Autor Tópico: Limpeza do Sensor  (Lida 1587 vezes)

Glauther Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 10 de Setembro de 2013, 20:19:32
Primeiramente, boa noite galera!

andei notando nas minhas fotos, um pequeno ponto escuro, que aparece em umas fotos e outras não, depois de algumas pesquisas cheguei a conclusão que o sensor está com uma sujeira pesadinha, e vi um produto na net, que parece ajudar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-508737814-kit-de-limpeza-do-sensor-de-cmeras-d-slr-nikon-canon-13mm-_JM

alguém ja usou isso, alguma indicação, sugestão, idéia de como proceder?

alguém ae mais "bruto" que criou seu próprio cotonete pra sensor? hahahaha

gostaria de resolver esse problema eu mesmo, levando em conta até que aparentemente não é muito complicado, e sim minuscioso.

toda ajuda é bem vinda!

desde ja, obrigado!







sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2013, 20:53:23
Existe toda uma mística em torno da limpeza do sensor. Esse troço é vidro, não tem mistério  :D

A vantagem dos cotonetes prontos é a utilização de um produto que evapora rapidamente, não deixando "gotinhas" no sensor.  Mas isso exige o cuidado de, após aberto, utilizar rapidamente o cotonete.

Existem vários tamanhos de cotonetes, veja o que é mais compatível com o seu sensor.


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2013, 21:32:10
40 reais em loja especializada resolve qualquer problema de sensor.
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2013, 08:16:53
Este "cotonete" estranho especial para sensor é bem interessante, pelo menos os que eu tenho que é do kit de limpeza da Canon mesmo é uma espécie de borracha que a poeira gruda e ela não esfarela. Tanto o sensor como o despolido são muito fáceis de riscar, então é só tomar cuidado que não tem erro.


edsrzo

  • Trade Count: (20)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2013, 08:36:56
o Sit ensina a limpar facil e sem nenhum produto especifico.
https://www.youtube.com/watch?v=WTm4BblSyFQ


hugodanielf

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
  • Sexo: Masculino
    • Hugo Daniel Fotografia
Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2013, 09:38:57
"numa boa" eu não faço isso nem F*#$%... acho melhor levar na assistência e pagar um pouco mais caro e ter garantia do serviço....


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2013, 09:58:26
"numa boa" eu não faço isso nem F*#$%... acho melhor levar na assistência e pagar um pouco mais caro e ter garantia do serviço....

x2

Até dá pra fazer em casa, mas não dessa forma...  :no:


edsrzo

  • Trade Count: (20)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2013, 18:46:37
rsrs tbm axei estranho..no centro de sp galeria 7 de abril cobram de 25 a 40 reais.


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2013, 22:49:16
rsrs tbm axei estranho..no centro de sp galeria 7 de abril cobram de 25 a 40 reais.
vc falou tudo...
nao faz sentido pegar uma maquina de 2 mil reais (ou mais) e ficar fuçando nela pra economizar o valor de 2 hamburgers.  :aua:
eu ja fiz esse teste de tentar limpar "na mão" de tanto ouvir falar que é facil e digo: fica bom para fotografar até em F11, com bastante luz. (o que 98% dos profissionais usa)
Mas, se vc usar F32 vai ver que sua limpeza ficou uma porcaria.
Claro, ninguem usa F32, mas se estiver limpo em F32, vc faz F11 com pouca luz na boa. O que do outro jeito causa leves variações de tons se tiver F11 com pouca luz.
Coisa profissional tem que ser feita com profissional. Eu fotografo e o cara limpa, cada um na sua profissão  :D
Eu conheci um cara na galeria nova barao, da barao de itapetiginga, 37, (a galeria é uma rua aberta que vai da barao de itapetininga até a 7 de abril) loja 72 - loja Prisma, Valdecir, que faz um trabalho excelente incrivelmetne fantastico, nunca vi nada igual. Já o parceiro dele da 7 de abril, 125, loja 13, também chama loja Prisma (mesma loja duas filiais, dois endereços) chama Marcos...já meio que aposentou e agora passa para o filho fazer (ou sei la quem faz) e fica uma porcaria.
Tem que conhecer o cara...é complicado. mas fazer em casa nao compensa.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2013, 23:01:05 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Setembro de 2013, 23:22:03
Nada contra, muito pelo contrário, a um serviço profissional, o problema é que para quem mora no interiorrrr fica complicado. Mandar uma câmera pelo correio já aumenta o custo, sem contar que demora para a câmera voltar.

Não sou favorável à essas gambiarras caseiras, mas um cotonete específico para isso funciona muito bem. Já limpei minhas máquinas muitas vezes com isso e funcionou legal, mesmo nas pequenas aberturas.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2013, 08:56:03
Paguei 50 na Anatec, sabia que era mais caro, mas meu sensor estava muito sujo, não quis arriscar.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Setembro de 2013, 09:25:45
Já limpei minha antiga 30D umas 3X, comprei pec-pads e o liquido da eclipse, e fiz com uma régua maleável a espátula. Limpava com muito cuidado e sempre que fazia o teste (diafragma fechado e apontando para o céu no infinito e depois passando para o photoshop) ficava perfeito. Uma vez tive que usar umas 3x o pec-pad e quando fiz o teste, metade da foto estava violeta. Mas depois de alguns segundos, refiz e estava OK. Tinha sido excesso de liquido. Mas depois que evaporou, ficou normal.
Bem, depois deste ocorrido, decidi não fazer mais a limpeza por minha conta. Quase morri quando vi tudo violeta.
É melhor mandar para uma loja que faça um trabalho legal e que te de garantias. A final de contas, o sensor é a parte mais importante da maquina.  :ok:
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Setembro de 2013, 09:29:29
Quem suja na verdae nao é o sensor, é o filtro que fica em frente a ele que é feito de um vidro duro. Limpar é a maior moleza, poem nao sei de onde surgio a ideia, talvez tenha sido divulgada pelos fabricantes pra aumentar o lucro com manutencao que se voce olhar pra ele ja risca e suja.

Recomendo que limpe com um produto de limpeza especifico pra vidros de baixo poder de abrasão e um pepel bem sensivel tipo esses que vem em kits de limpeza. Ja limpei meu sensor e não foi aquele bicho de 9 cabeças que o povo fala nao.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #13 Online: 12 de Setembro de 2013, 10:10:58
já limpei o meu três vezes em casa.
Não entendo essa neura.
Usando um pedaço de pano bem "fofo" e que não desfia com algo de hiper rápida evaporação não tem problema nenhum... eu hein você viu...

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/