades até mesmo para encontrar os controles manuais dela. É o seguinte eu gosto muito de um efeito com o fundo desfocado, eu já vi algumas fotos no Flirck com esse câmera que conseguem alcançar esse resultado. Sei que um dos fatores está relacionada com a abertura do diafragma quanto menor a abertura como por exemplo f/1.4 mais desfocado o fundo. Alguém poderia me ajudar a alcançar este resultado?


lggregorio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2013, 17:20:31
Você pode conseguir o efeito colocando sua câmera em Prioridade de Abertura, escolher, como você mesmo disse, uma abertura maior, 2, 2.8, etc.
A distância focal influencia também, quando maior a distância focal (maior zoom) maior será o desfoque, uma lente teleobjetiva, por exemplo, você consegue maior desfoque do que em uma grande angular. O motivo estar próximo da câmera também ajuda num maior desfoque do fundo.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2013, 17:22:01 por lggregorio »


panet

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2013, 17:30:48
   lestier, nem sempre é possível obter o efeito de fundo desfocado com câmaras de sensor minúsculo, como as superzoom, elas tem, justamente por causa deste fator, profundidade de foco estendida. A receita básica é usar a maior distancia focal possível combinada com a maior abertura, não a menor. Aliás, f/1.4 é uma grande abertura, quando maior o numero f, menor a abertura.
   No caso da sua FZ47, procure afastar-se o mais possível do objeto da foto, use o máximo de zoom, selecione o modo prioridade de abertura, use a maior possível. Muitas vezes isto resulta em grandes tempos de exposição, pedindo o uso de tripé ou apoio equivalente. Um saco de pano com arroz medindo 20x15x 7cm é surpreendentemente versátil.   
Dum senesco addisco


 Canon T3i - Nikon P900/p7800 - Canon G15/G16


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2013, 20:18:34
Como ja disseram antes, cameras com sensores pequenos nao conseguem fazer desfoque de fundo com facilidade alem do mais elas foram projetadas pra a maior profundidade de campo possivel mesmo em grandes aberturas. A FZ47 nao vai até f1.4, o maximo é f2.8.

O que voce pode tentar é usar o modo macro, aplicar o zoom e tentar ver se ela desfoca o fundo, fora isso muito dificilmente voce conseguirá.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2013, 08:12:48
Como ja disseram antes, cameras com sensores pequenos nao conseguem fazer desfoque de fundo com facilidade alem do mais elas foram projetadas pra a maior profundidade de campo possivel mesmo em grandes aberturas. A FZ47 nao vai até f1.4, o maximo é f2.8.

O que voce pode tentar é usar o modo macro, aplicar o zoom e tentar ver se ela desfoca o fundo, fora isso muito dificilmente voce conseguirá.

até onde me consta, não tem como usar função macro e zoom ao mesmo tempo!! não vai dar foco é em nada, hehe. Macro, só na menor distância focal da lente.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2013, 09:21:57
até onde me consta, não tem como usar função macro e zoom ao mesmo tempo!! não vai dar foco é em nada, hehe. Macro, só na menor distância focal da lente.

Na Canon SX 160IS tem como. É so por no modo M e esticar o zoom. Nas DSLR também. É so por uma lente zoom com a funcao macro como a Sigma 70-300


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2013, 09:56:25
Utilizar o macro da câmera nada mais é do que aproximar ao máximo o objeto fotografado, o que, em conjunto com um fundo mais distante, facilitará o desfoque seletivo.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


lggregorio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2013, 11:23:40
Na Canon SX 160IS tem como. É so por no modo M e esticar o zoom. Nas DSLR também. É so por uma lente zoom com a funcao macro como a Sigma 70-300

Realmente tem como sim em algumas câmeras superzoom. Minha Fuji finepix s3300 tem duas opções de macro: Macro e Super Macro. A primeira opção deixa usar o zoom e flash e foca no motivo ao redor do centro do quadro. A segunda não dá a opção de zoom e flash.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2013, 11:27:31
Realmente tem como sim em algumas câmeras superzoom. Minha Fuji finepix s3300 tem duas opções de macro: Macro e Super Macro. A primeira opção deixa usar o zoom e flash e foca no motivo ao redor do centro do quadro. A segunda não dá a opção de zoom e flash.

A supermacro da minha Fuji parece uma super lupa. Pra mim o forte da Fuji é a macro e supermacro, não o superzoom.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Setembro de 2013, 12:09:26
Quando eu tinha a Fuji S4500 essa era uma das funções que eu mais gostava.   8-)


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2013, 12:09:12
bom dia a todos
lester por experiencia propria se gosta de fundo desfocado seria uma boa alternativa estudar um pouco de tratamento de imagem
aprender recorte de imagem e depois aplicar desfoque gausiano no fundo (sai bem mais barato que uma camera com lente top)
nao que a sua camera nao faça ! mas é muito dificil por causa do tamanho do sensor
abraço